Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TODO mundo querendo pongar no metrô e esqueceram de Imbassahy e João

Tá devagar quase parando as obras de recuperação da Praça da Sé. Será que o prefeito ACM Neto estão querendo entrar no ritmo de Wagner!
11/06/2014 às 08:02
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Pongaram no Metrô. Se méritos existem devem ser reservados aos ex-prefeitos Antonio Imbassahy, idelizador da obra e gestor junto com o então secretrário de Transporte, Ivan Barbosa, da formatação e engenharia econômica do equipamento (Banco Mundial, governo federal, governo do estado e Prefeitura de Salvador) e João Henrique, o qual, em 2005, destravou os financiamentos paralisados por conta da falta de repasses do governo federal.

  2. Volto a repetir: o metrô era para ser inaugurado em dezembro de 2003. Com a crise financeira no final do governo FHC as verbas foram suspensas, em 2001/2002. Marcou-se nova data para dez de 2004.  Entrou Lula, em 2003, e este ficou sem vir a Salvador durante 1 ano, mesmo sendo o presidente mais votado na história da cidade. Imbassahy saiu sem inaugurar, porém, deixou uma boa parte da infra toda pronta.
 
  3. Entou JH em 2005 e como era aliado de Lula, pelo menos recebeu o apoio do PT no segundo turno contra César Borges, as obras retomaram. Foi com JH que o metrô reduziu de tamanho por imposição do governo federal e passou a ser chamado de "calça-curta". JH e João Leão, no final de 2012, "inauguraram" o metrô. Ou melhor deram uma voltinha. 

   4. Com ACM Neto a partir de 2013, com as obras 99% concluidas até o acesso Norte, fez nova engenharia passando-se o metrô para o Estado. Wagner pegou o bonde quase andando, destravou novamente o processo diante de relatórios do TCU, e finalmente colocou o trem para andar, ainda "calça-curta".
                                                                  *************
   5. Durante intervenção no  Congresso na noite de ontem o deputado federal Arthur Maia(Solidariedade/BA)  afirmou que muito se lutou pela reabertura democrática e é preciso resgatar a confiança do brasileiro nas instituições democráticas, sendo o Parlamento a principal delas. 

   6. O parlamentar referia-se  à reportagem do programa Fantástico da Rede Globo de Televisão do último domingo sobre esquemas de corrupção.

   7. “Acredito que demonizar a classe política de maneira generalizada é um atentado à democracia. É através do processo democrático de escolha, a cada quatro anos, que os maus políticos passam pelo teste das urnas e pelo crivo do povo, que avalia e escolhe seus representantes. Isso, para mim, é a maior dádiva da democracia”, disse.

   8. O deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN) reafirmou que o projeto de Lei do Governo do PT criando a Entidade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador, aprovado na madrugada pela Assembleia Legislativa é inconstitucional pois fere prerrogativas dos municípios como a fiscalização sobre realização de serviços públicos. 

   9. Bacelar diz entender, entretanto, que é importante a constituição de uma entidade que opere na RMS em parceria com as prefeituras, desde que o projeto seja avaliado pelos deputados e pelos municípios afetados pela nova lei.

   10. “O que o governo fez foi impor um organismo estadual sem discutir com a sociedade, com prefeituras e Câmaras de Vereadores das cidades afetadas e nem mesmo com esta Assembleia Legislativa. É legítima a criação de uma agência metropolitana e inclusive apresentei sugestão aqui nesta Casa tratando desta questão. 

   11. Mas o Governo não pode fazer isso sem a ampla discussão. Essa lei, como foi enviada pelo Governo e apreciada pela Assembleia sem ser discutida atenta contra a autonomia dos municípios e usurpa competências que cabem constitucionalmente à instância municipal. Nem na época da ditadura militar, quando cidades como Salvador e Camaçari viviam limitações administrativas, tiveram suas autonomias feridas desta forma”, protestou Bacelar.

   12. Faz é tempo que a Prefeitura de Salvador está recuperando a praça da Sé. A fonte luminosa já está funcionando, mas, deixaram um monte de pedras no canteiro. Os alicerces da antiga Sé Primacial foram retirados os matos, porém, falta colocar a placa turisitica indicativa do que isso representa. E a obra de reforma do piso está devagar demais. Já tem mais de dois meses.

