Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MARCO civil da internet, censura disfarçada e o jornalismo de conteúdo

O prefeito ACM Neto assina nesta segunda-feira, dez contratos para construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e a ordem de serviço para início imediato das obras
30/03/2014 às 19:30
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Muita gente comentando sobre o Marco Civil da Internet que está sendo votado no Congresso Nacional e embora alguns "companheiros" tenham dito e escrito que abominam a censura aos conteúdos dos portais, sites e blogs desconfie deles. 

   2. Até porque, a censura que todos temem está posta da nova lei, salvo alterações, com a rubrica de conteúdo indisponível. É só alguém recorrer a um conteúdo que não seja do seu agrado e solicitar, com base na lei, a censuara. Ou seja, a indisponibilidade.

   3. Difícil saber como será essa interpretação da lei e o julgamento dos juizes. Hoje, mesmo antes do Marco, a Justiça já está abarrotada de processos do meio internet e o Poder Judiciário, que já é lento nas questões do direito processual normal, tem dificuldades de acompanhar o ritmo da internet, a cada dia com mais gente integrando a rede.

   4. Outro detalhe é que a rede é mundial. Alguém pode achar um texto desagradável, indisponível no Brasil, mas, nada impede que seja publicado via Europa, Ásia, EUA.

   5. Essa censura disfarçada da indisponibilidade terá pernas curtas porque ninguém consegue deter a rede web, salvo se houver uma censura aos grandes portais. Nem a China com seu regime ditatorial, nem Cuba têm conseguido. Agora é aguardar o texto final da nova lei para uma análise mais aprofundada das questões.

   6. O certo é que a rede web avança a cada dia conquistando novos participantes em todo mundo e a medida em que a população vai conseguindo ter um computador, um smartphone e banda larga acessível aumentam os internautas. 

   7. Agora, nos EUA, Marc Andreessen, criador do Netscape e membro do conselho de administração do Facebook, eBay e HP, disse que há "uma gigantesca expansão do mercado do jornalismo, graças à internet". E mais: que há muita porcaria na rede e "reportagens e textos de qualidade serão ainda mais desejáveis e valorizados".

   8. Andreessen, que faz investimentos no Twitter, Facebook e Skipe destaca que diversos investidores antes refratários em colocar investimentos em sites estão mudando de ideia e colocando muito dinheiro em "sites produtores de conteúdo".

   9. Evidente que nosso BJÁ não está entre os grandes da midia nacional, porém, desde o inicio optamos pelo "jornalismo de conteúdo", que era nossa marca inicial; hoje, sem abandonar esse conceito, pelo contrário, reforçando-o, acrescentamos o "jornalismo da igualdade". Conteúdo, sempre, é a nossa marca e projeto. Análises mais apuradas da cultura baiana, da política e da cidade, especialmente.

   10. O dono da Vox Midia, proprietário de vários sites de noticias, destaca que depois de uma corrida para o fundo do poço, com muito conteúdo barato e joguinhos, há uma corrida pela "qualidade e melhor informação". 

   11. A notícia como negócio vem crescendo e as agências de propaganda da Bahia e os anunciantes baianos, ainda são muito refratários aos sites nessa linha, precisam mudar suas trajetórias.
                                                        ************
   12. O prefeito ACM Neto assina nesta segunda-feira (31), às 15h, dez contratos para construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e a ordem de serviço para início imediato das obras dos três primeiros, que serão nos bairros de Brotas, Stella Maris e CIA Aeroporto. 

   13. O evento será realizado no terreno onde será construído o centro de Brotas, na Rua Amado Coutinho. A ação faz parte das comemorações pelos 465 anos de Salvador, com uma agenda de entregas que seria até este dia 31 mas foi estendida para a primeira semana da abril diante do volume de presentes para a cidade.
 
   14. Os centros educacionais serão construídos com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), voltado para a assistência financeira do governo federal para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil. 

   15. Cada CMEI tem capacidade para atender a 120 alunos em tempo integral. As unidades terão oito salas de aula, sala de repouso, solarium, fraldário, playground, áreas para recreação coberta e descoberta, sanitários infantis e para pessoas com necessidades especiais, vestiário, cozinha, lactário e sala multifuncional. Os CMEIs custam, cada um, cerca de R$ 1,5 milhão.

   16. O pessoal do PSB de Feira de Santana sentou à pua no PT e no DEM ao dizer que praticam o "chefismo", isto é, a escolha dos candidatos a governador desses partidos foram escolhas de "chefes" à moda antiga, Jaques Wagner e ACM Neto. 

   17. Até tem sentido a declaração, mas, não pode partir do PSB porque este partido usa os mesmos métodos os outros na Bahia. É só verificar se entra alguém que não seja do agrado de Lidice da Mata e Domingos Leonelli.

   18. Só vou citar um caso recente, do presidente do Olodum, João Jorge, que ensaiou ser candidato a governador por este partido e não conseguiu sequer debater esse questão. Foi rifado sumariamente porque a então deputada Lidice da Mata era candidata ao Senado na coligação com Wagner, em 2012. 

   19. Inclusive, no inicio da campanha, Lidice temendo que o PT e Wagner direcionasse suas baterias políticas para Valter Pinheiro, deixando-a à beira do caminho, procurou Wagner numa missa da Basílica de São Sebastão, no São Bento, e este lhe disse: "Não se preocupe que você tb será eleita". E foi.

