Médicos dizem que saúde do soldado Prisco não exige tratamento domiciliar. Caso idêntico ao de Genoino.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Ainda faltam 28 dias para o início da Copa do Mundo e o que se verificou, hoje, em São Paulo, com manifestações dos Sem Teto e sindicatos em vários pontos de rodovias e na capital paulista, pode-se tem uma idéia do que poderá acontecer em junho. Preocupante.
2. A Rodovia Anhanguera e as marginais Pinheiros e Tietê estiveram entre os principais pontos de bloqueio realizados por integrantes de movimentos sem-teto e sindicatos. Os manifestantes criticaram gastos com a Copa do Mundo e cobraram moradia e aumentos salariais.
3. Os atos ocorreram em diversas regiões da cidade, incluindo as imediações da Arena Corinthians. Não foram registrados confrontos com a Polícia Militar (PM).
4. A corporação avalia que 4 mil pessoas participaram dos atos. Os protestos ocorreram em ao menos 9 pontos da cidade de São Paulo.
5. O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) realizou ato em cinco pontos da cidade. A Força Sindical também fez protestos e reuniu trabalhadores em quatro endereços. Outra entidade que também realizou ato nesta manhã foi o sindicato que representa funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
6. Por volta das 12h30, funcionários terceirizados dispensados dos Telecentros municipais bloquearam parte da Avenida Paulista. No horário, os metroviários ainda faziam passeata por avenidas do Centro.
7. Há ainda convocação para protestos de professores, nesta tarde, e ato de coletivos contrários à Copa do Mundo, no começo da noite, na Avenida Paulista.
8. É um conjunto de ações que tende a explodir no mês de junho. Em Salvador, hoje, manifestantes também protestaram no centroi da cidade mas não houve incidente com a PM.
*****************
9. “Em nenhum momento, o pré-candidato Paulo Souto disse que falta emergência ou urgência no Hospital Estadual Otávio Mangabeira”, afirma o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia.
10. Segundo ele, o dito foi que o funcionamento se dá em horário comercial, porque os internamentos não estão sendo realizados às noites nem aos sábados e domingos, devido à desativação de 31 leitos que reduziram a capacidade de atendimento, além da falta de pessoal de enfermagem.
11. “Distorcer os fatos de acordo com a conveniência não é procedimento de quem preza pela verdade. Infelizmente esta é uma prática comum do PT” comenta Aleluia. Segundo ele, o povo quer saber se os correligionários do governador Jaques Wagner também vão desmentir que a famosa UPA do Hospital Roberto Santos não está funcionando, embora tenha sido anunciada desde 2010.
12. “O PT só é eficiente em propaganda enganosa, porque é uma vergonha, é um atestado de ineficiência, não construir uma simples Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em quatro anos”, assevera o líder democrata.
13. O PROCON-BA, Superintendência vinculada à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH), notificou, nesta quinta-feira (15), a empresa APPLE COMPUTER BRASIL LTDA, para prestar os devidos esclarecimentos acerca dos problemas operacionais apresentados pelos aparelhos Apple Iphone modelo
14. Tem uma comunicadora vendendo sua imagem para ser secretária de Turismo do Estado. Era só o que faltava.
15. Neta de Caymmi diz que fez 10 anos de pesquisas para escrever sobre o avô. Tá muito bem. Adinoel Mota Meta tem 60 anos pesquisando para escrever um livro.
16. Em Salvador, não se pode nem "dar uma" sossegado (a). Bandidos furtaram clientes do Motel Decamerom.
17. Faleceu de infarto o empreiteiro Manuel Segura Martinez, da Construtora Segura.
18. Nada é tão contagiante quanto o entusiasmo profetizou o papa Alexandre.
19. Membro titular da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Yulo Oiticica parabenizou a Câmara Federal pela aprovação unânime do projeto de lei que tipifica a exploração sexual de crianças, adolescentes e vulneráveis como crime hediondo. Como já foi aprovado pelo Senado, o texto agora vai à sanção presidencial.
20. Para Yulo, que também preside as Frentes Parlamentares em Defesa da Assistência Social e Juventude, a nova lei é uma avanço, porém necessita de rigor no seu cumprimento.
21. “Garantir os direitos pressupõe combater qualquer tipo de violação. Pra isso é preciso punir de forma severa, com o rigor da lei, qualquer tipo de crime às nossas crianças e adolescentes. Isto é fundamental para um país que tem a democracia como marca e que tem a proposta de se consolidar como uma nação garantidora dos direitos humanos”, destaca o parlamentar.
