Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CARNAVAL E POLITICA se misturam e chapas saem após o axé de Momo

A Sala de Imprensa Regina Coeli será inaugurada na quinta ICBA, Corredor da Vitória. Boca livre carnavalesca da Agecom e merecida homenagem a Regina, jornalista admirável e grande carnavalesca.
25/02/2014 às 10:36
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Carnaval de Salvador começa nesta quarta, no Circuito Dodô (Barra/Ondina) e as articulações políticas seguem seu curso com a expectativa que, após o Momo, saia finalmente a chapa das oposições ao governo da Bahia (PMDB/DEM/PSDB). Governador e Prefeito trabalham bastante no Momo e, obviamente, diante de tantos holofotes falarão da manifestação popular e da política. 

   2. Wagner sinalizou em A Tarde que é simpático a uma mulher na vice de Rui, tese que não agrada nem a Mário Negromonte (PP); nem a Marcelo Nilo (PDT).A senadora Lidice da Mata (PSB), a qual ainda não fechou sua chapa, também aguarda os acontecimentos para lançar o (a) seu (sua) vice. Não será surpresa para esta coluna, como diria Zé Amilcar, se o PSB/Rede não reeditar a chapa "Rosa Choque" do inicio dos anos 1990, Lidice/Salete/Beth.

   3. É claro que o tempo é outro, Salete e Beth está atuando em outros campos, mas, cresceu muito junto à opinião pública a participação das mulheres em todos os campos e desde que a presidente Dilma chegou à presidência da República, essa perspectiva cresceu bastante. Lídice já tem Eiana Calmon, ao Senado, e pode ter uma terceira mulher na chapa, o que faria um enorme diferença, pelo menos em termos de discurso, de apelo à sociedade. 

   4. A preocupação de Wagner tem justa medida. Até se pensou quando ele assumiu o governo, em 2007, que as mulheres tivessem uma maior participação. Isso não ocorreu, efetivamente. O chamado "núcleo duro" de Ondina esteve desde 2007 constituido majoritariamente por homens e Wagner não alçou uma mulher em função executiva mais relevante, salvo com Eva Chiavon, ainda que fosse no plano das relações mais institucionais.

   5. Nas oposições, a preocupação é acomodar no mesmo ninho Geddel Vieira Lima e Paulo Souto. Desde o mês passado que ACM Neto já teria batido o martelo que o nome da cabeça é Geddel, mas, Souto não estaria propenso a ser o candidato ao Senado. A vice, salvo melhor juizo, ficará mesmo com o PSDB, partido que já apresentou o nome de João Gualberto.

    6. Inicia-se o Momo nesse passo do pagode carnavalesco e o ritmo deve esquentar para axé até a quarta de cinzas, quando, finalmente, no decorrer de março fecham-se todas as chapas. 

   7. Os candidatos a presidên cias, pelos menos até agora, não falam em vir a Salvador. Dilma está "gorda" de votos e já é conhecida, não precisa daquele batismo carnavalesco inicial que levou em Recife e Salvador. Aécio está "magro" de votos e só vem a Bahia de caju em caju; e Eduardo Campos, também "magro" de votos" tem seu Momo particular na capital do freve.
                                                  ***********************
   8. O vereador Everaldo Augusto (PCdoB) participou do 3º Passeio Ciclístico dos Bancários da Bahia, no domingo, 23, promovido pelo Departamento de Esportes do Sindicato dos Bancários da Bahia. Ele percorreu os 22 km do percurso entre os faróis da Barra e de Itapuã junto a cerca de 600 ciclistas.

   9. Em sua opinião a atividade serviu para a sociedade rever a mobilidade urbana em Salvador: “Ao chamar os ciclistas e a categoria para divulgar o uso da bicicleta, o sindicato participa de um movimento forte na cidade e que busca incorporar a bicicleta, que é meio de esporte, em meio de transporte”.

   10. O investimento de R$ 60,2 milhões do Governo Wagner no Carnaval de Salvador foi elogiado por Trindade (PSL): “O governo estadual busca garantir segurança, saúde e acesso a diversão para os foliões. O investimento que será feito é para assegurar que todos aqueles que forem às ruas neste Carnaval brinquem com segurança e alegria”.

   11. O verador J. Carlos Filho (PT) quer que haja fiscalização nas piscinas públicas e particulares de Salvador após os últimos acidentes envolvendo esse tipo de equipamento na cidade. No último domingo, 23, uma criança ficou presa em um clube da orla. Para ele a evidente falta de segurança e riscos nas piscinas, mostra a necessidade da fiscalização nos dispositivos de segurança obrigatórios.

   12. Na reunião desta terça-feira, 25, do Conselho Deliberativo do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), na Setre, os três primeiros projetos foram anunciados, pelo secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos. “Eles totalizam recursos da ordem de R$ 975 mil e já poderão iniciar processo de execução ainda neste primeiro semestre”, afirmou o secretário.
 
