A morte prematura de Eduardo Campos comoveu o país e revelou que ainda existem políticos de grande credibilidade
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A vida segue. A coligação PSB/Rede, de acordo com a lei eleitoral, tem dez dias para substituir o nome do ex-governador de PE, Eduardo Campos, morto hoje em acidente de avião na baixada santista. Sendo Marina Silva - hoje muito abalada com a morte do companheiro de chapa - a vice de Campos, natural que ela seja a escolhida.
2. Não diria que muda tudo. Mas, muda muita coisa. Marina é mais ousada, tem posições firmes sobre determinados pontos, fala mais diretamente ao eleitor e um patrimônio de 20 milhões de votos da última eleição. Recall que ainda está praticamente vivo. Só precisa de uns minutos na TV e pronto.
3. A dúvida é saber, se Marina for a ecolhida, se essa bolsa de votos permanece e como se comportará na disputa. De acordo com as pesquisas, parece consensual, Marina entra com uma força maior do que Campos e pode embaralhar tudo. Se a campanha, até agora, estava esboçando uma polarização entre Dilma (PT) x Aécio (PSDB), de acordo com as pesquisas, na base de 38x23 pontos (Ibope), e Campos lá atrás com 9%, Marina pode incendiar.
4. Numa pesquisa do DataFolha de abril último, quando o nome de Campos era substituido pelo de Marina ela atingia 27%, enquano Aécio tinha 16% e Dilma 39%. Ela estava bem comportada na posição de vice embora mantivesse suas posições contra aliança com o PSDB de Geraldo Alckmin, em SP.
5. Agora, não tem jeito, se for alçada a condição de candidata a presidente pode embolar tudo e o Brasil ter três nomes fortes na disputa.
6. Em certo sentido, isso também pode ajudar a candidatura da senadora Lidice da Mata a governadora da Bahia. Marina é mulher como Lidice e teria esse novo apelo. Uma coisa foi Marina ir com Lidice a Feira de Santana, na condição de candidata a vice e ser recebida por 50 pessoas; e outra coisa é ela na condição de candidata a presidente.
7. O momento ainda é de dor pela morte prematura de Eduardo Campos nesta tragédia. A vida politica, no entanto, segue adiante e esse é o quadro que se esboça.
************
8. “Cidade da Música expulsando a agropecuária do Parque de Exposições não existe. Tentar mandar a agropecuária para longe de Salvador é um crime. O Parque de Exposições é patrimônio da agropecuária”.
9. Assim reagiu candidato a deputado estadual Eduardo Salles (PP), ex-secretário estadual da Agricultura, diante da notícia publicada pela mídia de que o ex-secretário do Turismo, Domingos Leonelli, quer implantar a Cidade da Música no Lugar de Parque de Exposições.
10. “Ele mente e induz a senadora Lídice da Mata, pessoa íntegra e merecedora de respeito, a cometer essa injustiça”, dispara Salles.
11. Com a morte de Eduardo Campos a solenidade que aconteceria nesta semana na Assembleia para conferir a medalha 2 de Julho ao desembargador Eserval Rocha, presidente do TJ/BA, foi adiada.
12. As agendas do governador e dos candidatos a governador da Bahia também foram canceladas.
13. Como perguntar não ofende, por que a Babesp (DataNilo) não divulgou os números da sua pesquisa sobre os candidatos ao Senado? A empresa registrou essa intenção de votos no TRE.
14. A ver navios está a Baía de Todos os Santos com filas de navios esperando vagas nos portos de Salvador e Aratu. É o tal gargalo da logistica deficiente no Brasil que tanto os empresários se queixam.
15. O desaparecimento do jovem Geovane virou o caso Amarildo da PM baiana. Onde está Geovane? - que saber seus pais. No video hoje apresentado pela TV Bahia, um PM aborda o rapaz que conduzia uma moto, já com as mãos na cabeça, com tapas e pontapés. Uma coisa arrepiante, degradante. Estão sumidos a moto e o rapaz.
16. O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), manifestou imenso pesar pela morte trágica do candidato a presidência da República, Eduardo Campos (PSB). O parlamentar destacou a trajetória vitoriosa de Eduardo na política e as suas marcas administrativas em Pernambuco, quadro que ele pôde presenciar em visita oficial ao estado, junto a uma comitiva de parlamentares, em 2012, quando conversaram com o então governador.
17. “O Brasil perde um grande homem público. Tive a oportunidade de conhecer Eduardo Campos, e ele era um exemplo de político que inspirava a todos nós jovens, alguém que nos encorajava a acreditar na boa política. Trata-se de uma perda irreparável para a política brasileira”, destacou.
18. O deputado também lamentou a morte do amigo, o ex-deputado federal pelo estado de Sergipe, Pedro Valadares que era assessor do presidenciável.
