Estratégia de Rui Costa em dizer que tem apoio de mais de 300 prefeitos pode ser furada, pois, isso aconteceu em 2006 e Souto perdeu a eleição
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Nos bastidores da politica baiana, parlamentares experientes admitem que a estratégia adotada pelo candidato do PT, Rui Costa, de conquistar lideranças e prefeitos do PSB ligados a senadora Lidice da Mata não é uma boa prática. Aliás, nem é de bom alvitre nem para o PSB, nem para outros partidos como PSC, PRB e PV que já bandearam no apoio a Paulo Souto.
2. No caso específico da senadora Lidice, ex-aliada do PT e eleita ao Senado graças a campanha de Wagner, em 2010, o caso é mais nítido e grave porque há quem diga que os dirigentes do PSB não estariam gostando dessas incurssões de Rui e aliados, esquecendo-se de um provável segundo turno.
3. A tese é simples. Se o PT de Rui, hoje, hostiliza Lídice desidratando sua campanha nas bases conquistadas nos municípios, em 2012, este partido pode se sentir ofendido e não apoiar Rui na hipótese de um segundo turno.
4. De resto, valeria para outros partidos como o PTB, PSC, PV e demais que já se alinham com Souto num total de 18. Fala-se a boca miúda que o PTB de Benito Gama e que já tem o vereador Edvaldo Brito num órgão governamental, estaria propenso a apoiar Souto. Senão apoio do partido como um todo, mas, liberar o partido para votar em quem quiser. Teme-se que se o PTB coligar com o PT pode ter dificuldades na eleições de deputados. O PR estaria na mesma situação.
5. O que se verifica é a dificuldade do governador Wagner, mesmo mantendo-se no cargo e com a caneta em mãos, segurar os partidos e o pior baque, o mais recente, se deu em relação ao PRB dos deputados Márcio Marinho e Popó, diante da pouca receptividade do governo em atendê-los pretenrindo-os e valorizando os petistas.
6. Com esse quadro de dificuldades, Rui adotou a estratégia de dizer que tem o apoio de mais de 300 prefeitos e isso cresce a cada dia, embora não signifique grande coisa porque Souto tinha mais de 350 prefeitos, em 2006, e perdeu a eleição.
***********
7. O candidato da oposição a governador, Paulo Souto (DEM), e seu vice Joaci Góes (PSDB) vão a Uauá, no Norte da Bahia, participar da tradicional Festa do Vaqueiro, na manhã deste domingo (22). No São João (23 e 24), Souto permanecerá em Salvador, com a família.
8. Na última quinta-feira (19), no feriado de Corpus Christi, Paulo Souto estava em Rio de Contas, quando foi anunciado oficialmente pelo presidente estadual Eliel Santana o apoio do PSC, a 18ª legenda, à chapa majoritária da oposição.
9. “É mais um importante partido que se sensibiliza com o sentimento de mudança da população e se engaja em nosso projeto oposicionista”, afirmou Souto, agradecendo a adesão.
10. Em Rio de Contas, também se evidenciou que nem militantes de partidos antagônicos estão resistindo à chapa majoritária da oposição. Lá Paulo Souto recebeu apoios variados e inusitados à sua candidatura, como o do presidente municipal do PC do B, Antonio Severino Silva de Souza, e de um grupo de ex-militantes do PT, formado por Tim, Beto Souza, Enelito Brandão, Angela Guedes e Valban Novaes.
11. “Paulo Souto é o melhor”, justificou o presidente do PC do B com a aprovação dos ex-petistas. Lisonjeado, o candidato da oposição agradeceu o apoio que também recebeu de delegações das cidades de Jussiape, Livramento e Dom Basílio. “Paulo Souto foi um governador que fez pela nossa região. Foi ele quem construiu a estrada ecológica que liga Rio de Contas a Livramento”, lembrou Tim.
****************
12. Durante esses dias de feriados juninos, o pré-candidato do PT ao governo da Bahia, deputado federal Rui Costa, está em plena movimentação pelo interior do Estado, mantendo contato com lideranças e ouvindo propostas e reivindicações para incorporar ao seu Programa de Governo Participativo, que já está em fase final de elaboração.
13. O feriado de Corpus Christi, na quinta-feira, dia 19, Rui passou em Jequié e, neste sábado, vai a Itaberaba, na companhia do candidato a senador e vice-governador do Estado, Otto Alencar (PSD), para se reunir com lideranças políticas da Chapada Diamantina.
14. Ainda no sábado, mas à noite, Rui estará em Jaguaquara, desta vez acompanhado pelo pré-candidato a vice-governador em sua chapa, o deputado federal João Leão (PP), também para encontros com lideranças locais.
15. No domingo (dia 22), Rui volta a se encontrar com Otto Alencar, em Porto Seguro, onde acompanha a inauguração do Laboratório Central da cidade, uma antiga reivindicação do município que foi atendida pelo Governo do Estado.
16. Como o clima de São João já predomina em todos os municípios, o pré-candidato do PT também irá prestigiar os festejos juninos nas cidades visitadas. “Afinal”, lembra Rui, “o São João faz parte da nossa cultura e precisa ser valorizado, fortalecido e prestigiado”.
17. Na segunda-feira (23), véspera de São João, ele irá a Camaçari e São Francisco do Conde, cumprindo agenda que envolve muitos contatos políticos e também aproveitará para comemorar o São João junto com os moradores daqueles municípios da Região Metropolitana de Salvador.