Fumaram o cachimbo da paz na Assembleia Legislativa, os deputados Marcelo Nilo, presidente da Casa, e o líder do governo, Zé Neto. Mas, de longe.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Os comentários na Assembleia Legislativa davam conta, nesta terça-feira, 8, que sai até sexta-feira, 11, a chapa das oposições. A tendência, segundo falou em off um parlamentar, é de que Geddel Vieira Lima aceite a condição de candidato ao Senado e também fique com a vice, além de outras negociações futuras, para que a chapa possa ter um tempo confortável no Programa Eleitoral gratuito na televisão.
2. Sem o PMDB, uma chapa encabeçada por Paulo Souto teria um espaço que não permitira fazer um programa de qualidade na TV, além da perda de muitos comerciais no horário eleitoral. Lembrando que Rui Costa (PT) deverá ficar com o maior tempo diante das alianças que fez, e uma enxurrada de comerciais.
3. O argumento de que Geddel poderia ir compor com Lídice da Mata, candidata a governadora do PSB/Rede, com Eliana Calmon no Senado, não teria muito sentido, salvo se o PMDB indicasse um vice e Geddel fosse candidato a deputado estadual.
4. Nesse caso, Lídice tem pouca coisa a negociar politicamente na atualidade, a chapa da senadora também teria uma viabilidade maior no horário do Programa Eleitoral, hoje, ainda com um tempo muito magro, um pouco mais do que o antigo estilo Eneas.
5. Evidente que, como já foram oferecidos a vice e o Senado a Geddel na chapa provável (DEM/PMDB/PSDB/PTN/PV/PPS) e o PMDB já ocupa cargos importantes na estrutura da Prefeitura de Salvador, sobretudo com Paulo Fontana, na Infra, esse parece ser o caminho do partido exigindo postos no governo do Estado se Souto for eleito, acordados agora, e reforçando a posição do partido no município de Salvador.
6. Há quem defenda, entre os mais radicias do DEM, o lançamento de Souto sem Geddel, desde já. Mas isso é conversa de amador porque se ocorrer isso seria uma prévia de rompimento e, na política, passos apressados (ou afoitos) não são os ideias.
7. A hora é de cautela, caldo de galinha, conversas a exaustão e acertos politicos. É claro que há limites para tudo e alguém tem que ceder um pouco mais; ou pouco menos até o acerto final. Mas, a politica está sendo visto a longo prazo, pelo menos até 2018.
*********
8. O Clube de Desconto dos servidores do Estado e a agência de viagem Travel to Travel estão com promoção especial para os servidores estaduais: 8% de desconto em pacote turístico para Caldas Novas, no estado de Goiás. Mas vale lembrar que o benefício é válido apenas para o período de 24 a 29 de maio.
9. O pacote inclui passagem aérea (Salvador/Goiânia/Salvador), traslados, uma noite de hospedagem em Goiânia, city tour pela capital e quatro noites de hospedagem no Rio Quente Resort, em Caldas Novas, com meia pensão e seguro de viagem.
10. Os pacotes da promoção saem a partir de R$ 2.625 por pessoa. Para crianças de até 12 anos serão contratados valores especiais. O pagamento pode ser feito com uma entrada de 30% do valor total e saldo divido em três parcelas, sem juros, nos cartões de crédito Visa e Master.
11. É necessário apresentar o contracheque e documento com foto ou crachá funcional no ato da compra. Mais informações, basta ligar para (71) 3271-8383.
12. Morre uma das figuras mais populares do centro histórico de Salvador, o marchand Deraldo Lima, 85 anos, de uma queda de telhado. A vida tem cada surpresa impressionante. Esse camarada passou uma parte de sua existência vivendo ao lado da violência, no antigo brega da Laranjeiras, Maciel de Baixo, e morre de uma queda.
13. Fez história na velha cidade da Bahia quando ainda se podia curtir a boemia sem sobressaltos e andar pelas ruas do Pelourinho, ainda povoadas de casas de prostituição, com segurança duvidosa, mas com frequência firme na Cantina da Lua e outros botecos.
14. Deraldo comantdu a Galeria 13, reduto da boemia e das artes, na Rua das Laranjeiras, onde hoje é o La Figa (antigo La Lupa) e onde na década de 1970, Nelson Pereira dos Santos rodou cenas de "Tenda dos Milagres", da obra de Jorge Amado.
15. Filme que também teve cenas no antigo hotel da Bahia e na redação do Diário de Noticias, na Carlos Gomes, onde eu, Raimundo Machado, Pedro Formilgi, Carlos Navarro fizemos algumas "pontas".
