Estão abertas as inscrições para o “III Fórum de Relações Trabalhistas do Estado da Bahia”, promovido pelo Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba)
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A pesquisa Ibope/Rede Globo divulgada nesta quarta-feira, 3, mostra que a euforia com Marina Silva, candidata do PSB, ainda não acabou (ele subiu de 29% para 33%), mas, também revelou que a presidente Dilma reage se mantendo no páero com firmeza, ao subir de 34% para 37% nas intenções de votos, diminuir sua rejeição de 36% para 31%; e ter melhorado a avaliação do seu governo (ótimo/bom) de 34% para 36%.
2. Veja também que, na hipótese de um segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PSB ganharia a eleição (se fosse hoje) com 46% contra 39% de Dilma, uma diferença de 7 pontos. Na pesquisa anterior, a diferença era de 9 pontos para Marina.
3. Evidente que, tudo ainda está na margem de erro, até um empate técnico entre Dilma 37% (35%/39% na margem de erro) e Marina 33% (35% a 31%), porém, como o governo Dilma está melhor avaliado, a tendência é de uma reação da presidente.
4. Outro dado que pode ser considerado expressivo é a queda de Aécio de 19% para 15% e a subida de Marina de 29% para 33%. Ao que tudo indica, os eleitores de Aécio já estariam praticando o voto últil e descarregando seus votos em Marina. Uma ganhou 4 pontos e o outro perdeu 4 pontos. A pesquisa não é assim linear e há outros fatores. Mas, isso é sintomático.
5. Na pesquisa DataFolha os números são parecidos: Dilma tem 35%; Marina 34% e Aécio 14%. A diferença é que, neste instituto, a euforia por Marina cessou. O DataFolha mostra (o que o Ibope também revela) um crescimento de Dilma, em 1%; enquanto Marina, a qual havia crescido 13 pontos na pesquisa anterior (14/15 de agosto) estancou e ficou com os mesmos 34%; Aécio oscilou para baixo apenas 1 pontos de 15% para 14%.
6. O DataFolha também mostra queda de Marina numa eleição de segundo turno com Dilma, ela que já teve uma diferença de 10 pontos (50x40) e agora são 48x41, apenas 7%. Número idêntico ao do Ibope.
7. Isso tem alguma coisa a ver com a sucessão estadual da Bahia? Sem dúvida.
8. O que se depreende, como já disse o governador Wagner, é que Rui Costa (PT) tem uma candidata a presidente disputando a eleição pra valer, agora, reagindo a Marina; enquanto Paulo Souto (DEM) fica sem um palanque a presidente.
9. Para Rui é importante na medida em que pode continuar prometendo o que já promete e isso sensibiliza o eleitor, fica pelo menos a perspectiva de que poderá realizar. O caso de Lidice é mais complicado, pois, se ainda não tinha sido beneficiada sequer com a euforia do eleitor em torno de Marina, agora, ela parando de crescer e se estabilizando na disputa, Lídice tende a ficar no mesmo patarmar em que se encontra diante das limitações que sua campanha enfrenta.
10. O governador Wagner continua mais otimista do que nunca na vitória de Rui e numa virada diante Souto. Hoje, salvo a declaração estilo Brizola destacando que "Souto é funcionário da familia ACM", revelando uma certa apreensão do governador, senão beirando a desespero como diz Paulo Azi, mas, fora do contexto.
11. Ora, Souto nasce na politica pela liderança de ACM, isso é inegável. Da mesma forma que Rui, apesar de sua militância sindical no Copec e de ter sido vereador da capital, é cria de Wagner na politica estadual. Portanto, não há muito diferença entre Souto e Rui nesse aspecto.
12. Ademais, ACM escolheu Souto para ser governador, em 1994, do bolso do seu colete; da mesma forma que Wagner escolheu Rui, em 2014, do bolso do seu colete. A diferença foi que o PT criou uma disputa aparente entre Pinheiro, Gabrielli, Caetano e Rui quando todo mundo sabia que o nome escolhido por Wagner (o que valia) era Rui. Como foi.
13. Mas, a politica é assim mesmo. Todo mundo fala em alto nível no inicio do processo eleitoral e do meio pro final, quem quiser preservar suas canelas que ponha protetores. Marina já está recebendo caqueiradas de todos os lados e Souto que prepare seu gibão de couro.
