Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FIEB acorda tarde para a comunicação quando dona Inês já está morta

Como parte das comemorações pelo aniversário de Salvador, o Escritório Municipal da Copa do Mundo 2014 (Ecopa) e a Fundação Gregório de Matos promovem no domingo (31), às 8h, a Pedalada Cultural.
28/03/2014 às 13:21
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A FIEB está com uma campanha publicitária no ar. Evidente que, só para algumas cabeças coroadas. O que surpreende é que, só agora, quando na próxima semana assumirá uma nova direção na Federação das Indústrias é que essa instituição abre os olhos para a comunicação. Era tímida, soltando notas aqui e acolá de vez em quando, fechada numa redoma de vidro, sem uma relação mais forte com a sociedade.

   2. A imprensa está aí pra isso, para ser o meio de campo entre as instituições e a sociedade. A FIEB sempre relutou em ser mais aberta. A queixa do segmento comunicação sempre foi grande em relação a FIEB. Trabalha muito, tem projetos inovadores como o Cimaetc, mas, só queria fazer a midia jornalística revelando pouco o que produzia.

   3. Todo mundo sabe que a midia jornalística é limitada e as instituições precisam usar a midia institucional paga porque ninguém vive de brisa.

   4. É só verificar os exemplos da Vale, Petrobras, Caixa, Banco do Brasil, Firjan, Fiesp, FGV, BNDES e assim por diante. Agora, no apagar das luzes da gestão José de Freitas Mascarenhas, um bom legado, é que a FIEB acordou. Tarde demais.
                                                      ***********
   5. O programa eleitoral do PSB/Rede na televisão, ontem, à noite, no horário nobre do JN e outros, com os protagonistas Eduardo Campos, candidato a presidente (PSB) e Marina Silva (Rede Sustentabilidade) foi inovador e bom. Mas, muito elitista para a grande massa populacional que está ligada na TV nesse horário. 

   6. Até que Eduardo Campos, mais do que Marina e sua agenda estratégica na sustentabilidade, trouxe ao debate temas mais próximos à realidade da população como educação e o paradeiro econômico do país.

   7. O programa foi direcionado para a classe média alta que tem mais conhecimento sobre realidade econômica do país, o retrocesso da Petrobras (Eduardo disse que agora só tem meia Petrobras e foi boa passagem) e a corrupção endêmica nacional.

   8.  Eles se classificaram como "companheiros de luta e paz" e deixaram como mensagem final, falando nos olhos do eleitorado, que precisam de "vocês" (o eleitor) para limpar o Brasil.

   9. A dupla também deixou claro que o povo brasileiro quer mudar, aliás, indicador da pesquisa recente do Ibope/CNI aponta o governo Dilma com ótimo/bom na casa de 36%; e ruim/péssimo em 27% com essas curvas se aproximando, mas, também pelo menos até agora, dados do mesmo Ibope, mostram que, nem Aécio Neves (PSDB); e nem Eduardo Campos (PSB) estão sensibilizando o eleitorado com suas mensagens. Dilma segue com 40% de intenções de votos; enquanto os seus dois adversários não marcam 20%.

   10. Os pré-candidatos advervários de Dilma por ora, ainda não acertaram no alvo. Estão tateando. A cPI da Petrobras é tema que não sensibiliza o grande eleitorado. 

   11. Os olhos dos politicos, no geral, estão voltados para a Copa do Mundo. Faltam, neste sábado, 75 dias para começar o evento em sí, embora, as delegações dos países cheguem antes. Daí que estamos praticamente a 60 dias da Copa e se tudo der certo, a presidente Dilma leva vantagem. Se der zebra, e as oposições souberem captar os sentimentos populares, levam vantagens.
                                                    **********
   12. O governador Jaques Wagner participa, nesta segunda-feira (31), da Sessão Especial de Devolução Simbólica dos Mandatos dos Deputados Estaduais cassados pela Ditadura Militar. A solenidade acontece às 9h30 no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, no Centro Administrativo (CAB).

   13. Na data que marca os 50 anos do Golpe Militar, a Comissão Especial da Verdade vai reescrever a história política de 13 deputados que foram cassados entre 1964 e 1969 na Bahia por defender a democracia e liberdade individual dos brasileiros.

   14. Na solenidade serão devolvidos simbolicamente os mandatos dos deputados estaduais Diógenes Alves, cassado em 28/04/1964; Ênio Mendes de Carvalho, cassado em 28/04/1964; Sebastião Augusto de Souza Nery, cassado em 28/04/1964; Wilton Valença da Silva, cassado em 19/10/1966; Hamilton Saback Cohim, Arena, cassado em 13/03/1969; Luiz da Silva Sampaio, cassado em 01/07/1969; Marcelo Ferreira Duarte Guimarães, cassado em 13/03/1969; Osório Cardoso Villas Boas, cassado em 01/07/1969; Aristeu Nogueira, cassado em 19/10/1964; Luiz Leal, cassado em 01/07/1969; Octávio Rolim, cassado em 1964; Oldack Neves, cassado em março de 1969 e Padre Palmeira, cassado em 1964.

