Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

IMBASSAHY apoia Procurador q deseja afastar Graça Foster da Petrobras

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Salvador, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome ( MDS), ficou em primeiro lugar no país em relação ao desempenho das experiências do Pronatec/Acessuas,
09/12/2014 às 18:44
 MIUDINHAS GLOBAIS: 

   1. O escândalo na Petrobras ganhou 3 novos ingredientes nesta terça-deira, 9, com a decisão do Ministério Público Federal do Paraná em denunciar durante o decorrer da semana cerca de 20 investigados na sétima fase da Operação Lava Jato; com as declarações do procurador-geral da República, Roberto Janot, pedindo todo o afastamento da direção da Petrobras, incluindo a presidente Graça Foster, colocando todos num mesmo saco, isto é, a direção de Gabrielli e a direção de Foster; e a decisão do escritório de advocacia Wolf Popper LLP, dos EUA, em processar a empresa em nome de acionista, o que já fez com que as ações da Petrobras tenham caido mais 3%.
 
   2. No primeiro caso, se o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, aceitar as denúncias do Ministério Público, os investigados passarão a ser réus. 

   3. Segundo investigadores que atuam na Lava Jato, entre os cerca de 20 denunciados devem estar 11 executivos de empreiteiras presos na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, conforme adiantou no último sábado ao Jornal Nacional o procurador-geral da República, Rodrigo Janot; o doleiro Alberto Youssef; o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa; o lobista Fernando Baiano; além de outros executivos investigados na sétima fase que foram soltos.

   4. No segundo ingredidente, o procurador-geral da República, Roberto Janot, fez críticas à gestão da Petrobras, defendeu a troca de toda a diretoria da companhia e afirmou que "corruptos e corruptores devem experimentar o cárcere".

   5. A fala de Janot teria irritado o Palácio do Planalto que pretende manter Graça Foster à frente do comando da empresa e, até então, defende a tese de que, se algum ato de corrupção houve na Petrobras, teria acontecido na gestão de Sérgio Gabrielli. Janot colocou todo mundo no mesmo saco. Ou seja, a corrupção teria seguido após Gabrielli.

    6. Em seu discurso, Janot fala ainda que a Petrobras deveria agir "de forma colaborativa com o Ministério Público". É aí que alguns viram um recado do procurador para o próprio Ministério Público, notadamente, para a força-tarefa que conduz as investigações da Operação Lava Jato no Paraná. Segundo pessoas ligadas a Janot, ele reage às afirmações de que estaria negociando com advogados de empreiteiras um acordo de leniência.
 
   7. Em relação ao terceiro ingrediente, o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy, considerou, que a situação da Petrobras tornou-se ainda mais dramática diante da notícia de que um escritório de advocacia norte-americano entrou com uma ação coletiva contra a empresa por violar artigos da lei que regula o mercado de capitais dos EUA, emitir declarações falsas e não revelar a “cultura de corrupção dentro da companhia, com um esquema multimilionário de lavagem de dinheiro e suborno desde 2006″. 

    8. O escritório americano alega que esse histórico negativo tem prejudicado os acionistas da estatal brasileira. Imbassahy cita, ainda, que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reforçou, hoje, o coro dos tucanos ao defender o afastamento da atual diretoria da companhia. Ele criticou o aparelhamento da máquina estatal, apontou o combate à corrupção como prioridade e, diante do escândalo da companhia, pediu a demissão da cúpula da Petrobras e a reformulação da estatal, a maior do país.

   9. Há semanas Imbassahy vem cobrando, especialmente, a saída de Graça Foster da presidência da empresa. “Há muito tempo, a gente vem dizendo que a atual diretoria perdeu as condições técnicas e morais, além da confiabilidade interna e externa”, disse o deputado.

