A União dos Municípios da Bahia (UPB) prestará homenagem ao presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Paulo Virgílio Maracajá Pereira, nesta segunda-feira (24)
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Com o fim da novela estrelada por Marcelo Nilo (PDT), o "mocinho preterido", o PT não quer mais perder tempo com decisões de bastidores, e vai a campo com João Leão (PP), no primeiro evento da dobradinha Rui-Leão num colégio do bairro de Nazaré, em Salvador, neste sábado.
2. Como confidenciou ao BJÁ um parlamentar do bloco governista vincualdo ao PP, " o negócio agora é tocar a mula pra frente e nisso Leão é bom, no popular".
3. Hoje, passando por Santa Bárbara, município próximo de Feira e administrado pelo PP, um político local me disse: "Aqui o candidato do governo ganha folgado porque só existem duas forças políticas no município: o PP do atual prefeito e o PT do ex-prefeito". Além disso, confessou-me esse mesmo político: "O município já tem muitas obras do governo e estão falando aí em mais R$10 milhões em benefícios".
4. É isso: a escolha de Wagner pelo PP vai dar mais suporte a Rui em pequenos e médios municípios onde este partido tem força política. Além do que, Leão é populista e se esse atribuido não é o desejável em segmentos da sociedade, os mais esclarecidos; em outros, nos chamados "currais eleitorais" vale muito.
5. E Leão é mestre nesta arte de prometer o cáu, ainda que possa não dar nem a ante-sala de São Pedro, porém isso faz parte do cerne da política brasileira no interior.
6. Vai outro exemplo: neste sábado estive em Serrinha, região NE do Estado, e conversei com um vereador. Ele me disse o seguinte: - Rui aqui tava "morto politicamente", ninguém conhece ainda que o prefeito (Osni Cardoso) seja do PT. Com Leão, as coisas mudam um pouco ainda que o preferencial para deputado estadual do município seja Adriando, filho do ex-prefeito ZeValdo, hoje no DEM. Mas, o Leão é popular e já mexeu conosco aqui.
7. Ainda sobre Serrinha, numa informação complementar desse vereador, ele confessou que o prefeito vai tentar colocar o seu vice, Gika, ex-PSB, hoje no PT, para ser candidato a deputado estadual, rifando Joseildo Ramos. Com isso, Osni/Gika conseguem retirar alguns votos de Adriano e reforça a chapa Rui/Leão.
8. São dois exemplos até pequenos para a dimensão da Bahia, mas, sinal dos tempos e de que a chapa Rui-Leão-Otto ficou mais completitiva.
9. No outro front, Marcelo Nilo (PDT), está sendo cortejado pelo DEM, PMDB e PSB/Rede. Já recebeu telefonemas, pelos menos, de dois políticos graduados do PMDB e do DEM oferecendo-lhe vagas na majoritária. Lídice, a qual já tem os votos da mulher e das filhas de Nilo, também o quer para vice.
*************************
10. O filho do deputado federal Geraldo Simões (PT-BA), Tiago Simões é uma dos pré-candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia pelo PSL.
11. Há mais de 20 anos os moradores de Esplanada sofrem com a falta de água, que chega a durar 30 dias. Para acabar com o problema, o governo do estado está construindo uma adutora com maior vazão para atender a demanda do município. A obra vai atender também as cidades de Inhambupe e Aporá, beneficiando no total cerca de 80 mil pessoas na região, e representa um investimento de mais de R$ 3 milhões.
12. O presidente da Câmara Municipal de Esplanada, vereador Gilson Batista Neto( PSC), e o presidente nacional do PTN Jovem, Alex Lima, visitaram esta semana a área onde está sendo implantada a adutora, que deve ficar pronta no segundo semestre. " A população está prestes a se livrar de um pesadelo", disse o vereador.
13. Na manhã da próxima sexta-feira, 28, o prefeito Humberto Santa Cruz inaugura mais uma unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Luís Eduardo Magalhães. Localizado no bairro Florais Lea, o ESF Antônio Carlos Faedo é a décima unidade do programa do município. A inauguração faz parte das comemorações pelo 14º aniversário de emancipação política de Luís Eduardo Magalhães.
14. O PROCON-BA, órgão integrante da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), continua na próxima segunda-feira (24), os atendimentos nos municípios de Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari.
15. As atividades ocorrerão das 9h às 17h no município de Lauro de Freitas, localizado na Praça Martiniano Maia - Centro, no município de Simões Filho, localizado na Praça da Bíblia Centro, e no município de Camaçari, no Centro Administrativo de Camaçari.
16. Ação resultante do convênio firmado entre a SJCDH e o Ministério da Justiça, no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), integrando ainda o Programa Pacto Pela Vida do Governo da Bahia, tem por finalidade orientar e prestar atendimento aos consumidores residentes nos municípios.
17. A União dos Municípios da Bahia (UPB) prestará homenagem ao presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Paulo Virgílio Maracajá Pereira, nesta segunda-feira (24/03, dia em que será publicado no Diário Oficial seu afastamento por ocasião da aposentadoria compulsória. Maracajá é exaltado pelos prefeitos como conselheiro presidente que valorizou o diálogo com órgãos do setor público e, sobretudo com os municípios.
18. De acordo com a presidente da UPB, Maria Quitéria Mendes, a solenidade de homenagem agendada para as 16 horas é um reconhecimento ao trabalho realizado à frente da Corte de Contas dos Municípios e de agradecimento à parceria construída entre o TCM e a UPB.
19. "Essa ação conjunta proporcionou, através de Encontros Regionais, uma melhor orientação aos gestores e agentes públicos municipais frente às exigências da legislação vigente, impostas às administrações públicas".
20. As suspeitas que envolvem a aquisição, pela Petrobrás, da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), e a investigação em curso sobre o caso, que pode ter provocado prejuízo superior a um bilhão de dólares ao país, com a aprovação da presidente Dilma, começa a repercutir na mídia internacional.
21. O Bloomberg, um dos principais provedores mundiais de informação para o mercado financeiro, por exemplo, destaca a iniciativa da bancada de oposição no Congresso de iniciar uma investigação sobre o negócio, e a explicação da presidente Dilma de que não tinha conhecimento de algumas cláusulas contratuais, ao aprovar o acordo, em 2006, quando presidia o Conselho Administrativo da estatal.
22. Em declaração ao provedor, o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, disse que "é um erro imperdoável a presidente ter tomado uma decisão dessa forma, impondo aos contribuintes um prejuízo de mais de 1 bilhão de dólares". Defensor da CPI, ele afirma já existir o número de votos necessários para instalar a comissão, no Congresso.
23. “Não há justificativas para esperarmos tanto tempo nas filas dos bancos! Esperar quinze minutos em pé é difícil, imaginem 1h:30? Que tipo de excelência de prestação de serviços estamos recebendo dos bancos?” – reclamou Marinho nesta quarta-feira, (20) na reunião da Comissão de Defesa do Consumidor.
24. Filas nos bancos há muito tempo vem se tornando um fato corriqueiro no Brasil, especialmente em Salvador. O Procon-BA no ano de 2013 autuou os bancos Itaú Unibanco (no bairro do Imbuí), Bradesco (no Centro Empresarial Iguatemi) e HSBC (na Avenida Sete) por descumprirem a Lei Municipal n° 5.978 de 2001, que estipula o prazo máximo de 15 minutos para o atendimento nas agências bancárias.