Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Base governista ataca Zé Neto porque não tem coragem de criticar o GOV

Câmara de Vereadores de Camaçari e a deputada Luiza Maia dizem que Camaçari, às noites, está com cheiro insuportável e acreditam em algum problema na Cetrel
08/01/2014 às 11:12
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O líder da Maioria (Governo) na Assembleia Legislativa sempre paga um preço quando sofre uma derrota como aconteceu nesta madrugada com Zé Neto, deputado petista que lidera a bancada governista na Casa.

   2. Os repórteres que cobrem a Casa Legislativa ouviram vários deputados da base criticando o líder, um deles chegou a dizer que se "Zé Neto colaborasse a PEC dos royaltties seria aprovada". A questão é que furo é mais acima. Como os deputados não têm coragem de criticar diretamente o governador, o líder "paga o pato".

   3. A rigor, na política tradicional, cabe ao líder também a missão de ser o "leva e traz" das reivindicações dos parlamentares ao governo, em diferentes instâncias, uma vez que, nem sempre, os deputados (ainda que sejam da base e votem matérias favoráveis ao governo) são recebidos pelo governador e secretários.

   4. As queixas são grandes, salvo entre os deputados do PT. Mas, já se chegou, no caso do PSD, de partidários do vice-governador Otto Alencar, exigir-se uma melhor atenção do governo em notas públicas à imprensa.

   5. Zé Neto não faz o papel de "leva e traz" como se esperava por parte dos deputados porque o governo Wagner é travado nas relações institucionais e os parlamentares se queixam horrores junto à imprensa do tratamento dado pelo governo. 

   6. Ora, como estamos em ano eleitoral, alguns dos deputados sentindo que terão uma eleição bastante difícil, no mundo da política, admite-se que é, nesse momento, que se dá o troco. O deputado faz corpo mole, desaparece, viaja, adoece e não vota.

   7. Ademais, pressionado por sua própria base petista na pré-indicação ao candidato do governo à sua sucessão, o governador teve que antecipar o processo e indicou Rui Costa, em novembro último, numa norma pouco vista na política baiana. Normalmente, quem primeiro lança nome é a oposição e não o governo. 

   8. Daí que, a base, hoje, fica ainda mais atordoada, sem saber se se dirige a Rui ou a Wagner. 

   9. Em síntese: para ter um melhor desempenho na Assembleia e ainda há, da atual legislatura mais de 25 PLs em pauta e na ordem do dia, o governo precisa flexibilizar mais, atender mais aos seus. Aos seus todos, e não só os do PT.
                                                  
   10. Lembrando que, vem aí, o projeto de modernização da PM, bastante polêmico. Deputados ouvidos pelo BJÁ, hoje, disseram que se o governo quiser ter paz de espírito esse PL deve ser encaminhado a Casa Legislativa até meados de 2014.
                                                                *****
   11. A proposta apresentada pelo consórcio Top/Paviservice para a construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista foi a vencedora da licitação realizada pelo Governo da Bahia. 

   12. A homologação saiu, nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial. O grupo formado pelas empresas Top Engenharia e Paviservice Serviços de Pavimentação apresentou o custo de R$55,5 milhões para a obra, menor preço entre os concorrentes.

   13. De acordo com o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, a conclusão do processo licitatório, que seguiu como critério o menor preço, faz parte do esforço do governo em alavancar a aviação regional.

   14. “A construção deste aeroporto é esperada pela população de Vitória da Conquista. Vamos construir um aeroporto que responda à demanda da região, com a qualidade necessária para o nosso povo”, disse Rui Costa.

   15. O novo aeroporto também receberá recursos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA). Estão assegurados mais R$ 20 milhões em investimentos.

   16. O projeto está pronto e prevê a construção de pista de 2.300 metros, pátio de aeronave, pista de taxiamento, subestação elétrica, entre outros. A licença prévia foi emitida e o governo baiano aguarda a licença de implantação para o início das obras.

