Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRÉ-CAMPANHA tem primeiro esquenta entre Wagner x Aécio Neves

Em clima de muita festa e unidade trabalhadores e trabalhadoras marcaram presença na festa promovida pelas Centrais Sindicais CUT, UGT, CTB e Nova Central para celebrar o Dia do Trabalhador.
02/05/2014 às 11:04
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A pré-campanha eleitoral teve o primeiro pré-esquenta com o governador Wagner rebatendo criticas feitas a presidente Dilma Rousseff, pelo senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à presidência da República. Com o "tucano" pontuando acima da casa dos 20% na recente pesquisa e as dúvidas sobre quem será mesmo o candidato do PT, se Lula ou Dilma, o governador da Bahia tomou a dianteira na defesa da presidente.

   2. Segundo o chefe do Executivo baiano é "mentira" afirmar que o estado pode ser gerido como uma empresa da iniciativa privada. "Ferramenta de gestão não tem ideologia e não tem caráter partidário. Não vamos abominar a política com esses clichês", do tipo Brasil parado, falta de empenho na reforma tributária e inflação em alta.

   3. Wagner citou em Comandatuba, no seminário da Lide, que Minas Gerais é um dos estados beneficiados com a política tributária do Brasil, especialmente no comércio eletrônico. "Vamos parar de hipocrisia. Quando se fala em reforma tributária, estamos falando em divisão do bolo. E para fazer essa reforma tributária é preciso passar pelo Congresso", ressaltou.

   4. A resposta de Wagner foi às duras críticas feitas por Aécio, inclusive sobre uma eventual falta de empenho do governo em debater e votar a reforma tributária. Rebatendo, indiretamente, a fala do governador baiano, o pré-candidato do PSDB foi simplista. "Quando a candidata do PT se dispor a sentar conosco e debater o Brasil, a discussão vai acontecer", sugeriu o tucano.

   5. O certo é que o petismo passou a encarar Aécio com uma nova ótica, ainda mais depois que o "tucano" sinalizou a possibilidade de um governo de coalizaão PSDB/PSB/Rede com forte tendência de levar a eleição para um segundo turno, hipótese que, até pouco tempo, parecia improvável. Agora, a balança tem indicadores de que Dilma cai (37%), enquanto os candidatos da oposição crescem.

   6. Isso significa dizer que os discursos de Aécio e Campos estão se encaixando no eleitorado, especialmente na opinião pública mais esclarecida, e o caso da Petrobras/Refinaria de Passadena contribuiu para isso, e também o fato do país não apresentar boas taxas de crescimento. 
               
  7. Até as convenções partidárias (30 de junho) o clima tende a esquentar ainda mais mais.
                                                    ****
   8. O empresário Mário Dantas, presidente do Lide Bahia, está com a agenda bem movimentada nas últimas semanas. No dia 01 de maio, ele chegou ao sul da Bahia, onde participou da 13ª edição do Fórum de Comandatuba.

   9. Dantas compôs a Bancada Especial do evento, que foi transmitido ao vivo para todo o Brasil. Além de compor a mesa do evento principal, o empresário também contribuiu, junto ao Comitê de Gestão do Lide, com uma carta aberta que apresentou sugestões de ações/ soluções para destravar o crescimento econômico do país.

   10. Usuport: O governo anunciou que vai contratar a empresa de consultoria Deloitte paraimplantar um novo modelo de gestão nas administrações dos portos públicos. O contrato, no valor de aproximadamente R$ 10 milhões deverá ser assinado nos próximos dias. 

   11. A Deloitte, que venceu a licitação em janeiro, deverá começar os trabalhos, com duração de seis meses para mapear e implantar o modelo, pela Companhia das Docas do Estado de São Paulo (Codesp), seguida da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) e a Companhia Docas do Pará (CDP), num total de nove portos públicos. 

   12. A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) participará do processo inicialmente como ouvinte, dentro da Codesp. O governo vai analisar a necessidade de contratar nova consultoria para alterar a gestão das demais companhias docas e portos delegados. 

   13. Nesta segunda-feira (05), a caravana de elaboração do Programa de Governo Participativo (PGP) 2014, do pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo do estado, Deputado Federal Rui Costa, vai realizar a Plenária das Mulheres. 

   14. O encontro marcado para às 17hs, no Hotel Fiesta, em Salvador, reunirá prefeitas, vice-prefeitas, ex-prefeitas, vereadoras, ex-vereadoras, lideranças políticas e mulheres de todas as regiões do estado que vão assim, poder contribuir para a formulação das propostas de governo voltadas para elas.

   15. Os encontros temáticos fazem parte da metodologia de elaboração do PGP2014, que dessa forma busca dialogar com os diversos setores da sociedade. "Vamos ouvir as mulheres. Vamos ouvir as mães, as filhas, as estudantes, as mulheres trabalhadoras. Elas, com sua inteligência, sua força de trabalho e sua meiguice, representam uma das sustentações da sociedade”, disse Rui Costa.

   16. A Academia de Letras da Bahia prestará uma homenagem ao acadêmico Gerson Pereira dos Santos (1932-2014), dia 15 de maio, sendo orador João Eurico Mata, 17h.

