Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CAIXÃO NA ASSEMBLEIA foi ato mais forte contra WAGNER na Assembleia

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) abriu inscrições para ambulantes interessados em atuar durante as apresentações da Fan Fest em Salvador.
03/06/2014 às 12:56
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Quando o cortejo fúnebre entrou no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia nesta tarde de terça-feira, 3, o defundo sendo representado pela Constituição do Estado (a cabeça) e o Regimento Interno da Casa (o corpo) a Casa da Cidadania nunca antes em sua história havia presenciado cena tão forte. 

   2. Para os deputados da oposição, protagonistas do enterro intitulado "O Governo do PT enterra a democracia na Bahia", uma atitude de bom humor e crítica vigorosa contra o governador da Bahia e o presidente da Assembleia Legislativa; para o próprio Nilo, atitude de mau humor, "um ato de desrespeito a Casa".

    3. O certo é que a oposição, constituida por 17 dos 63 deputados estaduais, se queria chamar a atenção para o que considera uma ilegalidade a eleição de Zezéu Ribeiro para uma vaga do TCE, usurpando um direito da Casa, conseguiu. E como conseguiu. 

   4. A base governista ficou desorteada, o presidente Marcelo Nilo também, o líder do governo, deputado Zé Neto foi impedido de falar, e os ânimos só se acalmaram quando Marcelo Nil considerando que o ato era um "Movimento Grave" contra a Casa e com base no regimento derrubou a sessão convocando uma nova para quarta-feira, 9h.

   5. O ato da oposição foi bem planejado, surtiu um efeito enorme (certamente vai ter grande repercussão na midia) e os governistas, poucos na casa, ficaram sem saber como agir. Bem que Zé Neto e Rosemberg Pinto ainda tentaram. Em vão. 

   6. Maria Del Carmen, outra petista, tentou derrubar a sessão solicitando falta de quórum, mas, para surpresa geral, 21 deputados votaram pela manutenção da sessão, o que significa dizer que, pelo menos 6 deputados da base votaram sim, uma vez que Targino Machado (DEM) não estava presente e só havia 15 deputados da oposição.
   
   7. Ruim para a imagem do governador Wagner e para a Casa Legislativa pois os deputados acusam ao governador e a Marcelo Nilo as manobras pra elegerem Zezéu Ribeiro. O primeiro mandando um nome para a Casa dxissociado dela, quando a vaga era da ALBA; e o segundo por ter usado seu gabinete para arregimentar deputados da base na votação de segundo turno entre Zezéu x Gaban. Gaban venceu o prmeiro turno por 28x27 votos; e Zezéu o segundo turno por 35x23 votos.
   
   8. "Não há o que reclamar", disse o líder do governo Zé Neto, em conversa com o BJÁ. "Eles venceram o primeiro turno e não fizeram maioria simples (32 voitos) e nós vencemos o segundo e fizemos (35 votos)". Para o líder, não há "objeto" real de reclamação e sim o papel da oposição em protestar.
   
   9. Gaban pensa diferente. Diz que Zezéu só venceu o segundo turno porque Marcelo Niulo adiou a votação em 1 hora, quando deveria ser imediata, e isso permitiu que o governo se mobilizasse. Além do que, houve pressão desmedida com ameaça aos deputados que tiveram que fazer fotos dos votos.

   10. A oposição quer anular a sessão do último dia 28. O governo tem pressa e quer dar posse a Zezéu dia 6 ou dia 9, a depender do trâmite da papelada. A Assembleia já enviou seu nome ao governador e este sancionou. Nilo diz que não anulará a votação nem a sessão, pois, entende que não houve irregularidades. 

   11. Nesta quarta, pela manhã, o assunto segue. Evidente que, sem o caixão em plenário.  
                                                             ****
   12. Não faltaram piadas sobre o "defunto" na Assembleia. Determinado momento da confusão, o deputado Luciano Simões (PMDB) gritou: "Tira o algodão do nariz do defunto".
   
