Parlamentares da oposição querem entender porque a bancada cresceu em tamanho e votos na Assembleia, mas Souto perdeu a eleição
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Uma das questões para tentar entender a derrota de Paulo Souto (DEM) para Rui Costa (PT) nas últimas eleições, na ótica de deputados estaduais da oposição, está exatamente no fato da bancada ter crescido em tamanho e em número de votos, e o candidato não ter sucesso nas urnas.
2. Dos 12 autênticos que disputaram à reeleição apenas o deputado coronel Santana não obteve êxito. Os demais, todos foram re-eleitos e com mais votos do que nas últimas eleições, alguns dos quais como Sandro Régis na casa dos 80 mil votos; Bruno Reis, idem; Pedro Tavares mais de 70 mil.
3. Régis tem uma explicação para esse fato, de sua grande votação, mas, não tem para a derrota de Souto. Segundo ele, os seus votos pingaram em todo estado e em lugares que sequer mandou material de campanha, como aconteceu em Cícero Dantas onde obteve 450 votos.
4. Vale observar, ainda, que os dois mais ácidos críticos do governo Wagner na Assembleia Legislativa, Paulo Azi e Elmar Nascimento, ambos do DEM, foram eleitos deputados federais, o primeiro com mais de 100 mil votos e o segundo beirando os 90 mil votos.
5. Elmar disse ao BJÁ que está procurando entender o que aconteceu, pois, as pesquisas que tinha dele "casado" com Souto, os votos para ele sairam; mas os para Souto falharam. Presume que, no interior, as ações sociais do governo - bolsa familia, cisternas, luz para todos, etc - pesaram nessa equação.
6. É como se eleitor tivesse pensado assim: - Pra você que é deputado eu voto porque parlamentar não tem poder de mexer comingo; mas, pra governador eu voto em Rui porque é do lado do governador (PT) e pode mexer comigo (no sentido de perder conquistas).
7. Esse fenômeno, raro na política baiana, teria acontecido não somente nos chamados grotões, mas, também, nas grandes cidades e municípios mais urbanizados como Salvador e Feira de Santana onde o governo do estado via governo federal fez grandes investimentos. Só em Feira de Santana foram 30.000 moradias do Minha Casa Minha Vida.
8. A oposição, acuada, só vê uma saída para sua situação. Ou Aécio vence a eleição para Dilma ou estarão "fritos", provavelmente, também, no próximo pleito majoritário na Bahia (2018) ainda que, na política, cada eleição tem sua história.
9. Caso Aécio vença, a oposição na Assembleia tenderá a ser mais acentuada contra Rui Costa; e caso Dilma vença aí Rui terá uma folga enorme para governar em termos de bancada, com um papel menor da oposição.
10. Esse é o quadro que se delineia e tanto a situação como a oposição diz que vai a campo, no Estado, para tentar convenver seu eleitorado em votar em Dilma (13) e Aécio (45).
11. Elmar acredita que Aécio crescerá na Bahia ainda que não vença Dilma, porém, a diferença entre ambos será menor, pois, se agora Dilma teve 62% dos votos válidos e Aécio apenas 11% a tendência é uma boa parte do eleitorado de Marina (mais de 20%) migrar para Aécio o que poderá levá-lo a casa dos 30% ou mais.
12. Elmar diz que há um sentimento de mudança no país, a partir do Sul e do Sudeste, e isso poderá também ajudar Aécio fazendo com que ele cresça não só na Bahia, mas, em todo Nordeste do país.
13. O deputado Rosemberg, líder do PT na Casa, não vê assim e diz que a tendência de quem vence o primeiro turno (historicamente) é vencer o segundo e vai dar Dilma. Não vê, ainda, grande importância de um provável apoio de Marina a Aécio, pois, a eleição de segundo turno é diferenciada de qualquer coisa.
******
14. Vai ser na na Academia de Letras da Bahia, dia 14, a partir das 18h, o lançamento da trilogia de Wilson Lins (Os cabras do coronel; O redutor; Remanso da Valentia), publicações da Assembleia Legislativa.
15. Deputada Fátima Nunes (PT) agradeceu na tribuna da Assembleia pelos 57.057 votos que obteve e destacou a eleição de Rui Costa.
16. Já o deputado Álvaro Gomes (PCdoB), o qual não foi reeleito (obteve 25.248 votos) disse que seguirá sua luta. Destacou que se sente vitorioso porque fez uma campanha pobre e ideológica.
