Todo feriadão se repete a mesma coisa: engarrafamentos enormes na Estrada do Coco e na BR-324, filas quilométricas no ferry-boat e sufoco no aeroporto de Salvador. É isso, a terra da feclidiade.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. (De ZédeJesusBarrêto) Oito de dezembro. A Bahia celebra sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição (Concepção) da Praia, devoção dos tempos coloniais, quando se começou a construir o templo, hoje basílica, à beira das franjas das ondas, com blocos de pedra vindos de Portugal em naus. Ali repousam sangue, suor, lágrimas de nativos, africanos escravizados, brancos, mestiços, brasileiros...
2. É uma homenagem à Mãe de Jesus, há exatos 160 anos proclamada pelo papa Pio XI ‘uma alma imune da marca do pecado original’. Feriado na Cidade do São Salvador da Baía de Todos-os-Santos. Data para a gente lembrar e refletir que temos raízes culturais múltiplas : índios nativos, negros africanos, brancos europeus ...
3. Somos filhos das matas, dos terreiros, das igrejas; batuques e cantochão, despachos e ladainhas. Lembro que Mãe Menininha, a bela Yalorixá Oxum no Gantois, costumava levantar cedo e, após cumprir com sua obrigações diante dos Orixás, ao lado de suas filhas e filhos de santo, recolhia-se ao quarto para rezar o terço a Maria, a Mãe de Jesus, a que tinha grande devoção: “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”, explicava.
4. Axé! Que assim seja! Que a Senhora da Conceição nos guarde, até o fim. Odoiá, Ora yêyê ô !
5. Isso é a Bahia. Exemplo.
6. (Da vereadora Vânia Galvão, PT) "A omissão do prefeito ACM Neto em relação à festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia é reflexo da falta de interesse do gestor municipal em olhar para as manifestações religiosas como também manifestações da nossa cultura popular.
7. Investe-se milhões no réveillon e no carnaval, por exemplo, enquanto as datas religiosas, do calendário católico, a exemplo da festa da Padroeira de Salvador é prejudicada e vem perdendo o brilho a cada ano por absoluta falta de apoio e patrocínio. Os eventos da igreja católica, são também expressão da riqueza cultural da Bahia", afirma Vânia Galvão.
8. (Da redação do Bahia) O descaso com a Conceição da Praia, o sitio histórico, é total. A basílica está arredeada de casarões em ruinas. Dá até medo andar por lá e ser atingido por algum reboco que caia dos céus. Barrêto tem razão e Vânia também. Agora, o descaso é amplo, especialmente do IPHAN e do governo federal.
9. Na festa de hoje, turistas que é bom só locais, do interior da Bahia em visita a amigos da capital. Estrangeiros, zero. Nacionais, alguns gatos-pingados. E olhe que ainda dizem que Salvador é terra essencialmente turística.
**************
7. Outra coisa: o retorno a Salvador, após o feriadão, foi um sufoco por onde os baianos regressaram: pela BR-324, Feira-Salvador, um horror; pela Estrada do Coco via Lauro de Freitas, um 'inferno'; pelo ferry-boat, põe mais 'inferno' nisso; pelas embarcações da Astramab, ligação Mar-Grande, Morro de SP-SP; e pelo aeroporto LEM.
8. No FerryBoat segundo a usuária Lenise Ferreira, que embarcou no Terminal de Bom Despacho para Salvador, o tumulto acontece principalmente no transporte dos passageiros pedestres. Para motoristas e suas familias, a fila de veículos estava depois da Rádio Sociedade e se aproxmando do entroncamento de Mar Grande/Itaparica.
9. Devido ao grande fluxo de retorno a Salvador por conta do feriado prolongado final de semana, a Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) decidiu prorrogar até às 19h o funcionamento da travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande.
10. Com o intenso movimento registrado no Terminal Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, foram colocados horários de saída a cada 10 minutos, no sentido de se evitar a formação de filas e agilizar o embarque. Mas, o sufoco foi grande.
11. Na Estrada do Coco, mais 'inferno' especialmente na área urbana de Lauro de Freitas que vai de Portão ao Aeroporto de Salvador, inicio da Av Paralela. Agentes de trânsito da PMLF só em fotografia.
12. Pois é, a terra do turismo e da felicidade, passa por esse vexame em todo feriado.
******
13 (Politicos do Sul da Bahia): O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma Ação Civil
Pública contra o ex-prefeito de Canavieiras, Zairo Loureiro (DEM), e o ex-secretário de saúde, Antônio Farias.
