Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNO arruma a economia com mais impostos e Dilma venceria com 47%

O secretário da Fazenda de Salvador, Mauro Ricardo, comete erro político ao citar o pelourinho, simbolo da tortura colonial e a cobrança do IPTU. Camarada que não conhece a história deve ficar calado.
22/02/2014 às 17:40
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O governo federal ja admite através do ministro da Fazenda, Guido Mantega, aumentar os impostos do PIS e Cofins de importados e cobrar mais dos cosméticos para cumprir a meta fiscal, mesmo com o anunciado corte de R$44 bilhões no orçamento da União. Então, vá preparando seu bolso porque sempre sobra na ponta para o consumidor. Outro aumento previsto é da taxa de energia elétrica, tudo isso após o Carnaval ou até mesmo antes.

   2. Segundo técnicos do governo, a arrecadação foi prejudicada depois que o STF decidiu ano passado que era inconstitucional a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins sobre os importados, que tem alíquota de 9.25%. A ideia é elevar esse percentual para recompor perdas recentes.

   3. No caso do setor de cosméticos, envolve uma manobra feita pelas empresas para pagar menos impostos. Nesse segmento, a cobrança do PIS/Cofins acontece numa única etapa - contribuição com alíquota de 12.5% paga no inicio da cadeia de produção. Para reduzir a carga tributária as empresas criaram centros de distribuição próprios e vendem mercadorias para esses centro de maneira mais baratas. O governo quer mudar esse sistema.

   4. A economia tem muito a ver com a política e como estamos em ano eleitoral o governo procura arrumar a casa logo agora para não sentir os efeitos em outubro, no momento em que os eleitores vão as urnas.

   5. Em comentário do ex-Blog de Cesar Maia, "Depois que Carville, na primeira eleição de Clinton, cunhou a expressão "é a economia, estúpido", esse passou a ser um carma, mesmo que muitas vezes os fatos não comprovassem. Essa expressão foi cunhada num processo de reeleição de Bush -pai- e tem sido aplicada basicamente nesses casos.
               
    6 . - Em 2014, teremos no Brasil um processo de tentativa de reeleição da presidente. A economia, em 2014, segundo as últimas previsões, crescerá mais perto de 1,5% que de 2%. Aplicada a máxima de Carville, a economia derrotaria Dilma. Pode ser e pode não ser. Vejamos.
               
   7. Em 1998, na reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso, a economia brasileira diminuiu 0,1%. E FHC venceu; e no primeiro turno. Há analogias. A famosa assertiva de Marx em 18 Brumário, "a história se repete em forma de tragédia", na situação atual poderia ser aplicada em qualquer caso. Explique-se.
              
   8. Com a crise asiática e depois russa, FHC respondeu com uma dose intensa de populismo fiscal e cambial. Foi uma crise que impactou o curto prazo. O discurso base de campanha e a justificativa eram que os riscos, se vencesse Lula, seriam enormes e isso respaldava as medidas adotadas. FHC venceu a eleição e perdeu o segundo governo. Sua avaliação atual pela opinião pública brasileira continua bastante negativa.
              
   9. Dilma, vivendo num quadro de crise de maior intensidade, vem aplicando o mesmo receituário, só que desde antes do ano eleitoral: populismo fiscal aberto e pragmatismo cambial, na medida em que não conta com o respaldo internacional que FHC contava. O método da campanha de Dilma será o mesmo, só que dirigido a um público diferente. Se o candidato de FHC vencer, vocês perderão todos os benefícios sociais que conquistaram conosco e podem perder seu emprego e podem...
               
   10. Cada cadastro de bolsa família, Prouni, minha casa minha vida, etc., será transformado em cartas, em mala direta, para milhões de pessoas, com apoio do programa eleitoral: cuidado, porque eles vão lhe tirar tudo isso.
               
   11. Em 1998, a campanha de Lula foi surpreendida com palavras de atores na TV sobre os riscos com Lula. Agora, Aécio e Campos não serão surpreendidos, o que não garante nada. A única coisa garantida é que o próximo quadriênio será muito difícil, vença quem vencer", conclui Maia.

   12. Pesquisa DataFolha de hoje mostra Dilma com 47%, Aécio 17% e Campos 12%. Dilma venceria no primeiro turno.
                                                               ***************
   13. A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) notificou o supermercado Bompreço da Rua Marques de Leão, Barra, por estar descumprindo regras de segurança. 

   14. Vistoria realizada na manhã de hoje (22) identificou que a rede estava estocando produtos nos corredores da loja, causando a obstrução das rotas de fuga e do acesso a equipamentos de emergência. O Bompreço deverá retirar as mercadorias no prazo de três horas. O descumprimento acarretará na interdição da loja.

