Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PROFECIA DO CAPITÃO DO TRI: Com oba-oba Brasil nunca mais será campeão

Argentina chega a final da Copa mostrando como se joga com seriedade, focada, com um esquema tático definido e seu dar chutões para frente perdendo a bola
09/07/2014 às 07:16
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O capitão da seleção do tri, Carlos Alberto Torres, em entrevista disse que, enquanto o Brasil continuar com oba-oba não será mais campeão de futebol. Isso já estamos falando neste BJÁ há algum tempo: pagode, cavaco, vampetaria, brincadeiras, crianças, fotos, é campeão, é campeão, a Granja Comary parecia o Sesc Piatã em dia de festa dos comerciários. 

   2. A Globo fez um Fantástico só com Neymar: a máscara de Neymar, o culto a Neymar, a paixão por Neymar, e a seleção entrou nessa a ponto de David Luiz entrar no Mineirão com uma camisa de Neymar em mãos. 

   3. Onde já se viu isso? Onde já se viu ganhar jogo com fan-fest, com hino, com reza? Futebol é em campo, nas quatro linhas, e Carlos Alberto está correto quando diz que o Brasil esqueceu de treinar, de ter um esquema tático, de olhar os seus adversários, e quando pegou a Alemanha, bem estruturada, focada, organizada, levou uma sova. 

   4. Um erro coletivo com doses de arrogância do técnico que, mesmo tomando 2x0 aos 10 minutos do primeiro tempo, só mexeu no time no segundo tempo.

   5. Carlos Alberto tem razão quando diz que futebol não se ganha com oba-oba, com festejos antecipados, com heroismos a cada jogo, com "monstros" em campo na classificação da crônica esportiva boboca e sim com disciplina, humildade, segredos de estado nas coisas táticas. 

   6. Alguém viu um treino da Argentina? Algúem viu o técnico da Holanda com propagandas de empresas nas costas e no peito? Alguém viu jogador da Alemanha mostrando a propaganda da cueca? Alguém viu jogador da Colômbia chegando na concentração montando em bicicleta do Itaú?

   7. No treino da seleção tinha dias que parecia pic-nic. Os jogadores paravam parte do treino para abraçar crianças, tirar fotos com familiares de crianças, dar autógrafos e assim por diante. No ônibus era o clube do pagode. Escolheram até uma música para embalar a seleção e Felipão foi cantá-la na TV. 

   8. Um cilma de oba-oba impressionante que, envolveu até a presidente Dilma, ela que é uma personalidade sempre discreta. Mas, coitada, influênciada pelos marketeiros de plantão postou o tois de Neymar, disse que ia ao Maracanã e que não temia vaias.

   9. A psicóloga encarregada de cuidar da cabeça dos jogadores, nunca se viu tanto choro numa seleção a ponto do capitão Thiago Silva se derramar em medo e lágrimas diante de uma cobrança de pênaltis contra o México, deu uma entrevista a Veja na semana da fatidica derrota para a Alemanha, o histórico 7x1. A doutora Regina Brandão, deitou falação dizendo que os brasis criaram uma casca de resistência a fraqueza do emocional.
  
   10. É isso. Palmas para o capitão Carlos Alberto Torres.
                                                     **************
   11. A Prefeitura Municipal de Salvador, através da Sucom, está partidarizando a fiscalização da publicidade e retirando indevidamente propagandas móveis legítimas (blimps) dos candidatos Rui Costa (governador) e Otto Alencar (senador), conduzidas em vias públicas por pessoas devidamente contratadas. 

   12. Quem denuncia é o presidente do PT e representante da coligação ‘Pra Bahia Mudar Mais’, Everaldo Anunciação.

   13. O petista explica que a propaganda eleitoral não depende de alvará ou licença prévia do Poder Público Municipal para veiculação em área privada, e que não há necessidade de licença prévia para a utilização de bandeiras, blimps ou cartazes ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos (conforme art.37, par. 2 e 6 da Lei n. 9.504/97).

   14. “A Bahia superou a época do coronelismo e do uso do poder público como meio de perseguição política, e é intolerável que a Prefeitura de Salvador, chefiada por um apoiador da candidatura de oposição, seja posta a serviço de interesses partidários, em uma verdadeira prática de crime eleitoral”, brada Anunciação.

