Como diria Galvão Bueno, quem vai ao interior pela BR-324 no São João, prepare seu coração com buferim cárdio e calmantes
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O PMDB manteve o apoio à candidatura de reeleição da presidente Dilma Rousseff e o atual vice-presidente Michel Temer também será o candidato da chapa. Ainda assim, há uma diferença enorme do apoio de 2010, quando Dilma obteve 85% dos votos dos convencionais peemedebistas, enquanto desta feita foram 59.13%.
2. Agora foram 399 votos favoráveis (59.13%) e 275 contrários (40.87%), com o adendo de que 64 votaram brancos, nulos e os ausentes. Ou seja, numa conta bruta se considerarmos os brancos/nulos com os dissidentes atinge-se 339 votos. Em 2010, Dilma obteve 85% dos votos no apoio dos peemedebistas e apenas 15% votaram por um cabeça de chapa do próprio PMDB.
3. Ao discursar após a divulgação do resultado, Temer (o bombeiro) afirmou que "o placar foi ótimo, na medida certa". "Eu até disse que não há vencedores nem perdedores. O que se tem é uma coisa certa, que nós precisamos trabalhar", afirmou.
4. Isso mesmo, tem que trabalhar e muito. Alguns peemedebistas-governistas disseram que as dissidências são nos estados e não na cúpula do partido. A questão é que os estados compõem a cúpula. Quando essa estrutura trinca, como agora, com maioria razoavelmente apertada numa votação para presidente, tendo-se o vice e os cargos que o PMDB possui isso é preocupante.
5. Nada indica que, mesmo com trabalho intenso de Temer (e outros) o PMDB consiga que dissidentes se alinhem com Dilma. É só verificar o que se passa na Bahia, colégio eleitoral mais importante do NE, onde Geddel e todo o PMDB compôs com Paulo Souto/Joaci Góis (DEM/PMDB) e não quer ver Dilma nem pintada de verde e amarelo.
6. Hoje, o Ibope divulgou uma nova rodada de pesquisa e Dilma segue oscilando para baixo de 40% para 38%; enquanto Aécio subiu de 20% para 22%; e Eduardo Campos de 11% para 13%. E estamos a um dia da abertura da Copa do Mundo. A presidente, ademais, está com uma rejeição mais alta entre os candidatos: 38%.
7. Diz-se que futebol não tem influência na politica. Correto. Mas, nesta Copa, com esse monte de denúncias de superfaturamento e outros, pode ter efeito.
*********
8. . “O governo de Jaques Wagner quer fazer cortesia com o chapéu alheio”, diz o ex-deputado estadual Júnior Magalhães com relação à doação de áreas da Sudic para o município de Candeias a fim de regularizar a posse de terras de mais de três mil famílias nos distritos de Passagem dos Teixeiras, Menino Jesus e Caroba.
9. De acordo com Júnior Magalhães, as áreas da Sudic já foram doadas desde 2006 pelo então governador Paulo Souto. Ele mesmo, Júnior Magalhães, foi quem sugeriu a iniciativa a Souto, que foi aprovada e transformada em lei pela Assembleia Legislativa, em 20 de dezembro de 2006.
10. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado Joseildo Ramos (PT), aprovou, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei que determina os novos limites territoriais de 17 municípios baianos. A última atualização de divisas foi feita há mais de 60 anos, quando o estado possuía apenas 150 cidades, um número quase três vezes menor que o atual.
11. De autoria do deputado João Bonfim (PDT), e relatado pelo deputado Zé Raimundo (PT), a medida regularizará os limites do Território de Identidade Portal do Sertão, nos municípios de Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Feira de Santana, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova.
12. Em resposta ao posicionamento de membros da base do governo afirmando que o DEM quer privatizar a Embasa a partir de Feira de Santana e Salvador, o deputado estadual Carlos Geilson (PTN) replicou apontando que o PT é que tem imposto privatizações sob o pretexto de concessões.
13. Na manhã desta terça-feira (10) foi publicada uma matéria cujo título diz: “Zé Neto 'revela' plano do DEM para privatizar Embasa a partir de Salvador e Feira”.
14. Inconformado com a inverdade, Geilson rebateu as afirmações do líder do governo. "Eles estão inventando esse descalabro para usar como pano de fundo e desvirtuar uma cobrança legítima de dois prefeitos que sofrem com as escavações da Embasa, deixando valas abertas, provocando muitos acidentes", disse Geilson ao completar que "o PT é o partido que mais privatiza em todos os estados".
15. Já se encontra em análise nas comissões da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei, de autoria do Executivo, autorizando a Sudic a doar ao município de Jequié uma área de mais de 560 mil metros quadrados, localizada nos kms 03 e 04, com o objetivo de regularizar os imóveis que integram a Vila Esperança, atual bairro Agenor Coelho de Aragão, no Distrito Industrial de Jequié.
