Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TURMA DOS DIREITOS HUMANOS esqueceu de falar sobre assédio de Senna

A população baiana já conta com um aplicativo para fazer denúncias contra criminosos e identificar procurados pela polícia.
07/06/2014 às 10:47
1. Parlamentares da Assembleia Legislativa da Bahia que sempre falam em direitos humanos, defendem as minorias e as mulheres, especialmente Yulo Oiticica e Bira Coroa, ambos do PT, se esqueceram complementamente de comentar o caso de assédio sexual envolvendo o então secretário de Justiça do Estado, Almiro Senna, exonerado do cargo. 

   2. Caso grave. Afinal de contas se tratava de um secretário da Justiça e Direitos Humanos envolvido em assédio sexual, ainda em apuração, porém, tão relevante que, mesmo na fase ainda dos procedimentos juridicos e defesa de Senna, ele teria sido aconselhado a renunciar para não ser renunciado.

   3. Também é impressionante o silêncio da Secretaria de Politicas para as Mulheres da Bahia cuja secretaria sempre está a opiniar sobre a violência contra as mulheres, a defesa das mulheres, e se calou. Nada fala sobre o assunto. Apenas estou lembrando disso porque essas pessoas e órgãos, quando o tema interessa a eles do ponto de vista política, comentam. Quando não, se calam.

   4. Em visita ao município de Érico Cardoso (sudoeste do estado), hoje pela manhã (7), o pré-candidato do PT ao governo da Bahia, deputado federal Rui Costa, pôde reiterar a importância da chegada do sistema de abastecimento de água (SAA) nas pequenas localidades baianas, como a obra que beneficiou os 350 moradores de comunidade quilombola de Paramirim das Crioulas, entregue pelo governador Jaques Wagner.

   5. O pré-candidato fez referência ao momento que se repetiu ao longo dos últimos sete anos, com cerca de seis milhões de baianos beneficiados no programa Água para Todos, principalmente aqueles que vivem nas áreas mais dispersas, que receberam ações de saneamento e acesso à água em quantidade e com qualidade. 

   6. Quem transitou pelas ruas e avenidas centrais de Itabuna neste sábado, já sentiu a melhora na organização do trânsito e na hora de estacionar. O trânsito fluiu com mais facilidade, sem filas duplas e com o fim da antiga prática de um único usuário ocupar uma vaga de estacionamento por horas seguidas.

   7. A melhor distribuição de vagas e a consequente organização do trânsito são resultados da implantação do sistema rotativo de estacionamento, que disponibiliza 1.520 vagas para carros e 80 para motos. 

   8. A implantação da Zona Azul agradou a comerciantes, moradores de bairros mais distantes e pessoas que vem de outras cidades para comprar no comércio de Itabuna. Como Raimundo de Freitas Santos, que destacou a facilidade para estacionar. 

   9. “Antes estava muito difícil encontrar uma vaga para estacionar no centro da cidade. A dificuldade era ainda maior em datas em que o comércio é mais movimentado”.

   10. Prefeitos dos 417 municípios baianos foram convidados para conhecer e discutir a minuta do projeto de lei federal para criação do Sistema Único do Trabalho (SUT). 

   11. O encontro, articulado e organizado pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), acontece nesta terça-feira, dia 10, a partir das 14h, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia.

   12. Nesta reunião, os gestores municipais da Bahia terão a oportunidade de conhecer as novas diretrizes que estão sendo propostas para a área do Trabalho no Brasil. 

   13. A exemplo do que já ocorre no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o SUT será um sistema único, de caráter nacional, descentralizado e cofinanciado, garantindo a clara definição das atribuições da União, dos Estados e dos municípios e das responsabilidades financeiras de cada ente federado, com criação de fundos que permitam a transferência direta de recursos e a efetiva integração das ações entre as três esferas de governo.

    14. A criação do SUT é resultante de um processo iniciado em novembro do ano passado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O Grupo de Trabalho que desenvolveu a minuta do projeto de lei teve a participação de representantes do MTE, do Forum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), do Conselho Deliberativo do FAT, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e de municípios que têm convênio com o Ministério do Trabalho.

