O comércio informal da Rua Lima e Silva e principais pontos do bairro da Liberdade é alvo de levantamento da Semop para futura ação de reordenamento e melhorias na infraestrutura da área
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O Carnaval de Salvador é um dos mais violentos do país. Tanto isso é real que a PM anunciou hoje que colocará 20.806 homens e mulheres para proteger os foliões, isso sem contar a PE, a Policia Civil e seguranças particulares. Por baixo, mais de 30.000 pessoas trabalham na segurança do Carnaval. Creio que, no Brasil, não existe nada assemelhado, nem no Rio de Janeiro que, na fase pré-carnavalesca põe 5 milhões de foliões nos blocos de rua.
2. O Momo baiano sempre foi violento, desde priscas épocas, quando a folia se concentrava na Avenida Sete e ainda era permitido vender cerveja em garrafa e saia-se mascarado. Todo ano, neguinho matava 3/4 só de garrafadas. Com o passar dos anos a PM incorporou um know how invejável de segurança no Carnaval, a cada ano mais aperfeiçoado, e a situação melhorou.
3. Hoje mesmo o comando da PM anunciou centenas de câmeras espalhadas nos circuitos, uso de helicópteros e avião, e uma central mais aprimorada no monitoramento. Ainda assim, como se diz no popular, o "couro come". As estatísticas do Carnaval são todas furadas, pra baixo. A Prefeitura não revela o número de pessoas atingidas com traumas no pescoço/rosto, que são centenas. E o Estado, criou o enfemismo de dizer que, só contabiliza morte no Carnaval nos circuitos ou em cima/ao lado de trios.
4. Lembro que, quando era secretário de Comunicação da Prefeitura, reunião de balanço do Carnaval num dos anos do governo Paulo Souto, a então secretária Kátia Alves, da Segurança, ao falar sobre sua pasta disse que fora um Carnaval tranquilo com poucas mortes. Aí, o então secretário Zezito Magalhães, da Saúde, disse mais ou menos assim: "Peraí, só lá no nosso hospital foram várias mortes".
5. Essa cultura permanece até os dias atuais. No ano passado, um médico foi assassinado no Rio Vermelho, a uma quadra de Ondina, mas, não se contabilizou esse dado porque era fora do circuito. O médico, de Juazeiro, saiu de Ondina para pegar o carro e os bandidos o mataram. Existiram vários outros casos no atual governo e vai continuar assim puxando os números para baixo.
6. Todo esse caldo de cultura não significa dizer que o Carnaval perdeu seu brilho. Nada. O folião baiano, os malhados especialmente, por natureza, é violento. Ninguém sabe explicar porque, salvo diante da bebedeira e uso de drogas. Há um esforço de sua mudar esse quadro com os foliões pipoca, sem cordas, mas, isso é uma minoria. Todo bloco, mesmo aqueles só formados por homens, como é o caso do Filhos de Gandhy tem cordas e seguranças.
7. Alguns chegam a exibir seus seguranças na linha de frente dos trios como uma espécie de troféu dizendo mais ou menos o seguinte: "Não vem que aqui é barril". Com alguma segurança, hoje, o melhor lugar para ver e brincar o Carnaval são nos camarotes, também repletos de segurança. As estrelas da axé, então, não dão um passo sem um batalhão de segurança. Governador e prefeito, idem.
8. O Carnaval de Salvador em tempos mais remotos já foi de paz. O trio elétrico, como o próprio nome diz, eletrizante, ajuda na pacadaria. Sair na sobra da banda Chiclete com Banana, no lado de fora das cordas é uma loucura. Mas, é assim que se faz e se gosta do Carnaval de Salvador.
********************
9.O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do município de Santo Amaro, após passar por reforma e ampliação no final de 2013, atende hoje mais de 300 pacientes por mês. Com a nova estrutura, os profissionais oferecem melhores condições nos tratamentos. O CAPS conta com 13 funcionários.
