A inflação volta a assustar os brasileiros e em 12 meses, o IPCA acumula alta de 6,75%, acima do teto da meta do BC.
Alimentos pararam de cair e não ajudaram índice, segundo o instituto.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, o líder da Maioria (governo) na Casa, deputado Zé Neto (PT) disse que a vitória de Rui Costa (PT) para governador da Bahia foi a do "trabalho". Exaltou a personalidade do governador Jaques Wagner e, nas entrelinhas, deixou claro que a oposição subestimou a força do PT e seu "bom governo" no estado, especialmente em sua terra natal, Feira de Santana, onde Rui venceu Souto até com facilidade e ele foi o parlamentar estadual mais votado.
2. Ao BJÁ, em entrevista, criticou o que classifica de um ego personalista do prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM), o qual prefere devolver dinheiro ao estado ou negar a possibilidade de expansão de uma grande obra na cidade como seria a Ayrton Senna, extensão da João Durval, "o que só fez gerar antipatia com ele". Segundo Zé Neto, o prefeito devolveu R$240 mil de recursos que seriam empregados em suas quadras poliesportivas em Feira.
32. Após essa etapa, o contribuinte com o imposto atrasado, ao quitar o débito, terá que pagar multa de 60% sobre o valor original.
33. A vantagem de pagar o imposto ainda neste mês de outubro é que haverá apenas incidência de acréscimo moratório, sem a multa. Quem fizer essa opção deve se dirigir a qualquer agência ou caixa eletrônico do Bradesco, do Banco do Brasil ou do Bancoob, com o número do Renavam.
34. O calendário 2014 do IPVA foi encerrado em setembro, com os pagamentos dos veículos de placas finais 9 e 0. No site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br) é possível conferir essas e outras informações sobre o IPVA, que também podem ser obtidas através do call center da Secretaria da Fazenda do Estado, pelo 0800 071 0071.
35. (Camaroti): Por maioria de votos, a Comissão Executiva do PSB aprovou a tese de apoio a Aécio Neves no segundo turno da eleição presidencial. Até a publicação desta nota, eram 21 os votos pró-Aécio, seis pela neutralidade e um pelo apoio a Dilma.
3. Zé Neto não quis falar de 2016 e de sua provável candidatura a prefeito de Feira (concorreu em 2012 e perdeu para Ronaldo no 1º turno), mas, avalia que, hoje, o quadro político e eleitoral no município é outro e o "caminho está aberto" para ele.
4. Entende, no entanto, que este não é o momento de abordar essa questão até porque ainda há um segundo turno das eleições presidenciais, entre Dilma (PT) x Aécio (PSDB) e os avanços ainda mais do PT na Bahia dependerão da eleição de Dilma, a qual confia muito.
5. Deixa claro, no entanto, que se Dilma for re-eleita o caminho aberto tende a ser pavimentado, pois, se Feira já foi muito beneficada pelos governos do PT (aí englobando Lula/Dilma/Wagner) será ainda mais. E não foi pouca coisa o que se fez: 30 mil habitações do Minha Casa Minha Vida, saneamento básico, Av Nóide Cerqueira, SAC, HEC, 50 carros para a PM (só tinha 6), duas bases comunitárias da PM, Complexo Policial, Aeroporto, etc - vindo muito mais por aí.
6. Em contra-partida, sem entrar no mérito de avaliação pessoal do governo Ronaldo, uma vez que foi seu concorrente em 2012, diz que o prefeito "praticou o aumento de IPTU mais caro do Brasil e sua gestão não é essa coisa toda".
7. De fato, a avaliação que se faz da gestão Ronaldo, em termos mais amplos, estaria diferenciada das anteriores, até porque não tem os recursos necessários para isso como quando fez os viadutos, e é um prefeito de oposição política ao governador.
8. Ademais, a análise que se faz na Assembleia sobre o desempenho eleitoral e politico de Ronaldo nas últimas eleições foi de que ele, experiente politico como é, errou foi ao preterir (ou pelo menos não atuar de forma mais firme) na candidatura de Colbert Martins Filho (PMDB), a deputado federal, colocando um novato para concorrer a Câmara federal pelo DEM, o empresário Zé Chico.
9. Resultado: nem Chico; nem Francisco. Nenhum dos dois foi eleito. Se na outra eleição Colbert teve 58.000 só em FSA, desta feita foram 46.000 sendo que atingiu 54.000 no total/Bahia.
10. Diz-se, ainda, que a equação no apoio aos candidatos a deputados estaduais Carlos Geilson (PTN) e Targino Machadoi (DEM) teria provocado algumas fissuras, ambos eleitos, ainda que se esperasse muito mais votos para Geilson, um puro-sangue ronaldista.
11. Nesse espectro e no conjunto, Feira acabou ficando sem um representante da terra na Câmara Federal, pois, Fernando Torres também não se elegeu; irmão Lázaro (PSC) teve 26.000 em FSA mas também teve grande votação em Salvador e não pode ser considerado feirense; o mesmo acontecendo com o bispo Marinho, da IURD/PRB; e Jorge Solla, do PT.
