Mau cheiro em Camaçari persiste e prefeito Ademar Delgado convoca Cetrel e Cofic para que tomem providências efetivas.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A reunião da direção do PDT com o governador Jaques Wagner, com presenças de Carlos Lupi, presidente nacional; deputado Félix Mendonça Jr, presidente estadual; e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, foi apenas protocolar. No meio político já se sabia, de antemão, que o governador não anunciaria Nilo como vice na chapa encabeçada por Rui Costa, pois, já decidiu que só tomará essa decisão após o Carnaval, março/abril ou adiante.
2. Se Wagner teve pressa em anunciar logo o cabeça da chapa, até diante das pressões internas do seu partido, agora se sente mais à vontade para só escolher o vice quando as oposições se manifestarem e lançarem sua chapa. Não há pressa.
3. Estão na disputa PP e PDT, correndo por fora o Solidariedade de Marcos Medrado e Arthur Maia, partidos que, pelo menos o PDT e o Solidariedade já manifestaram apoio a Rui. A dúvida está relacionada ao PP, que também deseja a vice, e deixa em aberto se poderá tomar outro rumo.
4. As oposições não descartam alianças com partidos, incluindo aí o PP, mas, trabalha, inicialmente com os seus (PMDB/PSDB/DEM), ainda na dúvida se o cabeça da chapa será Geddel Vieira Lima (PMDB) e/ou Paulo Souto (DEM). Vê-se que, em tese, também está constituida a base da chapa candidatos a governador e ao Senado.
5. Em artigos que vem assinado em A Tarde, Souto deixa transparecer que deseja ser candidato a governador. No último, por exemplo, chegou a apontar um pré-programa de governo, com a industrialização de regiões do interior da Bahia.
6. A vice é a questão também nas oposições. Fala-se em João Gualberto (PSDB), ACM Jr (DEM) e José Carlos Aleluia (DEM). Mas, não se descarta um nome do PP.
7. A senadora Lidice da Mata (PSB/Rede) vive a mesma situação. Conversa. Marcelo Nilo, o qual chegou a sinalizar uma ida para compor com Lidice, já se integrou a Rui com o PDT. Resta-lhe o PP. Fala-se na hipótese de um nome do PV. Não acredito porque ACM Neto (creio) não deixaria que isso acontecesse.
8. Ademais, Lidice vive o drama de identificar o que será sua chapa: se de oposição a Dilma/Wagner ou de situação. A senadora Eliana Calmon já sentou à pua em Wagner dizendo que seu governo (igual ao de ACM) já cooptou Ministério Público, TJ e TCE.
9. O PT, de sua parte, já espinafrou Eduardo Campos, chamando-o de "playboy mimado" e "tolo" e ninguém duvide que vai adjetivar Lidice na primeira curva. É, talvez, uma questão de tempo. A senadora é uma politica perspicaz, madura, e sabe que não pode cutucar o cão com a vara curta. Talvez, por isso, esteja ainda calada e usando a estratégia de alçar ao poder uma mulher.
10. Trata-se de um discurso antigo, mas, pode colar.
***********
11. Serão apresentados na próxima segunda-feira (13), às 11h30min, no Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande, os patrocinadores do Carnaval Salvador 2014. Durante a solenidade, o prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, vai assinar o contrato de patrocínio para a festa que, pela primeira vez será autossustentável.
12. A festa de momo, que acontece entre os dias 27 de fevereiro a 4 de março, será regido pelo tema “É Diferente, É Carnaval de Salvador - 40 anos de Bloco Afro”. Outras novidades também serão apresentadas durante a coletiva de imprensa.
13. O prefeito Ademar Delgado convocou o presidente da Cetrel, Ney Silva, e o diretor superintendente geral do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), Mauro Pereira, para discutir o odor que tem circulado na cidade nos últimos dias.
14. Durante o encontro, realizado na tarde de hoje (09/01), no gabinete do prefeito, foi decido que uma comissão composta pelo Governo, Cofic, Cetrel e a sociedade civil irá desenvolver um plano de ação para identificar e resolver o problema. A primeira reunião da comissão foi agendada para amanhã (10/01), às 8h, na Planta da Cetrel. “Não vamos medir esforços para resolver o problema”, enfatizou o prefeito.
