Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DENÚNCIA do Instituto Brasil em VEJA pôs campanha de Rui na defensiva

A presidenta Dilma, candidata à reeleição, estará em Feira nesta quinta-feira (25) onde participa de caminhada ao lado dos candidatos Rui Costa (governador) e Otto Alencar (senador)
24/09/2014 às 10:20
 1. As denúncias publicadas em Veja sobre prováveis desvios de recursos por políticos do PT da Bahia, de acordo com o depoimento de Dalva Sele, ex-presidente da ONG Instituto Brasil, colocaram a campanha de Rui Costa, candidato a governador pelo PT e apontado por Dalva como beneficiário do esquema, já apelidado pela oposição como "Mensalinho Baiano", na defensiva. 

   2. Nessas últimas 72 horas, desde que a notícia foi veiculada por Veja/impressa e na edição on-line, os petistas não fazem outra coisa a não ser responderem que são inocentes e nada têm a ver com o Instituto Brasil.

   3. Luiz Viana Filho, o qual foi governador da Bahia e senador, dizia com sua saberia franco-barranqueira, que, na política, tudo que se tem de explicar sobre algum caso ou no rebate de uma denúncia, não é bom. 

   4. É o que se vê, na atualidade, diante da denúncia de Dalva: governador, candidato a governador, senador e deputados na defensiva respondendo as questões.

   5. Não se pode pré-julgar, nem inocentar. Cada qual que cuide de suas responsabilidades. No olho do furacão, Rui Costa, hoje, protocolou uma representação junto a Polícia Federal e a PGE para que apresse o depoimento em juizo da acusadora (Dalva Sele), o quanto antes, e assegura com todas as letras que nada tem a ver nem com Dalva; nem com o Instituto Brasil.

   6. Na própria sucessão de Wagner houve um caso, público e notório, envolvendo a compra da Refinaria de Passadena, nos EUA, pela Petrobras quando Sérgio Gabrielli era presidente da estatal. As investigações sobre Passadena e outros fatos ocorridos na Petrobras investigados pela PF (Operação Lava Jato) estão em andamento e a cada dia desgasta mais a empresa. 

   7. Depois que Gabrielli deixou a Petrobras, Wagner o colocou como secretário de Planejamaneot do Estado, e este se lançou pré-candidato a governador da Bahia. 

   8. Ora, no meio político, salvo o segmento petista o qual estava ligado Gabrielli, ninguém acreditava nesta candidatura. Não só porque Wagner já tinha um candidato "in-pectore"; como porque, se escolhesse Gabrielli ele teria que passar a campanha se explicando sobre Passadena.

   9. E aí volta-se a frase de Luis Viana Filho dando conta de que "tudo que precisa ser explicado", mesmo sem uma culpa definitiva em cartório (processo judicial encerrado) não é bom. 

   10. Por isso mesmo, quando, recentemente, num encontro de blogueiros com o governador perguntei sobre a provável escolha de Gabrielli para ser candidato a governador e o caso Passadena, ele apenas me olhou com a cara de quem diria (mas não disse), esse não dava.

   11. Faltam 11 dias para as eleições. O caso Dalva Sele não é determinante para a campanha, pois, as paixões estão estabelecidas, Paulo Souto, Rui Costa e Lidice da Mata - os três principais concorrentes - estão com seus eleitores praticamente consolidados. 

   12. Mas, ainda assim, só o fato do PT se encontrar num final de campanha na defensiva não é nada bom. 
                                                            ******
   13. O Deputado estadual Rosemberg Pinto, vice-presidente da comissão do Porto Sul na ALBA, comemorou a publicação da Licença de Instalação (LI) concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para as obras do Porto-Sul que será construído na cidade de Ilhéus. 

   14. Com as atividades estimadas para iniciar no ano de 2017, na primeira fase do empreendimento serão investidos R$ 2,2 bilhões do total de R$ 5,6 bilhões previstos. "Com esta liberação, o Estado pode iniciar as obras do maior empreendimento portuário em curso no país, que associado à Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) vai formar um dos mais modernos complexos logísticos do Brasil", destacou Rosemberg.

   15. O desenvolvimento socioeconômico dos pequenos municípios do Brasil foi acentuado nos governos de Lula e Dilma com o fortalecimento de programas e serviços para a população. 

   16. A declaração é do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) que, nesta terça-feira (23), em Santo Antônio de Jesus, apontou melhorias significativas como atuação dos projetos de luz e água para todos e do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que beneficiaram milhares de pessoas.