   15. O representante da coligação "Pra Bahia Mudar Mais" garante ainda que continuará defendendo o livre exercício da democracia e a realização de eleições limpas, tomando as medidas judiciais necessárias que o grave fato exige. 

   16. “Estamos diante de um gritante ilícito eleitoral e da prática de improbidade administrativa, cometidos por agentes públicos municipais que não conhecem as fronteiras existentes entre o interesse público e o privado”, continua, assegurando que a Justiça Eleitoral será chamada a se manifestar sobre essa patente ilegalidade cometida, que visa prejudicar a liberdade de escolha dos eleitores.

   17. O juiz Francisco de Oliveira Bispo, auxiliar da propaganda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), determinou “a retirada de todas as placas indicativas de obras do governo do Estado da Bahia”. 

   18. A decisão liminar atende representação da coligação “Unidos pela Bahia”, liderada pela candidatura a governador de Paulo Souto, que denunciou afronta ao artigo 73 das Leis das Eleições (9504/97). O dispositivo legal proíbe publicidade institucional nos três meses que antecedem o pleito eleitoral.
 
   19. “Para favorecer seu candidato, o governo deu uma de gato mestre. Tentou burlar a legislação, apagando apenas a marca da administração estadual, quando deveria, como agora determina a Justiça, retirar toda a propaganda”, diz o presidente da coligação “Unidos pela Bahia”, José Carlos Aleluia.

   20. Segundo ele, as placas só podem ter dados técnicos. “O PT não têm escrúpulos. Mas, nós, da oposição, estamos vigilantes para recorrer ao TRE no caso de qualquer ilegalidade”.  

   21. Imagina-se que a seleção brasileira e a sua comissão técnica tenham visto o jogo Argentina x Holanda e de como se joga futebol com seriedade.

   22. A marcação da Argentina é quase perfeita. Mascherano comanda a saída da bola, olha, para, pisa na redonda e lança. Não dá um chutão, não perde um passe.

   23. Os técnicos da Holanda e da Argentina consultam seus auxiliares. Há uma comissão técnica em campo. No Brasil, Felipão age sozinho e Pareira nada diz, nem é consultado. 

   24. A corrida dos candidatos a governador e deputados na Bahia nos registros do TRE atinge a marca de gastos da ordem de R$170 milhões, o registrado. Ninguém pode falar de pobreza nesta campanha.

   25. Na propaganda do Sebra, Muricy diz: "A bola pune. Tem que ter trabalho e a mão de um especialista". Nem precisa falar nada da seleção brasileira. 

   26. Agenda de Rui Costa: Quinta, 10, Viagem para Barreiras, Entrevista rádio local, 
Almoço com prefeitos e lideranças; Encontro com Bispo Dom Josafá, Reunião com prefeitos e lideranças, Visita a Expobarreiras, Retorno para Salvador.

   27.  Os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia do Nordeste realizam em Salvador sua III Reunião Ordinária de Presidentes. O evento acontece no Hotel Pestana, nos dias 10 e 11 de julho, com a participação de representantes dos nove estados nordestinos e de outros estados  convidados. 

  28. As deliberações desse Fórum são encaminhadas para o Colégio de Presidentes do Confea, que acontecerá na próxima semana (16 e 17), em Rio Branco, capital do Acre.

   29. De olho nas estreitas relações internacionais, a Universidade Católica do Salvador (UCSal) oferece curso de extensão em Inglês do nível básico ao avançado para o público em geral.
30. As inscrições estão abertas até o dia 04 de agosto e os interessados (que devem ter mais de 15 anos) apresentarão, na secretaria do Campus Lapa (Salvador), cópias do RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4. 

   31. As aulas serão às segundas e quartas-feiras, ou terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h, e aos sábados, das 7h às 10h20 e das 10h30 às 13h50. O investimento total por semestre é de R$ 510 (divididos em até três vezes). Os módulos de estudo do Inglês tem duração de um ano e, ao concluir cada um dos três níveis, o estudante receberá certificado.

   32. Os que já têm algum conhecimento da língua e quiserem fazer o teste de nivelamento antes podem agendar através dos números (71) 3324-7709 ou 3324-7716. Outras informações estão disponíveis pelos telefones, no site www.ucsal.br/extensao ou através do email ccs@ucsal.br.