Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

IBOPE aponta queda de Souto e Rui Costa pode levar eleição no 1º turno

bope joga balde de água fria na campanha de Paulo Souto na véspera da eleição
04/10/2014 às 12:40
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Brasil assiste um final de campanha eleitoral como há anos não se via. Quando parecia que Marina Silva (PSB) após a morte de Eduardo Campos estaria imbatível e poderia vencer o pleito até no primeiro turno, eis que, durante o fim da comoção com o falecimento do político pernambucano, Marina que estava à frente de Dilma numa simulação de 2º turno em 10% foi atropelada pelo marketing político da presidente e, agora, no final da campanha está sendo ultrapassada pelo candidato "tucano" Aécio Neves, numa reação de reta de chegada surpreeendente.

   2. Quem leu nosso comentário no BJÁ sobre o debate na Rede Globo pode verificar que dissemos da boa performance de Aécio e que o psdebista poderia passar Marina Silva, dada a inconsistência de suas afirmações, as mudanças de comportamento que havia adotado em alguns temas, e a pouca credibilidade (ou nenhuma) quando falava sobre economia. Daí que Aécio, com um discursos mais organizado, falando para o telespectador e sobretudo para a classe média, ultrapassou-a (vide DataFolha e Ibope) e ao que tudo indica, enfrentará Dilma no segundo turno.

   3. Há algum tempo Aécio cunhou uma frase que se tornou emblemática em sua trajetória ao dizer que "eleições não se ganha de véspera". É um processo, uma caminhada, e só se encerra no dia do pleito. Aliás, esse também é o argumento usado pelo governador Jaques Wagner quando aponta que seu candidato, Rui Costa (PT), estava atrás nas pesquisas, ao dizer que uma campanha não é uma corrida de 100 metros rasos e sim uma maratona. Portanto, ambos estão certos.

   4. Diz Aécio: "A partir deste momento, em que encerramos as nossas campanhas, a única pesquisa que  importa é a que será divulgada amanhã no final de tarde e que ouvirá a totalidade dos eleitores brasileiros. Me alegro por ter feito uma campanha defendendo valores, princípios e propostas nos quais acredito. Recebo feliz, mas com serenidade, os últimos números, mas agora o destino do Brasil está nas mãos de cada brasileiro que, refletindo, analisando, tomará a melhor decisão."
 
   5. Na Bahia, o que se verifica, segundo o Ibope divulgado nesta noite é um emparte entre Paulo Souto (DEM), com 46% dos votos válidos; contra Rui Costa (PT), com 46% também dos votos válidos, porém, com um detalhe muito importante e favorável a Rui, pois, a curva do petista é ascendente e a de Souto descendente em queda livre. Ou seja, Rui tem tudo para vencer a eleição no 1º turno.

   6. O dia de domingo, 5, data do pleito, é vital. É o final da maratona e quem tiver mais fôlego, o que parece ser o caso da estrutura de Rui, vencerá o pleito.

   7. Para o Senado, segundo o Ibope, a eleição estaria definida, com Otto Alencar (PSD) com 47% dos votos válidos; conra 43% de Geddel Vieira Lima, do PMDB.
                                                    ********************
   8. O corregedor regional eleitoral, Fábio Alexandro Costa Bastos, suspendeu o direito de resposta concedido pelo juiz Wanderley Gomes, na madrugada de quarta-feira (1º), contra a coligação “Unidos pela Bahia”, liderada pelo candidato a governador, Paulo Souto. Das cinco decisões do magistrado, três foram cassadas.

   9. De acordo com o corregedor Fábio Bastos, não se pode admitir julgado procedente ou improcedente, pedido por um julgador auxiliar, que um mandado de segurança seja “impetrado para outro juiz de mesmo grau e, sem qualquer razão grave, este simples e puramente reavalie a decisão anterior, segundo sua convicção pessoal”.

   10. Para o advogado Ademir Ismerim, a decisão demonstra a incapacidade do juiz Wanderley Gomes em decidir matéria de alta relevância, em um flagrante desrespeito ao TRE, que já havia julgado a matéria e a coligação oposicionista. “Por essa razão, foi arguida a suspeição do referido juiz por ausência de capacidade técnica, para que ele fique proibido de julgar qualquer processo envolvendo as coligações lideradas pelo Democratas”, informou.

   11. O Instituto Census serve para a eleição presidencial, mas, para a A Tarde/Rádio Metrópole e TV Aratu que havia contratado o Instituto não serve para a eleição estadual. Tá muito bem.

   12. Os números dos acessos no Facebook dos candidatos a governador da Bahia são furados.

   13. O MST invade fazendas em Conceição do Coite e está ficando por isso mesmo apesar da Justiça determinar a reintegração da posse das terras aos seus verdadeiros donos.

   14. SP e MG são os estados que, de fato, comandam as eleições no país.

   15. O livro Lampião Gay foi liberado pela Justiça após 3 anos de batalha judicial.

   16. Em alguns bairros classe média de Salvador foram ouvidos foguetes com a ascensão de Aécio Neves nas pesquisas.

   17. Se o Cinema Novo tivesse rosto este seria o de Hugo Carvana, morto hoy, aos 77 anos de idade.

   18. Em plenária realizada em seu comitê central de campanha, no bairro do Rio Vermelho na noite desta sexta-feira (3), o deputado estadual Marcelino Galo (PT) convocou a militância e apoiadores a intensificar o corpo-a-corpo e o debate com os amigos e familiares para garantir a vitória de Rui Costa, Dilma Rousseff e Otto Alencar neste domingo (5). 

   19. A candidata ao senado federal, Eliana Calmon (PSB), estará às 9 horas deste domingo [05.10] exercendo seu papel de cidadã no colégio eleitoral da Associação Atlética da Bahia na zona 1, seção 340º, localizada na Rua Barão de Itapoan, 218 - Barra. Eliana estará acompanhada por políticos da coligação “Coragem para Mudar a Bahia”, advogados e assessores de campanha.
20. Os moradores do Alto do Cabrito ganharam na noite desta quinta-feira (02) uma nova opção de lazer: a Praça Bela Vista. O prefeito ACM Neto inaugurou o novo espaço na companhia de uma multidão de moradores, que fizeram de agradecer pessoalmente a entrega do equipamento​. A praça conta com duas áreas distintas devido à geografia do local. O espaço foi construído em uma área de cerca de 2 mil m² e o investimento foi da ordem de R$300 mil.

   21. As obras duraram cerca de dois meses e, de acordo com o presidente da Desal, Marcílio Bastos, a praça era uma demanda antiga da população, que se tornou realidade graças à sensibilidade do prefeito. “A área estava sendo ocupada irregularmente e existia a necessidade da população por um espaço de lazer. Logo a decisão do prefeito foi bastante assertiva ao perceber a carência do bairro e por promover a construção da praça”, afirmou.

   22. A praça conta com equipamentos para a prática de atividades físicas, além de brinquedos infantis voltados para crianças de até cinco anos e espaço para apresentações culturais. Antes do Alto do Cabrito, Retiro, Santa Mônica e Bairro da Paz também ganharam praças com estruturas parecidas. Os equipamentos foram todos fornecidos pela Desal. “Dessa forma, reduzimos os custos da obra e também economizaremos com a manutenção”, ressaltou Bastos.