**********
14. Para discutir as tensões históricas entre israelenses e palestinos, a UNEB (Universidade Estadual da Bahia) promove o debate “Palestina, guerra ou massacre?”.
15. O evento, que acontece a partir das 15h do dia 4 de setembro, no teatro da instituição de ensino, conta com mesa redonda composta pelo embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, da presidente do Conselho Mundial da Paz (CMP), Maria do Socorro Gomes, e da representante da Fundação Maurício Grabois (FMG), Olívia Santana.
16. O presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira, e o chefe de gabinete, Luís Telles, garantiram hoje (03) ao deputado estadual Zé Raimundo e ao vereador Fernando Jacaré o atendimento à reivindicação da obra para complementar o esgotamento sanitário do bairro Morada Real. O edital será lançado nos próximos dias.
17. A obra de complementação, no valor de R$ 1 milhão, cumpre o determinado na execução do PCA I de Vitória da Conquista, cujo convênio com o Governo Federal foi assinado por Zé Raimundo na sua segunda gestão como prefeito, possibilitando um salto de 50% para 90%, aproximadamente, em termos de ligações de esgotamento sanitário.
18. Professores e estudantes da rede estadual de ensino participam, nesta quarta e quinta-feira (03 e 04/09), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, de formação para uso da plataforma Geekie Games. Disponibilizada em parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a empresa Geekie, a ferramenta, que pode ser acessada no endereço www.geekiegames.com.br, vai auxiliar cerca de 550 mil alunos da rede estadual na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
19. Por meio de um simulado personalizado, a plataforma gera, automaticamente, um plano de estudo direcionado para o estudante. O estudante deve solicitar na direção da sua escola o link individual disponibilizado pela Geekie. Ele vai acessar, realizar o simulado e estudar de acordo com o material gerado, explica o gerente e coordenador do Geekie Games, Eric Hanai.
20. Depois de visitar as localidades de Nordeste de Amaralina, Valéria, Fazenda Coutos III e Ilha Amarela, o Castramóvel – serviço itinerante de castração de cães e gatos promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – está presente no bairro de Cajazeiras X. Iniciado na segunda-feira (1°), o atendimento está sendo feito na Unidade de Saúde da Família, localizada na Rua Ministro Apolônio Sales, Rua D, Quadra D, s/n, Setor 2, até o dia 1° de outubro.
21. Serão realizadas até 50 cirurgias gratuitas de castração de cães e gatos por dia, com o intuito de controlar da população desses animais. “Evitamos, assim, a transmissão de doenças aos humanos e conscientizando da importância do procedimento para a saúde do bicho”, esclarece o médico veterinário e chefe do setor de Vigilância Contra a Raiva do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aroldo Carneiro.
22. Estão abertas as inscrições para o “III Fórum de Relações Trabalhistas do Estado da Bahia”, promovido pelo Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), em parceria com o Sindicato das Santas Casas e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (Sindifiba). O evento servirá para aproximar a área privada do judiciário baiano, além de discutir inovações na legislação relativas ao direito do trabalho.
23. Durante o Fórum, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro no Mundo Plaza (Salvador), serão abordados temas como: quantificação da indenização por dano moral; indenizações por acidente de trabalho e doenças ocupacionais; configuração de grupo econômico; estabilidade para gestantes; adicional noturno, insalubridade e periculosidade; execução trabalhista, dentre outros.
24. A temporada do show 100 Anos Caymmi, realizada pelo grupo Matita Perê no Teatro Gamboa, em maio, foi inspiração para o minidocumentário Caymmi: 100 Anos em 15 Minutos, que será lançado no dia 4 de setembro, às 19 horas, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura – Salvador Shopping.
25. Além da exibição do vídeo, o evento contará com um pocket show do Matita, que também celebra 15 anos devotados à música brasileira. A entrada é gratuita.
26. Uma realização da produtora 3Teras, o minidoc conta em depoimentos a história do espetáculo, que foi elaborado em dois anos, e expõe o profundo sentimento que cada músico envolvido no projeto tem pelo gênio Caymmi. Naturalmente, o documentário também se envereda pela forma delicada e bela com que o Matita Perê vem se dedicando a um repertório nacional nestes 15 anos.