Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ELEIÇÕES 2014: Reta final chega polarizada e Rui foca mais na capital

Veja onde votam os candidatos e a situação dos majoritários a governador e ao Senado no comentário de Tasso Franco
02/10/2014 às 14:45
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A dois dias das eleições - a clássica reta final - para o governo da Bahia, Senado e representações na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa os candidatos a majoritária, especialmente os dois que polarizam a disputa, Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT) houve uma alteração na estratégia petista, o qual optou por desacelerar a campanha no interior desde a última segunda-feira, concentrando esforços nos debates (TVs Aratu e Bahia) e com reuniões e caminhadas na capital. 

   2. Já Souto, manteve a mesma pegada no interior, e intensificou mais visitas nas regiões do Extremo-Sul e Norte do Estado nos confins da Bahia; e na região de Itiúba. Souto teria delegado - por assim dizer - aos prefeitos ACM Neto, da capital, e a José Ronaldo, de Feira de Santana, os cuidados com esses dois grandes centros urbanos e suas regiões metropolitanas, onde estaria mais forte. 

   3. Já o governador Jaques Wagner, até em função da ausência de Lula e Dilma na Bahia, os quais estão concentrados no eixo Sul/Sudeste onde Marina estava mais forte, cuidou da capital inaugurando uma série de obras nos últimos dias - viadutos, praças, centros médicos e outros. 

   4. Agregado a Salvador está a Região Metropolitana com 12 municípios, o que representa no seu conjunto algo em torno de 22% a 25% dos votos totais do pleito. Rui ainda vai a Camaçari, reduto petista, porém, com prefeito em desgaste; e também a Lauro de Freitas, hoje, reduto pepista, mas, onde o prefeito não está envolvido de corpo e alma na campanha. 

   5. Souto também passará por esses centros e já esteve em Candeias, Madre e Vera Cruz/Itaparica. Sinaliza-se, na RMS (exceto Salvador) uma disputa muito forte entre Souto e Rui. 

   6. É também nesta região, especialmente na capital, que a senadora Lidice da Mata (PSB) tem seu maior eleitorado ainda que, por indicadores de estudos internos, tenha caído diante da polarização DEMXPT. Ademais, na outra Região Metropolitana do Estado - Feira de Santana - a senadora pontua bem abaixo do que se esperava. 

   7. Mas, é até compressível, primeiro diante do "trator" que passaram em cima de alguns dos seus municípios; e segundo pela escassez de condições materiais de sua campanha.

   8. Diria mais: nem quando houve aquela empolgação inicial por Marina Silva diante da morte de Eduardo Campos, Lídice conseguui sensibilizar o eleitorado baiano, de resto, muito espalhado num estado do tamanho da França, com muitas comunidades rurais e o assentamento de uma política estruturada há anos com base no antigo "carlismo" e em forças da oposição do antigo MDB e do PT. Não foi à toa que Wagner se socorreu com Otto Alencar e outros para desmanchar esse esquema.

   9. Os outros candidatos a governador cumprem seus papéis dentro das limitações de suas campanhas e dos seus partidos. Quem hoje tem a melhor visibilidade é Marcos Mendes (PSOL) e cresceu aos olhos da opinião pública mais esclarecida diante de suas posturas nos debates, com posições muito firmes. Resta saber se essa conduta vai redundar em votos. Talvez se fosse menos enfático, ou radical, pudesse amealhar mais votos. 

   10. Renata Mallet (PSTU) fez uma campanha muito modesta e suas bandeiras sequer foram conhecidas nos grandes centros urbanos. E, Rogério da Luz (PRTB), parece-nos que sairá menor neste pleito diante do que se mostrou nos debates, incluindo o papel de coadjuvante.

   11. Para o Senado, campanha também está polarizada entre os candidatos do PMDB, Geddel Vieira Lima; e PSD, Otto Alencar. Tradicionalmente na Bahia, há 28 anos, o senador eleito é aquele ligado ao governador eleito. Ou seja, quem puxa a eleição do senador é o governador. Até então, pelas pesquisas, Geddel segue um pouco à frente de Otto e está é uma eleição que será decidida neste compasso.

   12. Há de se dizer, ainda, que, até então - faltam dois dias para o pleito e o dia da eleição é vital - a campanha presidencial não alterou ou influcneiou decisivamente a campanha na Bahia, tanto que Souto está á frente de Rui (Ibope 43%x27%) e Dilma está á frente de Aécio (Ibope 55%x11%), fato que também ocorre em São Paulo e no Paraná.

