Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MÉXICO cultua seu maior ídolo Chaves e o Brasil despreza o rei Pelé

O final de semana tem sido de muita conversa no PTN. O partido lança nesta segunda seu candidato a presidência da Câmara de Vereadores da capital.
30/11/2014 às 09:36
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Brasil não sabe cultuar seus ídolos. Nunca soube. E diria que a população brasileira embora adorasse Roberto Gomes Bolaños, o 'Chespirito, aqui apelidado de Chaves, pouco entendeu sua grandeza e mensagem social, o que foi diferentemente captada e compreendida noutros países da América Latina, todos de língua espanhola, mais próximos da realidade do que transmitiu esse artista genial com a série da Televisa que durou entre 1973/1980, e é repetida até os dias atuais. 

   2. Mais de 90 países transmitiram a série da familia Gomes Bolaños com seus personagens Dona Florinda, Seu Madruga, Kiko, Chiquinha, Seu Barriga e a Bruxa do 71.

   3. O México teve outro gênio do humor chamado Fortino Mario Alfonso Moreno Reys (Cantinflas 1911-1993), o qual brilhou no cinema interpretando o pensamento mais campesino, mais rural. Bolaños, da geração da TV mos anos 1960/70, encarnou a ascensão do movimento urbano, das grandes cidades, da pobreza nesses sitios, e a Cidade do México, ainda hoje, é a maior do mundo com seus 23 milhões de habitantes, exemplo desse fenômeno.

   4. No Brasil, infelizmente, uma grande camada da população via o Chaves com seu humor de 'nosense' como um espécie de abestalhado que fazia rir com seus bordões, especialmente 'foi sem querer querendo', e uma familia de retardados que tomava bofetada na cara, participava de cenas sem a menor graça, mas que faziam rir, e do seu personagem no original Chespirito” (“Pequeno Shakespeare”, em castelhano), que morava numa barrica.

   5. Em 1968, ele ganhou um espaço considerado nobre nas tardes de sábado da Televisa (a Globo do México) e estreou oficialmente como ator no programa “Los supergenios de la mesa cuadrada”, que tinha meia hora de duração e satirizava telejornais, e onde apareceu pela primeira vez como Doutor Chapatin. No elenco estavam também Ramón Valdés, Rubén Aguirre e Maria Antonieta de las Nieves, que mais tarde se tornariam famosos por interpretar Seu Madruga, Professor Girafales e Chiquinha em “Chaves”.

   6. Em 1970, o ator apareceu pela primeira vez com seu uniforme vermelho no papel do atrapalhado super-herói Chapolin Colorado, sucesso imediato. No ano seguinte, já com mais de 40 anos de idade, Bolaños passou a interpretar um garoto pobre que se escondia em um barril no pátio de uma vila. “Chaves” se tornaria não apenas o personagem mais famoso do artista, mas também um ícone mexicano e do humor mundial. 

   7. Na América espanhola era visto também como uma espécie de herói porque interpretava a vida da população urbana que se assemelha muito na região andina da Grã-Colômbia, compreendendo Colômbia, Peru, Guatemala, Equador, etc. Há, portanto, uma diferença de compreensão entre a população brasileiro do que representa Bolanõs para os latino-americanos de lingua espanhola e os brasileiros, embora, ambos amassem as histórias do ator.

   8. Gomes Bolaños também é diferente dos grandes humoristas da TV brasileira - Chico Anisio, Jô Soares, Renato Aragão e seu Didi (uma familia mais trapalhona e menos com mensagem de compreensão da vida social dos pobres), Golias, a turma do Casseta & Planeta e Bassuma (mais próximo da realidade Brasis dos dias atuais) justo porque a idolatria no Brasil por seus ídolos é pequena (Chico Anisio morreu e ninguém fala mais nele) e o português é uma língua que só se fala no Brasil, e tem dificil interpretação. 

   9. É consensual de que entendemos melhor o espanhol do que os que falam espanhol entedem os brasis. Roberto Carlos só faz sucesso em alguns paises da América Espanhola, inclusive o México onde é querido, porque gravou músicas em espanhol.

   10. Hoje, no México, as homenagens a Bolaños se deu no Estádio Azteca, olimpico, construido para os Jogos Olimpicos de 1968, numa festa gradiosa, belíssima. Onde foi mesmo que Chico Anisio foi sepultado? Hoje, quase ninguém sabe. E Chico foi um critico da vida brasileira e baiana, com 'painho', com o 'vampiro brasileiro' e outros dos seus inúmeros personagens. 

   11. Onde se compra uma imagem estilizada de 'paínho' na Bahia? Não existe. Imagens de 'chapolim colorado' se vende em cada esquina das cidades do México.

   12.  Veja outra situação! O nosso maior idolo de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento (Pelé) está entre a vida e a morte, aos 74 anos de idade, e ninguém se comove, ninguém vai às ruas, nada acontece. Lembra o jornalista João Paulo Costa que, nos anos 1970, o mundo só tinha três ídolos negros internacionais - Ali, Marley e Pelé. Pelé morrer no ano do 7 a 1, vai ser uma ironia muito grande do destino". 

   13. Diria que, mais do que ironia (e esperamos todos que Pelé sobreviva) um descaso do povo brasileiro com seu "rei do futebol", único no mundo, genial. 