10. A equipe multidisciplinar conta com psiquiatras, psicólogos, fisioterapeuta, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnicos de farmácia, recepcionista, segurança, auxiliar de serviços gerais e oficineira
11. A OAB de Saul Quadros e a OAB de Luiz Viana mudaram da água para o vinho. Hoje, está bem mais atuante e antenada com a sociedade. Agora, se ingressou com uma ADIN contra o reajuste do IPTU de Salvador, para ser coerente consigo mesma, tem que fazê-lo com Lauro de Freitas, Camaçari, Vitória da Conquista e Feira de Santana.
12. Depois que colocaram o nome de Marighela no colégio presidente Médici a SEC poderia também mudar o nome do Colégio Costa e Silva. Poderia ser Carlos Lamarca.
13. Hic! O PSB de Vitória da Conquista, na pessoa do presidente Elvio Cardoso, envolvido com a Policia Federal na operação que prendeu 7 ex-prefeitos.
14. O deputado Euclides Fernandes (PDT) já iniciou os entendimentos com quatro personalidades baianas para marcar as datas das solenidades para a entrega da Comenda Dois de Julho cujas indicações foram aprovadas pelo plenário da Assembléia Legislativa. Os agraciados são o vice-governador Oto Alencar, os médicos Antonio Andrade e Emerson Leal e o engenheiro Silvano Ragno.
15. O secretário Estadual de Comunicação, Robinson Almeida, recebe a imprensa de Santo Antônio de Jesus e região em mais um encontro para tratar de assuntos de interesse do setor. Almeida vai fazer ainda uma apresentação das principais ações do governo baiano em diversas áreas, como também na comunicação nos últimos 7 anos. O evento acontece nesta quinta(20), a partir das 8h, no Parati Palace Hotel.
16. Como se sabe, Robison é candidato a deputado federal pelo PT.
17. O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Yulo Oiticica (PT), criticou as declarações racistas do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP), que se referiu a índios, quilombolas e homossexuais como "tudo que não presta", na última quinta-feira (13.02), durante discurso divulgado no Youtube.
18. Esta edição de J&Cia destaca que Hamilton Almeida, biógrafo do padre Roberto Landell de Moura, inventor brasileiro do rádio, comprovou em nova e recentíssima descoberta que a primeira transmissão radiofônica do mundo foi feita da Ponte Grande, no rio Tietê, para o Colégio Santana, em São Paulo; o pesquisador tornou pública essa informação em primeira mão, no último dia 13/2, no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo, durante celebração do Dia Mundial do Rádio, realizada por aquela Casa em parceria com a Unesco e este J&Cia.
19. A edição informa ainda que Olímpio Cruz Neto, Katia Guimarães e Fernando Thompson começam na Secom/PR; Domingos Meirelles é contratado pela Record; e José Nêumanne Pinto acerta com a TV Gazeta/SP.
20. Outras manchetes dão conta de que Marcello Moraes, diretor geral da Infoglobo, fala com exclusividade a J&Cia sobre as mudanças na cúpula da empresa; igualdade racial na mídia será tema do 1º Enjira; e Folha de S.Paulo contratou mais de 20 desde janeiro em três capitais.
21. O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou, na manhã desta quarta-feira (19), do lançamento do site oficial da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a qualidade do serviço das operadoras de telefonia móvel, fixa, TV a cabo e internet no Estado.
22. A nova ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de dar mais transparência às investigações e possibilitar a participação da população baiana. Através do site, os interessados poderão acompanhar o trabalho da CPI, além de enviar denúncias e colaborar com a investigação dos parlamentares.
23. O comércio informal da Rua Lima e Silva e principais pontos do bairro da Liberdade é alvo de levantamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para futura ação de reordenamento e melhorias na infraestrutura da área. As primeiras intervenções já foram realizadas no bairro com a distribuição de 90 novas tendas para os feirantes da tradicional Feira do Japão, que também passou por recapeamento.
