Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BARRA pode ser espelho para toda cidade do Salvador, por TASSO FRANCO

Que bom para a cidade. É pena que governador e prefeito não estejam se entendendo. Mas, até que essa "briga" tem ajudado Salvador a sair do buraco.
21/08/2014 às 23:25
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O prefeito ACM Neto inaugura sua primeira grande obra na capital depois de 1 ano e 8 meses de governo, com a remodelagem da Barra (orla e transversais) trecho que vai entre o Porto e as proximidades do antigo Barravento. 

   2. Os seus adversários políticos dizem que é obra pra turista, o que é uma imensa bobagem, porque a Barra é o bairro nais charmoso da cidade, nesse espaço nasceu os primórdios do que seria a capital do Brasil na época da Colônia (Caramuru, 1510; e sede da Capitania Hereditária, 1534) e se tem um lugar que todo mundo curte - preto, pobre, baiano rico, rastafari, amarelo, mameluco, gente do interior, mendigos, malucos belezas, surfistas, periguetes, turistas pobre e ricos, etc - é a Barra.

   3. Óbvio que a Prefeitura é pra trabalhar por toda cidade. Mas, ninguém vai a Londres pra curtir Hendon; nem vai ao Rio de Janeiro para passear em Acari. O (a) camarada vai a Londres para ir a Picadily e vai ao Rio pra andar em Copacabana. Faz parte. Quem anda por Copacabana, gente de todo o Brasil e do exterior, fica rico por alguns momentos, sonha em ter um apartamento por alí, curte o mar, a natureza e volta pra casa alegre e feliz da vida.

   4. Na Barra também é assim. Hoje mesmo tinha uma galerinha da gloriosa Alagoinhas curtindo o Porto da Barra, andando pela nova alameda e fazendo selfies e videos. 

   5. Evidente, também, que o prefeito Neto está preocupado com o restante da cidade e o governo do estado tb tem investido bastante na capital, com recursos federais, isso pouco importa, mas, o importante é elevar a autoestima da população de Salvador que estava em baixa desde o tsunami João.

   6. Salvador, ainda assim, é a capital mais atrasada do país. Recife tem metrô desde final da década de 1970 e no Rio quem mija na rua paga uma multa e pode ser até preso. Em Brasília, pisou na faixa de pedestre o carro para e em Curitiba andar de ônibus faz-se com algum prazer e os deslocamentos são rápidos. 

   7. Em Salvador, nem é bom pensar nesses aspectos, ainda, porque aqui todo mundo acha que pode fazer o que deseja. Felizmente tá mudando pra melhor.

   8. Agora mesmo foi aprovada e sancionada uma lei que prevê multa de até R$1 milhão para quem danificar o patrimônio público e a PMS adotou tolerância zero para motoristas que colocam veículos sobre as calçadas. 

   9. Essa nova Barra que se inaugura pode servir de exemplo (de espelho) para a cidade, o mesmo acontecendo em São Tomé de Paripe, na Ribeira, Itapuã, Tancredo Neves e onde for. A ordem, a disciplina vale para toda cidade. 

   10. Vou dar um exemplo aqui, rapidinho: recentemente estive em Montevidéu, Uruguai, país vizinho. Pois bem, lá, os motoristas de ônibus têm os caixas ao seu lado, dinheiro à mostra. A pessoa entra no ônibus ele cobra, dá a moedinha de troco, v tira um tiquete eletrônico e pronto. Não há assaltos a ônibus e quem controla o caixa é o próprio motorista. 

   11. Quem tem card é só passar o cartão na leitura óptica e ok. Há uma confiança passageiro, empresa e empregado.

   12. É isso. São esses pequenos detalhes que a nossa querida Salvador ainda tem muito que caminhar. Não há dúvida de que, com o governo ACM Neto deu-se uma reorganizada na cidade, Wagner tem ajudado muito na mobilidade urbana (é pena que estejam brigados nesse momento da politica) e está tudo melhorando. 