15. O diretor de Operações da Cetrel, Demosthenes Miranda, informou que a empresa vai colocar uma unidade móvel de monitoramento do ar em áreas que tiveram maior incidência do mau cheiro. “Nós fizemos o mapeamento das reclamações e vamos colocar a estação móvel entre as regiões Leste e Sul da cidade, provavelmente, será próximo ao bairro Jardim Limoeiro”, afirmou.
16. A Diretoria do SINJORBA comunica que a partir de janeiro de 2014 o horário de expediente será das 8h às 13h. Burocracia e contenção de despesas. Segundo Douraci Rocha foram necessárias essas medidas, com demissões, para segurar a onda.
17. O município de Luís Eduardo Magalhães ganhará mais 776 casas populares. Uma parte delas, 176, integra a segunda etapa Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social (FHNIS II) e serão construídas no Loteamento Solar Santa Cruz. As outras 600 pertencem a um convênio firmado com a Caixa Econômica Federal através do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”.
18. A assinatura do contrato para construção das casas ocorreu na sala de reuniões do gabinete, na tarde desta quinta-feira, 09, e contou com a presença do prefeito Humberto Santa Cruz, do superintendente da Caixa Econômica Federal, Walter Luis Siqueira e do gerente regional de governo da superintendência da Caixa, Nelson Antônio de Siqueira, bem como de representantes das empresas Atrium e Metro Engenharia, responsáveis pela execução da obra. Também participaram do ato, a secretária de Trabalho e Assistência Social do município, Maira de Andrada e o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Carlos Augusto Daniel.
19. O ex-deputado federal Edigar Evangelista dos Anjos, o Edigar Mão Branca, passa uma temporada em Salvador, mas revelou que tem acompanhado as notícias do Centro Sul Baiano através do Blog do Anderson.
20. Por telefone Mão Branca revelou que o seu nome vem sendo cotado para compor uma chapa majoritária ao Governo da Bahia e disse também da possibilidade de abortar a sua pré-candidatura à Câmara Federal e lançar-se à Assembleia Legislativa. “Isso ai vai depender do desenho político. Aguardamos uma posição do partido para que possamos definir nossos rumos”, comentou o vice-presidente estadual do Partido Verde na tarde desta quinta-feira (9).
21. Caso a segunda hipótese seja confirmada vai haver em Vitória da Conquista uma fragmentação gigantesca do eleitorado. De acordo com Mateus 22:14, “muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. Pelo que se comenta, pelo menos dez candidatos a deputado estadual com domicílio eleitoral em Conquista deverão marcar presença nas próximo eleições
22. Dois engarrafamentos gigantescos na Av Paralela, nesta noite de quinta, para quem se dirigia à casa. Primeiro o do ensaio do Psirico; segundo, recapeamento asfáltico próximo ao Centro de Exposições.
23. Três professores da rede estadual de ensino, premiados pelo governo federal em dezembro do ano passado, foram recebidos pelo governador Jaques Wagner nesta quinta-feira (9), na Governadoria.
24. Os professores Kleber Andrade (Capim Grosso), Vanildo dos Santos (Salvadore Olenêva Sanches (Salvador) foram premiados na 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil devido aos projetos educacionais que promovem na unidade de ensino em que trabalham.
25. O governador Jaques Wagner afirmou que ficou muito feliz com a premiação dos professores da rede estadual de ensino e acredita que é uma maneira de incentivar outros professores na prática de projetos. "Os professores têm que inovar na sala de aula, assim, atraem a atenção dos alunos. Essa premiação é um reconhecimento desses esforços e de que a inovação oferece resultados positivos para todos".
26. Para o professor Kleber Andrade, primeiro colocado na categoria Ensino Médio, vencedor com o projeto Educativo Afro Som, a iniciativa ajuda os alunos a desenvolverem o senso critico em relação à desigualdade racial e ao racismo. "Por meio de ações como esta, nossos alunos passam a ter maior interesse pela escola e passam a questionar a sociedade e tentar melhorá-la".
27. Concorridissima a posse de Roberto Sá Menezes como novo Provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia nesta quinta-feira, à noite, com missa celebrada pelo padre Lázaro e solenidade no salão nobre.