14. O MPF acusa os dois de praticarem diversas irregularidades na aplicação de recursos do Piso de Atenção Básica (PAB), oriundo do SUS, durante o exercício de 2008. O MPF alega que que foram promovidas despesas não contempladas na Política Nacional da Atenção Básica, no valor de R$104.267,11 (cento e quatro mil duzentos e sessenta e sete reais e onze centavos), e foi transferida,
sem justificativa legal e de forma contrária às regras do STN, a importância de R$479.500,00 (quatrocentos e setenta e nove mil e quinhentos reais) da conta vinculada do PAB para outras contas correntes municipais não vinculadas à atenção básica.
15. O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, foi homenageado como fundador e ex-presidente da Amurc -
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano, durante a solenidade de comemoração dos 30 anos da entidade (Jubileu de Pérola), ocorrida na última sexta-feira, dia 5, no auditório do Sest/Senat, em Itabuna. Jabes foi o primeiro presidente da Amurc, entidade fundada em 21 de dezembro de 1984, com o objetivo de fortalecer a luta do municipalismo na Região Sul da Bahia.
16. A cerimônia de comemoração dos 30 anos da Amurc foi presidida pelo prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana. O prefeito de Ilhéus enfatizou que a entidade sempre esteve à frente da luta municipalista e em defesa da Região Cacaueira da Bahia. Ele lembrou AA participação da Amurc na campanha pela gratuidade da Fespi (Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna), hoje transformada
na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
17. A Embaixada do Reino Unido no Brasil promove, nesta terça-feira, 09/12, a partir das 11h, mais um hangout #UKinBrazil. A terceira edição do bate-papo terá como tema a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro.
18. Participam do debate a senadora Lídice da Mata (PSB-BA); Roberta Gregoli, consultora da Unesco na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; Amanda Lemos, jornalista e documentarista, coordenadora da Campanha Valente não é Violento, da ONU; e Beatriz Sannuti, assessora de direitos humanos e justiça da Embaixada Britânica.
19. Os internautas poderão interagir com os convidados enviando perguntas e comentários pelas redes sociais. Basta utilizar as hashtags #UKinBrazil e #16DiasDeAtivismo ou deixar mensagens nos perfis da Missão Diplomática Britânica no Twitter, Facebook ou Google+.
20. O bate-papo #UKinBrazil #16DiasDeAtivismo será realizado via hangout, ferramenta de videoconferência da rede social Google+ que permite transmissões ao vivo. Além de assistir e interagir, quem tiver interesse também poderá transmitir as imagens em seu site ou blog (o código do player será publicado minutos antes).
21. Em Lauro de Freitas, a Via Expressa 2 de Julho (via que liga o Centro a Estrada do Coco), neste trecho a partir desta segunda-feira (8), o tráfego foi modificado e passa a ser apenas sentido BA-099. Com isso os condutores terão mais celeridade para acessar a principal via de Lauro de Freitas.
22. Uma adolescente de 14 anos foi assassinada a tiros em Lauro de Freitas, Areia Branca.
23. Policiais militares da CIPE-Polo prenderam Jonas Ferreira de Oliveira, 21 anos, e Maison Nunes Barros dos Santos, 20 anos, sob a acusação de assalto e tentativa de homicídio. O fato ocorreu neste domingo (7), por volta das 21 horas, na Avenida Eixo Central em Camaçari.
24. A Guarnição foi acionada logo depois de os acusados assaltarem um estabelecimento e alvejarem, com um disparo no tórax, um homem não identificado. A vítima foi socorrida por populares para o Hospital Geral de Camaçari, onde permanece sob cuidados médicos.
25. Com eles foi encontrado um revólver calibre .38", com dois cartuchos deflagrados e 02 picotados. Os acusados foram apresentados na 20ª Delegacia Territorial.
26. O Conselho Municipal do Idoso de Coaraci promove, nesta quarta-feira (10), a partir das 8 horas, a III Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento será realizado no Auditório Tânia Guimarães (CEC) e tem como objetivo discutir propostas de valorização dos idosos.
27. O credenciamento dos participantes começa às 8 horas, seguido de apresentação artística, programada para as 8h30. Na sequência, às 9 horas, haverá a abertura oficial do evento e depois a leitura do Regimento Interno do Conselho.