   13. Ademais, o debate nesta noite na Rede Globo para milhões de brasileiros entre os candidatos a presidente pode ser vital para Marina Silva e/ou para Aécio Neves, uma vez que Dilma está bem à frente. Que ninguém duvide de uma virada de Aécio sobre Marina; ou que tudo fique como está e Marina enfrente Dilma no segundo turno. 

  14. Pelo DataFolha, Dilma segue com 40%; Marina 24% e Aécio 21%. Ou seja, empate técnico entre Marina e Aécio, o mineiro crescendo em Minas e SP. Campanha emocionante como há muito tempo não havia no Brasil.
                                                         ***
  15. O Tribunal Regional Eleitoral, através do Juiz relator Márcio Reinaldo Miranda Braga,  concedeu direito de resposta, nesta quinta-feira (02), ao candidato ao governo Rui Costa (PT, na próxima edição da revista Veja, reconhecendo em sua decisão que “faltou cuidado básico em apurar os fatos que envolvem a denuncia relatada por Dalva Sele Paiva, ex-presidente do Instituto Brasil”.

   16. O juiz disse estar “convencido de que, neste particular, a representada violou as disposições contidas na artigo 58 da Lei das Eleições e, por tal, motivo, deve ceder espaço para regular exercício do direito de resposta”.

   17. O juiz Márcio Reinaldo Miranda Braga entendeu que houve  “uma maquinação criminosa que ainda será objeto de investigação pelos órgãos competentes apresentada em clara associação à figura de Rui Costa”.

  18. Utilizada por mais de 130 mil contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na Bahia, a Escrituração Fiscal Digital (EFD) terá uma importante novidade a partir de 2016: a obrigatoriedade da inserção do Registro de Controle da Produção e Estoque (RCPE), através do Bloco "K". 

   19. Esse tema, e a portaria 196/14 publicada pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), que regulamenta as informações sobre incentivos fiscais na Escrituração, serão apresentados no Seminário “Novidades da EFD”, agendado para o dia 15 de outubro, das 8h30 às 12h30, no auditório da Fieb - Federação das Indústrias da Bahia.

   20. O evento, organizado pela Sefaz-Ba e pela Fieb em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e o Sescap Bahia (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), é voltado para empresários e profissionais das áreas fiscal e contábil de empresas industriais ou equiparadas. As inscrições são gratuitas e estão limitadas à capacidade do auditório. 

   21. Quem quiser participar, deve enviar mensagem para sefazb@gmail.com ou então confirmar presença pelo telefone (71) 3115-8763. Será necessário fornecer as seguintes informações: nome completo do participante, empresa, função e telefone de contato.

   22. A primeira palestra do dia, sobre a obrigatoriedade do Registro de Controle da Produção e Estoque (RCPE) na EFD, será apresentada pelo auditor fiscal da Secretaria de Estado de  Fazenda de Minas Gerais, José Eduardo Franca Neto, especialista no assunto. 

   23. Sobre a portaria 196/14, falará o auditor fiscal da Gerência do Setor Indústria e Comércio Exterior (Geinc) da Sefaz-Ba, José Alberto Reis Sampaio. Ao final das apresentações, haverá espaço para perguntas e respostas, com a presença dos palestrantes e técnicos das Secretarias de Fazenda dos Estados e da Receita Federal do Brasil.

   24. Em uma semana aconteceram dois assaltos a mão armada no Morro do Gato, Barra, bandidos tomando a força veiculos de moradores, isso sempre ou pela manhã cedo quanto as pessoas estão saindo dos prédios; ou por volta das 20h/21h quando estão chegando do trabalho. 

   25. As Ruas Guadalajara e Amilcar Falcão viraram pontos de assaltantes e ladrões de celulares e outros. Várias pessoas já foram assaltadas em pleno dia por motociclistas que abordam os moradores e tomam bolsas e celulares.

   26. Ontem, uma médica moradora da Mansão Rescala foi assaltada por dois bandidos que elvaram seu gol, bolsa e outros pertences. A senhora só teve tempo de retirar um filho menor do carro e postou ao chão chocada.

   27. A Policia não faz rondas nesse local e inúmeros pedidos e apelos já foram feitos. Os moradores também estão pensando em colocar placas avisando que essas ruas são locais de assaltos.