   15. Certo fez Barack Obama: com a popularidade em baixa foi se socorrer com o papa Francisco.

   16. Lamentável a situação do ex-jogador da seleção Edilson "Capetinha". Descuidou de um  tema (a familia) que no Brasil é um dos poucos que dá cana inafiançável.

   17. O deputado Ricardo Berzoini volta ao centro do poder em Brasilia como ministro das Relações Institucionais. Quem viu Ideli Salvati falando sobre a CPI da Petrobras, ontem, na TV, Dilma tem toda razão em mudar.

   18. O ex-goleiro Bruno, preso em BH no processo da morte de Elisa Samudio, diz que tentou o suicídio mas a corda rompeu.

   19. O Elevador Lacerda vai operar de graça no final de semana, aniversário da cidade.

   20. Né por nada não! Mas, aquele jogador Marcão, atacante do Bahia que atuou contra o Serrano, não joga no ACEC de Serrinha.

   21. Salvador chega aos 465 anos como a capital mais atrasada do país. Única das grandes cidades do Brasil que não tem metrô; única no mundo onde ferry-boat é um horror; única nas Américas onde taxista para o carro na rua e mija no muro; única no país que tem uma feira livre (São Joaquim) na lama.

   22. A Lemos, do glorioso Ademar Lemos, completando 50 anos.

   23. Tem início na próxima terça-feira (1°) a terceira etapa do recadastramento anual da Previdência Estadual. Estão convocados a atualizar seus dados cadastrais os 52.704 aposentados e pensionistas ligados à Secretaria da Educação (SEC). 

   24. Como nos anos anteriores, os inativos da SEC devem comparecer à sede da Previdência Estadual, bairro de Brotas, em Salvador, ou a uma das unidades de Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), de acordo com escalonamento por ordem alfabética, no período de abril a junho de 2014.

   25. Aposentados residentes em Salvador e Região Metropolitana serão divididos em três grupos. Em abril, serão convocados inativos com iniciais de "A" a "I". Para o mês subsequente, deverão responder ao chamado da Previdência Estadual aposentados com nomes iniciados pelas letras de "J" a "M". Por último, em junho, será a vez dos inativos com iniciais de "N" a "Z".

   26. Para os inativos residentes no interior baiano, e também àqueles que morem fora do estado ou em municípios ainda sem cobertura previdenciária, o recadastramento pode ser feito a qualquer tempo de abril a junho.

  27.  Para ampliar o atendimento aos servidores no interior, será realizado o recadastramento itinerante nas Direc's das cidades de Macaúbas e Amargosa (7 a 14 de abril), Bom Jesus da Lapa e Valença (14 a 17 de abril), Ribeira do Pombal e Seabra (5 a 9 de maio), Paulo Afonso e Ibotirama (12 a 16 de maio), Guanambi (26 a 30 de maio) e Caetité e Itapetinga (2 a 6 de junho).

   28. O PROCON-BA multou mais dois supermercados> O G Barbosa e Supermercado Hiperbompreço, ambos localizado no bairro do Iguatemi.

   29. Como parte das comemorações pelo aniversário da cidade, que completa 465 anos neste sábado (29), o Escritório Municipal da Copa do Mundo 2014 (Ecopa) e a Fundação Gregório de Matos promovem no domingo (31), às 8h, a Pedalada Cultural. 
30. O percurso do passeio ciclístico de sete quilômetros sairá do Campo Grande em direção ao Dique do Tororó, passando pela Praça da Piedade, Castro Alves, Rua Carlos Gomes, Politeama e Vale dos Barris.
 
   31. Segundo o titular da Ecopa, Isaac Edington, a iniciativa tem por objetivo estimular a aproximação do público com o patrimônio artístico-cultural e ambiental da cidade. O cidadão poderá utilizar tanto as bicicletas do Movimento Salvador Vai de Bike quanto seus próprios veículos. Os primeiros 500 ciclistas que chegaram ao Campo Grande com um quilo de alimento não perecível ganharão uma camisa oficial do evento. Os alimentos serão doados às Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

   32.  Parque Metropolitano de Pituaçu ganhará novas estruturas de lazer, reforço na segurança, limpeza e delimitação da área. Em mais uma ação do Governo do Estado para festejar o aniversário de 465 anos de Salvador, o governador Jaques Wagner assina, neste sábado (29), às 10h, no local, a ordem de serviço para o início das obras de revitalização.

   33. No pacote de intervenções estão incluídos a recuperação da ciclovia e pista de cooper; de duas quadras poliesportivas; da sinalização e acessibilidade; um novo sistema de iluminação; bicicletário; tratamento de esgoto; contenção de encostas; rede monitoramento com circuito fechado de tevê; construção de muro de fechamento e pontos de apoio com sanitários. O investimento é de cerca de R$ 14 milhões.