O que restou das barracas de praia em frente ao Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro, na Praia de Ipitanga, envergonha qualquer baiano. Derruba aquilo ou então faz direito.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Está se aproximando um final de semana prolongado com feriadão do 8 de dezembro, Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia. E, certamente vai se repetir com mais intensidade a situação que está acontecendo com frequência no estado, durante a semana e sobretudo nos finais de semana, acidentes com mortes nas estradas. Hoje, em Iaçu, mais um desses acidente matou dias pessoas envolvendo uma Frontier e uma Chana.
2. O que causa espécie é que, quase sempre, os acidentes com gravidade e morte nas estradas baianas envolvem caminhonetes do tipo Hilux, Frontier e outras. Já falamos aqui neste site que os donos desses carros parecem que são donos do mundo e dirigem (nem todos, óbvio) em alta velocidade, cortam outros veiculos em lombadas, apostam na robustes desses carros e provocam acidentes.
3. Só esta semana, que me lembre assim de cabeça, foram 5 mortes: uma em Riachão, um jovem de 15 anos bateu a moto numa caminhonete; 3 em Várzea da Roça, um Hilux entrou no fundo de um caminhão; uma enfermeira da Santa Casa de Valença; e um homem em Ibirapuã, com mais 3 feridos. O prefeito de Nordestina, também em Hilux, capotou e por pouco não morrem ele e a esposa.
4. Recentemente, em Salvador, aconteceu a morte do publicitário Daniel Prata, também em acidente envolvendo Hilux e um advogado que estaria bêbado e em alta velocidade. Além de Prata, até hoje sua acompanhante, uma médica do Ceará, está internada num hispital da capital baiana. Um drama. E, em entre Rios, mais 4 ou 5 mortos no choque de um táxi com uma caminhonente, incluindo duas crianças.
5. Os acidentes com Hilux e outras caminhonetes entraram numa rotina de tal ordem que, ninguém se indigna mais, os infratores são liberados sob fiança e vão ficando por isso mesmo, quem morreu que perdeu a vida. E veja, que, normalmente, os motoristas das Hilux e Frontier se salvam. Hoje, no choque entre a Frontier e a Chana, em Iaçu, os dois passageiros da Chana, um homem e uma mulher, morreram na hora.
6. A Chana virou um bagaço e a equipe do Corpo de Bombeiros de Itaberaba até estacas usou para escorar o que restou das ferragens com a finalidade de tirar o motorista morto deste carro. O CB tb não tinha equipamentos para serrar as ferragens do veículo.
7. Esta, em nossa opinião, é uma boa campanha institucional que o governo de Rui Costa poderia encarar. Não custa muito e certamente trará bons resultados. Ademais, não sei como fazer, esses proprietários de Hilux e outras caminhonetes deveriam ser cadastrados à parte, reeducados ao volantes, olhados de uma forma diferenciada. Caso contrário, as estatísticas só tendem a engrossar.
8. Pode anotar aí o que vai acontecer no próximo final de semana. Nova matança. Estaremos de olho.
**********
9. A secular tradição de saudar Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, repete-se na Basílica da Conceição da Praia (Comércio). Nesta segunda-feira (8), os baianos vão louvar a Imaculada Conceição, Mãe de Jesus.
10. Nesta festa, os turistas desapareceam. Ninguém aparece mais. Salvo, uns poucos, no cortejo religioso. À noite, se forem, são furtados.
11. Falar nisso, um repórter do BJÁ foi furtado em plena festa de Santa Bárbara, de dia. Espremeram ele na João de Deue e levaram tudo. Menos as calças.
12. Marcelo Nilo está fazendo escola. Paulo Câmara, presidente da Câmara de Salvador, tem sido um aluno bem aplicado.
13. O fehamento do Hospital São Lucas, em Itabuna, é um baque para a cidade. Equivale, proporcionalmente, ao fechamento do Hospital Espanhol, em Salvador. O prefeito Vane diz que vai lutar pra que isso não aconteça.
12. O Vaticano tinha milhões de euros escondidos em contas fantasmas. Santo pai todo poderoso.
13. Diz-se que, na nova estrutura de poder político do PRB (Leia-se a Igreja Universal do Reino de Deus) estaria, pela ordem, assim: Tia Eron, 1º; bispo Márcio Marinho, 2º; Sidelvan Nóbrega, deputado estadual, 3º.
14. Lava-Jato: empreiteira listava bebidas, ternos e relógios para dar aos políticos brasileiros. O vinho predileto era o Pera Branca e relógios só acima de R$10 mil. Depois os politicos brasileiros ficam se queixando da falta de credibilidade.
15. O deputado Euclides Fernandes (PDT) apresentou Indicação ao Governador Jaques Wagner sugerindo a apresentação de Projeto de Lei determinando que o Procurador Geral do Estado deverá obrigatoriamente pertencer aos quadros de Procuradores do Estado e que a escolha seja feita através de lista tríplice composta pelos procuradores mais votados em pleito cujos eleitores sejam todos os procuradores integrantes do quadro efetivo da categoria.
