Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COMEÇOU a temporada de promessas ao nobre, querido e amado ELEITOR

A promessa faz parte da cultura politica brasileira e politico que não promete, não serve. Então, vamos acompanhar essa nova temporada que já em curso.
15/07/2014 às 09:39
 MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Passada a Copa do Mundo, as campanhas políticas ganharão mais espaços na midia nessa fase preliminar de visitas ao interior, até a chegada do horário eleitoral. Por enquanto, até que seja divulgada uma nova pesquisa, nada de novo no front. Os candidatos a governador da Bahia estão gastando sola de sapato, como se diz na política, inaugurando comitês e fechando alianças com as lideranças. 

   2. Há, no âmbito da candidatura de Paulo Souto (DEM), uma movimentação bem maior do que a que aconteceu em 2010. Segundo interlocutores do candidato, Souto se sente melhor amparado com o apoio estruturante de mais de uma dezena de partidos, e o PMDB, em especial, está dando uma maior sustentabilidade ao candidato (isso em relação a 2010) e tem a novidade que é o prefeito ACM Neto, hoje, fazendo o papel do avô ACM e dando suporte a Souto e a candidatos a deputados usando a sua imagem nas propagandas.

   3. Esse é um contra-ponto valioso a Rui Costa, o qual tem Dilma e Wagner dando-lhe suporte, além de Lula. Rui inaugura seu comitê na capaital na próxima sexta para oxigenar a campanha, virar noticia, uma vez que comitê torna-se letra-morta na maioria das campanhas, sobretudo depois que se inicia os programas eleitorais no rádio e na TV. Rui utiliza bem as redes sociais, mas, tem pouco mais de 5.000 seguidores no twitter. É nada.

   4. A senadora Lidice da Mata (PSB) faz o que pode. Tem pouco apoio politico, porém, tem densidade eleitoral sobretudo nas grandes cidades. O quanto pode alguns dos prefeitos do PSB estão sendo cooptados pela poderosa máquina. Lídice resiste. É boa política e difunde uma revolução na educação. Dificil acreditar nisso. Todo mundo que usa essa palavra revolução em algo nunca cumpre porque a dimensão da palavra é maior do que os atos. Mas, faz parte do processo. 

   5. Também já está em curso a safra das promessas. Político que não promete não serve. O povo adora promessas mesmo sabendo que a maioria delas nunca é cumprida e ai daquele que for a um município e não prometa. Na lógica da politica, uma coisa é a campanha; a outra o governo quando se chega ao poder. Aí as promessas são reavaliadas e faz-se o que se pode. Agora, sem promessas não dá.

   6. As promessas só não podem ser muito cabeludas. Vavá Lomanto entrou para o folclore da política baiana assim. Teve uma eleição, em Salvador, que Pedro Irujo prometeu um bondinho entre os Aflitos e a Liberdade, pela encosta. Ficou conhecida como a promessa do "bondinho voador". Nunca foi feita. Mas, o povo adorou.
                                                                   *****
   7. O deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN) reiterou hoje a inconstitucionalidade da Entidade Metropolitana, órgão criado pelo governo do Estado e cuja legalidade está sendo questionada pela prefeitura de Salvador no Supremo Tribunal Federal. 

   8. “Há uma clara ingerência do estado, com esta entidade, de querer interferir na administração e nos serviços que são prestados pelos municípios. A prefeitura de Salvador não aceita essa ingerência. 

   9. O estado querer regular os serviços públicos nos municípios que pertencem à Região Metropolitana é interferir diretamente na gestão destes municípios e atenta contra o princípio federativo”, defendeu Bacelar, apoiando integralmente a posição do prefeito da capital ACM Neto (DEM) de não participar da primeira reunião do órgão, nesta quinta-feira.

   10. “O governador Jaques Wagner diz ser um homem democrático, mas fez aprovar essa lei na Assembleia Legislativa usando o rolo compressor, sem promover a discussão no âmbito das comissões e, pior, sem consultar as prefeituras envolvidas.

