Até sexta-feira, 24, ninguém espere debates sobre as questões essenciais à vida dos brasileiros. Vai ser pau na moleira e chute na canela dos candidatos
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Faltando 7 dias para as eleições presidenciais a presidente Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) se enfrentam cara-a-cara em dois debates, hoje, na Record e o mais importante na Rede Globo, sexta-feira, 24. Que ninguém esperE discussões sobre os temas essenciais à vida dos brasileiros - saúde, educação, economia, tecnologia, etc - pois vai prevalecer a baixaria, ataques pessoais e assim por diante. pelo menos é o que já vimos na Band e no SBT.
2. O PT, assustado com a possibilidade de perder as eleições, usa a mesma tática praticada por Collor de Mello na campanha de 1989 contra Lula da Silva, quando levou-se à telinha um caso pessoal de Lurian, a filha do metalúrgico. Agora, já entraram em cena a irmã de Aécio e o irmão de Dilma. Ninguém sabe o que poderá vir mais doravante. O clima é muito tenso apesar de Aécio ter dido, recentemente, que é preciso discutir o Brasil; e Dilma reconhecer a roubalheira na Petrobras.
3. Na sua propaganda eleitoral o PT passou a insinuar que o candidato tucano agride mulheres, deixando clara a tática do PT na reta final da campanha: expor a presidente Dilma como uma vítima das "grosserias" de Aécio. Na tarde de sábado, Lula disse que Aécio usa violência contra as mulheres, por "experiência de vida", e a tática de "partir para cima agredindo". Ao comentar a estratégia do tucano contra Dilma Rousseff, o ex-presidente insinuou que Aécio costuma bater em mulheres. "
4. A tática dele é a seguinte: vou partir para a agressão. Meu negócio com mulher é partir para cima agredindo", afirmou Lula. O ex-presidente também classificou Aécio de "filhinho de papai" e "vingativo". E o comparou a Fernando Collor. O mesmo Fernando Collor que hoje divide palanques com Dilma, como há uma semana, em Alagoas. Lula ainda voltou a mencionar o episódio em que o adversário deixou de soprar o bafômetro em uma bliz no Rio de Janeiro.
5. Complicado. Em contra-partida Aécio, sem entrar no mérito da fala de Lula, procura criar uma rede ou onda verde e amarela, do tipo nacionalista, com bandeiras do Brasil e todo mundo do seu lado vestido nessas cores, insinuando que é preciso por fim a corrupção no Brasil.
6. Na quinta-feira, Dilma tentou atingir o caráter do tucano. quando Dilma sacou uma pergunta sobre a Lei Seca no trânsito, cujo verdadeiro objetivo era lembrar o episódio em que Aécio recusou-se a fazer o teste do bafômetro durante uma blitz no Rio de Janeiro. O tiro saiu pela culatra: Aécio respondeu dizendo que ela "poderia ter sido direta" e ele mesmo mencionou o episódio. Na sequência, acusou Dilma de rebaixar o nível do debate.
7. Portanto, até a próxima sexta-feira, 24, a campanha terá esse tom explosivo.
******
8. O Metrô de Salvador passa a funcionar das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira, a partir desta segunda-feira (20). Aos sábados, o horário do serviço permanece o mesmo, das 8 às 13h. O transporte segue em operação assistida e com acesso gratuito para as estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro.
9. Aos sábados, as famílias e cidadãos, que ainda não usaram o metrô, podem aproveitar a oportunidade para conhecer o serviço. Nesse dia, o metrô também funciona para receber grupos específicos de instituições de ensino que desejam conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO), salas de apoio, cabine e oficina dos trens. Os grupos interessados devem fazer inscrição pelo e-mail faleconosco.metrobahia@grupoccr.com.br ou Central de Atendimento (0800 071 8020).
10. A sete dias da eleição presidencial, o novo governador da Bahia, Rui Costa (PT), fez campanha no município de Camaçari, onde iniciou a vida política. Uma grande carreata movimentou a cidade e levou o nome de Dilma Rousseff aos eleitores.
11. Rui estava acompanhado de seu vice, João Leão, e do senador eleito Otto Alencar. O prefeito Ademar Delgado e lideranças políticas da cidade também estavam presentes. Em Camaçari, Dilma conquistou 45% dos votos válidos, superando com folga o seu opositor Aécio Neves, que não chegou aos 20%.
12. Durante todo o percurso, Rui recebeu manifestações de apoio de camaçarienses que vão às urnas no próximo domingo (26) para “escolher o Brasil que querem”, lembrou o novo governador. Ele pediu para que cada um reflita sobre a Camaçari de hoje, comparando-a com a de 12 anos atrás.
13. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BAinicia neste final de semana campanha estadual visando reduzir o número de inadimplentes entre os profissionais e empresas. Atualmente, o Conselho conta com mais de 41 mil profissionais e empresas com cadastro ativo, sendo mais de 30% estão irregulares nos últimos dois anos. O órgão é responsável pela fiscalização profissional nas áreas de engenharia, agronomia, geologia, geografia, meteorologia, tecnólogos e técnicos de nível médio.
14. Segundo o presidente do Crea em exercício, engenheiro mecânico Eduardo Sousa, estar em dia com o conselho garante ao profissional maior credibilidade no mercado, a emissão de ART’s (Anotação de Responsabilidade Técnica – exigida para qualquer obra ou serviço), além de uma série de benefícios, como acesso ao acervo técnico e a participação em concursos e licitações.
15. “A sociedade cobra a regularização do profissional, tornando o registro relevante, pois é papel do Crea preservar o trabalho ético, o respeito aos profissionais e remuneração adequada”.
16. A campanha foi iniciada com uma ação jurídica e agora será divulgada por todo o Estado, principalmente nas cidades e regiões onde há maior número de profissionais ligados ao Conselho, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, Alagoinhas, Itabuna/Ilhéus, entre outros centros urbanos.
17. “A Atuação do Crea evita que a execução de atividades que são restritas às categorias reguladas pelo Conselho sejam exercidas por pessoas não habilitadas”, afirma Eduardo Sousa.
18. A Estácio FIB realiza na próxima quarta-feira (22), 19h às 21h, no campus Gilberto Gil, Stiep, a palestra “O Que o Mercado Espera de Você!”. A atividade ministrada pelo professor Jessé Silva, faz parte da segunda edição do Mês do Currículo. A iniciativa tem como objetivo orientar os alunos e profissionais sobre a importância da elaboração correta do currículo na hora de se candidatar a uma vaga de estágio ou emprego.
18. No mesmo dia, a coordenadora do Espaço E3, Vanessa Santana, apresenta das 20h às 21h, na sala 417, a palestra “As Redes Sociais e o Seu Currículo: saiba como utiliza-los a seu favor”.
19. Na quinta-feira (23), dia de encerramento do Mês do Currículo, a palestra “As redes Sociais e o seu Currículo: saiba como utilizá-los a seu favor” será ministrada em dois horários pela manhã das 09h às 11h, e à tarde, das 15h às 17h. As palestrantes serão as professoras Patrícia Araújo e Nilza Gargur, respectivamente.