Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CARNAVAL de Salvador vira disputa de marcas e perde a sua identidade

Nesta segunda-feira (24), durante evento em Juazeiro (BA), o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e o governador, Jaques Wagner, assinaram ordens de serviço para instalação de três mil cisternas na Bahia
24/02/2014 às 14:41
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Vai começar a festa. Faltam 24 horas para se iniciar o Carnaval de Salvador que passa por alguma reorganização mas perdeu completamente a sua identidade original. Hoje, todo mundo só fala em dinheiro, marcas, patrocínios, cervejarias, cartões de crédito, multinacionais, camarotes, longues, chefs, etc, numa profusão mercantil que parece não ter fim e se intensifica a cada ano.

   2. O Carnaval da capital baiana virou um mega-evento empresarial e nem adianta ficar discutindo ou promovendo mesas-redondas para debater o próximo, pois, são completamente inóquoas. A Prefeitura ilude lançando um furdunço também patrocinado, para amenizar a questão. Mas, tem pouca valia diante da força do meio empresarial e que põe toda estrutura à serviço de suas marcas. O pipoca é uma piada.

   3. Tem cervejaria patrocinado 5 blocos de Carnaval. Tem o bloco da cerveja Y, tem o camarote da cerveja Z, o longue da cerveja H. Fica até impossível para a midia trabalhar uma cobertura isenta desses esquemões, ela que também está envolvida até o pescoço com os patrocinadores. Falar dessas questões é malhar em ferro frio. Até a Mudança do Garcia, último reduto da espontaneidade, está sendo bancada por um órgão estatal.

   4. Quem não consegue ajuda das empresas as tem do Estado. Desde a época de Getúlio Vargas que o Carnaval se mistura com a política. Faz parte. Aqui na Bahia diz-se que o ano só começa após o Carnaval. E, neste 2014, marcou-se até para depois do Carnaval o lançamento de chapas para concorrer ao governo do Estado. Aí daquele governante que não aparecer no Carnaval.

   5. Todo Carnaval é o melhor e o menos violento. Podem morrer quantos foliões forem, mas, sempre aparecerá uma autoridade dizendo que "este ano tivemos o Carnaval da tranquilidade, da paz, o menos violento". E, claro, "o melhor Carnaval que já fizemos". Essa frase é um chavão tradicionalíssimo.
 
   6. Assim como, a maior festa de Rua do Planeta com 2 milhões de pessoas, registrado no Guiness na época do então prefeito Imbassahy. Mas como se os circuitos só cabem 600 mil pessoas! São 2 milhões empílhadas umas nas cabeças dos outros. Quando Benito foi da Saltur aumentou para 2.200.000 num ano mais 200 mil. Depois, a Prefeitura recuou para 2 milhões isso já tem 10 anos. Neste ano teremos 2.000.001.

   7. O Carnaval, me diz um carnavalesco, "é uma grande galinha de ovos de ouro e temos que cuidar dele com todo carinho para não quebrar esses ovos". Para alguns, então, a galinha tá a cada dia mais gordinha.
                                                     ******************
   8. Um suplicio para os moradores da Barra o Carnaval. Quem mora no bairro ou se muda para algum outro lugar ou tem que enfrentar uma fila quilométrica e apresentar os seguintes documentos para ter acesso às suas residências via carro: cópia da carteira de identidade, comprovante de residência, xérox do espelho do IPTU.

   9. A classe média está a cada dia mais satisfeita com ACM Neto. 

   10. Uma série de novas ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai ampliar o acesso a água da população no norte da Bahia. 

   11. Nesta segunda-feira (24), durante evento em Juazeiro (BA), o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e o governador do estado, Jaques Wagner, assinaram ordens de serviço para instalação de três mil cisternas, implantação de 50 sistemas simplificados de abastecimento de água e construção de 80 barreiros na região do Submédio São Francisco – um investimento de R$ 25,1 milhões do programa Água Para Todos.

   12. Enquete do BJÁ registra que 67.96% dos nossos leitores reprovaram a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios e 32.64% disseram sim.

  13. O PROCON-BA, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH), realizou nesta segunda-feira (24), a “Operação Bancos”. A ação tem o objetivo de verificar se as instituições bancárias da capital estão agindo em conformidade com as normas presentes no Código de Defesa do Consumidor (CDC), e legislação correlata.

   14. Ao longo do dia, foram autuados 7 instituições bancárias. São elas: Banco HSBC, três filiais do Banco do Brasil, duas filiais, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, todas localizadas no bairro da Pituba.

   15. As irregularidades constatadas foram: ausência de divisórias opacas instaladas nos caixas de atendimento; indisponibilidade de seguranças (no mínimo dois) nas áreas de atendimento 24 horas; e utilização de aparelho celular no interior da agência.

   16. Até a próxima quinta-feira (27), será realizada em Salvador uma missão de identificação do Projeto de Empréstimo de Políticas de Desenvolvimento – Proinclusão II. A abertura dos trabalhos aconteceu na manhã desta segunda (24), no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), com a presença do titular da pasta, José Sergio Gabrielli, representantes do Banco Mundial (Birde do secretário da Fazenda, Manoel Vitório.
   17. O Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico do Estado da Bahia (Proinclusão II) tem como objetivo a continuidade do fortalecimento dos programas estruturantes do Governo da Bahia relativos ao esforço da inclusão social e produtiva, ao desenvolvimento de infraestrutura social, físico e institucional para o crescimento sustentável, e ao fortalecimento do planejamento e gestão do setor público.

   18. O Observatório da Discriminação Racial e LGBT, Violência contra Mulher e Exploração Sexual da Criança e Adolescente é um programa realizado e coordenado pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), com a participação de órgãos das esferas estadual e municipal, além de 140 observadores que serão distribuídos ao longo dos circuitos. 

   19. Em sua 9ª edição, sob o tema Igualdade é Respeitar as Diferenças, o Observatório é uma ação afirmativa que tem como objetivo mapear e registrar as ocorrências de discriminação racial, violência contra mulher e lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) e, este ano, a exploração sexual da criança e adolescente.

   20. Localizado em plena efervescência do Circuito Dodô, próximo ao bairro de Ondina, o Mariposa Apipema funcionará durante todos os dias de Carnaval em horário especial para atender aos foliões. Do dia 27, quinta-feira, à terça-feira, 4, o restaurante funcionará das 18h às 4h, com cardápio adaptado, oferecendo alguns dos crepes salgados e doces, sanduíches, temakis e bebidas.
21. Já o Mariposa Shopping Barra, que também fica próximo ao circuito Barra-Ondina, funcionará seguindo o horário do shopping: quinta, das 9h às 17h, sexta,  das 9h às 15h e sábado das 9h às 14h. De domingo a terça-feira o shopping estará fechado, mas na Quarta-feira de Cinzas o Mariposa volta a funcionar das 12h às 22h.

  22. Enquete do BJÁ aponta que o ritmo preferencial dos baianos é o pagode com 48.75%, segundo nossos leitores. Em segundo vem o hip-hop copm 20%; em terceiro, o samba e a música axé com 14.29%. Por fim o movimento afro-pop com 2.86%.

   23. Não é só o FeComércio da Bahia que é jussárico. A Confederação Nacional do Comércio é presidida por Antonio Oliveira Santos há 33 anos e ele diz que vai à reeleição. 

   24. O PMDB do Rio diz que apoiará Aécio Neves se o PT lançar candidato a governador no Estado.