Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TRÂNSITO NO IGUATEMI muda nesta segunda-feira e Av ACM será mão única

Começa também nesta segunda-feira a vistoria dos veiculos do Trasnporte Escolar em Salvador
18/01/2015 às 20:11
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Nesta segunda-feira, 19, a Prefeitura de Salvador modifica o trânsito na região do Iguatemi. A
 Av. ACM, em frente ao shopping da Bahia, terá sentido único em direção à  Av. Tancredo Neves, o que possibilitará a quem vem do Itaigara novas alternativas de acesso ao shopping. 

   2. Também haverá um novo acesso direto à  Avenida ACM, através da interseção com a Avenida Paulo VI, que atenderá  aos veículos que trafegam pelas avenidas Luiz Viana Filho (Paralela) e Juracy Magalhães (Lucaia). Quem vem da Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) terá um novo acesso com semáforo em frente ao Shopping Iguatemi para o próprio estabelecimento e prédios adjacentes. 

   3. A rua atrás do shopping também sofrerá alteração no sentido do tráfego, que passará a ser em direção ao Caminho das Árvores. 
 
   4. No  sentido Lucaia, o Viaduto Raul Seixas contará com um acesso direto à via marginal da Avenida ACM, próximo à Igreja Universal, que vai passar a  ter sentido único em toda a extensão. Por fim, na Avenida Paulo VI, o motorista terá um novo acesso à Rua Wanderley Pinho, o que eliminará o 
retorno próximo ao Hiperposto.
 
   5. O  diretor de Trânsito da Transalvador, Marcelo Correa, diz:  - Esta mudança promoverá melhorias na qualidade de circulação de trânsito de toda a região. Porém, por conta da necessidade de um período de readaptação com  as novas formas de sentido de tráfego das vias, será natural que a população de um modo geral leve de três a cinco semanas para se adaptar ao novo ordenamento implantado. 

   6. - As mudanças em curso também promoverão alterações nos modos para acessar e sair do Shopping Iguatemi, o que também promoverá necessidade de adaptação da população.
                                                                               ***

   7. Uma colisão entre duas embarcações deixou um morto e um ferido na madrugada deste domingo (18) na orla de São Tomé de Paripe. Segundo informações do Comando do 2º Distrito Naval, da Marinha, um barco pequeno, tipo catraia, foi atingido pela lancha “Marie C” por volta de 1h. Uma das vítimas chegou a ser socorrida, mas não resistiu e morreu. Um pescador está desaparecido.

    8. Ainda de acordo com a Marinha, as três vítimas estavam na catraia no momento da colisão. O condutor da lancha, que não teve o nome divulgado, foi quem socorreu os dois ocupantes, mas não conseguiu resgatar o pescador.

   9. O Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (Salvamar Leste), deu início uma operação de Busca e Salvamento (SAR) para localizar o desaparecido ainda durante a madrugada. Uma lancha Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) também iniciou, desde às 6h, buscas com ajuda de militares da Marinha e mergulhadores do Corpo de Bombeiros.

   10. Representantes da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) visitaram na última sexta-feira (16.01) à tarde, o gabinete da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM).

   11. A Secretária da SPM, Olívia Santana, recebeu a equipe, que na ocasião deu as boas-vindas à gestora, além de se colocar à disposição para ajudar a SPM e fortalecer ainda mais os laços entre a Conen e a Secretaria.  A Assessora Especial, Patrícia Lima, e a Assessora Técnica, Uiara Lopes, também acompanharam a reunião.

   12. Tendo em vista os imensos prejuízos sofrido pelas famílias, cujas residências foram atingidas pelo incêndio ocorrido na madrugada do dia 14 de janeiro passado, no bairro da Maçaranduba, em Salvador, que destruiu mais de 30 casas, deixando dezenas de pessoas sem abrigo, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia faz um apelo às pessoas de boa vontade: Vamos nos unir, para ajudar esses nossos irmãos que estão sofrendo.

   13. Como as necessidades básicas e imediatas das famílias estão sendo atendidas pela Prefeitura Municipal, pensamos em direcionar nossa ajuda para um segundo momento: quando se tratar da reconstrução das casas e, particularmente, da aquisição dos móveis de que cada família necessitará.