   20. João Jorge tentou de toda forma debater a necessidade de um negro disputar a governadoria, dizia que era uma bela oportunidade de expor as ideias dessa grande comunidade, mas, o PSB não deixou. Então, maus caros socialistas de Feira, devagar com o andor que o PSB age da mesma forma do PT, PMDB, PSDB, DEM, etc.

   21. O PT se queia que o PSDB conseguiu instalar a CPI da Petrobras como palanque político. Ora, óbvio. Toda CPI, toda ação no Congresso Nacional, nas Assembleias, nas Câmaras de Vereadores são atos políticos. Tanto que o PT, para queimar a língua, quer incluir as questões do metrô de SP/PSDB na CPI da Petrobras, no mesmo bolo.

   22. Na Assembleia da Bahia existem algumas CPIs em andamento. A mais organizada é a da telefonia, idealizada pelo líder da Maioria (Governo), deputado Zé Neto (PT) e presidida por Paulo Azi (DEM). Tá vendo como se faz política! Tem outra, do tráfico de pessoas, um fiasco.

   23. Falar em CPI da Petrobras, a Associação de Engenheiros da Petrobras e o Sindipetro precisam sair do mutismo. Falar alguma coisa. 

   24. Quem também precisa falar algo é a Fetrab sobre o reajuste dos servidores do Estado em 5.9% com 2% retroativos a janeiro de 2014 e o restante só em setembro. A matéria está na ordem do dia da Assembleia e será votada na terça-feira próxima, salvo melhor juizo.

   25. Governador Wagner vai a Assembleia nesta segunda para sessão especial da Comissão da Verdade, devolução simbólica de mandatos de ex-putados cassados pelos militares, em 1964. Pela manhã.

   26. Segundo fontes da Mesa Diretora da Assembleia vários deputados já assinaram o documento jurídico que visa processar civel e criminalmente, o radialista Mário Kértész. 

   27. Ricardo Berzoini, deputado federal pelo PT, aquele mesmo envolvido no escândalo dos aloprados (dossiê contra José Serra) se instalou no núcleo central do Poder, com a benção do ex-presidente Lula.

   28. O discurso da presidente Dilma em Costa do Sauipe, reunião do BID, no último final de semana, na Bahia, foi politicamente correto e só. Dilma estava com astral baixo, com fisonomia cansada, falou em "nesta Brasil " quando era "nesta Sauipe", e até na hora de conclamar os integrandes do evento para participarem do que chama de "Copa das Copas", o fez sem entusiasmo.

   29. Está provisoriamente no "estaleiro" doutor Maurício Nunes. Quebou o pé e teve que fazer uma cirurgia.

   30. Semana decisiva para Geddel e Souto. Ainda tem gente acreditando na unidade.

   31. Nesta segunda-feira (31), o novo Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), será empossado às 15h, na sede da Fapesb, na Federação.
 
   32. A secretária da Secti, Andrea Mendonça, é a nova presidente do Colegiado, com mandato de 2014 a 2017.  Esta composição terá o desafio de atuar nas ações de fomento e incentivo à ciência, tecnologia e inovação de forma sustentável, em alinhamento com a Política Estadual do setor.
 
   33. Composto por 12 membros, representantes de institutos e centros de pesquisas, Universidades, do setor empresarial e da administração pública, o Conselho, de caráter consultivo, deliberativo e de supervisão, tem a importante missão de formular e aprovar as políticas e diretrizes da Instituição.

   34. O município de Caetité foi contemplado com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, considerando o Termo de Cooperação Técnica, firmado entre a FUNASA - Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde e o CREA-BA, entre 50 municípios selecionados do Estado da Bahia.

   35. O presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho, e o superintendente do Procon, Ricardo Maurício Soares, assinaram, na sexta-feira (28), às 15 horas, Termo de Compromisso que permitirá o acesso online aos registros gerados pelo órgão de defesa, o que dará mais celeridade e eficácia à resolução de queixas. 

   36. A assinatura do documento aconteceu na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, no Centro Administrativo da Bahia.
 
    37. A adesão à Carta de Informação Preliminar (CIP) eletrônica permite que o fornecedor tenha acesso online à demanda consumerista, dispondo de um prazo de dez dias para responder ao órgão via sistema. 
38. Dessa forma, a implementação do procedimento torna mais efetivo o atendimento ao consumidor uma vez que, se a demanda for resolvida nesta fase, não tornará necessária a instauração de processo administrativo com marcação de audiência conciliatória.
 
   39. Os moradores de Cajazeiras ganharam, neste sábado (29), dia do aniversário de Salvador, a inauguração da Rua Lourival Costa, de extrema importância para o bairro, pois liga Águas Claras e a região de Cajazeiras à BR-324, obra que trará melhorias no fluxo de trânsito na localidade. 

   40. Além da via, o prefeito ACM Neto, juntamente com o vereador Leo Prates, que fez a solicitação do asfaltamento da rua, entregaram à população a Praça Maria de Lourdes Jesus Santos, com equipamentos de ginástica e parque infantil.

   41. “É uma satisfação muito grande ter colaborado para a realização dessa solicitação da comunidade. O asfaltamento da rua vai possibilitar melhoria na mobilidade não só dos moradores de Cajazeiras, mas também de Águas Claras e Fazenda Grande. E a praça vai permitir uma área de lazer para os moradores. O aniversário é de Salvador, mas quem ganha o presente hoje são os moradores de Cajazeiras”, frisou líder do DEM e vice-líder do governo na Câmara de Salvador.