   15. O combate ao tráfico de pessoas, que atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo, foi tema de encontro entre o deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA) e o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, nesta sexta (06), na sede da Arquidiocese. 

   16. O parlamentar apresentou cartilha que detalha o seu Projeto de Lei Nº 2845/13, que institui políticas públicas contra o tráfico de pessoas e cria o Sistema Nacional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos.

   17. Dialogando com o tema de Campanha da Fraternidade de 2014, “Fraternidade e Tráfico Humano”, o material está sendo distribuído nas paróquias da capital. “Nossa cartilha contém orientações sobre como os paroquianos podem contribuir no combate desta atividade criminosa, que movimenta cerca de R$30 bilhões de dólares por ano”, ressaltou Pelegrino. 

   18. Em sessão solene para exaltar o tema da campanha, o deputado pediu que a Câmara e o Senado aprovem o projeto. Também participou da reunião o padre José Carlos, da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe.

   19. Em vista das declarações dadas no site, deve se cumprir o dever do direito de resposta e prestar os seguintes esclarecimentos aos leitores do veiculo:

   20. “A casa de eventos, THE HALL vem através desta informar que foi notificada pela SUCOM nesta sexta-feira (06), solicitando que os geradores de energia fossem removidos da via pública. De imediato, antes do prazo exigido pelo órgão municipal, a THE HALL retirou os geradores e já iniciou obras para ligação da energia elétrica, com prazo previsto para sua conclusão em 11 de junho, próxima quarta-feira.

   21. Já no quesito segurança e alvará de funcionamento, registra-se que todos os eventos realizados no estabelecimento tiveram liberação da SUCOM, através de alvará por evento, comum em casas de porte similar e eventos de grande porte. 

   22. Vale ressaltar que a casa sempre buscou atender a todas as exigências estabelecidas pelos órgãos públicos, como posto médico, bombeiros brigadistas, empresa de segurança devidamente registrada na Polícia Federal, hidrantes, extintores, alarme de incêndio, saídas de emergência e sinalizações de emergência. 

   23. Inclusive, a THE HALL é a única casa da cidade que possui todos estes serviços presentes durante todos os seus eventos, para garantir a total segurança de todos os seus clientes.

   24. Por fim, com a remoção dos geradores e as obras para fornecimento de energia através da Coelba concluídas, o alvará será devidamente atualizado, retornando as atividades  normais da casa de eventos.”

   25. Cerca de 300 pessoas participaram, neste sábado (07), no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA, da plenária do mandato do vereador Gilmar Santiago (PT), pré-candidato a deputado estadual.

   26. O senador Walter Pinheiro e a ministra da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Bairros, os deputados federais Amauri Teixeira, Luiz Alberto e Nelson Pellegrino, o deputado estadual Yulo Oiticica e os ex-secretários de Comunicação, Robinson Almeida, e de Saúde, Jorge Solla, os três pré-candidatos a deputado federal, e o vereador Waldir Pires, participaram do encontro, ao lado de lideranças comunitárias, de entidades do movimento negro e de trabalhadores urbanos e rurais de toda a Bahia.
27. A população baiana já conta com um aplicativo para fazer denúncias contra criminosos e identificar procurados pela polícia. O Sistema de Informação para Proteção à Pessoa (SIPP), desenvolvido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), oferece a possibilidade de identificar, por meio de fotografias ou vídeos, pessoas desaparecidas, procurados do Almanaque do DHPP, assaltantes de banco, fugitivos do sistema prisional, entre outros.

   28. De acordo com o diretor do DHPP, delegado Jorge Figueiredo, o aplicativo também auxilia a polícia a identificar criminosos que aparecem em vídeos, recuperados de câmeras instaladas próximas aos locais de crimes, além de traficantes e homicidas, em que a descrição e área de atuação são os únicos dados conhecidos. Inicialmente, o aplicativo pode ser baixado em qualquer celular que tenha acesso a internet por meio do endereço: http://app.vc/dhpp_ba. Em breve, o app estará disponível para qualquer celular com os sistemas operacionais IOS, Android, Java, Windows e Symbiam.