   13. A imprensa estava em peso na Assembleia. Determinado momento uma coleguinha arguiu: - É um defunto ou uma defunta.
   
   14. Um coleguinha perguntou ao deputado Elmar Nascimento porque todos estavam de preto fechado: - É o luto pelo fim da democracia.
   
   15. O deputado Zé Neto (PT) ponderou ao deputado Leur Lomanto Jr (PMDB) para ter mais cautela no protesto. Resposta de Leur: - Estou aprendendo com V.Exa.
   
   16. A deputada Maria Luiza Laudano ia entrando no plenário quando o cortejo fúnebre entrou no recinto. Ela tomou o maior susto e se benzeu.
   
   17. Os jornalistas ficaram sem internet na Assembleia logo na hora do enterro. Que é isso! Mande consertar essa birosca Sêo Armando.
   
   18. De Marcelo Nilo sobre o caixão no plenário: - O povo da Bahia é que vai julgar esse ato de vocês.
   
   19. Especialistas em caixão dizem que o tal levado pela oposição não custou mais do que R$250,00.
   
   20. Já passava das 17h e o caixão no plenário vazio. Aí um coleguinha disse: - Se ninguém quer o caixão vou levar pra mim.
  
   21. Diz-se que a Mesa da ALBA só não chamou a PM para retirar o caixão temendo o Jornal Nacional.
                                                             ***************  
    22. O deputado federal e vice-líder do governo, Afonso Florence (PT-BA), membro da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, foi um dos responsáveis pela aprovação do plano de trabalho apresentado pelo relator, deputado federal Marco Maia (PT-RS) nesta terça-feira (3), que prevê a convocação prioritária do doleiro Alberto Youssef e de ex-diretores da estatal.
 
   23. “Tenho convicção que a orientação de investigar a fundo a gestão da Petrobrás servirá para provar ao povo brasileiro que ela foi responsável e de acordo com o interesse da empresa brasileira, que hoje é alvo de ataques da oposição”, comentou Afonso.
    
   24. O PSB está realizando desde o dia 31 de maio até 08 de junho congressos municipais em todo o estado da Bahia. Em Salvador, o Congresso será realizado neste sábado (07), das 08 às 17h, no Clube Fantoches, ocasião em que serão eleitos os novos membros da direção executiva e escolhidos os delegados que votarão no Congresso Estadual, que será realizado no próximo sábado (14), no Bahia Café Hall, na Avenida Paralela. 
25. O Congresso contará com a presença da chapa de candidatos com domicílio eleitoral em Salvador, entre eles as pré-candidatas ao governo e ao Senado, Lídice da Mata e Eliana Calmon, além dos pré-candidatos a deputado estadual e federal. Os segmentos organizados do PSB (LGBT, Juventude, Negritude, Mulheres, entre outros) realizarão seminários e escolherão os representantes do Congresso Estadual.
    
   26. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) abriu inscrições para ambulantes interessados em atuar durante as apresentações da Fan Fest em Salvador. Os festejos estão marcados para os dias 12, 13, 16, 17, 20, 23, 25, 28 ou 29 de junho (a depender da classificação do Brasil) e nos dias 1º, 5, 8, 9 e 13 de julho. As informações estão presentes na Portaria 69/2014, publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (3).

   27. São 100 vagas e, do total, 5% são reservados para portadores de deficiência. O licenciamento deve ser agendado até esta quarta-feira (4), através do site www.ambulante.salvador.ba.gov.br. Será permitida apenas atuação com um kit contendo um isopor, sombreiro, colete numerado, boné e crachá, a ser fornecido pelos patrocinadores oficiais da Fifa.

   28. O deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA) comemorou a inauguração do novo Mercado do Rio Vermelho, conhecido como “Ceasinha”, nesta segunda-feira (2), em Salvador. Durante a inauguração, o parlamentar lembrou que colaborou, como coordenador da bancada na Câmara dos Deputados, para a aprovação de emenda coletiva no valor de R$30 milhões, que integra os investimentos na Ceasinha e no Mercado de Paripe.