17. A Paróquia Catedral deSãoJosé celebrará jubileu sacerdotal do Monsenhor Moizés de Souza, em Itabuna.
18. Cerca de 18 mil empregados diretos e contratados das empresas que operam no Polo Industrial de Camaçari serão mobilizados em torno de um novo exercício simulado para controle de emergência, a ser realizado até o final do ano no Complexo Industrial. Coordenado pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari – Cofic.
19. As crianças e adolescentes beneficiados pelo Salvador Esporte e Cidadania, projeto social de desporto educacional promovido pela Organização De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer (DPA), vão ter uma animada festa em comemoração ao Dia das Crianças.
20. Lideranças políticas de diversos partidos, representantes de várias regiões de Minas, arregaçaram as mangas para eleger Aécio presidente da República no segundo turno.
21. Deputados federais e estaduais eleitos, suplentes e dirigentes de partidos já estão se reunindo e se mobilizando para reforçar a campanha de Aécio em todo o Estado. Coordenados pelo senador eleito Antonio Anastasia e pelo governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, eles se encontraram, nesta terça-feira (07/10), para traçar as estratégias. A ordem é não perder nenhum minuto.
22. Segundo Antonio Anastasia, senador eleito com 57% da preferência dos mineiros (5.102.987 de votos), a eleição de Aécio Neves em Minas é fundamental para garantir ao Estado os investimentos que ao longo dos últimos anos o governo federal do PT não conseguiu realizar.
23. Presidente Dilma reúne governadores e Falcão (presidente do PT) diz que neutralidade de Marina seria o ideal.
24. O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, autorizou a contratação do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) para realizar um diagnóstico jurídico-institucional, especificamente sobre a situação da Prefeitura no que diz respeito à questão de pessoal.
25. Nesta segunda-feira (06), o prefeito – acompanhado de alguns secretários - se reuniu com os técnicos Patrícia Araújo e Marcos Flávio Gonçalves a fim de definir a metodologia de trabalho a ser adotada.
26. Segundo o prefeito, “o gasto com pessoal é um problema grave, e nós precisamos dar visão técnica a esta solução, porque é necessário adequar o município a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Todos sabem que a única coisa que manda o artigo 169 é a demissão, mas a contratação do IBAM – que já começou o trabalho – significa termos luzes para podermos verificar as medidas necessárias que teremos que tomar para adequar o município aos princípios da LRF com urgência.”
27. Reeleita para o terceiro mandato na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Neusa Cadore (PT), que preside pela segunda vez a Comissão dos Direitos da Mulher lamentou a diminuição da bancada feminina da Casa. Atualmente são 10 deputadas num conjunto de 63 assentos, mas na próxima legislatura serão apenas sete.
28. Neusa foi eleita com mais de 51 mil votos e disse que pretende fortalecer ainda mais o trabalho em prol da ampliação da presença feminina nos espaços de poder e decisão. Primeira mulher prefeita do PT na Bahia, a parlamentar é uma das quatro reeleitas pela sua legenda no estado.
29. "As mulheres representam a maioria da população brasileira e do eleitorado, mas são pouco mais de 10% dos mandatos eletivos. Por isso, precisamos garantir a Reforma Política e fomentar iniciativas de capacitação das mulheres para a vida política", reforçou.
30. Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (7), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Conselho Deliberativo do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad) aprovou iniciar a execução, ainda este ano, do segundo projeto financiado pelo Fundo.
31. O projeto consiste no fortalecimento e articulação das instituições integrantes do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, para uma atuação mais efetiva na prevenção e combate ao trabalho infantil.
32. Garotinho apoia o bispo Crivela no Rio contra o governador Pezão.
33. A Superintendência de Transito e Transporte de Salvador (Transalvador) abriu inscrições para a 2ª Edição do Concurso de Desenhos Infantis sobre a Educação no Trânsito.
34. Realizada em parceria com o Porto Seguros, Sest Senat, CF Engenharia e Vsoft Tecnologia/ThinkBox Games, a iniciativa é voltada para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das redes pública e privada, que podem participar com desenhos pintados à mão livre, retratando, de forma criativa, como os cidadãos devem se comportar no trânsito.
35. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 17, das 8 às 14h, na Gerência de Educação do órgão, no Vale dos Barris.
36. A campanha Outubro Rosa vai atender cerca de 7.500 mulheres, em Salvador. O atendimento à população começa nesta quarta-feira (8), em períodos alternados, na sede da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula; no Hospital São Rafael, em São Marcos; no Lar Harmonia, no Bairro da Paz; na Mansão do Caminho, no Pau da Lima, e no Campus da Universidade Federal da Bahia.
37. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento oficial com foto, cartão do SUS (originais e cópia) e comprovante de residência.