   17. A Fundação Cidade Mãe (FCM), vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), promove pela primeira vez os cursos de férias da instituição. São oferecidas 520 vagas gratuitas para as atividades de Artes, Capoeira, Dança, Esporte, Informática e Teatro, a serem iniciadas neste mês de janeiro nas unidades de Coutos, Cristo é Vida (Chapada do Rio Vermelho) e Saramandaia.

   18. Para participar, os candidatos devem ter idade entre 8 e 17 anos e estar cursando o ensino fundamental incompleto. As inscrições estão sendo feitas até o preenchimento das vagas nas sedes das unidades de Formação Complementar, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. Na ocasião, é necessário apresentar o RG do responsável e do candidato, além de comprovante de residência.

   19. Locais de inscrição: - Unidade de Formação Complementar de Coutos
Endereço: Rua da Paz, s/n, Parque Setúbal – Coutos
Tel: (71) 3397- 5789
 
- Unidade de Formação Complementar Parceria Cristo é Vida
Endereço: Rua Antonio Carlos Pedreira, n° 01 – Chapada do Rio Vermelho
Tel: (71) 3451-5336
 
- Unidade de Formação Complementar de Saramandaia
Endereço: Rua Maria Tereza Bernardina, s/n, – Saramandaia
Tel: (71) 3450-0982

   20. J&Cia:  No noticiário da semana, destaques para a associação de Cristina Panella ao Grupo Attitude, em cujas instalações executiva e sua empresa já integram a unidade de Monitoramento, Pesquisa e Inteligência Competitiva; Daniela Nogueira substitui a Erivaldo Carvalho como ombudsman de O Povo; e UFSC terá primeiro doutorado em Jornalismo do Brasil. 

   21. Na Folha de S.Paulo, Morris Kachani negocia um novo regime de remuneração, Letícia Sander chega do Rio como adjunta de Poder e Juliana Vines deixa o jornal. 

   22. Outros assuntos em manchetes são: Nadja Haddad começa no SBT; Infoglobo e Ejesa desistem do contrato para rodar os jornais da primeira na gráfica da segunda, em Duque de Caxias (RJ); Isabel Fleck e Sylvia Colombo estreiam blogs na Folha; Prêmio Embrapa homenageia 40 anos de reportagens sobre pesquisa agropecuária; e mais premiado de 2013, Humberto Trezzi lança o livro Em terreno minado – Aventuras de um repórter brasileiro em áreas de guerra e conflito.

   23. Salvador: A Prefeitura, através de um grupo de trabalho formado pela Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) e a Procuradoria Geral do Município (PGM), começou a estudar uma forma de ordenar a cobrança pelo aluguel de mesas e cadeiras na faixa de areia da Orla.

   24. O poder público tem respaldo legal para fiscalizar e padronizar essa cobrança para que sejam evitados abusos aos consumidores. A medida será feita por meio de decreto que verse sobre a regulamentação, atendendo aos anseios do público que se sentem lesados.

    25. “Estamos estudando uma forma de proteger os consumidores e os trabalhadores licenciados porque temos consciência de que há um custo para o transporte e manutenção dos equipamentos. Estamos preocupados com os dois lados. O que não vamos permitir, no entanto, é que sejam cometidos abusos que lesem os consumidores porque se trata, acima de tudo, de um espaço público no qual as leis devem ser respeitadas”, afirma a secretária Rosemma Maluf.

   26. Estranho que o prefeito ACM Neto em sua primeira viagem ao exterior como gestor tenha escilhido a Espanha, um dos países mais atrasados da Europa. E quebrado.

   27. Do deputado Pedro Tavares (PMDB): - A estrada entre Nazaré e Valença está aos frangalhos.

   28. O secretário Ney Campello recebeu a visita da Cônsul da Alemanha na Bahia, Petra Scheber. O principal assunto do encontro de cordialidade foi a participação de alemães na Copa do Mundo da FIFA 2014™ no estado.