   13. Ainda, óbvio, há muito o que avançar e esperamos que avance ainda mais.
                                                                   ****  
   14. Na inauguração das obras da Barra parte da Prefeitura está envolvida na operação, com servidores monitorando o trânsito e transporte público até o ordenamento e segurança para garantir o conforto de moradores e visitantes durante o final de semana. 

   15. A Guarda Municipal estará de prontidão desde sexta-feira com cerca de 150 homens por dia nas barreiras de acesso e no patrulhamento preventivo, em apoio à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Transalvador. 

   16. A partir das 16h de sexta, a Banda da Guarda animará com canções populares a caminhada que vai oficializar a inauguração da nova Barra, com a presença do prefeito ACM Neto e outras autoridades, indo do Porto até o Farol.
 
   17. A Semop contará com dez equipes com cerca 380 fiscais trabalhando das 8h às 22h, em postos móveis e barreiras situadas em pontos estratégicos, para coibir possíveis irregularidades praticadas por vendedores ambulantes. 

   18. Apenas vendedores de água de coco e baianas de acarajé licenciados estão autorizados a trabalhar no trecho entre o Barra Center e o Porto da Barra. A Semop assegurou ainda a revitalização de toda iluminação, passando a ser em LED, com monitoramento em tempo real do funcionamento das luminárias.

   19. A Limpurb disponibilizará 38 sanitários químicos para os três dias de festividades, além dois conjuntos de banheiros em contêineres, dispostos na Rua Marques de Leão. Os contêineres são climatizados e contêm seis cabines de banheiros, com ligação de água e esgoto. 

   20. Para a coleta de lixo e limpeza em geral da região, estarão envolvidas 84 pessoas, grupo que conta com chefes de operação, agentes de limpeza, motoristas, entre outros profissionais.  Serão empenhados três carros de apoio para varrição, quatro caminhões-pipa, dois caminhões e seis compactadores.

   21. A SMS colocará de prontidão duas ambulâncias nesta sexta-feira, próximas ao Farol, das 16h às 22h, para garantir o atendimento rápido a eventuais casos. No sábado, duas ambulâncias estarão no local a partir de 7h, sendo que uma acompanhará o passeio ciclístico a partir das 8h30, partindo do Farol. No domingo, uma ambulância estará disponível das 8h às 12h, também no Farol da Barra.

    22. A Transalvador fará o monitoramento do trânsito da região, com o mesmo padrão dos demais dias. Serão 16 agentes em serviço durante os eventos de abertura da nova Barra que vão acontecer até o domingo, atuando nas barreiras montadas nas áreas de acesso limitado e no ordenamento das áreas de estacionamento.

   23.  Já no dia a dia, a região deverá contar com o trabalho de dez agentes de trânsito, divididos em dois turnos.
                                                                 
   24. Oxalá que todo final de semana seja assim.
                                                                 ********
   25. O pastor Sargento Isidório disparou em seu discurso, nesta semana, na Assembleia Legislativa, que duvida que o ex-candidato à Presidência Eduardo Campos tenha dito alguma vez que apoiava o casamento de homossexuais. “Pode ter havido algum erro de sua assessoria. 

   26. Não acredito que ele tenha dito isso, até pelo fato de ter se unido na política a uma evangélica”, afirmou, referindo-se a Marina Silva.

   27. Isidório aproveitou o tempo no Plenário para homenagear Campos, destacando especialmente sua trajetória de sucesso na política, seu comprometimento com o Governo de Pernambuco e a condução de sua família, digna de exemplo à sociedade. 

   28. “Ele não diria disso, pela forma como demonstra ter construído uma família tão unida e por haver tantos outros temas que ainda precisam continuar avançando nos debates e nas soluções, como a problemática das drogas, especialmente o crack”, completou.

   29. Excelente o artigo de Zulu Araújo (A Tarde, hoy) sobre a morte do jovem Geovane Mascarenhas e o silêncio das entidades negras da Bahia e dos integrantes das entidades de direitos humanos. Zulu destaca: "Combativos companheiros de outrora assistem à covardia brutal do aparelho do estado, sem terem coragem sequer de darem uma palavra".