22. Com a proximidade do 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o deputado chamou atenção para a necessidade de criar, além de leis, ações de conscientização da sociedade que ajudem a garantir maior proteção das crianças.
23. “A violência contra criança não tem que ser reduzida, mas sim eliminada na sua totalidade e para isso é necessário a sociedade despertar”, ressalta.
24. Os bancos, caqueiros e cinzeiros postos pela Prefeitura de Salvador no calçadão da Barra são bonitos e estão esteticamente bem posicionais. Os bancos, no entanto, parecem frágeis. Importante usá-los sem vandalismos.
25. Médicos dizem que saúde do soldado Prisco não exige tratamento domiciliar. Caso idêntico ao de Genoino.
26. A Petrobras patrocina o III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA) a ser realizado de 16 e 19 de maio de 2014 no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro (BA).
27. O evento tem o objetivo de aumentar a coesão política e a expressão pública do campo agroecológico brasileiro. O encontro inclui seminários, palestras e atividades culturais e vai reunir cerca de 2 mil pessoas, sendo 70% agricultores familiares, camponeses, povos e comunidades tradicionais.
28. O gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Tripodi, participará da abertura do evento, no dia 16 de maio, às 14h. A cerimônia contará também com as presenças de Selvino Heck, presidente da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, e Valter Bianchini, secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
29. O Bolsa Família Móvel, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), vai estar presente em duas localidades nos próximos dias.
30. Nesta sexta-feira (16), os beneficiados são os moradores da Avenida Centenário e adjacências, que poderão acessar o serviço no estacionamento do Hospital Santo Amaro. Na próxima segunda e terça-feiras (19 e 20, será a vez da população do bairro do Engenho Velho de Federação receber os técnicos da Semps. O público será atendido nas dependências da Igreja Batista, próximo à Universidade Católica. O atendimento é feito sempre das 9h às 16h.
31. Os interessados devem levar o original dos seguintes documentos: RG, CPF e título de eleitor; carteira de trabalho (caso assinada levar contracheque); e comprovante de residência (pode ser recibo de água, luz, telefone, ou correspondência recebida pelo correio.
32. Também devem ser apresentada a documentação dos dependentes: carteira de identidade e título de eleitor para maiores de 18 anos; carteira de identidade e/ou certidão de nascimento para menores de 18 anos; e carteira de trabalho (para todos os maiores que possuam e, caso assinada, levar contracheque).
33. Mesmo em processo de negociação com a Prefeitura de Salvador, a Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município (Astram) e o Sindicato dos Servidores da Transalvador (Sindttrans), após nova proposta apresentada na noite desta quarta-feira (14), decidiram continuar a paralisação. A proposta feita aos agentes de trânsito representa um ganho de 33% no vencimento básico da categoria.
34. O secretário de Gestão, Alexandre Pauperio, salientou que os valores dos vencimentos básicos definidos representam ganhos significativos para todos os cargos da Prefeitura.
35. “A proposta do plano para os servidores públicos corrige distorções históricas, recompondo perdas acumuladas, padroniza gratificações e garante a efetiva valorização do servidor público municipal. Não entendemos como uma categoria tão importante para a cidade não se contente com o ganho oferecido, além da gratificação adicional de incentivo à educação no trânsito, conquistada na campanha salarial de 2013, que representa 13% do vencimento base”, disse.
36. O deputado federal Lúcio Vieira Lima foi indicado como membro titular da Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição – PEC 406-A, de 2009, que altera a redação do inciso IV do art. 158, art. 150 e art. 198, da Constituição Federal, para aumentar a parcela pertencente aos Municípios do produto da arrecadação do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias.
37. E também sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, estabelece montante mínimo anual de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e seu aumento e determina que a União entregue aos Municípios parte da arrecadação das contribuições sociais sobre a receita ou o faturamento e sobre o lucro.
38. A iniciativa vai ajudar os municípios baianos que se encontram em dificuldades financeiras e terá à frente os deputados federais baianos Lúcio Vieira Lima (PMDB) e Félix Mendonça Júnior (PDT) para lutar e defender o municipalismo. Uma antiga bandeira peemedebista, sempre defendida pelo presidente do partido na Bahia, Geddel Vieira Lima, durante os seus cinco mandatos consecutivos como deputado federal. E agora, como pré-candidato ao Senado da República, Geddel continua defendendo os interesses do municipalismo.