   11. Promover o acesso a livros, cartilhas, cursos, oficinas e palestras sobre o meio ambiente nos locais de trabalho, estudo e convivência da população. Essa é a proposta da Sala Verde Itinerante, um projeto da Secretaria Cidade Sustentável (SECIS) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, que será lançado nesta terça-feira (15), às 19h, na primeira localidade a receber o projeto, a Sociedade 10 de julho, em Pernambués.

   12. Na cerimônia de lançamento, onde estarão presentes o secretário André Fraga, moradores do bairro de Pernambués e convidados, será realizada uma palestra sobre reaproveitamento de alimentos, ministrada pelo chef de cozinha Beto Pimentel. Até o dia 31 de outubro, a sala Verde itinerante percorrerá 13 localidades da capital baiana, promovendo suas atividades em associações de bairros, colônias de pescadores, terreiros de candomblé e outros.

   13. Blogueiros de Salvador estão preocupados com uma possível vitória de Paulo Souto ao governo do Estado temendo que fique DEM/DEM nos governos do estado e de Salvador, hoje, arautos contra a propaganda governamental. Imagina! Hoje, a PMS está devendo faturas há 6 meses e não paga. Alega problemas burocráticos. Os dois juntos vamos morrer de fome.

   14. Até o dia 25 de julho a Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás estará com inscrições abertas para a seleção pública voltada ao patrocínio de projetos culturais, sociais, esportivos, científico-acadêmicos e ambientais. Os interessados em concorrer podem consultar o Edital de Patrocínios 2014, que foi publicado em 10 de junho no site da empresa (www.bahiagas.com.br) e dispõe do valor global de R$ 700 mil. 

   15. A solicitação dos proponentes à Bahiagás não poderá ultrapassar a cota de R$ 80 mil.

   16. O Grupo dos Líderes Empresariais da Bahia realizará, durante o mês de julho, encontros com três candidatos ao Governo do Estado, para apresentação do “Plano de Governo” proposto por cada um deles durante seu mandato, caso sejam eleitos.

   17. Entre os candidatos, haverá eventos com a Senadora Lídice da Mata, do Partido Socialista Brasileiro (PSB); além de Rui Costa, do Partido dos Trabalhadores (PT); e Paulo Souto, do Partido Democratas (DEM).
 
   18. “O LIDE BA promove um debate a cerca dos Projetos de governo dos principais candidatos , procurando oferecer suas contribuições para que o Estado da Bahia ofereça um ambiente de negócios seguro e atrativo, no qual os Empreendedores Locais cresçam e diversifiquem suas atividades e também seja possível atrair novos Investimentos no Brasil e no exterior.”, afirma Mário Dantas, presidente do Lide Bahia.

   19. O público do evento é formado por associados e convidados do LIDE Bahia, incluindo os CEO’s das maiores empresas do Estado.

   20. Não dá em nada esses debates. Certa feita, o Lide sugeriu ao governo da Bahia não decretar horário de verão na Bahia. E foi decretado.
 21. A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa-BA) promoveu, no período de 05 a 14 de Julho, uma enquete que perguntou à população “Os 07 gols marcados na partida entre Holanda e Costa Rica, nos pênaltis, devem ser considerados como gols verdes?”.
 
   22. O resultado foi positivo para a natureza. Na consulta através do site da Secopa, 97 % dos internautas escolheram a opção que considera as marcações como Gols Verdes. E nas redes sociais da Secretaria, todos os comentários foram favoráveis.
 
   23. Com a decisão, o Programa registra um total de 32 Gols Verdes, o que corresponde a uma área equivalente a 32 campos de futebol ou 35.552 mudas a serem plantadas. São os sete novos Gols Verdes somados aos 24 registrados nas partidas e UM gol não válido marcado pela equipe francesa no dia 20 de junho, que já havia sido considerado pela Secretaria em caráter excepcional.  

   24. O ex-prefeito JH trocou os postes e luminárias da Avenida Garibaldi já no seu último ano de gestão, postes azuis com chapuletas azuis. Agora, troca-se tudo com postes brancos e chapuletas brancas. É brincadeira com o dinheiro público.