   14. Ora, pode se falar mal de Pelé que ele não abraçou a causa da negritude, que teve uma filha não reconhecida, que era mulherengo, etc, mas é o maior idolo mundial (o único nos dias atuais) do Brasil. Bolaños brigou com KIko e hoje a viúva de Chaves abraçou e chorou com Kiko. Maradona tem todos os defeitos, mas, é queridissimo, adorado pelo povo argentino.

   15. É isso, não sabemos cultuar nem nossos idolos.
                                                                                       *****
   16. O final de semana tem sido de muita conversa no PTN. O partido monta a estratégia para a entrevista coletiva à imprensa, que a direção concede nesta segunda-feira (1º), às 10h, no Bahia Center, anexo da Câmara Municipal de Salvador. 

   17. Quer acabar com as especulações dos últimos dias envolvendo a sua candidatura à presidência da Casa e vai apresentar propostas para uma gestão mais transparente e próxima da população, inclusive sugerindo o fim da reeleição para os membros da Mesa Diretora, na mesma legislatura. Sobre o candidato que disputará a presidência, a sigla faz mistério. 

   18. (Blog do Anderson) Em Vitória da Conquista, a prefeita de Cardeal da Silva e candidata à reeleição da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria Mendes (PSB), cumpriu agenda institucional e também se reuniu com treze prefeito do Sudoeste Baiano. Destes pelo menos oito confirmaram apoio à socialista. 

   19. “Eu achei que ela administrou bem os municípios e fez um bom trabalho. A gente tem que votar pelo conhecimento e ela realmente é uma pessoa que teve um bom conhecimento e concluiu vários projetos. Então voto nela por isso, pela realidade”, afirmou o prefeito de Ribeirão do Largo, Valdomiro Guimarães Brito (PMDB), ao Blog do Anderson. 

   20. Para Quitéria, o seu segundo mandato terá como principal objetivo a continuidade, tendo em vista que alguns projetos ainda não foram concretizados. “Entendemos que precisamos ainda de algum tempo para continuar”,argumentou.

   21. Rui Costa dá coletiva à imprensa nesta segunda, 14h30mim, na governadoria. Vai falar sobre a Reforma Administrativa do seu governo.

   22. Diz que o mensalão não o ponto final da turma e sim um meio. O petrolão imagina-se que seja o fim.

   23. Acredite se quiser: a direção do PT diz que vai expurgar os corruptos da legenda. E a turma aplaudiu Vacai, el tesoureiro, no encontro de Fortaleza.

   24. Se a Bahia cantar; o Brasil canta - diz Saulo Fernandes que pretende investir na qualidade de canções para a Axé Music.

   25. O decreto que pune quem urinar ou sujar as ruas de Salvador que entrou em vigor na sexta-feira, 28, é considerado "absurdo, autoritário e na prática quer cobrar e arrecadar quando na verdade a Prefeitura de Salvador não oferece um serviço adequado. Onde estão os banheiros públicos e lixeiras nas ruas para evitar multas em Salvador? 

   26. O prefeito ACM Neto diz que o objetivo não é arrecadar e sim educar. Educar como se Salvador não oferece banheiros públicos em quantidade e qualidade suficientes? As lixeiras em condições de uso são mínimas e isso se levarmos em conta o centro da cidade e os chamados pontos turísticos porque nos bairros, em especial os populares, não tenho medo de errar ao afirmar que são inexistentes", critica Hilton Coelho.

   27. Para o socialista a Câmara Municipal deveria discutir com urgência uma lei que obrigue a prefeitura a construir banheiros públicos que sejam planejados, inclusive, para portadores de deficiência.

   28.  "Salvador, uma cidade turística e de serviços, não oferece banheiros públicos em quantidade suficiente. Os taxistas e rodoviários sabem dessa realidade. Será que só a prefeitura não consegue ver a incoerência de se cobrar por algo que não oferece? Evidente que não queremos as ruas virando sanitários a céu aberto. 

   29. Os sanitários públicos que a prefeitura tem o dever de construir precisam ser de alta resistência, com manutenção diária, limpeza e saneamento constantes, senão, vai haver um ambiente extremamente contaminado. Fico pensando nas pessoas que têm uma necessidade maior de ir ao banheiro, como as grávidas e os idosos. Como é que fazem para circular na cidade sem ter acesso a esse tipo de equipamento?", questiona.
 30. No sábado (29), policiais militares da 23ª CIPM/Tancredo Neves apreenderam em uma localidade conhecida como “Macaco”, no bairro Tancredo Neves, 343 pinos de cocaína, um tubo de papel filme e duas balanças de precisão. Foi presa Ana Alice Pereira, 38 anos, a acusada e o material apreendido foram apresentados na delegacia.

   31. No período compreendido entre janeiro e outubro de 2014, 7,4 milhões  de passageiros movimentaram o Aeroporto Internacional de Salvador. Este número representa um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com esse aumento da demanda, o atendimento no terminal foi satisfatório, revela a Infraero, empresa responsável pela administração do 
aeroporto.

   32. Os dados do movimento estatístico 2014 foram recebidos com entusiasmo pelo secretário do Turismo da Bahia, Pedro Galvão: “Os índices revelam uma tendência de crescimento da demanda, fruto do esforço implementado pelo Governo da Bahia no incremento dos negócios e do turismo de lazer”, 
disse.