   15. Tia Eron (PRB) foi para na telinha. Ela acaba de estrear como apresentadora no programa Record Debate, que deverá ir ao ar neste sábado, 22, às 13h30min, na TV Cabrália, para o público do Sul da Bahia. A primeira edição tratará da violência contra crianças e adolescentes, tendo como convidado o coordenador geral do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Valdemar Oliveira.

   16. Ano eleitoral dá nisso.  

   17. O médico Reinaldo José Machado do Santos foi homenageado na noite desta sexta-feira, 21, pela Câmara de Salvador com a Medalha Thomé de Souza, por iniciativa do vereador Luiz Carlos de Souza (PRB). 

   18. Segundo o edil “o médico, além de sofrer com os desafios do dia-a-dia para salvar vidas, ainda busca forças para argumentar e resolver a situação dos pacientes, que sofrem com o caos instalado nos corredores dos hospitais”, justificou Luiz Carlos.

   19. Sábado com o calçadão da Barra lotado.

   20. Aladilce Souza (PCdoB) se disse satisfeita com a antecipação da convocação, pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) de parte dos aprovados no concurso de 2010. A notícia foi confirmada durante reunião com representantes dos mais de 600 profissionais que aguardam resposta há quatro anos. O encontro aconteceu na quinta-feira, 20, no Anexo 2 da Smed. O caso é acompanhado pela Ouvidoria da CMS há dois anos.

   21. Para a comunista o Município agora dá sinais de atender a demanda dos profissionais da educação: “Foi preciso acionar o Ministério Público do Estado e assinar o TAC, mas o mais importante é que esses cidadãos, que procuraram a Ouvidoria em 2012, finalmente começam a ver o sonho de trabalhar realizado”, ressaltou.

   22. O GTR (Grupo de Trabalho e Rede) do Programa Municipal de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari certificou 15 alunos do curso básico de informática, na tarde de hoje (21/02). Os beneficiários residem nos bairros Nova Vitória e Novo Horizonte, e são familiares de estudantes do Centro Educacional Paulo Freire.

   23. De acordo com o secretário da Habitação, João Bosco Quirelli, a capacitação é o coroamento de um grande esforço que a Prefeitura tem desenvolvido na busca de qualificar os munícipes. “Nossa intenção é melhorar a cidade, mas também a vida das pessoas”, enfatizou o titular da Sehab (Secretaria da Habitação).

   24. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apura a exploração do trabalho infantil no Brasil, realiza nesta segunda-feira (24), às 9 h, uma audiência pública no Plenarinho da Assembléia Legislativa da Bahia. Além de Salvador, a CPI do Trabalho Infantil realizará audiência pública no Rio de Janeiro (dia 25/02).
 
    25. Na Bahia, o combate ao trabalho infantil é um dos eixos priorizados pela Agenda Bahia do Trabalho Decente, coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e que reúne secretarias de Governo e instituições como Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) e Associação dos Magistrados da Bahia.
 
    26. Relatora da CPI, a deputada federal Luciana Santos (PE) diz que o objetivo da audiência é ouvir as autoridades e os responsáveis pelas festividades de Carnaval quanto às medidas de combate ao trabalho infantil e de proteção do trabalho do adolescente. Uma audiência igual foi realizada, semana passada, no estado de Pernambuco.

   27. O programa Minha Casa, Minha Vida realiza na segunda-feira (24) um sorteio para chamada pública de dois mil inscritos no programa. O sorteio ocorrerá na sede da Cogel (Rua Macapá, nº 271, Ondina), às 10h. Estarão presentes na realização do evento representantes do Ministério Público da Bahia e da Defensoria Pública do Estado, além de representantes dos movimentos de moradia da cidade.
 28. De acordo com Elaine Menezes, coordenadora de Habitação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec, os sorteados serão convocados a comparecer à sede da pasta para entrega da documentação. A lista dos sorteados e a data para entrega dos documentos estará disponível em todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social.

   29. Para participar do programa, é necessário ter renda inferior a R$1.600, além de atender a critérios como morar em zona de risco, ser mulher chefe de família e residir com deficiente físico. Segundo informações da Sindec, todos os sorteados terão de comprovar as informações contidas no formulário de inscrição.

   30. Secretário Mauro Ricardo, da Fazenda Municipal, deu derrapada das grandes ao colocar o pelourinho, símbolo da tortura colonial, no centro do debate do IPTU. Secretário da Fazenda, pelo que sei, é pra trabalhar, arrecada, e não para falar de política. Todo vez que isso acontece é um desastre.