   13. Escolhidos: O projeto, que atende ao eixo da “Erradicação do Trabalho Infantil”, será executado pela Avante, e deve beneficiar 170 agentes públicos e conselheiros municipais, nos Territórios de Identidade da Bacia do Rio Corrente e de Itaparica, envolvendo 17 municípios. 

   14. O projeto do eixo “Segurança e Saúde no Trabalho”, beneficiará  210 trabalhadores de sete municípios dos Territórios de Identidade Litoral e Baixo Sul; enquanto o do eixo “Promoção da Igualdade, Gênero e Raça” terá 20 beneficiários no Território Litoral Sul, envolvendo cinco municípios baianos.  

   15. A jornalista Silvia Maria Nunes da Costa deixou a Ascom da Secretaria de Educação do Estado. Diz a gaja: "Hoje finalizei mais um ciclo em minha vida. Foram sete anos de muita aprendizagem e conhecimento na Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Neste período, vivenciei momentos de grandes desafios e realizações, tendo vocês, colegas jornalistas, sempre como parceiros". 

   16. E mais: "Quero ressaltar, com muita felicidade, os avanços das ações do Governo do Estado para resgatar a escola pública, o que me deixa muito realizada. Tenho orgulho de ter participado do Programa Todos pela Escola".

   17. Discreta e eficiente, Silvia fez um bom trabalho na SEC.
 
   18. A Sala de Imprensa Regina Coeli será inaugurada na quinta-feira, 18h30min, no Instituto Cultural Brasil-Alemanha, Corredor da Vitória. Boca livre carnavalesca da Agecom e merecida homenagem a Regina, jornalista admirável e grande carnavalesca.

   19. Em assembleia realizada no início da tarde de hoje (25), os servidores da Transalvador decidiram aceitar a nova proposta da prefeitura, referente à Operação Carnaval, e já retornaram as suas atividades normais.

   20. Representantes da Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município (ASTRAM) e do Sindicato dos Servidores em Trânsito e Transporte de Salvador e Região Metropolitana (SINDTTRANS) ficaram reunidos com o Superintendente da Transalvador, até às 21h, na busca de uma solução para o impasse. 

   21. (CAMAÇARI) Em função do Carnaval, os dias 28 de fevereiro (sexta-feira), 3 e 5 de março (segunda-feira e quarta-feira de cinzas, respectivamente) serão pontos facultativos para o funcionalismo público municipal, conforme decreto assinado pelo prefeito Ademar Delgado na última quinta-feira (20/02).

   24. Não haverá prejuízo para a administração municipal, tendo em vista que os dias serão compensados.

   25. O vereador Geraldo Júnior (SDD) esteve com o secretário da Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana, no bairro da Palestina, para verificar os problemas relatados pelos moradores da comunidade. As principais delas são o recapeamento asfáltico e uma operação tapa-buracos do final de linha. O secretário prometeu realizar as obras logo após o carnaval.

   26. Cerca de 500 quilos de alimentos foram arrecadados no último sábado, 22, através de uma parceria entre a Câmara, por meio do Centro Cultural (coordenado por Odiosvaldo Vigas – PDT), e o Bloco Millenar. “O ensaio solidário”, promovido pelo grupo foi realizado no Clube Social, na Avenida 7 de Setembro, e teve como ingresso um quilo de alimento. Os produtos serão doados a três entidades, com prioridade para as que cuidam de idosos.

   27. Aladilce Souza (PCdoB) elaborou projeto de indicação para o tombamento da lápide do túmulo do ex-militante baiano Carlos Marighella. O monumento, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, diz a comunista, tem importância histórica e cultural: “É uma das duas únicas obras de Niemeyer no Estado da Bahia e foi uma homenagem para o colega do Partido Comunista Brasileiro e fundador da Ação Libertadora Nacional, Marighella, assassinado em 1969, durante a ditadura militar”.

  28. Comemorando os 82 anos do voto feminino na segunda- feira, 24, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Salvador revelou preocupação com as músicas e coreografias a serem executadas no carnaval.

   29. Estavam presentes Tia Eron (PRB), Fabiola Mansur (PSB), Aladilce Souza, Ana Rita Tavares (Pros), Catia Rodrigues (PMN), Joceval Rodrigues (PPS), Leandro Guerrilha (PSL) e Vânia Galvão (PT). 
30. Segundo Eron o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani se comprometeu em levar para o conselho do carnaval e também para as bandas contratadas pela prefeitura um documento que as bandas e artistas se comprometem em não tocar músicas que escandalizam e ridicularizam a mulher.

   31. Cadê as entidades afrobainas! Não vão falar nada do presidente de Uganda que estabeleceu uma lei com prisão perpétua aos homossexuais? 

   32. Muito bem. Bell, ex-Chiclete, está se comportando como no inicio de sua carreira. Seu irmão Wadinho apimentou dizendo que agora são peões. 

   33. Uma série de fatos esta semana revela que o Brasil está mais racista do que nunca. Até a jornalista Glória Maria, normalmente muito contida e discreta, se revoltou contra um colunista social. Um ator da Globo foi preso (injustamente) só por ser negro; uma participante do BBB-14 se referiu de maneira racista e ardilosa ao cheiro das neguinhas.