    29. A Cônsul oficializou o interesse do consulado em participar do planejamento de recepção dos torcedores, jornalistas e da própria seleção Alemã.  “A ideia é dialogar com o consulado no período de elaboração dos planos de recepção dos alemães. Há o interesse por parte deles em prestar serviços para as pessoas oriundas da Alemanha e, também nosso, de nos prepararmos de maneira mais completa para recepcioná-los”, explica Ney Campello.

   30. Após inúmeras queixas dos cidadãos sobre o mau cheiro sentido durante a noite em Camaçari, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal buscou esclarecimentos junto aos órgãos responsáveis. A impressão inicial, baseada em relatos de populares, é de que o odor seja gerado a partir do Pólo Petroquímico.

    31. Em reunião com o diretor de operações da Empresa de Proteção Ambiental do Pólo Petroquímico (Cetrel), Demóstenes Carvalho, nesta terça-feira (07/01), a presidente do colegiado, vereadora Professora Patrícia (PT), juntamente com o também parlamentar Elias Natan (PV), pediram esclarecimentos sobre a qualidade do ar no município. Também estiveram presentes ambientalistas que atuam na região.

    32. Em resposta, o diretor informou que no dia em que as queixas foram registradas, segundo análise feita pela Cetrel, não houve alteração significativa na qualidade do ar da região.

   33. A deputada Luiza Maia (PT) já denunciou na tribuna da Assembleia que Camaçari está fedendo à noite e alguma coisa estaria acontecendo sob a responsabilidade da Cetrel.

   34. No próximo sábado, dia 11 de janeiro, das 9h às 17h, a UNIME realizará um mutirão de volta às aulas para quem pretende ingressar no ensino superior e ainda possui dúvidas sobre o processo seletivo, bem como sobre o programa do governo federal Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). 

   35. Os interessados em realizar o exame para um dos cursos oferecidos pela unidade poderão fazer a prova durante o período de atendimento. O resultado será divulgado na mesma data para que os candidatos, caso aprovados, possam efetuar a matrícula durante o mutirão de volta às aulas. Informações pelo telefone 71 3378-8900.

   36. A Polícia Militar da Bahia formará 380 novos sargentos no Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS) em todo estado. Em Salvador, a solenidade de formatura de 277 policiais militares das unidades da PM da capital e RMS será realizada nesta quinta-feira (9), às 10h, na Vila Militar do Bonfim, na Avenida Dendezeiros.

   37. Com a carga de 375 horas/aula, o curso envolveu disciplinas teóricas e práticas, como direito militar, direitos humanos, tiro, policiamento comunitário, socorro de urgência, legislação policial militar, policiamento ostensivo, entre outras, sob a coordenação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e supervisão da Diretoria de Ensino da PM. 

   38. A  partir da próxima semana, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) realizará ações itinerantes em várias regiões de Salvador, utilizando unidades móveis, com o objetivo de incluir pessoas acima de 60 anos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único).
  39.  A primeira ação será realizada segunda e terça-feira (13 e 14 de janeiro) no Abrigo D. Pedro II,  que é administrado pela Prefeitura Municipal. Serão atendidos os idosos residentes no Abrigo ou pessoas  acima de 60 anos que moram na Cidade Baixa e entorno.

   40. Os fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) prosseguem com as fiscalizações na orla de Salvador, dentro da Operação Verão. Na manhã desta quarta-feira (8), agentes da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização do órgão (CLF) apreenderam 25 armas brancas, entre facas, facões e peixeiras, no trecho entre Jaguaripe e Piatã. Também foi flagrado uso de churrasqueiras e bebidas em embalagens em vidro, o que é proibido pelo Decreto nº 24.422/13.

  41. Do deputdo Targino Machado para Marcelo Nilo, no plenário da Assembleia: - Não aceite ser o vice de Ruim Costa. V.Exa. não pode dar a luz a cego.