Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PDT adia decisão para apoiar Rui e impasse segue entre Geddel e Souto

A OAB/BA até agogra não se mexeu para ingressar com ADIN diante dos reajustes abusivos do IPTU em Lauro de Freitas e Camaçari.
26/03/2014 às 08:24
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Numa reunião na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 26, com parlamentares do PDT e mais o ex-deputado e candidato a deputado federal Severiano Alves, o secretário da Administração Penitenciária, Nestor Duarte Neto, e Alexandre Brust, aprofundaram as discussões em torno do apoio deste partido a Rui Costa (PT).

   2. Não houve, ainda, uma solução definitiva para o apoio, em função de opiniões contrárias, entendendo-se que ainda é cedo para essa decisão, as chapas das oposições ainda não se formataram, e tanto o PSB/Rede, DEM e PMDB já acenaram que gostariam de ter o PDT como aliado, abrindo inclusive espaço para um dos seus representantes nas chapas.

   3. Mas, pelo que o BJÁ pode observar, nos bastidores, sem uma sinalização formal da cúpula do partido, a tendência majoritária é por apoiar Rui e Dilma. Há o caso do deputado Oziel Oliveira (PDT), de Barreiras, o qual sente cheiro de ameaça à sua re-eleição, tanto diante do fato de que João Leão, candidato a vice, tem base eleitoral neste município e vai colocar Roberto Muniz para herdar seus votos, quanto pelo fato de que o grupo de Oziel/ex-prefeita Jusmari, se sentir abandonado por Wagner desde a última eleição municipal, que deu a vitória a Antonio Henrique (PP).

   4. Pior situação está nas oposições, com impasse na definição entre Geddel Vieira Lima (PMDB) e Paulo Souto (DEM). Deputados especularam, hoje, na Assembleia, em bastidores, que as declarações de José Ronaldo, prefeito de Feira durante visita ao jornal A Tarde, teriam sido articuladas pelo grupo soutista. 

   5. Em A Tarde, o BJÁ foi informado de que Ronaldo foi ao jornal apenas para tratar de um provável apoio ao Carderno dos Municípios que vem por aí. E, por coincidência, acabou dando as declarações politicas. 

   6. Nunca se sabe a real motivação. No meio político, no entanto, todo mundo sabe que Ronaldo é Paulo Souto de carteirinha e propôs ampliar o debate retirando das costas do prefeito ACM Neto, a responsabilidade pela escolha do nome. Em tese, é bom para Neto, o qual se livra desse abacaxi.
                                                                     *********
   7. No ano em que o Brasil lembra os 50 anos do Golpe Militar, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza uma série de atividades alusivas à data, dentro do projeto Ditadura Militar Direito à Memória: 50 anos do golpe militar de 1964. Entre os dias 2 e 4 de abril, a Secretaria promove, no Complexo Cultural dos Barris, em Salvador, um ciclo de ações relacionadas à temática. 

   8. Nos três dias, serão realizadas palestras, exibição de filmes e documentários, oficinas de graffiti, exposição de fotos, feira de livros, lançamento de livros, apresentação de trabalhos acadêmicos e projeção de vídeos. 

   9. Esta última ação é protagonizada por professores e estudantes do ensino médio da rede pública, que apresentarão os vídeos produzidos por eles nos últimos meses.

   10. A nova unidade do SAC em Salvador, instalada no Shopping Bela Vista, será inaugurada pelo governador Jaques Wagner, nesta quinta-feira (27), às 16h. A unidade de atendimento ao cidadão substitui o posto SAC Iguatemi, fechado em decorrência de problemas estruturais nas instalações, e está instalada no Piso L1.

   11. A unidade tem capacidade para mais de cinco mil atendimentos diários - de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h, e aos sábados, das 8 às 13h - e vai oferecer 108 serviços de 17 órgãos públicos diferentes. 

   12. Com o novo posto, a rede SAC totaliza 50 unidades, dobrando seu número de postos e ampliando em 85% a capacidade de atendimento da rede, nos últimos sete anos.

   13. Na Assembleia, a revolta dos parlamentares contra o radialista Mário Kértész é grande.

   14. Muniz Rebouças, presidente da Codeba, responde o artigo de Vila em A Tarde, e diz que os portos da Bahia vão muito bem.

