O deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN) afirmou hoje que a invasão das casas do Bosque das Bromélias, novo bairro de Salvador próximo a Ceasa, é uma tragédia anunciada.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Até o governador Wagner repudiou os termos usados pelo PT para atacar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato a presidência da República pelo PSB/Rede, chamado de "playboy mimado" e "tolo". Segundo o chefe do Executivo baiano, os termos prejudicam mais a quem escreve (site do PT) do que a quem foi atacado.
2. E, de fato, foi o que aconteceu, preliminarmente. Campos disse em resposta que, "enquanto a Caravana passa os cães latem" usando uma expressão popular bem antiga e acabou contabilizando mais simpatias. De resto, os radicais petistas, devem ter considerado que as expressões usadas contra Campos foram até leves.
3. Em virtude de um problema na rede elétrica que atende todo o bairro do Comércio, ocorrido na noite desta quinta-feira (9) e que ocasionou a suspensão no fornecimento de energia elétrica em toda a região, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACinforma que os serviços prestados pelo SAC Comércio estão suspensos desde o início da tarde de hoje (10).
4. Técnicos da concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado já trabalham para solucionar a questão. O SAC informa ainda que o atendimento à população será retomado tão logo o fornecimento de energia elétrica seja restabelecido pela concessionária.
5. A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) concluiuo recadastramento obrigatório das famílias beneficiárias do programa Auxílio Aluguel da Prefeitura. Das 423 famílias cadastradas, apenas 212 compareceram aos postos para fazer a atualização.
6. Quem não efetuou o recadastramento obrigatório dentro do prazo, encerrado no fim de dezembro último, teve o cadastro bloqueado. Para regularizar a situação, é necessário comparecer ao Centro POP situado na Rua J.J. Seabra, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30h, e apresentar originais de RG e CPF.
7. Através da atualização cadastral, os beneficiários do Auxílio Aluguel foram incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único).
8. A partir da análise do perfil de cada família, os cadastrados podem passar a receber outros benefícios sociais, a exemplo do Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Isenção de Taxa para Concurso Público, Carteira do Idoso e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de participação gratuita em cursos de formação profissional através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
9. Os beneficiários também foram encaminhados para os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou Centros POP. Nesses locais, eles serão acompanhados por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, com vistas ao fortalecimento dos vínculos sociais e familiares.
10. O anúncio feito pela direção da Rádio Metrópole de um programa conjunto Mário Kértész e Zé Eduardo (Bocão) não teria agradado aos próprios ouvintes da Metrópole. Pelo que podemos ouvir de algumas dessas pessoas, na própria Metrópole, em telefonemas a MK e seu programa matutino, a emissora não deveria se descaracterizar colocando um radialista que atua no estilo do sensacionalismo.
11. Ora, nesses anos que a Metrópole está no ar, o que tem diferenciado essa emissora no noticiário do dia a dia é exatamente a linguagem, a forma como aborda as noticias, a discrição, os comentários de MK e sua equipe, dentro de um tom de civilidade e democracia, abrindo espaços para todos os segmentos da sociedade.
12. O Bocão, ainda que tenha sido estagiário na Metrópole, quando a emissora tinha outro nome, mas, desde então com o estilo atual, isso deixa os ouvintes apreensivos, pois, o que alavancou a audiência de Bocão foi exatamente o jornalismo de rádio e TV no modelo sensacionalista, ao modelo Moura Costa, Fernando José, Raimundo Varela, e mais recentemente Uziel Bueno, Adelson Carvalho e outros.
13. MK pede cautela aos seus ouvintes e pode ser que venha por aí alguma surpresa. Os ouvites, no entanto, já advertiram MK. Se a Metrópole adotar o estilo Bocão de Rádio, mudam de preferência.
14. O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria do Comércio, Indústria e Mineração (SICM) inicia amanhã, dia 11/01, a execução do Projeto Verão 2014 em praias de Salvador e Litoral Norte.
15. O objetivo é divulgar para a população as atividades e atribuições do Instituto, cuja missão principal é promover o equilíbrio nas relações de consumo entre fabricantes, comerciantes e a população, tomando por base a legislação em vigor. Será dado enfoque especial aos produtos ofertados nas praias e áreas próximas durante este verão.
16. A meta é atingir baianos e turistas frequentadores de quinze praias, entre elas Barra, Itapuã, São Tomé de Paripe, Ribeira e Vilas do Atlântico (ver relação completa abaixo), com uma estimativa de alcance de um público de 20 mil pessoas de 11 de janeiro até 28 de fevereiro.
17. As praias serão visitadas nos finais de semana, das 10h às 16h, e, nos dias de semana, poderão ser revisitadas as praias que tenham fluxo mais intenso tais como Porto da Barra e Piatã.