16. Durante a vista ao município de Malhada, o ex-presidente do PT, Jonas Paulo, rebateu as acusações do ex-governador, Nilo Coelho, de ter assentado pequenos agricultores familiares e de ter inviabilizado o projeto na época em que esteve à frente da Codevasf.
17. “Pelo contrário, o assentamento insere os agricultores no projeto, pois respeitamos todo o traçado de canais, estações contidas no projeto básico e pusemos fim a usurpação de grandes fazendeiros que tiveram suas terras adquiridas pelo projeto, receberam suas indenizações do governo, mantiveram-se ocupando a terra e ainda arrendaram” esclareceu.
18. Políticos ligados ao governo do Estado alardeiam que o Metrô de Salvador, a ser inaugurado um pequeno trecho nesta quarta-feira, 11, tem 14 anos de atraso. Não é correta a informação. O atraso de inauguração correponde a 10 anos.
19. O metrô deveria ser inaugurado em dezembro de 2003, no governo Imbassahy, prefeito que organizou o projeto e iniciou sua execução. Acontece que, tanto no final do governo FHC (2001/2002); quanto no início do governo Lula (2003) as verbas minguaram e o metrô não andou.
20. Imbassahy deixou boa parte das obras prontas, incluindo estações e o túnel até a Lapa. Depois entrou o prefeito João Henrique que, conseguiu o inédito: reduziu o tamanho do metrô de 12.7km, o original, para 6.5km, até o Acesso Norte, depois de uma negociação do seu secretário de Transporte, Nestor Duarte, com Antonio Palocci.
21. JH quase inaugura o metrô. Chegou a rodar com ele e o então secretário João Leão. Na administração ACM Neto este em acerto negociado com o governador Wagner passou o metrô do município para o Estado, ainda que exista uma empresa (CTS) que cuida do metrô.
20. Até aqui, a partricipação do governo Wagner é mínima no Metrô. Promete-se para 2015, que o Metrô retome seu traçado original de 12.5 km, até a Estação Pirajá. O governo já tem praticamente contratado a outra perna do metrô que vai da Linha 1 (a atual), corta o Iguatemi, Paralela, até Lauro de Freitas. Só meus netos andarão nela.
21. Enfusou: Quem perdeu o prazo mas deseja trabalhar como ambulante no entorno da Arena Fonte Nova nos dias dos jogos tem mais uma chance. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) ainda dispõe de 116 lotes para atuação com kit fornecido pelo patrocinador, contendo isopor, sombreiro, boné e colete numerado, para venda de bebidas industrializadas (cerveja, água, refrigerantes e afins).
22. Os interessados devem comparecer ao órgão municipal até esta quarta-feira (11), a partir das 8h, na Rua 28 de Setembro, 26, Baixa dos Sapateiros. O atendimento será feito por ordem de chegada e o comerciante deverá ter em mãos o RG, CPF e comprovante de residência em Salvador, além de pagar a taxa no valor de R$120,61.
23. Salvador tem o cartel da gasolina e instituiu, também, o cartel dos restaurantes comida a kg no Salvador Shopping. Uma vergonha. Todo mundo cobrando R$59,90. Cadê a tal livre iniciativa?
24. Nos últimos 7 anos, a Embasa não conseguiu avançar em 10% nas ligações domiciliares de esgotos na capital.
25. O Emissário Submarino da Boca do Rio só tem 15% de sua capacidade operando. Enterraram o Bahia Azul e as praias da capital voltaram a ficar poluidas.
26. Outro exemplo de dona Embasa: Tem 2 anos que fizeram a rede de esgotos em Vila do Atlântico, Lauro, mas, as ligações domiciliares, até agora nada.
27. Ainda assim, a deputada Maria Del Carmen, PT, disse na tribuna da Assembleia que o governo Wagner recuperou e saneou a Embasa.
28. Vai ser um inferno a BR-324 no período de São João. O deputado Carlos Geilson, PTN, que vai a Feira todos os dias, diz que o inferno do São João será mais quente, mas, ele já existe há muito tempo com a ViaBahia.
29. Essa ViaBahia é a Embasa das estradas. Como neguinho fala mal dela.
30. O forró da Assembleia vai ser na quarta-feira. Anariê do ano eleitoral.
31. Passou uma garota vestindo uma camisa do Brasil nos corredores da Assembleia que parecia Huck. Que coisa bonita. Gol puro.
32. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, no período da Copa do Mundo de Futebol, haverá alterações no horário de atendimento ao público nos seus postos em Salvador.
33. Nos dias de jogo do Brasil (12 e 17 de junho), o atendimento das lojas será das 8 às 14 horas. O horário será das 8 às 14 horas também nos dias em que serão realizados jogos na Arena Fonte Nova (13, 16, 20 e 25 de junho), Nos dias 19, 23 e 24 de junho, os postos estarão fechados, em razão dos feriados de Corpus Christi e São João.