   28. Sabe aquele benefício que a presidente Dilma deu para a conta de luz dos pobre e que nada resolveu? Vai custa R$60 bilhões e os consumidores é que vão pagar e caro. É só passar a eleição que a bomba vem aí.

   29. Outra coisa: como é que um ministro de Fazenda (demissionário, praticamente), Guido Mantega, anuncia um aumento de gasolina faltando três dias para uma eleição presidencial. Ora, aos olhos de qualquer leigo, isso significa que Mantega, diante da decisão da presidente já anunciada de público de que ele não será mantido como ministro, fez uma retaliação.

   30. Que o reajuste dos combustíveis é esperado isso todo mundo já sabe. Agora, um ministro falar isso sem a menor referência de data, "vai ser até o final do ano", só pode ser pra chatear Dilma e, claro, prejudicá-la na eleição. É o chamado "fogo-amigo".

   31. Há um revanchismo da OAB/DF com Joaquim Barbosa em negar-lhe o direito de ser advogado. A OAB, tme tese, deve se comportar como uma entidade acima desse tipo de comportamento.

   32. Dizer que Miriam Belchior, ministra do Planejamento, vem para o comício de Rui em Camaçari faz uma grande diferença se fosse Lula.

   33. Vários carros de som de um deputado de Feira levava também uma gravação do prefeito Zé Ronaldo pedindo votos para Paulo Souto e Geddel Vieira Lima.

   34. Maria Rita da OSID embarcou hoje para Roma levando consigo o filme sobre Irmã Dulce. Vai entregar pessoalmente ao papa Francisco.

   35. Foi assaltada a casa de vinho da deputada Graça Pimenta, em Feira de Santana.

   36. O Vitória é, realmente, um time surpreendente: fez uma boa partida contra o Nacional de Medelin, jogando em Medelin, na Colômbia.

   37. Agenda de Rui Costa para dia 3, sexta-feira, manhã - 08h – Caminhada da Fé – Bairro do Bonfim – Salvador (Concentração no Largo dos  Mares); 11h -  Caminhada 13 na Baixa dos Sapateiros – Salvador (Concentração no Aquidabã); à tarde, 15h -  Caminhada 13 em Cajazeiras – Salvador (Concentração a partir das 14h em frente ao Atacadão).

   38. No próximo domingo (5), o candidato ao governo pela Coligação Pra Bahia Mudar Mais vota às 10 horas no Colégio Duque de Caxias, no Bairro da Liberdade, segunda seção. Depois, acompanha o pai, Sr. Cloves, para votar no Colégio Getúlio Vargas, no Rio Vermelho (Zona 7 – seção 0122. 

   39. No próximo domingo (5), o candidato ao Senado pela coligação "Pra Bahia Mudar Mais", Otto Alencar (PSD), vota na escola Carneiro Ribeiro, às 8h, no município de Ruy Barbosa. Após a votação se desloca para Salvador.
40. A Coligação “Unidos pela Bahia” promove encontro com as mulheres baianas, nesta quinta-feira (02), a partir das 18 horas, no Hotel Fiesta. O prefeito de Salvador, ACM Neto, falará da importância da mulher na política e será o único homem presente no evento.
 
   41. A necessidade de reunir mulheres formadoras de opinião da capital baiana se deu pela proximidade do momento de decisão por uma transformação no cenário político na Bahia e no Brasil. Maioria do eleitorado no estado da Bahia, as mulheres representam 52% dos baianos que vão às urnas.  Com o poder do voto nas mãos, elas se interessam cada vez mais por assuntos políticos.
 
  42. Com o objetivo de divulgar e debater temas para a defesa das baianas, Rosário Magalhães, Isabel Souto, Alessandra Vieira Lima e Lídice Góes levam palavras motivadoras às convidadas do encontro na capital baiana. Também vão participar do evento, candidatas e lideranças comunitárias.

  43. O candidato a governador, Paulo Souto (DEM), da coligação “Unidos pela Bahia”, faz carreata em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, na manhã desta sexta-feira (03). Pela tarde, Paulo Souto participa de carreata em Jacobina, às 14 horas. Depois, o candidato visita Capim Grosso, às 15h30, Ponto Novo, às 16h30, e Filadélfia, às 17 horas. Á noite, Paulo Souto finaliza suas atividades políticas em Itiúba.