Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

REFRÃO do Fuleko seria motivo da ausência de Dilma ao lado de Merkel

Metrô de Salvador é o único do mundo onde para viajar tem que se cadastrar, inédito na história da mobilidade mundial
16/06/2014 às 22:31
 1. Futebol, segundo os marketeiros de política, não se deve misturar com a política. Em certo sentido, têm razão. Porém, quando se trata de uma representação de chefe de Estado, essa posição deve ser revista, sob pena do país passar um constrangimento como o que aconteceu hoje, em Salvador, a chancelar alemã Angela Merkel, a mulher mais poderosa do mundo participando de eventos na catedral de São Sebastião (São Bento), na Boca do Rio e na Arena Fonte Nova, e a presidente Dilma ausente.

   2. Dilma teme o refrão que já se espalhou pelo país, agora com a versão de "tomar no fuleko", e parte da população tem sido cruel com a presidente, até deseducada, ainda que Eduardo Campos diga que a presidente "colhe o que plantou"; e Aécio Neves, outro candidato a presidente, diga que um governo de mau humor, "de costas para a população" recebe seu troco.

   3. Observe, ainda, que o Nordeste onde está situada a Bahia, Dilma tem 52% de intenções de votos na pesquisa Ibope e seu governo é muito bem avaliado, com algo em torno de 70% a 75% segundo as últimas pesquisas Ibope/DataFolha. 

   4. Seria o caso, então, da presidente enfrentar a massa que se encontrava na Arena Fonte Nova constituida em sua maioria pela classe média da Bahia, de Sergipe, Alagoas e com uma grande parcela de portugueses e alemães e seus descendentes. A presidente, por cautela, temendo o refrão, acá não veio. O governo, no entanto, alardeia que a era do PT no governo trouxe 30 milhões de brasis para a classe média.

   5. Foi representada pelo governador Wagner, o qual apareceu em alguns flahs da TV com a cara enfesada. Wagner, certamente haveria de ter pensado: - A gente fez tudo isso aqui (a Arena Fonte Nova) e ainda é hostilizado. Imagina-se. 

   6. Para a imagem do Brasil pegou mal na comunidade internacional o fato da presidente não comparecer a um ato dessa natureza, ainda que não seja obrigada a isso. Mas, entendo-se o que propagandeia o governo, de tantas obras, tantas realizações, muita gente saindo da classe C para a classe média emergente, era de esperar a presença de Dilma. Lamentável que não tenha acontecido.
                                                    *******
   7. Foi inaugurada nesta segunda (16) a Praça da Cabocla, no bairro de Periperi, que irá servir como mais um equipamento de lazer e integração social para os moradores do entorno da Avenida Suburbana. Com emenda do deputado federal Nelson Pelegrino (PT) no valor de R$204 mil, o novo espaço conta com 1500m², três quiosques, paisagismo, espaço de convivência e parque infantil.

   8. “Sou o deputado com mais emendas individuais executadas em Salvador e nós temos um compromisso de requalificar o Subúrbio, a parte mais bela de Salvador”, afirmou o parlamentar, em discurso no evento de inauguração. Pelegrino ainda ressaltou que a Praça da Cabocla é uma extensão das casas da população, por isso deve ser preservada por toda a comunidade.

   9. Camaçari oferecerá cursos gratuitos de educação profissional e tecnológica por meio do Pronatec Trabalhador, iniciativa que visa capacitar os beneficiários do seguro-desemprego e dos programas de inclusão produtiva do governo Federal.

   10. A previsão é de que o Pronatec Trabalhador tenha início no segundo semestre. Iniciativa do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), em Camaçari a ação será executada pela Sedec (Secretaria do Desenvolvimento Econômico), através do Ciat (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador).

   11. Ao longo do ano, o Ciat oferta diversos cursos aos trabalhadores que estão no auxílio-desemprego. Matemática básica, marketing pessoal e social e atualização gramatical são as capacitações que terão início em julho.

   12. Parece piada. O metrô de Salvador durante a Copa em dia de jogo na Arena Fonte Nova, o sistema atende ao público que comprou ingresso para a partida. Nesse período, o percurso de ida e volta é feito entre as estações Acesso Norte, próxima ao Shopping Bela Vista, e Campo da Pólvora, onde acontece o desembarque para se chegar ao estádio. 

   13. Quem comprou ingresso para os jogos pode acessar o site www.copa.transalvador.salvador.ba.gov.br, clicar no item ônibus fretados, registrar a placa do carro e informar quantas pulseiras vai precisar. A retirada da pulseira que dá acesso ao metrô é feita no Shopping Bela Vista, no estande da empresa CCR Bahia, concessionária do equipamento, instalado no piso L2. 

“    14. No dia do jogo, se a pessoa não tiver se cadastrado, ainda pode adquirir a pulseira diretamente no estande da CCR, no shopping, portando o ingresso. As pessoas podem deixar o carro no estacionamento do shopping ou ir de táxi e depois de passar pelo estande, acessar a estação pela passarela. 

   15. O metrô começa a funcionar cinco horas antes do início da partida e permanece atendendo até duas horas após o jogo. Quem se cadastrar e quiser pegar nos dias em que não há jogos, o estande também funciona no horário normal do shopping”.

   16. Sete cambistas foram presas vendendo ingressos para o jogo Alemanha x Portugal.

   17. A grama do estádio de Manaus é a pior da Copa.

   18. Os comentaristas da Globo insistem em dizer que a Argentina é uma das fortes favoritas ao título de campeã do mundo. Pelo que jogaram contra a Bósnia, na na ni na não.

   19. Boa a propaganda do Sebrae com os técnicos brasileiros Tite, Muricy e Osvaldo Oliveira nesta Copa.

   20. Muito boa também a propaganda da Sadia.
 21. Agora, o comercial da Prefeitura de São Francisco do Conde sobre o Arraiá do Chico é de matar de ruim. Ainda bem que a TV Bahia exibiu de madrugada.

   22. Os estádios não estão lotados nesta Copa. Hoje, na Fonte, um dos melhores públicos.

   23. Mascherano já deu o que tinha que dar.

   24. Portugal jogando mal, pedra em santo (Antônio) e os caras da Globo culpando o calor.

   25. Taí um jogador bom pro Vitória: Pepe, de Portugal, o encrenca. Só um louco como técnico Bento escala um jogador para a Copa com o histórico de Pepe.

   26. O povo alemão seria diferente do brasileiro: Até no vestiário da seleção alemã a chancelher Angela Merkel apareceu.