   17. O IGHB com apoio da Secult comemora 120 anos próximo dia 13, 19h, com solenidade na sede da instituição, Piedade, com orações de Roberto Santos, Consuelo Pondé de Sena e Edivaldo Boaventura, além da posse de novos sócios e apresentação do Madrigal da UFBA.

   18. Lúcido o artigo do vereador Silvio Humberto (PSB) sobre a banana sendo usada como esterótipo diante de tema tão importante como o racismo. Muita gente de aproveitando de um lance de marketing para aparecer sem nunca ter defendido a causa, sequer estudado e analisado sua trajetória histórica.

   19. O Partido Solidariedade, de Paulinho da Força, está batendo firme na presidente Dilma Rousseff, inclusive com adjetivações muito forte e até pedindo sua prisão. Na Bahia, o partido é dirigido pelo deputado Marcos Medrado, aliado de Wagner e Dilma.

   20. Com os irmãos Moreira (Antonio e Chico) ao lado do ex-desembargador Cintra e do governador Wagner na coluna da July, hoje, quem foi ao Moreira ficou admirado com a alegria dos portugueses.

   21. A Unijorge entregou mais de meio milhão de cupons fiscais à Liga Baiana Contra o Câncer (LBCC), entidade criada em 1941 pelo médico Aristides Maltez para realizar atendimentos gratuitos a pacientes com câncer. 

   22. A cerimônia de entrega aconteceu com a presença do atual Presidente da LBCC, o médico Aristides Maltez Filho, do Reitor da Unijorge Guilherme Marback Neto e do Vice-Presidente de Relações Institucionais Mário Calmon. Os cupons geram um crédito, através de um programa do governo do estado, de mais de 25 mil dólares para a aquisição de novos equipamentos para prevenção e tratamento do câncer na Bahia.

   23. O feito, noticiado pelos principais sites de notícias de Salvador, foi alcançado com a mobilização dos alunos da Unijorge, em uma competição com prêmios para a turma que doasse a maior quantidade de cupons fiscais. A campanha de arrecadação durou 15 dias, totalizando cerca de 36 mil doações de cupons por dia, em todos os campi da instituição.

   24. Em clima de muita festa e unidade trabalhadores e trabalhadoras marcaram presença na festa promovida pelas Centrais Sindicais CUT, UGT, CTB e Nova Central para celebrar o Dia do Trabalhador.
 
   25. O presidente estadual da CUT Bahia, Cedro Silva, comemorou durante o evento realizado no Terreiro de Jesus, Pelourinho, essa integração. “Aqui na Bahia temos muito o que comemorar. Em primeiro lugar, gostaria de destacar que a união das centrais este ano foi justamente pra dizer à classe trabalhadora que trabalhador tem é que andar unido, só assim será possível avançar cada dia mais"
 
   26. Cedro Silva fez um retrospecto da história de luta da classe trabalhadora nas últimas décadas. “Ao longo dos trinta anos os trabalhadores foram os principais protagonistas da história deste país. Tudo que existe hoje de mudança, de transformações no Brasil, foi graças à classe trabalhadora. Enfrentamos a ditadura militar, a recessão econômica, desemprego, a alta da inflação, política neoliberal, globalização da economia”, lembrou.

    27. Um perfume com aquela fragrância suave, um colar de corrente que está em alta na estação, uma bota para o outono-inverno ou até mesmo aquele item de decoração desejado para presentear as mamães no seu dia. 

   28. Seja qual for à escolha do cliente, o Salvador Shopping e o Salvador Norte Shopping possuem um amplo mix, composto por grifes nacionais e internacionais que satisfazem todos os desejos para o Dia das Mães.
 
   29. Para tornar a compra ainda mais especial, este ano, os centros de compras vão presentear a clientela com um “mimo”: um kit exclusivo da marca Le Lis Blanc. Inspirada em pequenas emoções diárias da mulher e também em suas necessidades e costumes, a linha Beauté traz produtos que prezam por uma pele saudável e com brilho natural. 

   30. O brinde é composto por uma loção hidratante desodorante corporal (65 ml) e um sabonete líquido para banho (65 ml). A linha Instinct inspira a modernidade e a energia das notas cítricas combinadas com florais remetem a momentos de frescor do fim de tarde.
31. O deputado federal João Leão (PP-BA) afirma que Ilhéus concentra atualmente o maior conjunto de investimentos do Estado da Bahia, que irá impulsionar o desenvolvimento econômico e social do município e de toda a região sul do estado. 

   32. “Com a chegada do complexo intermodal, que conduzirá este município a um novo ciclo de desenvolvimento, Ilhéus terá todas as condições para se transformar em uma das capitais da Bahia”, enfatiza o parlamentar.

    33. O deputado ressaltou a importância da Fiol - Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), investimento federal que desenvolverá atividades ferroviárias e portuárias de Ilhéus, ampliando as trocas financeiras e institucionais do município com outras regiões baianas e brasileiras. 

   34. “Além de importantes intervenções estruturantes, como a construção da segunda Ponte Centro-Zona Sul e da duplicação da BR-415, teremos o Porto Sul e o novo aeroporto. Tudo isso atraindo inúmeras indústrias de transformação e gerando renda e emprego para a população”, declarou.