   30. Corretissimo. Na Assembleia Legislativa, por exemplo, deputados e deputadas que antes falam sobre os direitos humanos na Bahia ficaram mudos.

   31. É só aparecer um magistrado disposto a moralizar um ente como o Poder Judiciário da Bahia, caso do desembargador Eserval Rocha, e os mesmos de sempre começam a bombardeá-lo.

   32. Rui Costa passou 8 anos nos governos Wagner e só agora, dito que se for eleito, vai "transformar a Bahia em centro de referência na segurança". É dificil de acreditar. Mas, pode ser.

   33. A presidente da Petrobras, Graça Foster, doa imóveis aos filhos diante da ameaça do TCU de bloquear seus bens e do caso da compra da Refinaria de Passadena. Santo pai! A gente não sabe mais em que confiar. Yo fazia a mais fé nessa senhora.

   34. Sei não... tenho impressão (sem trocadilho) que a coleção encartada no Correio sobre Carybé tá mal impressa.

   35. Veja você! O secretário da Justiça da Bahia disse ao pai de Geovane (o jovem desaparecido e morto), o senhor Jurandy, que ele evite andar sozinho. 

   36. Pior do que essa só a volta de Ney Franco ao Vitória depois de, literalmente, ter dado uma "banana" à direção do clube (com todo respeito) indo ser técnico do Flamengo.

   37. Aí também é querer zombar com o nobre torcedor.

   38. Falar nisso, a lojinha "Leão Mania" no Salvador Shopping anda às moscas porque, como o glorioso "Leão" perde fora de casa e empata no Barradão, os torcedores deixaram de acreditar no time e também de comprar produtos relacionados.

   39. Certo fez Romangnoli. Já pensou o camarada foi campeão da Libertadores e ficaria sujeito a jogar num time que pode disputar a segundo divisão, em 2015. "El Pipi" se mandou.

   40. No mês em que faz 73 anos a Acbeu recebeu o Troféu Prime 2014, na categoria Cursos de Idiomas, reafirmando o reconhecimento da comunidade pelo trabalho que realiza na Bahia. 

   41. A superintendente Athiná Leite, que recebeu o troféu na noite da última quarta-feira, 20, em cerimônia no Unique Eventos, ressaltou a importância do prêmio, cujos vencedores, em 49 categorias, foram escolhidos pelo público através de votação via internet.

   42. O Bolsa Família Móvel, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), estará presente em duas localidades nesta sexta-feira (22, das 9 às 16h. 

   43. Na Caixa D’Água, os técnicos realizarão os atendimentos, na Creche Sonho Meu, localizada na Praça João Guilherme da Rocha Barros. Em Nazaré, a população do bairro terá acesso ao serviço no Ministério de Ação Social Integrada (Mais), situado na Rua da Independência. 

   44. O serviço itinerante tem como intuito descentralizar a oferta dos serviços sociais à população, com atendimento nos bairros populares de Salvador. Na ocasião, os cidadãos podem tirar dúvidas e realizar atualizações e inclusões cadastrais de beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
   45. Com 5,8 mil metros quadrados de área construída, a Estação Retiro do metrô de Salvador vai começar a funcionar nesta segunda-feira (25), a partir das 9h. O governador Jaques Wagner faz uma visita ao local, às 8h30, e entrega oficialmente a estação, que conta com elevadores, escadas rolantes e piso tátil.

   46. A operação do metrô de Salvador começou em junho desse ano. Atualmente, o transporte funciona gratuitamente, de forma assistida, das 9h às 16h, entre as estação.

   47. As obras do programa de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari estão a todo vapor. As equipes atuam em duas frentes de trabalho, uma na finalização das intervenções da via que possibilitará mais um acesso à cidade pela via Parafuso (BA-535) e outra no trecho que vai da ponte atrás da Escola Especial do CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança), até a ponte da rua Conquista, no bairro Recanto das Árvores.