Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DA BARRA AO BONFIM há mendigos, sujeira e muitos pontos abandonados

Vereador Claudio Tinoco (DEM) está propondo a regulamentação das atividades do stand up paddle (pranchão com remo) em Salvador, incluindo escolas e locação de equipamentos.
07/12/2014 às 11:51
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Participamos neste domingo, 7, de uma caminhada entre o Clube Espanhol e a Basílica do Bonfim e o que pudemos observar é que, embora a cidade do Salvador já tenha melhorado com a gestão de ACM Neto, muita coisa ainda tem que ser feito, especialmente na Cidade-Baixa. 

   2. Em todo percurso, salvo nas Avenidas Oceânica e Centenário há buracos, esgotos correndo a céu aberto, poços de lama, passeios quebrados, mendigos à mancheia especialmente na Praça Deodoro e na Av Fernandes da Cunha e lixo em vários pontos. 

   3. É claro que que o prefeito não pode fazer tudo da noite para o dia, mas, esse caminho que passa pelo Vale do Canela, Comércio, São Jooaquim, Calçada, Mares, Roma, Dendezeiros merece uma vassourada.

   4. Além disso, há monumentos abandonados na área da Conceição da Praia, na Praça Cayru, na antiga Água de Meninos e na Baixa do Bonfim. Doe a alma verificar que aquele casarão ao lado da Basílica de Nossa Senhora da Conceição continia desmoronando, há anos, e o IPHAN ou quem de direito não toma uma providência. Assim como a Igreja da Santíssima Trindade olhando para a antiga Feira de Água de Meninos, desmoronando aos poucos e há anos. Muitos anos. É um descaso abominável.

   5. Isso sem contar que a encosta que vai do Taboão ao Bom Gosto da Calçada está sendo invadida - também há anos - por ocupações desordenadas e que enfeiam a cidade e descaracterizam o seu patrimônio arquitetônico e histórico. Todo mundo vê e ninguém faz nada.

   6. Nesse percurso contamos mais de 30 mendigos nas ruas e grupos de famílias morando embaixo dos viadutos da Via Expressa e em plena Av Fernandes da Cunha, além Mares em direção ao Bonfim. Esgotos à céu aberto e passeios quebrados em todo percurso, salvo na Oceânica, na Centenário e nos Dendezeiros e pequeno trecho da Calçada. 

   7. O Largo da Calçada está abandonado e poucos sabem que ali está instalada a estátua de Lauro Farani Pedreira de Freitas, engenheiro que foi candidato a governador e morreu em acidente de avião, e desde a década de 1960 dá nome ao município da RMS, Lauro de Freitas.

   8. Os passeios no trecho de São Joaquim - direção ao Bonfim - praticamente não existem e o lixo toma conta de vários locais, até no sopé da ladeira que dá na Lapinha. A Praça Deodoro, santo pai, que bagunça. Um muquifo e tem pouco tempo que foi restaurada na administra Imbassahy.

   9. Como vem por aí a festa do Bonfim, ainda que a população ande pelo meio da rua e não sinta isso, tá na hora da PMS dá uma vassoura nesse caminho.
                                                                              ******
   10. O vereador Hilton Coelho (PSOL), integrante da Comissão da Reparação da Câmara Municipal,
acompanha desde julho a resistência e a mobilização dos ferreiros, serralheiros e marmoristas da Ladeira da Conceição da Praia. Na próxima segunda-feira, 8, a partir das 8 horas eles farão uma manifestação pedindo para permanecer no local.

   11. Os profissionais estão sob ameaça de despejo por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (Iphan), que entregou-lhes uma ordem de desocupação no dia 15 de julho deste ano. O socialista classifica de racismo institucional a ação do Iphan: “Contestamos e repudiamos tudo desde o início”. Segundo ele “o ato é uma fraude e nada de concreto foi informado que possa dar garantia aos moradores e trabalhadores. Existem pessoas que moram aqui há décadas”.

   12. Luiz Carlos de Souza (PRB) elogiou o prefeito ACM Neto por ter assinado decreto criando um grupo de trabalho destinado a estabelecer os procedimentos necessários às eleições de conselheiros tutelares no Município de Salvador. 

   13. O peerrebista é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Juventude e em sua opinião os Conselhos Tutelares são importantes para a administração pública local, pois “as crianças e os adolescentes não podem ser objetos de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

   14. Quem teve nada menos que 17 projetos aprovados na última votação da Câmara de Salvador foi Euvaldo Jorge (PP). As matérias tratam de vários temas, com destaque para as áreas de trânsito e transporte público, entre elas uma indicação para a Prefeitura recolher animais de grande porte soltos nos logradouros e vias públicas de Salvador. Outra sugestão foi para a realização permanente de
campanhas de conscientização para a promoção da educação no trânsito.

   15. Ele pede ainda que o Governo do Estado batize o complexo viário da Rótula do Abacaxi com
o nome do arquiteto João Gama Filgueiras Lima, o Lelé, falecido neste ano. Outras recomendações são para a Secretaria Municipal de Ordem Pública iluminar as faixas de pedestres, preferencialmente com LED; intervenções viárias na Rua Silveira Martins, interseção com o bairro de São Gonçalo do Retiro; ao
governador para permitir o pagamento de quaisquer das três parcelas em atraso do licenciamento de veículos, com juros e correções monetárias, até o vencimento da cota única; e o reconhecimento de utilidade pública municipal da Creche Comunitária Flora Gomes.