18. Depois de compor o cenário do Dique do Tororó durante o Natal e de ficar posicionada de frente para a baía de Todos os Santos nos dias da festa do Réveillon, o letreiro com a marca de promoção turística de Salvador chega à praça Municipal. Turistas e baianos aprovaram a ideia e aproveitam para tirar foto na mais nova atração do centro da cidade, assim como acontece em outros lugares do mundo, a exemplo de Amsterdã.
19. A intenção é que o letreiro percorra alguns pontos turísticos da cidade para que mais pessoas possam conhecer e desfrutar da nova paisagem. O próximo local onde a peça será instalada é o Farol da Barra.
11. O deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN) afirmou hoje que a invasão das casas do Bosque das Bromélias, novo bairro de Salvador próximo a Ceasa, é uma tragédia anunciada.
12. “Isso já aconteceu antes em Nova Esperança e agora no Bosque das Bromélias. As casas estão prontas e o governo não as entrega. Cansados de esperar, o povo trabalhador termina desistindo de ouvir mais promessas e se aborrece com a burocracia, partindo para a invasão. Aí, nessa hora, invade quem tem direito ao benefício e quem também não tem, prejudicando diversas famílias. A reintegração de posse e desocupação das casas é traumática. Mas tudo isso poderia ser evitado se a Conder e Secretaria Estadual de Ação Social fossem mais ágeis no cadastramento e liberação dos imóveis”, protestou Bacelar.
13. Faz três dias que cerca de 500 casas do Bosque das Bromélias estão ocupadas por famílias de baixa renda.
14. Será instalada nesta segunda-feira (13), às 9h, no Centro Cultural da Câmara de Salvador, a Frente Parlamentar em Defesa das Baianas de Acarajé. Na ocasião, será realizada uma audiência pública para discutir o fortalecimento da categoria e manutenção da tradição cultural reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia.
15. Pretende-se, ainda, ampliar o debate sobre o exercício da profissão, ouvindo interessadas, a Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (ABAM), órgãos públicos e sociedade civil para que juntos possam identificar critérios a serem adotados pelos organismos competentes no licenciamento da atividade na orla de Salvador.
16. Idealizada pela vereadora Fabíola Mansur (PSB), a Frente Parlamentar em Defesa das Baianas de Acarajé é composta também por Silvio Humberto (PSB), Arnando Lessa, Gilmar Santiago, ambos do PT; Aladilce Souza (PCdoB),a Edvaldo Brito (PTB), Tia Eron (PRB), Ana Rita Tavares (Pros) e Hilton Coelho (psol)
17. A Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE) se mostrou um vigoroso canal de participação popular. De 2007 a 2013 atendeu mais de 500 mil cidadãos e efetuou mais de 600 mil registros, respondendo a 97,93%. Em 2013 foram registradas 75.863 manifestações e, deste total, 91% dos registros já foram respondidos.
18. Na avaliação do ouvidor-geral do Estado, Jones Carvalho, a opinião dos cidadãos é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços públicos. "Mais do que simples números e estatísticas, cada atendimento e cada resposta representam a garantia do exercício da cidadania de milhares de baianos que acionaram a Ouvidoria", avalia o ouvidor-geral.
19. De acordo com o Carvalho, as políticas de interiorização da Ouvidoria, em parceria com outros órgãos, com o projeto Ouvidoria Itinerante, SAC Móvel e Centros Digitais de Cidadania (CDC's) ampliaram o diálogo com os moradores do interior do estado. Em 2013, em parceria com o SAC Móvel, 207 municípios foram visitados, o que possibilitou ao cidadão registrar reclamações, denúncias, elogios, sugestões, solicitações ou pedir informações sobre as ações governamentais.
20. O PROCON-BA, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), recebeu nesta sexta-feira (10), representantes da seguradora SulAmérica Saúde, com o objetivo de discutir meios adequados para evitar a greve dos médicos radiologistas e de diagnóstico por imagem programada para a próxima segunda-feira (13).
21. Durante a reunião, a seguradora SulAmérica Saúde apresentou ao órgão a disposição de negociar novos parâmetros para atender as reivindicações da categoria, numa tentativa de evitar a suspensão do atendimento aos segurados.
22. A Superintendência de Políticas para as Mulheres de Salvador (SPM), por meio do Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV) e em parceria com a Guarda Municipal, está com inscrições abertas para o Curso de Técnicas e Procedimentos Necessários ao Cotidiano - Defesa Pessoal, voltada para o público feminino. Para participar da atividade gratuita, as interessadas devem ter idade mínima de 16 anos e enviar e-mail com nome completo e endereço para centroreferencialv@gmail.com.
23. As primeiras duas turmas terão início ainda neste mês de janeiro, na sede do CRLV e no Centro Estadual de Educação Magalhães Neto, ambos localizados nos Barris. A carga horária é de 32 horas e, além das técnicas de defesa pessoal, as participantes também assistem a palestras sobre a estrutura da SPM, violência doméstica e Lei Maria da Penha.