Diz-se que a política não tem nada a ver com o futebol. Conversa fiada. Só tem, desde a época da primeira conquista da Copa pelo Brasil, em 1958.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O futebol e a política estão associados há muitos anos na vida do povo brasileiro. Não só no Brasil, mas, em outros países também. Agora mesmo a presidente do Chile, Michelle Bachelet, adiou o horário de uma viagem aos EUA para recepcionar a seleção chilena que retornou ao seu país após perder para o Brasil nos pênaltis, depois de boa campanha. Voltaram vitoriosos mesmo com a derrota.
2. A presidente da Costa Rica já classificou os jogadores da sua seleção, única vez que um time da América Central passa a uma quarta de final na Copa, como heróis. Até os EUA, onde o futebol não é o principal esporte, o presidente Barack Obama já fez seu marketing distribuindo imagens vendo o jogo da sua seleção. E, em Chicago, numa se viu tantas pessoas numa praça próximo ao lago Michigan assistindo um jogo de futebol por telão.
3. Os jogadores japoneses voltaram para Tóquio e foram recepcionados no Aeroporto de Narita por milhares de pessoas. E olhem que não ganharam nada. O príncipe Harry veio ao Brasil acompanhar o fiasco da seleção inglesa e a chanceler alemã, Angela Merkel, veio assistir o jogo Alemanha x Espanha e posou com os jogadores no vestuário.
4. Ninguém escapa dessa paixão pelo futebol. Nem o papa Francisco, torcedor do San Lorenzo e da seleção argentina. A volta da seleção italiana foi comovente para o país. O presidente do Uruguai, José Mujica, ficou tão irritado com a Fifa por punir exageradamente Luis Suárez que classificou a entidade como dirigida por filhos da p.
5. A paixão pelo futebol impressiona. No Brasil, então, atinge todas as classes sociais. O que estamos vendo nos estádios nesta Copa são os brasis da classe média alta e os ricos, pois, os ingressos ficaram caros demais para as classes C/D.
6. Aqui costuma-se dizer que a população está dividida em povo e elite. Portanto, na visão de alguns brucutus, a elite não representa a população e a cara do povo brasileiro seria outra. Mas, que cara seria esta? A das ruas, das pessoas que assistem os jogos em casa e nos telões. Tem algum sentido. Os políticos, no entanto, adoram o povo e a elite. Qualquer governo é assim. O povo sempre serviu de massa de manobra.
7. A Copa, desde JK, em 1958, tem sido explorada assim. Em 1966 e 1970, o país sob o regime militar os milicos, Médici à frente, comemoraram e exploraram a valer. Até Dilma hoje, diz que naquela época, mesmo presa, torcia pelo Brasil. Verdade. A seleção está acima dos partidos e das ideologias.
8. Claro que, quem está no poder no momento das vitórias, leva também os louros. Assim aconteceu com FHC na rampa do Planalto quando Vampeta deu aquelas cambalhotas cheio de goró. Era o título, a glória.
9. Se o Brasil for campeão levantando o hexa será a vez de Dilma comemorar, com justa razão. O governo investiu muito na Copa e apesar de alguns problemas estruturais crônicos, a população, e aí vamos incluir a classe média alta e o povo, estão recebendo os estrangeiros com muita hospitalidade. Até los hermanos argentinos, eternos rivais dos brasis, estão sendo bem tratados.
10. Isso infuenciará nas eleições de 2014? Sim. Se o Brasil for campeão Dilma cresce. Os marketeiros dizem que não. Marketeiro é meio dono da verdade. Se lastra em pesquisas e não no sentimento das massas. Dilma já deveria ter dado às caras na Copa de forma mais firme, mas, aguarda resultados.
***************
11. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 138/2014, que desvincula o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Bahia, foi aprovada na noite desta segunda-feira (30/6) na Assembleia Legislativa da Bahia.
12. O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) foi relator da matéria e autor da emenda, sugerida pelos deputados Carlos Gaban (DEM), Capitão Tadeu (PSB) e Pastor Sargento Isidório (PSC).
13. A proposição, de autoria do Poder Executivo, destina-se a promover alterações na Constituição do Estado da Bahia, para desvincular o Corpo de Bombeiros da PM-BA, antiga reivindicação da categoria. Assim, o Corpo de Bombeiros torna-se órgão de regime especial da Administração Direta, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Estado, passando a denominar-se Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA).
14. Trinta e cinco campos e quadras de Salvador serão reformados pela Prefeitura, por meio da Diretoria Geral de Esportes e Lazer da Secretaria Municipal da Educação (SMED).