16. Eu representei um personagem chamado Peçanha e até hoje Navarrinho só me chama de Peçanha e lá se vão quase 40 anos dessa brincadeira.
17. Deraldo era uma figura extraordinária, humanismo puro, incapaz de matar uma barata e morreu quase à míngua. Era caolho e usava um óculos onde numa das lentes havia uma pintura.
18. Hoje, em A Tarde, o diretor de cinema argentino Carlos Pronzato, que mora na Bahia, fez uma artigo falando da morte de Deraldo e lembrando cenas do seu filme intitulado "Canudos, Numa Longa Curva".
19. O curta mistura ficção e realidade para mostrar um pouco da história da guerra que deixou 25 mil mortos no sertão baiano. Ao contrário de "Guerra de Canudos" -longa de Sérgio Resende-, o curta de Pronzato apresenta Antonio Conselheiro sob a ótica da contemporaneidade, e Deraldo fazia o papel do beato.
20. Salvo melhor juizo, Deraldo foi o último moicano do velho Pelourinho que ainda era vivo e lá se foi. São recuerdos da Velha Bahia Mundana.
21. A Associação Força Invicta está com capilé forte. Colocou outra matéria paga em A Tarde, quase uma página, alertando o governo sobre a situação da PM. Isso tá com um cheiro de greve enorme.
22. PP nega envolvimento com leilão da Petrobras e propinas a Mario Negromonte, segundo Veja. Faz parte do direito de resposta. Agora, o que cargas d'água fazia o irmão de Negromonte se encontrando com o superdoleiro Youssef?
23. Imaginem! Ainda há possibilidade de Mário Negromonte ser conselheiro de um dos tribunais de contas da Bahia. Santo pai!
24. A TV Bahia mostrou no jornal do meio dia de hoje o abandono do terminal maritmo de Plataforma, construido no governo de João Henrique, e que serve de apoio a travessia Ribeira-Plataforma. Tá tudo cagado, riscado, abandonado, furtado. Levaram as portas, as pias, até os vasos sanitários.
25. Curioso foi que a repórter da TV procurou a Transalvador e esta disse que o problema é da falta de segurança, embora o terminal opere pelo menos no trânsito dos passagem dos passageiros (embarque e desembarque) com dedos nos narizes, e que a Guarda Municipal não estaria lá temendo a violência.
26. E mais: que a PM lá não ia entendendo que o problema não é dela e sim da Prefeitura.
27. Como perguntar não ofende, o objetivo da Guarda Municipal, divulgado pela própria Prefeitura é de preservar o patrimônio público contra vândalos, combater a segurança. Né isso mesmo ou mudou?
28. O vice-presidente da Câmara dos Deputados envolvido com o superdoleiro no caso da Petrobras pediu licença de 60 dias, mas, se mantém como vice.
21. Esse negócio da imprensa tricolor ficar cartando antes da hora com trio do lepo-lepo, PSI, etc, é perigoso. Futebol tem cada surpresa! Daí que o Vitória ganha do Bahia e o lepo-lepo inverte. Cantar de galo antes da hora não é bom.
22. O PT entrou com ADIN em Feira de Santana contra o que considera aumento abusivo do IPTU. E em Lauro de Freitas, quando vai entrar?
23. Antes, o PT tinha um vereador combativo em Lauro, Lula Maciel, mas parece que ele se acomodou. A Naide Brito, outra petista, só fala nos barraqueiros de Buraquinho.
24. A deputada Luiza Maia (PT) apelou mais uma vez ao presidente da Assembleia para colocar projetos dos deputados em votação.
25. O deputado Joseildo Ramos (PT) voltou a lembrar que os novos investimentos ferroviários na Bahia não podem apagar a história e desprezar Alagoinhas.
26. Fumaram o cachimbo da paz na Assembleia Legislativa, os deputados Marcelo Nilo, presidente da Casa, e o líder do governo, Zé Neto. Mas, de longe.
27. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) cria comissão mista para discutir a regulamentação da Lei 11.174, conhecida como a Lei de Inovação da Bahia. Instituída há seis anos, como instrumento de apoio à política de inovação e tecnologia regional, a normativa vai fortalecer o vínculo entre universidades, instituições de pesquisa e empresas no fomento à inovação, à pesquisa científica e tecnológica.
28. A secretária Andrea Mendonça, propôs a formação da comissão com representantes de diversos segmentos: Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional Bahia (ASSESPRO-BA); a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, o Núcleo de Inovação Tecnológica –(NIT), nas esferas estadual e federal; empresas privadas, além de quatro representantes da Secti.
29. O grupo, em formação, vai se reunir para avaliar e discutir as diretrizes para a normatização.
30. Posse da nova diretoria da FIEB dia 10.