   17. A terceira edição do Prêmio Telefônica Vivo de Jornalismo Universitário no Brasil, lançado em agosto, prorroga o recebimento de trabalhos até 06 de outubro. A iniciativa, que estreou no país em 2012, contemplando estudantes de jornalismo e comunicação social (com ênfase em jornalismo), a cada ano agrega mais um estado brasileiro. 

   18. Agora, além de estudantes do Rio Grande do Sul e Bahia, alunos de universidades de Minas Gerais também podem participar. O projeto, realizado desde 2005 em outros nove países da América Latina onde a Telefônica atua, tem como objetivo reconhecer talentos e incentivar os futuros jornalistas no exercício da profissão.

   19. Paulo Souto está chamando Joaci Góes e Geddel Vieira Lima de companheiros - segundo sua assessoria.
 
   20. Tá um tititi danado sobre os ferries adquiridos pelo governo do Estado na Grécia. Como perguntar não ofende, quanto custaram os tais ferries?

   21. Essa só rindo. O deputado Isidório (PSC) abriu a sessão na Assembleia e pediu urgente que alguém o substituisse porque estaria com a barriga embolando.

   22. Choveu em Salvador, alagou. 

   23. A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, estará em Feira de Santana nesta quinta-feira (25) onde participa de caminhada ao lado dos candidatos Rui Costa (governador) e Otto Alencar (senador). O ato contará também com a presença do governador Jaques Wagner e os candidatos a deputado.

   24. Segundo o presidente do PT e coordenador da campanha de Dilma na Bahia, Everaldo Anunciação, a concentração será às 10h na Praça D. Pedro I (antiga Praça Nordestina) e a caminhada começa às 11h seguindo pela Avenida Nosso Senhor dos Passos e depois Av. Getúlio Vargas onde será encerrada defronte ao SAC, com pronunciamento de Dilma.    

   25. E eu nem sabia que Everaldo era coordenador da campanha de Dilma na Bahia. Pensei que era Wagner.

   26. Ninguém se surpreenda com esses nomes na Assembleia, em 2015: Gika, Militão, Robinho, Manassés.

   27. Onde tem um pet-shop na Bahia tem uma placa de Ana Rita, candidata a deputada federal. Tá certa. Pegou um nicho e pode se dar bem.

   28. A chuva e o vento fizeram um estrago enorme nas placas dos políticos na Paralela.

   29. Os 74 residentes do Abrigo D. Pedro II, na Cidade Baixa, participam das comemorações da Semana do Idoso, que começa nesta quarta-feira (24) e prossegue até o próximo dia 1º. 

   30. A abertura acontece às 9h, com a realização de uma missa na capela do Abrigo e, a partir das 10h, haverá uma representação teatral intitulada “A Escolinha da Alegria”, em homenagem ao programa do humorista Chico Anísio. Durante o turno da tarde, serão promovidas atividades físicas.

   31. Na quinta-feira (25), os idosos seguem viagem ao Hotel Fazenda Villa Rial, em Cachoeira, onde vão desfrutar de passeios de charretes, pescaria e programação musical, além de terem contato com as produções da fazenda, com retorno ao Abrigo no sábado (27). 

   32. Na segunda-feira (29), a programação será retomada com uma manhã de beleza, que engloba corte de cabelo, manicure, dentre outros serviços. À tarde, vão assistir a uma palestra sobre Direitos e Deveres da Pessoa Idosa.

   33. Devagar com os velhinhos.

   34. O filme sobre a irmã Dulce está pronto e dizem que é bueno.

   35. Camarada foi preso em Barreiras de bike. Só que estava peladão.

   36. Nem de lupa se acha um deputado na Assembleia.
37. Visando a erradicação dessa doença que é transmitida através da saliva de animais infectados, o Centro de Controle de Zooneses (CCZ), da Secretaria Municipal da Saúde, inicia nesta quarta-feira (24) a campanha de vacinação antirrábica nos distritos sanitários do Subúrbio Ferroviário e Itapagipe, quando os moradores poderão levar seus cães e gatos para serem imunizados nas unidades volantes. A ação seguirá nessas áreas até a sexta-feira (26).

   38. Já entre os dias 1º e 3 de outubro serão contemplados as comunidades pertencentes aos distritos São Caetano/Valéria e Liberdade, e assim sucessivamente. Todos os 12 distritos sanitários da cidade serão contemplados, com calendário ainda a ser divulgado. 

   39. A meta é imunizar pelo menos 130 mil cães na capital durante a campanha que será finalizada no dia 7 de novembro. Desde 2004, Salvador não registra casos de raiva humana.

   40. Tatiana Paraíso tá numa placa de propaganda eleitoral com longos cabelos entre João Durval e Marina Silva. Causou.