Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ACM NETO diz que clima da convenção de Souto lembra 2012 em Salvador

A Espanha não renovou sua seleção com aquele toque de bola e dançou de castanholas. Volta para casa mais cedo.
18/06/2014 às 12:15
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O prefeito ACM Neto percebeu na Convenção Partidária que oficializou a chapa majoritária de oposição, liderada pelo candidato a governador, Paulo Souto (DEM), o mesmo ambiente de 2012, quando no mesmo local, no Espaço Unique, foram confirmadas às candidaturas dele e da vice Célia Sacramento à Prefeitura de Salvador.

   2. “Aquele momento foi especial para mim e Célia, como está sendo hoje aqui para Paulo Souto, Joaci e Geddel”, observou Neto. Segundo ele, naquele dia milhares de pessoas se mobilizaram em torno de uma causa, que não era só uma candidatura. Era a causa daqueles que amavam Salvador”, lembrou Neto, ao lado do presidente nacional do Democratas, José Agripino Maia, e do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo.

   3. “A partir daquele dia, os militantes foram às ruas levar a mensagem de mudança e tocaram no coração dos cidadãos, fazendo renascer a esperança em nossa capital”, contou o prefeito, destacando o enfrentamento às autoridades e poderosos que tentaram fazer o discurso da chantagem e do medo.

   4. “Tentaram nos fazer acreditar que o prefeito de Salvador só conseguiria fazer algo pela cidade, se fosse do partido do governador e da presidente da República. Mas o povo de Salvador mostrou sabedoria e não se intimidou. Com isso ajudou a construir a mais expressiva vitória da oposição no Brasil”, disse o prefeito.

   5. Depois do relato da sua eleição vencedora em 2012, ACM Neto assinalou: “Hoje vemos nos semblantes de milhares de pessoas aqui presentes a mesma disposição e entusiasmo daquele ano para trabalhar pelas eleições de Paulo Souto e Geddel Vieira Lima. Vamos fazer na Bahia o que o povo de Salvador fez em 2014!”, conclamou.

   6. O Partido Republicano Brasileiro (PRB) declarou apoio à chapa majoritária da oposição, com a candidatura de Paulo Souto ao Governo do Estado, na Convenção do Democratas realizada na manhã desta terça feira, 18 de junho.
 
    7. O Presidente Estadual Márcio Marinho explicou que “o PRB ouviu os parlamentares, da capital e interior, filiados, lideranças políticas e comunitárias, que viram no anseio do povo a necessidade de mudança e optamos por este projeto político que, neste momento, é o melhor para a Bahia”, afirmou.
 
   8. Ele destacou que esse é um momento de discussões políticas e que a melhor opção para eleger mais deputados estaduais e federais do PRB é a aliança com o Democratas. “A escolha é importante também para a ampliação de nossas bancadas de deputados estaduais e federais”, disse.
 
   9. Marinho conclamou a militância republicana, os parlamentares e filiados para a campanha “com fé, e motivação para sermos os vencedores das eleições”, afirmou. Paulo Souto e o prefeito ACM Neto ressaltaram a importância da adesão do PRB que reforça o grupo, ampliando a força da chapa majoritária.
 
    10. O PRB integra a coligação que já conta com Democratas, PSDB, PMDB, PROS, PTN, SDD, PV, PRP, PPS, PT do B, PSDC, PTC, PHS, PEN, PMN e PPL.

   11. A Convenção do PRB será dia 30, a partir das 14h, no Condominio Mundo Plaza, em Salvador.

   12. “Uma vitória da Democracia e da Justiça, em respeito ao povo de Irecê”.  Com essas palavras, o prefeito Luizinho Sobral definiu o julgamento realizado nesta quarta-feira (18), pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que anulou a sentença de primeira instância, que havia suspenso o seu mandato no dia 03 de outubro de 2013. 

   13. Na avaliação da corte, o primeiro julgamento transcorreu de maneira equivocada e o prefeito, que foi eleito de forma legítima, não teve direito a plena defesa.  

   14. O clima é de festa na cidade, onde partidários e simpatizantes do gestor fazem queima de fogos em diversos bairros. Emocionado e confiante, Luizinho desabafou: 

   15. “Mesmo nunca tendo deixado o cargo de prefeito, sempre confiei na decisão da Justiça. Mas, meus adversários políticos bradavam (em alto e bom som) que o governador Jaques Wagner se empenhou para tentar me tirar do cargo, mas não acredito que com tantos problemas que a Bahia enfrenta, principalmente nas áreas da Saúde, Segurança Pública e Educação do nosso Estado, e depois de uma vitória consagrada pelo povo de Irecê, o governador tenha tempo pra se preocupar com isto. 

   16. Em 1 ano e 8 meses já derrotamos nossos adversários 5 vezes – Nas eleições em outubro de 2012, na eleição do presidente da Câmara Municipal, Presidência do Consórcio Público; e com a liminar concedida depois de uma decisão infeliz do juiz local. Agora, graças a Deus, temos a quinta vitória com a decisão do TRE; e vamos derrotar a sexta vez no dia 5 de outubro”. 

   17. Convenção do PSD no apoio a Rui Costa será dia 27 de junho no Parque de Exposições de Salvador, a partir das 9h.

   18. Na próxima quarta-feira (25), a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, passa a ser sede do Governo da Bahia, pelo sétimo ano consecutivo. O ato cumpre o que está previsto na Lei 10.695/07, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia e sancionada pelo governador Jaques Wagner.
19. O decreto determina que todos os anos, no dia 25 de junho, a sede do governo seja instalada no município, já que, nesta data, em 1822, os cachoeiranos deram início às lutas pela Independência da Bahia, que culminaram com o 2 de Julho. Em 2014, Cachoeira comemora 192 anos de sua independência de Portugal. A cidade abrigou pela primeira vez a sede do Governo da Bahia em 2008.

   20. As comemorações do dia 25 começam às 6h, com uma salva de 21 tiros. Às 8h20, o governador concede coletiva de imprensa (em local a ser confirmado); às 9h, participa do hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Cachoeira, em frente à Câmara dos Vereadores; às 9h30, Wagner reinaugura o Cine-Theatro Cachoeirano e faz dois anúncios: a requalificação do atracadouro Baía do Iguape no Paraguaçu e a reforma do mercado municipal.

   21. Felipão, o pouco estrategista, começou a brigar com a imprensa. Mau sinal. 

   22.  A esquipe da Espanha não se renovou e voltou mais cedo para casa. 

   23. Se os lerdezas do Brasil jogarem com o Chile, adeus aurora.