16. Tomam posse na próxima terça-feira (9) os representantes da sociedade civil e do poder público que farão parte da gestão cultural da Bahia a partir de 2015. Na cerimônia, que contará com a presença do governador Jaques Wagner, serão empossados os novos membros do Conselho Estadual da Cultura e os representantes dos Colegiados Setoriais das Artes e de Cultura. No total, serão 237 novos membros no Conselho e nos Colegiados.
17. E as festas populares de rua de Salvador se acabando e tantos conselheiros para dar pitacos sem resolverem nada.
18. O judoca Eduardo Santos sagrou-se campeão na categoria meio-pesado na Seletiva Nacional, maior evento nacional do segmento, que acontece até domingo 07/12, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas. A conquista se deu após o atleta paulista vencer as seis lutas disputadas. Outros dois competidores da equipe Belarmino, que tem o patrocínio da AuraBrasil, empresa baiana que pertence ao Grupo LM, vão disputar esta competição, em outras categorias, sábadosexta, 06.
19. O que restou das barracas de praia em frente ao Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro, na Praia de Ipitanga, envergonha qualquer baiano. Derruba aquilo ou então faz direito.
20. A radicalização da democracia brasileira depende de uma profunda reforma do modelo político-eleitoral, cuja maior prova de esgotamento são os constantes escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras e outras empresas estatais e obras públicas. Sem a reforma política, os escândalos continuarão a se suceder e a classe política continuará cada vez mais apartada da população.
21. A avaliação foi feita pela senadora Lídice da Mata em palestra conferida a uma plateia formada por 200 estudantes e professores do curso de Direito da Universidade Regional da Bahia (Unirb), no Campus de Salvador.
22. A Senadora dividiu a mesa com o colega de partido e ex-deputado constituinte Domingos Leonelli, que abordou a importância do Movimento Diretas Já no processo de redemocratização do País. O encontro foi organizado pelo professor Marinho Soares e dirigido pela coordenadora do curso, Ligia Futterleibass.
23. A essa altura, o Congresso de Cócoras, como diz o senador Aécio, Dilma nem quer saber mais de reforma politica.
24. ACM Neto está na mesma linha de Rui Costa: aumenta a máquina administrativa e diz que vai economizar. Deve ser o tal do milagre dos peixes que Santo Antonio, o taumaturgo, citou numa de suas caminhadas pela Europa. Ou a mutiplicação dos pães das epístolas joaninas.
25. No dia do centenário de Lina Bo Bardi (5), dois dias após a reabertura, a Casa do Benin abriu suas portas para o evento “Centenário de Lina Bo Bardi – tempos vivos de uma arquitetura”, reunindo um público diversificado, entre arquitetos e profissionais liberais, assim como universitários, professores e funcionários de instituições públicas.
26. Compareceu meia dúzia de pessoas.
27. Os bairros de Cajazeira XI e Tancredo Neves recebem neste sábado (6) as Oficinas do Plano Salvador 500, da Prefeitura do Salvador. Abertos ao público, os eventos ocorrem das 8h às 12h, e figuram como importantes instrumentos de participação popular na construção do planejamento urbanístico, ambiental, social e econômico da cidade, que estará em vigor até 2049.
28. “Nessas Oficinas, os moradores discutem a realidade dos bairros onde vivem, registrando problemas e também os pontos fortes”, explica Tânia Scofield, presidente da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF) e coordenadora técnica do Plano Salvador 500. “É importante a participação de todos para que esse diagnóstico seja fruto de uma ação conjunta entre o poder público e a sociedade. É um trabalho que resultará na melhoria de vida de toda a população”.
29. O trem do Subúrbio pode dar lugar ao Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, projeto do Governo do Estado defendido, em Brasília, pelo deputado federal e governador eleito da Bahia, Rui Costa. Ele se reuniu com o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, no ministério do Planejamento e classificou a implantação do novo modal como parte das obras estruturantes de mobilidade para Salvador.
30. Pelo projeto, o VLT sairá de São Luís, em Paripe, até a Calçada, substituindo o atual Trem do Subúrbio. Uma nova instalação de trilhos será implantada, ligando a Calçada ao Comércio. "Vamos acabar com a segregação entre o Subúrbio e a orla, porque o muro que existe hoje, por conta do trem, será retirado. E a população terá um transporte de qualidade", afirmou Rui.
31. Tá certo. O turista russo espera viajar nesse VLT.
32. O Lobisomem de Serrinha vai postar nova crônica falando do suco de sapo cururu que ele produz, melhor do que o suco de rã que está sendo vendido no Peru e na Bolicia com sucesso. Vai convidar o marquês da Placa Ford e Martins Filho, da Feira, para testarem o produto.