19. Em nota, o PSB da Bahia, diz-se absolutamente consternado e perplexo com a tragédia que evolveu o nosso presidente nacional e candidato a presidente da República, Eduardo Campos e membros de sua equipe, declara-se em luto e suspende toda e qualquer atividade de campanha.
20. Os socialistas baianos tinham em Eduardo Campos não só um líder de grande sabedoria, apesar de sua juventude, mas um amigo querido que somente nos últimos meses esteve seis vezes na Bahia.
21. Nosso líder, nosso presidente, nosso candidato à Presidência deixa para cada socialista e também para todo povo brasileiro um legado de coragem, lucidez e competência que se confundem com a forma amorosa com que se relacionava com o Brasil.
22. Sua mensagem de esperança e fé no Brasil será a chama que iluminará para sempre os nossos passos.
23. Agradecemos as manifestações de solidariedade do governador da Bahia, dos demais candidatos ao governo e de todas as autoridades que dirigiram à nossa presidente Lídice da Mata mensagens solidárias e de conforto.
24. A presidente Dilma, em nota, disse que o "o Brasil inteiro está de luto; perdemos um grande brasileiro", sobre a morte de Campos. Os ex-presidentes Lula e FHC também se manifestaram.
25. A cerimônia de certificação dos 147 concluintes do curso do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) acontece quinta-feira (14/08), às 18h, no Centro Educacional Marquês de Abrantes.
26. Os estudantes serão certificados pelo IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), instituição responsável por ministrar as aulas.
Os novos profissionais realizaram cursos de auxiliar financeiro, de faturamento, de setor pessoal, operador de caixa, vendedor, agentes de gestão de residos sólidos, inglês e espanhol aplicado ao serviço turístico.
27. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia oferece 30 vagas para o curso de Recepcionista de Eventos, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em Porto Seguro.
28. O curso, que tem início marcado para 24 de setembro, integra o Programa Nacional de Ensino Técnico e Profissionalizante (Pronatec), fruto da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC). O programa foi criado em 2011 para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
29. Até o fim do ano, o Pronatec oferece diversos cursos gratuitos nas áreas de Cultura e Arte, especialmente moda, fotografia e eventos, na capital e no interior da Bahia.
30. O período de pré-matrícula para o curso de Recepcionista será nos dias 02 e 03 de setembro, no Centro de Cultura de Porto Seguro. Para ocupar as 30 vagas, os candidatos devem, obrigatoriamente, ter o ensino fundamental completo e a idade mínima de 16 anos.
31. As aulas terão início em 24 de setembro e vão até 2 de dezembro, com atividades de segunda à sexta, acumulando carga horária de 200 horas no fim do curso. A participação do MinC nas negociações das vagas do Pronatec faz parte das ações de integração de Educação e Cultura em diálogo com um conjunto de metas do Plano Nacional de Cultura (PNC, que prevê um aumento de 150% de vagas para essas áreas.
32. A candidatura da mulher do ex-prefeito João Henrique, a médica Tatiana Paraíso (PSL), foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com a assessoria do órgão, a candidata à vaga de deputada federal não entregou toda a documentação exigida pelo tribunal.
33. O mesmo aconteceu com Jutai Ribeiro Santos (PSL), Aline Capistrano dos Santos (PSL) e Joelma Santana Santos (PSB), da coligação "Um Novo Caminho para a Bahia", que disputavam vaga ao cargo de deputado estadual.
34. De acordo com acórdão do TRE, os postulantes foram informados das pendências e não regularizaram a situação. Tatiana Paraíso deixou de apresentar uma Certidão da Justiça Federal de 1º Grau, não comprovou a quitação eleitoral e não entregou a declaração de bens assinada.
35. Já Jutai Ribeiro e Aline Capistrano deixararam de comprovação a quitação eleitoral e Joelma Santana não apresentou prova de filiação partidária e não assinou a declaração de bens
36. Sonhos, Planos e Viradas” é o tema da palestra do diretor-geral de comunicação da Rede Globo, Sérgio Valente, palestrante convidado para a Aula Magna Unijorge do semestre 2014.2.
37. O evento acontece nesta segunda-feira (18), às 9h30, no auditório Zélia Gattai, campus Paralela, e terá transmissão gratuita e ao vivo em link que será disponibilizado no site da instituição.
38. A atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma troca de experiência com profissionais de excelência. Nas edições anteriores, os alunos contaram com as palestras do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e da então ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon.
39. Nota do senador Walter Pinheiro: “Foi com perplexidade e tristeza que recebi a notícia do falecimento do amigo Eduardo Campos – uma amizade construída no Congresso, que passou para além da política. Quando ministro, foi um parceiro na área de Ciência e Tecnologia; no Congresso, um colega dos mais preparados para os grandes debates do País, como o pacto federativo.
40. Ficará entre nós o exemplo de sua liderança, espelhada em seu avô, e o respeito por um político que é da minha geração, imbuído dos mesmos princípios, compromissos e vontade de promover transformações através da ação política.