Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MIUDINHAS DA CÂMARA DE SALVADOR: Imbui bombou na Copa

Veja atuação dos vereadores
13/06/2014 às 11:52
1. Corregedor da Câmara de Salvador, o vereador Geraldo Júnior (SDD) comemora e enaltece os 465 anos de história e importância da Casa. Ele destaca os grandes avanços da instituição ao longo dos anos e seu papel para a sociedade soteropolitana:

2. “Como primeira capital do Brasil, Salvador e a Câmara de vereadores têm uma história conjunta, principalmente no que se refere às passagens históricas, já que as duas nasceram nos idos de 1549. Tornou-se uma das mais importantes câmaras do Império Colonial Português, acolhendo os mesmo privilégios que as principais câmaras de Portugal possuíam”.

3. Aladilce Souza (PCdoB) indicou ao diretor regional dos Correios, Cláudio Moras Garcia, a edição de um selo especial em homenagem ao centenário do arquiteto Carlos Batalha. O profissional foi responsável por obras como Teatro Castro Alves, Maternidade Tsylla Balbino, lavanderias de bairro, Ginásio Antônio Balbino e túnel Américo Simas, entre outras. “Ele foi um homem ético, respeitado e admirado e contribuiu diretamente com o crescimento da nossa cidade”, justificou a comunista.

4. Euvaldo Jorge (PP) pediu e  a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa) atendeu. O Imbuí foi escolhido para um dos pontos de transmissão da Copa do Mundo, com um telão montado em um ponto estratégico da praça.

5. “Empenhei todos os esforços para garantir aos moradores, visitantes e comerciantes momentos de lazer e entretenimento, além de colaborar com o aquecimento da economia local”, disse o pepista, lembrando que nos dias 21 e 22 de junho também será comemorado o São João do bairro, com inúmeras atrações musicais, também com o apoio da prefeitura.

6. J. Carlos Filho (PT) quer que o prefeito ACM Neto crie um serviço de disque-denúncia contra qualquer tipo de violência ou abuso cometido contra o idoso. Em seu projeto de indicação o petista diz justificou que o sistema pode contribuir para reduzir os índices de maus-tratos às pessoas na terceira idade, pois ainda há quem resista em ir à delegacia denunciar. 

7. “O idoso tem direito ao respeito e à dignidade e a sociedade não pode mais se calar diante de qualquer ato de violência, seja de ordem física, psíquica ou moral”, destacou o edil.

8. É também dele a sugestão de implantar bancos de leite maternos nas maternidades e hospitais do município para incentivar a doação de leite materno. A seu ver “o projeto atuará na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, por meio de atividades como: coleta de leite materno doado, processamento, controle de qualidade e distribuição”.

9. Presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), cobrou de Neto a posse ao Conselho da Cidade, pois, em sua opinião isso não trará prejuízos à administração municipal: 

10. “Um exemplo da eficiência e da contribuição que os conselhos dão vem do Conselho Municipal de Saúde, presidido por Marcos Antônio Sampaio. Ele funciona de forma deliberativa e tem serviços prestados à cidade. Um prefeito jovem como ACM Neto, com certeza, não tem medo do novo e da participação popular efetiva. Aguardamos que o impasse acabe e que o Conselho da Cidade seja empossado”.

11. O petista participou também, junto com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana da Bahia (Sindilimp/BA), da inauguração da primeira Central Mecanizada de Triagem, em São Paulo. O sistema automatizado conta com tecnologias alemã, francesa e espanhola e será responsável por aumentar o percentual de reciclagem de 2% para 10% anualmente no local.

12. Jotinha deseja ainda que o prefeito de Salvador crie um órgão para supervisionar a atividade pesqueira, objetivando incrementar o setor, por meio da participação ativa dos empresários e de ações empreendedoras e estratégicas. Além disso, ele acredita que sua proposta ajudará na proteção e preservação da biodiversidade da orla marítima da capital.

13. Ana Rita Tavares (Peos) continua sua luta para vacinar cães de rua em Salvador. Neste fim de semana dois mutirões vão imunizar gratuitamente 400 cachorros, um na rotatória do Hospital Juliano Moreira, em Narandiba (sábado, 14), e outro em frente ao Plano Inclinado da Liberdade (domingo, 15), por iniciativa da ONG Terra Verde Viva com apoio da vereadora. Os animais receberão vacina antiviral, conjugada com a antirrábica, para é combater cinomose, raiva, hepatite contagiosa, adenovirose, parvovirose, parainfluenza e leptospirose.

14. A legisladora está defendendo também a criação de mais um instrumento de prestação jurisdicional no estado, além da abertura de um novo mercado para atuação dos profissionais do Direito. Através de projeto de indicação ela requer ao presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, a implantação dos Juizados Especiais da Fazenda Pública, na Comarca do Salvador e demais comarcas do interior da Bahia.

15. O objetivo é dar aos cidadãos um serviço mais rápido nos processos nas suas demandas em face dos municípios e do Estado, evitando também o acúmulo de processos em varas de Fazenda Pública da Justiça Comum e a morosidade nos julgamento das ações, abrindo ainda um novo mercado de atuação para os profissionais da área.

16. Alfredo Mangueira (PMDB) teve projetos de sua autoria aprovados em plenário. Eles versam sobre transporte à noite e melhorias para a cidade, como a permissão para construir guarita em rua sem saída com acesso estritamente local e residencial e o funcionamento do Elevador Lacerda com pelo menos uma cabine durante toda a noite. 

17. Ele fez ainda uma indicação à presidente Dilma Rousseff via Ministério da Cultura e Agência Nacional de Cinema, propondo a utilização de legendas no sistema closed captions nos filmes nacionais e dublados para o português.

18. Orlando Palhinha (DEM) conseguiu aprovar sua indicação ao Município para construir o primeiro cemitério público vertical na capital baiana. “Cidades do porte de Salvador dispõem de poucas áreas para a construção de cemitérios. 
19. Outro importante aspecto é a contaminação do meio ambiente pelo necrochurume, substância liberada pelos corpos em decomposição com alto poder de contaminação biologia e química”, diz ele, acrescentando que “as construções verticais preservam a segurança ambiental e poupam espaço físico. Por isso, acredito que este modelo poderá ser muito benéfico para a nossa cidade”.

20. “Foi um parto difícil e complicado. A criança demorou muito para nascer, mas já começou a andar”, disse David Rios (Pros) sobre a inauguração oficial do primeiro trecho do metrô de Salvador. Para ele o equipamento “já chega adolescente. Agora, nos restar torcer pela Seleção Brasileira e para que o metrô represente, efetivamente, o começo da solução dos graves problemas de mobilidade urbana de Salvador”.

21. O edil elogiou “o desprendimento do prefeito ACM Neto que transferiu o projeto do metrô para o governo do estado, viabilizando com isso a conclusão da primeira etapa e a expansão das obras”.