   10. O parlamentar lembrou que Foster negou reiteradamente a existência de irregularidades na Petrobras. “Mentiu na CPI Mista ao dizer que não tinha nenhuma informação sobre o pagamento de propina feito pela SBM Offshore a funcionários da estatal”, destacou. “É péssimo para uma empresa do tamanho da Petrobras ter uma presidente na qual o subordinado não confia”, concluiu.
                                                           ************************
   11. Será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (10) o resultado provisório da 4ª Etapa: Exame Biomédico referente ao concurso público para o Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil. O certame foi realizado pelas secretarias da Administração (Saeb) e de Segurança Pública (SSP), sob organizado da Fundação Carlos Chagas - FCC (www.concursosfcc.com.br).

   12. Foi ofertado o total de 130 vagas, distribuídas entre os cargos de Perito Criminalístico (40), Perito Médico-legal (60), Perito Odonto-legal (10) e Perito Técnico de Polícia Civil (20), sendo 5% do total reservado a pessoas com deficiência. Os aprovados atuarão em seis regiões do Estado: Grande Regional Recôncavo (21 vagas), Grande Regional Chapada (20 vagas, Grande Regional Mata Sul (26 vagas), Grande Regional Nordeste (23 vagas), Grande Regional Oeste (20 vagas) e Grande Regional Planalto (20 vagas). 

   13.  O  presidente da Comissão Especial da Verdade da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelino Galo (PT), afirmou, nesta terça-feira (9), que o ataque do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) a também deputada Maria do Rosário, na Câmara Federal, precisa ser denunciado aos organismos internacionais de defesa dos direitos humanos e dos direitos da mulher.

   14. A Prefeitura de Salvador iniciou o sistema de protesto extrajudicial para cobrança de dívidas em cartório. A medida ​pretende ​dar efetividade ao processo de cobrança dos débitos inscritos na dívida ativa. O primeiro lote contendo 158 inscrições imobiliárias de pessoas físicas já foi enviado para cobrança. Inicialmente​,​ serão protestados os débitos de IPTU, inscritos em dívida ativa, e com valores até R$ 5 mil. 

   15. A Procuradoria Geral do Município enviou, em lotes, os títulos e/ou documentos inadimplentes para os tabelionatos de protestos de títulos de cobrança de Salvador, que ficarão responsáveis por intimar os
contribuintes devedores

​   16.  Os inadimplentes terão o prazo de até 72 horas ​(t​rês dias)  para efetuar o pagamento. Caso o débito não seja quitado no prazo estabelecido, o cartório enviará as informações de Protestos e Cancelamentos à S​eresa, ao Serviço de Proteção ao crédito (SPC) e ao Cadastro Nacional de Protestos (CNP) www.ieptb.com.br.

   17. O presidente do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset) e secretário do Trabalho da Bahia, Nilton Vasconcelos, participa nesta quinta-feira, 10, da 128ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), em Brasília. 

   18. Haja burocracia: hoje foram empossados 237 conselheiros da educação do Esado. Santo pai!

   19.  A Faculdade Unijorge, parceira do Clube de Desconto do Servidor, está com novos benefícios para os servidores públicos estaduais. Além da isenção total da primeira parcela dos cursos de Bacharelado e Superiores de Tecnologia, ambos na modalidade de Ensino a Distância (EAD), a instituição concederá ao servidor e seus dependentes 30% de desconto nas demais mensalidades, mais uma bolsa integral no curso de inglês ou espanhol.  

   20. O benefício é válido para o semestre 2015.1 no campus Paralela e as inscrições podem ser feitas até 22 de janeiro do próximo ano.

    21. Para quem optar pela pós-graduação presencial, a Unijorge oferece 30% de desconto nas mensalidades e isenção da matrícula em  Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais; Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens; MBA em Gerenciamento de Projetos; MBA em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional e MBA em Logística e Operações. 

   22. O benefício é válido para os campi Iguatemi e Stiep e o prazo de inscrição com desconto é menor: vai até 15 de dezembro.

    23. Para ter acesso às ofertas, o servidor deve inserir o código “AGE1005”,  no momento da inscrição. Para mais informações, basta acessar o site www.unijorge.edu.br ou entrar em contato pelo telefone (71) 3245-0644.