   17. Claudio Tinoco (DEM) está propondo a regulamentação das atividades do stand up paddle (pranchão com remo) em Salvador, incluindo escolas e locação de equipamentos. Nova moda nas praias da capital baiana e em todo o país, o esporte é praticado por pessoas de todas idades, mas não segue até o momento nenhuma regra. A responsabilidade da fiscalização, segundo o projeto, ficaria por conta da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

   18. O democrata criticou também as medidas anunciadas pelo governador Jaques Wagner após as eleições para tentar fechar as contas do governo e a fragilidade de sua gestão em executar o orçamento previsto para este ano: “Infelizmente, os servidores que já haviam programado viajar, descansar ou ter uma renda maior nesse final de ano, tiveram suas férias programadas para dezembro anuladas pelo governador como um corte necessário para tentar fechar as contas”.

   19. Segundo ele o balanço financeiro do Estado apontou, já em novembro, outra fragilidade da gestão, que conseguiu executar apenas 66,33% do orçamento deste exercício.

    20. Áreas importantes ficaram bem abaixo desse percentual, com um investimento pífio em setores fundamentais do Estado, como as secretarias de Agricultura (65%), Indústria e Comércio (56%), Infraestrutura (57%), Turismo (47%) e Desenvolvimento Urbano (25%), inclusive em Salvador, onde obras na Feira de São Joaquim, Baixa dos Sapateiros, Mirante do Bonfim, Pedra Furada e Ladeira do
Pilar estão paralisadas ou atrasadas.

    21. Homenagens a personalidades, categorias e instituições marcam o mês de dezembro na Câmara de Salvador. O vereador Moisés Rocha (PT) promoveu a 2ª edição do tributo a Nelson Mandela, na tarde de sexta-feira, 5, na praça que leva o nome do líder sul-africano, em frente ao Plano Inclinado, no bairro da Liberdade. A programação contou com a participação dos artistas Rogério Bambeia, Aloísio Menezes, Arnaldo Rafael, Bira Negros de Fé, Arany Santana, Jorge Washington e Raimundo Bujão.

   22. Fabíola Mansur (PSB) marcou para o próximo dia 12, no Centro de Cultura da CMS, às 9 horas, uma sessão especial para ressaltar o trabalho dos agentes comunitários de saúde e de endemias na promoção da saúde da população. O tema será “A implantação do Piso Nacional da Categoria em Salvador”, num trabalho em conjunto com Arnando Lessa (PT), lembrando o Dia Municipal do Agente de Saúde, comemorado em 13 de dezembro.

   23. Silvio Humberto (PSB) destacou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com um evento
na noite de quarta-feira , 3, festejando os 18 anos da ONG Vida Brasil. A atividade substituiu o Seminário sobre Acessibilidade e Cidadania, referência para o movimento social das pessoas com deficiência na Bahia, organizado anualmente pela entidade.

   24. Na oportunidade foi lançado o livro “A era da pós-deficiência”, do escritor Fausto Joaquim. A publicação baseia-se em investigação das causas históricas da inclusão e exclusão social da pessoa com deficiência, buscando contribuir para o avanço do processo inclusivo.

   25. Geraldo Júnior (SDD) está entre os políticos, profissionais e pessoas públicas condecoradas
pelo governador Jaques Wagner (PT) por terem contribuído para o “engrandecimento da segurança pública” da Bahia com a Medalha do Mérito da Segurança Pública. A cerimônia aconteceu na quarta-feira, 3, no auditório do Ministério Público da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

   26. Para ele foi “um reconhecimento que me deixa honrado e isso só faz com que esteja ainda mais
motivado e continue a buscar investimentos e lutar em prol de melhorias para Salvador”.

   27. O melhor negócio no Brasil, mais ainda do que técnico de futebol, é ser cantor de sucesso. Sêo Jorge está cobrando somente R$700 mil para cantar no Revéillon do Rio de Janeiro.

   28. No próximo dia 10, o governador Rui Costa deve anunciar seu secretariado em coletiva à imprensa.

   29. Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF vai ser doutor 'honoris causa' da Hebraica, a mais respeitada Universidade de Jerusalém.

   30. A Justiça de alta toga mandou soltar o traficante Ném, no Rio; e o diretor da Petrobras preso na Operação Lava-Jato.

    31. O governo Dilma estava tentando criar os conselhos populares para decidir sobre questões administrativas com a tese de que o povo precisa ser melhor ouvido. Mas, ao mesmo tempo, o Congresso para votar  a mudança na Meta Fiscal do Governo Federal proibiiu o povo de ir às galerias da Casa protestar.

   32. O jornalismo está perdendo a relevância. Os políticos - e outros - não dão a menor bola do que dizem deles.

   33. O Procon/BA precisa dar um balanço da quantidade de comida vencida (e estragada) foi apreendidas nos supermercados de Salvador. Seriam toneladas. É o que se diz.
 34. Pelé está com data marcada (março 2015) para seu casamento com a nissei Márcia Aoki. 

   35. O drama de Andressa Urach ainda não terminou e a midia sensacionalista da TV sugou o que pode desse episódio.

   35. A primeira antologia poética dos jovens do Grupo Ágape será lançada dia 13 de dezembro de 2014, a partir das 17hs, no Centro Pastoral Afro Padre Heitor – Cenpah, em Sussuarana, periferia de Salvador-BA. Composto por textos de Maiara Silva, Mateus Silva, Joyce Melo, Sandro Sussuarana, Lane Silva, Evanilson Alves, Gleise Souza, Laiara Mainá, Larissa Oliveira, William Silva e Carol Xavier, com capa desenhada por Zezé Olukemi, a coletânea de 50 páginas sai pela Editora Galinha Pulando e já tem o que falar.

   36. O Bahia solidário ao Vitória e vice-versa na Irmandade da Boa Morte.

    37. Leia a crônica do Lobisomem de Serrinha. O camarada agora é empreendedor.