   13. O juiz Francisco de Oliveira Bispo, um dos responsáveis pela propaganda eleitoral, acatou a denúncia do Democratas contra antecipação de campanha feita pela presidente Dilma Rousseff e pelo governador Jaques Wagner. Em cerimônias públicas realizadas em Camaçari e Feira de Santana, eles enalteceram e promoveram o nome do pré-candidato petista ao governo do estado.

   14. “O PT precisa se conscientizar que a máquina pública não pode favorecer nenhum candidato. A legislação eleitoral é clara quando estabelece a igualdade de condições. É papel da Justiça não permitir o desequilíbrio na disputa. Estamos em alerta para denunciar todo e qualquer tipo de abuso eleitoral”, afirmou o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia.

   15. (SERTÃO BAIANO): A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Irecê, no norte do Estado, acaba de confirmar o nome do novo secretário municipal da Educação. Trata-se de Otacílio Marques Dourado Sobrinho, 69 anos, conhecido na cidade como Silú. 

   16. Ele assume o cargo em substituição à Cynthia Salum Dourado Praxedes, que pediu exoneração no último dia 10. Em carta aberta publicada em seu perfil no Facebook, Cynthia Salum destaca as conquistas à frente da pasta e diz que cumpriu objetivos e metas sem perder “tempo com politicagens ou disputas pessoais inúteis e prejudiciais à administração pública”.

   17. Dizem que é muito dificil trabalhar com o prefeito Luizinho Sobral.
 
   18. Nesta quinta, às 15h, os amigos e moradores do Stiep estarão reunidos no canteiro central em frente a entrada do conjunto Stiep (entre as ruas Artur de Azevedo Machado e Dr. José Peroba). Vão defender a permanência do pé de Eucalipto, ali existente.

   19. Um representante da Rádio holandesa EenVandaagveld visitou a Base Comunitária de Segurança do Calabar (BCS) na terça-feira (10). O profissional de comunicação Harm van Atteveld veio ao Brasil em virtude da Copa do Mundo e aproveitou para conhecer os projetos sociais desenvolvidos em Salvador.
 
   20. Ao visitar a BCS/Calabar, o holandês pôde conhecer alguns dos projetos desenvolvidos pelos policiais militares, a exemplo das aulas de Judô ministradas para crianças e adolescentes da comunidade.
 
   21. Segundo a intérprete, Christine Eida Madure, o jornalista achou o projeto bastante interessante e inovador, e comparou ao trabalho da Polícia da Holanda, onde os policiais não usam armas, porém não existe nenhuma ação igual a esta.

   22. A morte prematura do árbitro de futebol José Leandro da Silva Nazaré, da Federação Baiana de Futebol (FBF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), aos 34 anos, no último dia 06 de junho, consternou profundamente os conquistenses, sobretudo os amigos e familiares, aos quais o deputado Zé Raimundo dirigiu Moção de Pesar, apresentada à Mesa da Assembleia Legislativa da Bahia.

   23. José Leandro da Silva Nazaré, nascido em 24 de abril de 1980 em Vitória da Conquista. Filho de José Nilson Jesus Nazaré e Eliete da Silva Nazaré,  era casado com Evelise Ridrigues Salomão com quem tem uma filha, Ellys Louise de 4 anos.

    24. Membro atuante da igreja católica no município, foi coordenador do grupo de jovens e do grupo de crisma pelas Paróquias Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora das Vitórias, assim como também  foi membro da Pastoral da Juventude.
25. O prefeito ACM Neto participou nesta quarta-feira (11) da inauguração do primeiro trecho do metrô de Salvador, em cerimônia que contou com as presenças da presidente Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner, entre outras lideranças. 

   26. O prefeito parabenizou os trabalhadores pela construção e operação, iniciada graças a um acordo firmado ano passado com o governador para transferência do metrô para o estado, incluindo os trens do Subúrbio Ferroviário.

   27. "Num prazo de quatro meses, viabilizamos a transferência do metrô para o estado, desatando um nó que provocou, inclusive, descrédito na população de Salvador. 

   28. A Prefeitura foi imprescindível para que hoje esse evento pudesse acontecer. Sabemos que essa é uma tendência que acontece em todo o mundo, onde as operações de metrô acontecem em parceria com a iniciativa privada e os governos", observou.

   29. Tá vendo! todo mundo querendo dar uma voltinha no metrô.