15. As ordens de serviço para início imediato das intervenções serão assinadas nesta terça-feira (1º), às 10h30, pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário da Educação, Jorge Khoury, na quadra do Aterro do Joanes, no Lobato (próximo à Escola Municipal Professora Eufrosina Miranda, na Praça Central). O investimento é da ordem de R$ 5 milhões.
16. Ao todo, 200 espaços esportivos foram vistoriados e estão cadastrados no Programa de Requalificação de Campos e Quadras, que tem como objetivo incentivar a prática de esportes e lazer por meio da requalificação de espaços esportivos da cidade.
17. Além dos 35 espaços, outros 11 estão em processo de requalificação incentivados pelo programa Salvador em Campo, que promove a adoção de áreas esportivas por empresas ou instituições privadas que busquem fortalecer o esporte e utilizá-lo como ferramenta de inclusão social. Outros dez espaços serão reestruturados com recursos de emendas parlamentares e do governo federal.
18. O Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar da Bahia montou uma operação especial com o efetivo de 42 policiais militares para acompanhar o Fogo Simbólico da Independência da Bahia, que percorrerá cidades históricas como Cachoeira (BR-420), Saubara (BA-878), Santo Amaro (BR-420), Candeias (BA-522), São Francisco do Conde (BA-523), Simões Filho (BA-093) e Salvador (BR-324). A operação, que teve início no domingo, seguirá até às 16h de terça-feira (03/07).
19. O símbolo da Independência da Bahia já passou por Cachoeira, Saubara, Santo Amaro e São Francisco do Conde, onde chegou nesta tarde e irá pernoitar. Terça (1/7), o Fogo Simbólico seguirá para a cidade de Candeias às 5h, devendo sair de lá às 8h, com destino às cidades de Simões Filho e Salvador. A chegada em Pirajá está prevista para às 15h30min.
20. Aí o deputado Paulo Azi encontrou um repórter do BJÁ com cara triste na Assembeia e perguntou se estava havendo alguma coisa. - É fome, respondeu o camarada dizendo que a PMS não paga as faturas daí faltaram a farinha e a rapadura no BJÁ.
21. Em Irecê, Geddel coloca Rui Costa em xeque: mora na Liberdade? Anda de ônibus? Filhos estudam em colégio público?
22. Barack Obama é o campeão das redes sociais. Tem 43.800.000 seguidores no twitter. No Brasil, uma personalidade que tem mais é Ivete Sangalo com 10.700.000.
23. Falta de respeito o comercial de São Francisco do Conde elogiando o carnáforró (Arraiá do Chico) onde aconteceu um tiroteio e duas mortes. Pior é que o anúncio ainda diz: em 2015 tem mais.
24. Segundo políticos nos corredores da Assembleia, nesta segunda-feira, o campeão de gastos na convenção de Rui Costa (PT) foi o MST com mais de 10 ônibus alugados vindos do interior.
25. Um craque o Paul Pogda, jogador da seleção da França.
26. Um perna de pau: Giroud, da mesma seleção. Dizem que é o camarada mais belo da Copa entre os jogadores.
27. O preto do cabelo do técnico alemão Joacquim é tintura de boa qualidade.
28. Os goleiros da Alemanna (Neur) e da Argélia (M'Bolhi) deram um show a parte no jogo Alemanda x Argélia. Excelentes. Cada defesa de arrepiar.
29. Muita correria do time da Nigéria e pouca objetividade. De uma forma geral, os times africanos partiram para imitar o futebol europeu, com muita força e preparo físico, deixaram de lado a ginga, o drible e a graça do futebol que tinham e aí dançaram.
30. A África fica sem uma seleção nas quartas de final.
31. Halliche, da Argélia, que zagueiraço. Saiu literamente morto de campo, sem pernas como se diz na linguagem do futebol.
32. Vai ser um jogaço França x Alemanha pois são dois times bem organizados, taticamente.
33. Müller tá jogando muita bola, mas, o goleirão da Argélia segurou todas que ele cabeçeou
34. Nesta quinta-feira, 3 de julho, a Prefeitura de São Sebastião do Passé e a Caixa Econômica Federal vão fazer a entrega das chaves das casas do Residencial São Sebastião I para as 200 famílias beneficiadas pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida.
35. A entrega será no próprio condomínio, localizado na Jangada, a partir das 10h, e contará com visitas às casas.
36. O sorteio das unidades para os beneficiados foi realizado no dia 16 de maio e a assinatura do contrato foi feita no último dia 26 de junho, na oportunidade os contemplados fizeram também o cadastro na Coelba e Embasa.