O deputado Colbert Martins Filho diz que a votação de Aécio em Feira será bem maior do que a obtida no primeiro turno. Lá Dilma teve 51.51% dos votos e Aécio 16.71%.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Ao entrar na semana decisiva da campanha presidencial - faltam 8 dias para o pleito - o PT dá sinais de nervosismo e tenta, de todas as maneiras, desestabilizar - como fez com Marina Sialva - a personalidade política de Aécio Neves (PSDB), o qual avança e recebe apoios em vários estados, sinalizando-se que poderá ser o próximo presidente da República.
2. No jargão do marketing político tem-se usado a expressão desconstruir, termo muito utilizado e estudado na filosofia derridiana (do francês Jacques Derrida).
3. Na filosofia derridiana, "não se descontroi sem que se leve a sério a ideia de herança, de se engajar em discursos e eventos, para que a abertura presente nestes se mantenha aberta e não se enclausure em seu próprio movimento de pensamento".
4. A desconstrução é o que vem acontecendo no mundo. E, nesta campanha presidencial do Brasil (e algumas estaduais) se falou mais em desconstruir do que construir.
5. Marina foi a principal vitima da descontrução da máquina de marketing do PT. Aécio, no entanto, ao invés de aceitar passivamente a sua descontrução programada pelo PT, parte para o ataque, denuncia, chama o marketeito mor petista de general Joseph Gobbles, aquele que usava a repetição da mentita com o objetivo de transformá-las em verdade.
6. Hoje, na linha da construção, Aécio convidou Dilma para debater o futuro do Brasil nos próximos embates na TV e o PSDB reagiu aos ataques proferidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra Aécio, em um comício realizado durante a manhã em Belo Horizonte. Candidato a vice na chapa de Aécio, o senador Aloysio Nunes Ferreira emitiu uma nota em que critica a postura do ex-presidente.
7. "No momento em que se pede para elevar o nível do debate, o ex-presidente Lula dá as mais baixas declarações em uma campanha presidencial da história", diz a nota. O tucano atribui a postura de Lula ao "desespero" e ao risco de perder a eleição. Aloysio diz que o episódio deste sábado são mais graves que os de Fernando Collor contra Lula em 1989: "Acaba de surgir um novo personagem na política brasileira. Falta só definir um nome: Fernando Lula de Melo ou Luiz Inácio Collor da Silva."
8. No ato deste sábado, Lula afirmou que Aécio costuma "partir para cima agredindo" mulheres. Também mencionou o episódio em que o tucano se recusou a soprar o bafômetro em uma blitz. Lula chamou Aécio de "filhinho de papai", o comparou a Fernando Collor - o mesmo que hoje sobe em palanques com Dilma Rousseff. Lula ainda ouviu, sem se pronunciar, militantes fazendo menção ao uso de drogas por parte do tucano.
9. O comício deste sábado deixou claro qual será o papel de Lula na reta final de campanha: o de fazer o jogo pesado petista contra o adversário. O ato comandado por ele em Belo Horizonte foi muito mais um evento contra Aécio do que um ato pela candidatura de Dilma, que não compareceu e foi pouco mencionada nos discursos.
10. É imprevisível o que poderá acontecer até o domingo, 26. Neste domingo, 19, na Rede Record (SP), em novo embate Dilma x Aécio, certamente teremos mais uma luta de boxe entre os dois candidatos do que qualquer outra coisa.
9. E aí, vale para os dois o termo desconstruir. Ambos perdem. Como a campanha está com votos cristalizados ao extremo, resta-se apenas 6% de indecisos, estes terão a opção (dentro do conceito filosófico de desconstruir) de optar pelo menos pior.
*****
10. A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a Medida Provisória 651/2014, que dá incentivos tributários a vários setores e renegocia dívidas. Dentre as emendas aprovadas, está a que isenta do Imposto Territorial Rural (ITR) os imóveis oficialmente reconhecidos como áreas remanescentes de quilombos. A proposta é dos parlamentares federais Valmir Assunção (PT-BA) e Luci Choinacki (PT-SC).
11. “A Lei 9393 de 1996 já prevê a isenção deste imposto para pequenas glebas rurais em condições determinadas pela legislação. Agora, incluímos os quilombolas nestas determinações para facilitar a preservação destas comunidades sem que se gere uma situação de iniquidade fiscal”, explica Valmir. A proposta segue para o Senado e precisa ser votada até o dia 6 de novembro.
12. Renata Mallet (PSTU) e Marcos Mendes (PSOL) se posicionaram como terceiras vias na política baiana.
13. Moura Dubex lança Mansão Bahiano de Tênis, na Barra, em área do antigo clube.
14. O Ceará é mais decisivo para Dilma do que a Bahia. E o RJ é mais decisivo para Aécio do que a Bahia e o Ceará.
15. O deputado Colbert Martins Filho diz que a votação de Aécio em Feira será bem maior do que a obtida no primeiro turno. Lá Dilma teve 51.51% dos votos e Aécio 16.71%.
16. Diz-se que, quem vai mediar o debate Aécio x Dilma na Record, neste domingo, será Popó.
17. A Câmara Municipal de Salvador promoveu na última sexta-feira (17), audiência pública com o tema Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, requerida pelo vereador Leandro Guerrilha (PSL). Com o objetivo de trazer para o Legislativo o debate para conscientização dos problemas enfrentados por diversas famílias soteropolitanas, o evento no auditório do Centro de Cultura da Casa contou com a participação de personalidades ligadas à causa.
18. Como presidente da Comissão Especial da Família, o vereador Leandro Guerrilha destacou a questão como um problema caseiro, que precisa ser combatido através da vigilância e da participação dos governos municipal e estadual. “Imagine as consequências de uma criança que é abusada sexualmente pelo seu próprio irmão, pelo seu próprio cunhado, pelo seu próprio pai ou pelo seu próprio padastro”, indagou Guerrilha.
19. Pesquisadora diz que cerveja e sinuca ajudam as pessoas a ficarem mais jovens. É cada picaretagem.
20. Com o envelhecimento da população e o aumento das doenças crônicas, um profissional que há pouco tempo era desconhecido passa a ocupar um papel importante na área da saúde: o cuidador de idosos. Foi pensando em capacitar esse segmento que a S.O.S.Vida e o Senac firmaram uma parceria para oferecer um curso gratuito, que começa dia 23 de outubro e vai até o dia 19 de dezembro.
21. As aulas serão realizadas na sede da S.O.S. Vida, em Brotas, e as inscrições estão sendo feitas presencialmente no Senac da Baixa dos Sapateiros até o dia 22 de outubro.
22. O curso será ministrado por profissionais das duas instituições parceiras e as aulas realizadas sempre no turno vespertino das 14h às 18h. Entre os temas abordados estão: Gestão Profissional, Legislação Específica do Idoso e do Cuidador, Noções de Biossegurança, Nutrição e Dietética e Primeiros Socorros.
23. Segundo o diretor presidente da S.O.S. Vida, Dr. José Espiño, um dos diferenciais do curso é que o último módulo será de visitas domiciliares aos pacientes da empresa para que os alunos vejam na prática como funciona esse tipo de assistência.
24. Dom José Ruy Lopoes, bispo diocesano de Jequié, completa 2 anos naquela município e vem fazendo um trabalho pastoral admirável.