24. O novo equipamento - uma estrutura de metal desmontável, de 1,5 metro por 0,80 metro, e um saiote em lona azul - foi entregue apenas para os licenciados. Com o levantamento iniciado na última terça-feira (18) pelos agentes de fiscalização e ordenamento da Semop, o objetivo é fazer um quadro completo do comércio de ambulantes, concentrado especialmente da Lima e Silva, para propor intervenções na área, de forma que funcione de modo ordenado, gerando mais benefícios para quem vive ou trabalha no local.
(MIUDINHAS DA CÂMARA DE SALVADOR)
25. A Câmara de Salvador foi visitada nesta quarta-feira, 19, por 38 jovens “vereadores” com 11 a 15 de idade, do Centro Integrado de Educação e Lazer (Ciel), que pediram aos adultos a elaboração de políticas públicas inclusivas. Arnando Lessa (PT) presidiu a sessão especial e se comprometeu em encaminhar à prefeitura, em nome da CMS, um documento com as reivindicações.
26. o registro do aniversário de 35 anos do Olodum foi feito na câmara de Salvador pelo vereador Paulo Câmara (PSDB). Ele destacou as ações sociais da agremiação: "A Escola Olodum tornou-se um espaço real de participação e expressão da comunidade negra. É hoje uma referência nacional e internacional pela inovação no trabalho com arte, educação e pluralidade cultural”.
27. Tia Eron (PRB) participou, na terça-feira, 18, da posse de 28 integrantes do Conselho Municipal das Entidades Negras, no gabinete do prefeito ACM Neto. “Estou satisfeita pelo fato de os afrodescendentes estarem conquistando seus direitos e sendo cada vez mais respeitados”, disse ela.
28. A atuação do Sindicato dos Feirantes e Ambulantes da Feira de São Joaquim foi destaque na fala de Silvio Humberto última terça-feira, 18. Junto com a colega de partido Fabíola Mansur ele prestigiou, na sexta-feira, 14, a posse da nova diretoria da entidade. Segundo ele “a Feira de São Joaquim é um local onde se congrega várias atividades culturais. É, entre outras coisas, um ponto de encontro entre as expressões da capital e do Recôncavo”.
29. Luiz Carlos de Souza (PRB) participou, na terça-feira, 18, da posse dos novos integrantes do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), parabenizou o governo estadual pela defesa dos direitos dos jovens e cobrou que o assunto seja tratado com prioridade pela Prefeitura de Salvador.
30. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Juventude na Câmara o edil quer a instalação do Conselho Municipal da Juventude: “O projeto já foi aprovado pela Câmara e aguardo a atenção do prefeito para a implantação dessa importante ferramenta de transformação social dos nossos jovens”.
31. Será apresentado à imprensa nesta quinta-feira, 20, no Aconchego da Zuzu, o projeto 2014 da Mudança do Garcia, com uma homenagem ao cantor e compositor Riachão, ilustre morador do bairro. O planejamento, idealizado pela Associação de Moradores e Amigos do Garcia (Amag), em parceira Aladilce Souza (PCdoB).
32. “Salvador carece de apoio e valorização das manifestações artísticas. A oficialização desse circuito é mais um incentivo”, disse a comunista.
33. Mais uma defesa da Prefeitura em relação ao IPTU 2014 foi feita por Leo Prates (DEM). Segundo ele, diferente do que vem sendo divulgado, 92% dos imóveis estão isentos ou pagarão no máximo 14,7% a mais do que pagaram em 2103, já descontada a inflação. Para ele “estão defendendo os ricos e os milionários dessa cidade”, pois, em suas contas 232 mil imóveis são isentos, “beneficiando cerca de um milhão de pessoas”.
34. Foi regulamentada na terça-feira, 18, a Lei Complementar que reserva 30% das vagas para negros nos concursos públicos da prefeitura de Salvador, de autoria do oposicionista Gilmar Santiago (PT). A solenidade ocorreu durante a posse da nova diretoria do Conselho Municipal das Comunidades Negras, no Palácio Thomé de Souza.
35. De acordo com o petista “a legislação de combate ao racismo no mercado de trabalho é fundamental, sobretudo no setor público onde o racismo institucional é muito forte. A regulamentação da lei é um avanço importante em Salvador, onde a maior parte da população é negra”.