   14. O atendimento das famílias que realmente foram atingidas será possível, tendo por base os registros que os poderes públicos têm das pessoas que ali moravam e graças, também, às anotações da Pastoral da Criança, que atua na comunidade há vários anos.

    15. As pessoas de boa vontade que desejarem atender a este nosso apelo, poderão participar desta campanha depositando sua contribuição na conta corrente abaixo indicada. S O S Incêndio Massaranduba
Banco BRADESCO, Agência 3072-4, Conta Corrente 2187-3.

   16. Terminada a Campanha, e aplicados os recursos obtidos, faremos a devida prestação de contas, por meio dos canais da própria Arquidiocese e da Imprensa local.

   17. Antecipadamente agradecido pela participação da comunidade soteropolitana nesta campanha, lembro a observação de Jesus, referindo-se à nossa ajuda aos necessitados: “Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40).
Salvador, 16 de janeiro de 2015. Dom Murilo S.R. Krieger, scj Arcebispo de São Salvador da Bahia
Primaz do Brasil.

   18. Onde e qual curso de graduação escolher para estudar são dúvidas que pairam na mente dos milhões de candidatos que realizaram a edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Na segunda-feira (19), quando abrirem as inscrições do Sisu, a decisão terá que estar tomada.
 
   19. Para auxiliar os estudantes nesse processo, a Universidade Federal do Oeste da Bahia disponibiliza no seu site, a partir desta sexta (16), informações sobre notas mínimas, oferta de vagas por curso, termo de adesão ao Sisu e a estrutura da instituição.
 
   20. Na página, dentre outras coisas, é possível saber as quatro categorias de cotistas, a quantidade de vagas para ampla concorrência e conhecer mais as instalações dos laboratórios, salas de aula e biblioteca.
 
   21. A Bahia foi contemplada na 21ª edição do Prêmio Central de Outdoor nacional, que premia a criatividade das agências de todo Brasil. O vencedor, que ganhou na Categoria Estudantil, é do interior do Estado. A medalha de bronze foi para o estudante Thiago Arruda Lima, da Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, de Vitória da Conquista.  
 
   22. O prêmio, que na categoria estudantil teve o tema “Mostre que falar de política não é nada chato”, foi um incentivo para conscientizar as pessoas que conversar sobre política é fundamental para o Brasil de hoje e, especialmente, de amanhã.
 
   23. Os vencedores das demais categorias e subcategorias, inclusive a Estudantil, serão reconhecidos com Troféus e Certificados exclusivos.

    24. Começa na segunda-feira(19) a vistoria dos transportes escolares de 2015 em Salvador. Mais de 900 veículos passarão pela análise da Secretaria de Mobilidade (Semob) e o serviço é realizado na sede da Coordenadoria de Táxi e Transportes Especiais (COTAE), no Vale dos Barris. Os fiscais da Prefeitura vão observar pontos como padronização obrigatória dos veículos, higiene, estado de conservação, condições de tráfego, controlador de velocidade e regularidade dos equipamentos de segurança, além da documentação.

   25. Os documentos exigidos durante a vistoria são: comprovante de contribuição sindical, cartão de identificação, carteira de identidade, comprovante de residência, licenciamento atualizado, carteira de habilitação classe D, pagamento da taxa de vistoria, “Nada Consta” de multas de trânsito e selo GNV.
 26. De acordo com o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, as irregularidades encontradas são recorrentes. “Semestralmente as principais irregularidades registradas nas ações são as más condições dos pneus e dos estofados e extintor de incêndio com o prazo vencido. 

   27. A vistoria é importante para sanar essas deficiências, mas, principalmente, para garantir a segurança dos permissionários e estudantes que são transportados nesses veículos”, afirma Mota. O gerente da COTAE, Marcelo Tavares, esclarece que ao ser identificado algum problema, o permissionário do transporte tem de 10 a 30 dias para solucionar a questão e retornar à Coordenadoria para solicitar nova vistoria.

   28. O atendimento na COTAE é realizado de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. A meta da Semob é vistoriar cerca de 100 veículos por dia, pela ordem do número do alvará.