   24. O programa Vou de Boa - Respeite o Ciclista, idealizado pela Prefeitura e desenvolvido pelo Movimento Salvador Vai de Bike desde setembro, chega à marca de quase mil motoristas treinados e já apresenta mudanças significativas do ponto de vista daqueles que andam de bike. 

   25. Já foram treinados 923 motoristas em 25 turmas nas garagens das empresas Ondina/Central, União, Rio Vermelho, Verdemar e BTU. Além do ineditismo, o programa inova com a utilização de um simulador para que os motoristas experimentem como é pedalar uma bicicleta no trânsito ao lado de um ônibus. A próxima edição do projeto será realizada desta quinta-feira (11) até sábado (12), na garagem da empresa Axé. 

   26.  Pelé teve alta hospital e quem ingressou em hospital, no Rio, foi Milton Nascimento.

   27.  A Guarda Municipal de Salvador paralisou suas atividades, hoje, e ninguém percebeu. A atuação da GM é contemplativa.

   28.  A Estrada do Coco - área urbana de Lauro de Freitas - segue seu engarrafamento de segunda a segunda. A PMLF faz de conta que os engarrafamentos são em Paris.

   29. O cinquentenário da  Turma de 1964 da Escola Politécnica da UFBA será comemorado nesta quinta-feira (11) – Dia do Engenheiro, juntamente com os 50 anos da Turma de Agronomia da Faculdade de Cruz das Almas. 

   30. As homenagens a esses profissionais que tiveram papel importante no desenvolvimento do Estado fazem parte dos festejos dos 80 anos do Conselho regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), que contarão ainda com a apresentação especial da série de documentários sobre a história da Engenharia na Bahia. Os eventos acontecem às 9 horas no UCI do Shopping Barra. 

   31. A Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba) começou a enviar, este mês, notificações fiscais para as residências dos 130 mil contribuintes baianos que estão inadimplentes com o Imposto sobre
Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do exercício de 2014. Após o recebimento da notificação, o proprietário terá um prazo de 30 dias para efetuar o pagamento com 70% de abatimento no valor da multa - que é de 60% sobre o valor original do IPVA.

   32. O vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Yulo Oiticica participou nesta manhã da mesa de abertura do XIII Encontro Estadual de Direitos Humanos, no auditório da Casa Legislativa. Destacado defensor dos direitos humanos, deputado Yulo, que também é membro da Comissão de Direitos Humanos e Segurança da ALBA, ressaltou a necessidade de combater no cotidiano da sociedade as diversas formas de violação aos direitos.

   33. “Só vamos conseguir promover e defender a igualdade dos direitos quando mudarmos a cultura que está no chão que a gente pisa. O respeito ao próximo está nas pequenas coisas no dia a dia, como não ultrapassar sinal vermelho, respeitar vagas especiais, não jogar lixo nas ruas, no saber ouvir as necessidades do outro. Monitorar nossas ações e atos é a primeira demonstração de coragem de construir uma sociedade menos desigual”, ressaltou Yulo.

    34. Yulo nada falou do caso David. jovem desaparecido na Bahia.
35. Pelo segundo ano consecutivo, o município de Salvador, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome ( MDS), ficou em primeiro lugar no país em relação ao desempenho das experiências do Pronatec/Acessuas, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino
Técnico e Emprego, destinado a usuários de programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais, como Bolsa Família, assim como pessoas cadastradas nos Centros de Assistência de Referência Social (CRAS.

   36. De acordo com os dados do Pronatec/Acessuas até outubro de 2014, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) realizou 12.226 pré-matrículas, 6.743 visitas domiciliares, 1.718 oficinas e 3.545 palestras em Salvador, ao longo de 2014. O papel da SEMPS, através do Pronatec/Acessuas, é ofertar qualificação profissional para jovens e adultos que buscam oportunidade de melhorar sua formação, disponibilizando cursos de capacitação para o público do Programa Brasil Sem Miséria. A Secretaria é responsável pela divulgação e pré-matriculas de alunos e acompanhar os beneficiários assim como qualquer pessoa dentro dos critérios estabelecidos pelo MDS.