12. Na representação estadual Feira também encolheu, pois, tinha 5 parlamentares (considerando Targino/São Gonçalo) - Graça, Geilson, Arimatéia e Zé Neto) e agora terá 4 - Targino, Geilson, Arimatéia e Zé Neto). O rasta Johnatas bateu na trave o mesmo acontecendo com Angelo Almeida.
*******
13. O lider do governo também falou sobre os encaminhamentos das atividades parlamentares em curso. “Nos próximos dias voltaremos a normalidade na casa, já iniciamos os trabalhos, hoje e ontem foram dias importantes, ontem funcionamos com o pequeno expediente e hoje com o grande expediente. Espero que logo depois do segundo turno das eleições estejamos com todas as votações em dia começando um trabalho que vai, principalmente, buscar aprovar projetos que já estão na pauta de espera".
14. São eles: LOB dos Bombeiros e a LOB da Policia Militar; o Plano de Cultura do Estado; o projeto que disciplina a atividade de despachante documentalista, as chamas emplacadoras, da Bahia junto ao Detran; o projeto que cria a entrância especial do judiciário para as cidades de Alagoinhas, Paulo Afonso e Porto Seguro; os projetos de estruturação do TCE e do TCM;
15. - Autorização do empréstimo de R$ 800 milhões do PAC mobilidade para a aplicação na construção da Linha 1 - Tramo 3 do metrô, que ligará Cajazeiras, Águas Claras e Pirajá; enfim, temos uma grande tarefa, hoje a casa já está funcionando e esperamos que na próxima semana demos o alinhamento a esses projetos para que logo depois do segundo turno já estejamos com tudo pronto para voltarmos a normalidade plena e entregarmos a Bahia esse trabalho importante de construção normativa”, concluiu.
16. Se a senadora Lidice da Mata (PSB) se alinhar com o PT no segundo turno sua proposta de terceira via na política baiana desaparecerá, perderá completamente a credibilidade. De fato, se a senadora deseja construir uma terceira via na política baiana tem se posicionar com neutralidade criticando Aécio e Dilma, como vinha fazendo na campanha com Rui e Souto.
17. A posição de Eliana Calmon pode ser diferenciada porque ela está mais alinhada com o Rede do que com o PSB.
18. Lá vem "inferno" na BR-324 com recapeamento durante 60 dias. Ou seja, até a boca do natal.
19. A tese dos que apoiam Aécio em SP é de que o estado representa dinamismo na economia e trabalho.
20. A comunidade negra sofreu uma baixa enorme nessas eleições. Não foram eleitos: Bira Coroa, Olivia Santana, Gilmar Santiago, Elias Sampaio e Luis Alberto.
21. Pô! Neguinho não dá prego-sem-estopa, a futura primeira dama Aline Peixoto (esposa de Rui Costa) já tá na coluna da July.
22. Aécio Neves (PSDB) largou na frente da presidente Dilma Rousseff (PT) neste início da campanha de segundo turno nas eleições presidenciais deste ano. É o que mostra uma pesquisa feita com exclusividade para ÉPOCA, pelo instituto Paraná Pesquisas.
23. Se a eleição fosse hoje, Aécio teria 49% das intenções de voto contra 41% de Dilma. Não sabe ou não responderam somam 10%. Em votos válidos, Aécio tem 54%, e Dilma, 46%. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os candidatos, Aécio tem 45%, e Dilma, 39%.
24. O PT dizia que Souto iria perder em Camaçari e Teixeira, seus redutos; e o DEM dizia que Rui perderia em Salvador e Feira. Deu tudo ao contrário.
25. Se Marina ficar passiva cometerá o mesmo erro de 2010 e tende a ser uma terceira via sem força.
26. A Escola de Danças de Salão Fábio Martins, parceira do Clube de Desconto, está com promoção especial para outubro, em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro). A empresa oferece aulas gratuitas durante todo o mês, extensivas aos servidores e seus dependentes.
27. A promoção é válida para danças de salão, dança do ventre, forró e zumba. Há opções de aulas nas segundas e quartas, terças e quintas ou aos sábados, durante os turnos matutino, vespertino ou noturno. Mais informações pelo número (71) 8888-5662 / 9682-0382.
28. A Escola de Danças de Salão Fábio Martins está situada no Largo dos Aflitos, no Dois de Julho. Fundado por Fábio Martins, bailarino, coreógrafo e professor com mais de 15 anos de experiência, o espaço conta com infraestrutura e profissionais qualificados para transmitir a arte da dança.
29. Depois de uma temporada de quedas, o preço dos alimentos voltou a subir e pressionou a inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De agosto para setembro, o indicador acelerou de 0,25% para 0,57%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
30. Em 12 meses, o IPCA acumula alta de 6,75%, acima do teto da meta de inflação do Banco Central, de 6,5%. Segundo o IBGE, é o maior índice acumulado nesse período desde outubro de 2011, quando atingiu 6,97%. No ano, de janeiro a setembro, o IPCA está em 4,61%.
31. Os contribuintes que não quitaram o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2014 dentro do prazo previsto devem estar atentos para pagar o IPVA antes que aconteça a notificação por parte da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), conforme previsão legal. Todos os anos, a notificação é feita em novembro.