  15. A OAB/BA até agogra não se mexeu para ingressar com ADIN diante dos reajustes abusivos do IPTU em Lauro de Freitas e Camaçari.

  16. Uma coisa é consensual entre parlamentares da base do governo. Se Wagner tivesse escolhido Sérgio Gabrielli como candidato a governador estaria pagando um alto preço, agora, diante de tantas denúncias sobre a Petrobras. 

   17. Enquanto Rui trafega em céu de brigadeiro, Gabrielli estaria trafegando em céu de sargento.

   18. Ainda que Gabrielli seja inocentado de todas as acusações, e tem respondido a altura seu envolvimento na Petrobras, teria que ficar dando explicações na Província. E, como diria, o saudoso ex-governador Luiz Viana Filho, tudo o que se tem de explicar muito é ruim.

   19. Por pouco, a A Tarde FM não é vendida.

   20. As duas Marias Luizas da Assembleia, a Barradas Carneiro e a Laudano, não serão mais candidatas a re-eleição. Maria Luiza Carneiro pretende colocar o filho Paulo Henrique em seu lugar, pelo PSL, mesmo partido de João Henrique.

   21. A questão agora é saber se JH tem votos de sobra para eleger Tatiana Paraíso, sua atual esposa e também candidata a deputada estadual, e o filho Paulo Henrique.

   22. Um TAC vai ser assinado entre a Assembleia e o Ministério Público e as bolsas para estudantes patrocinadas pela ALBA só seguirão até o final deste ano.

   23. Estão abertas, até a próxima sexta-feira (28), as inscrições para cursos do Programa Qualifica Bahia, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).  

   24. Os cursos do Qualifica estão sendo ofertados em 158 municípios e atendem cadeias produtivas de alimentos, beleza e estética, construção civil, arte e cultura, agricultura familiar, metal mecânica, tecnologia da informação, dentre outras. 

   25. A execução do Programa Qualifica, assim como de outros programas da Setre, a exemplo do Trilha e do Plano Territorial de Qualificação Profissional (Planteq), prioriza demandas de cadeias produtivas apontadas pelos atores atuantes no mundo do trabalho local, a exemplo das Comissões Municipais de Trabalho, iniciativa privada e Prefeituras. 

   26. O deputado federal Arthur Maia (SDD/BA) foi designado relator, na Comissão de Constituição e Justiça, do Projeto de Lei 5921/2001, que prevê a regulação específica e detalhada da publicidade dirigida ao público infantil. 

   27. Penso que o mérito deste projeto nos levará a uma importante discussão acerca dos parâmetros dos valores éticos, sociais e morais da publicidade destinada não apenas ao público infantil, mas a toda sociedade.”,afirmou o parlamentar.

   28. Pretende ouvir opiniões e colher sugestões de especialistas e de todos os segmentos envolvidos nesse processo. Essa semana já se reuniu com  o representante do Instituto Alana, Pedro Henrique, cuja  ONG desenvolve atividades relacionadas ao consumo infantil e tem como principal bandeira o Projeto Criança e Consumo. 
29. A CPI da Telefonia, da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou na reunião de hoje (26/03), um requerimento do deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB) para a realização de uma oitiva com a operadora telefônica Claro, com objetivo de buscar esclarecimentos e cobrar a expansão e melhor funcionamento da cobertura nas zonas rurais do estado. 

   30. A CPI presidida pelo deputado Paulo Azi (DEM) acatou a sugestão do peemedebista e outras resoluções que tendem a ser intensificadas.

   31. Reunido com representantes da Coelba, na manhã desta quarta-feira (26), o secretário municipal da Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, discutiu as medidas para correção do asfalto da Avenida Garilbaldi que foi danificado na madrugada de terça-feira por uma obra de cabeamento da empresa Macrofast, contratada pela concessionária de energia.

   32. “A empresa terá que fazer a correção do asfalto que foi perfurado e elevado. Caso eles não realizem a obra, a secretaria fará o serviço e a Coelba vai arcar com os gastos”, afirma Paulo Fontana. A expectativa é que o serviço seja feito ainda na noite de hoje.