39. “Essa sempre foi uma bandeira do PMDB defendida arduamente por mim em Brasília e pretendo continuar a apoiar os interesses financeiros dos municípios baianos ao assumir uma cadeira no senado”, comentou o peemedebista.
40. Os pré-candidatos da chapa oposicionista Paulo Souto (DEM), a governador, Joaci Góes (DEM), a vice, e Geddel Vieira Lima(DEM), ao senado, botam o pé na estrada de norte a sul da Bahia, neste final de semana. A maratona começa com o evento “Unidos pela Bahia”, a ser realizado em Itapetinga, nesta sexta-feira (16), às 17 horas, na Câmara Municipal.
41. No sábado (17), às 11 horas, a chapa majoritária da oposição estará em Juazeiro, onde se reúne com lideranças locais e regionais, no espaço Via Show, que fica vizinho ao pátio da Feira Livre. No mesmo dia, o trio oposicionista, liderado por Paulo Souto, vai a Paulo Afonso. Lá o evento “Unidos pela Bahia” acontecerá às 17 horas, no Clube Operário de Paulo Afonso (COPA). Miguel Calmon será o destino de domingo (18), quando às 10 horas, será realizado novo encontro com lideranças locais.
42. Neste fim de semana, as plenárias de elaboração do Programa de Governo Participativo (PGP) 2014, do pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo do estado, deputado federal Rui Costa, visita as cidades de Bom Jesus da Lapa e Seabra. Os encontros servem para ouvir as sugestões dos territórios de Identidade Bacia do Rio Grande, Velho Chico, Bacia do Rio Corrente, Piemonte do Paraguaçu e Chapada Diamantina ao PGP.
43. No sábado (17), a plenária será no clube AABB, Av. Manoel Novais, no bairro Lagoa Grande, em Bom Jesus da Lapa, às 9hs. No domingo (18), será no Arena Clube e Eventos, Av. Jorge Amado, bairro União, em Seabra, também as 9hs. Além de Rui Costa, os encontros terão a presença do Deputado Federal João Leão (pré-candidato a vice-governador) e Otto Alencar (pré-candidato a Senador).
44. As propostas que serão entregues foram discutidas em grupos temáticos formados em cada território.
45. O presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia), Luciano Muricy Fontes participará da solenidade de abertura do 18º Feirão da CAIXA amanhã, às 8h30, no Centro de Convenções da Bahia.
46. A entidade marca presença nesta edição do evento com um estande institucional da entidade. No espaço, o público poderá conhecer as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela entidade nos últimos anos.
47. Também será disponibilizado para os visitantes o Guia de Consumo Consciente – criado pela ADEMI-BA para ajudar moradores dos condomínios e suas famílias a adotarem uma postura ambientalmente mais responsável em relação ao consumo consciente.
48. A Secretaria da Administração (Saeb) e a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) celebraram um termo de compromisso estabelecendo que nos concursos e seleções públicas estaduais da administração direta, autárquica e fundacional (com exceção das universidades estaduais) sejam incluídos conteúdos programáticos relativos à promoção da igualdade racial e de gênero.
49. A decisão reafirma uma política de inclusão do Governo do Estado, que visa debater e construir soluções alternativas para o tema e implementar políticas públicas entre os órgãos do poder público e sociedade civil organizada.
50. Os conteúdos abordados nos concursos deverão ser retirados das legislações que abordem especificamente as temáticas de promoção da igualdade racial e de gênero e da bibliografia correspondente. A Sepromi é responsável pelos conteúdos incluídos e, junto com a Saeb, define os temas considerados.
51. Cabe também à Saeb validar a definição dos conteúdos e assegurar a inclusão dos mesmos nos certames.
52. Diante do impasse nas negociações para implantação do Plano de Cargos e Vencimentos (PCV) e em virtude das outras categorias já terem aceitado o plano a Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município (ASTRAM) e o Sindicato dos Servidores de Trânsito e Transportes de Salvador e Região Metropolitana (SINDTTRANS), foram analisar a PCV negociado pelo Sindseps.
53. “Fomos surpreendidos quando observamos que o Sindseps, um entidade que diz representar parte dos servidores municipais, assinou um acordo em que abre mão do direito de reajuste salarial, pelos próximos dois anos.
54. Ao questionarmos alguns servidores de outras categorias se isso foi exposto na assembleia de aprovação do PCV pelo Sindseps, nosso espanto foi ainda maior, pois, esse item nem sequer foi comunicado a categoria. Um verdadeiro absurdo e um afronte aos trabalhadores e todo movimento sindical”, informou Adenilton Junior, presidente da ASTRAM.