Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

RÉVEILLON Salvador pode virar produto turístico se for bem trabalhado

Os deputados estaduais baianos que tiveram seus mandatos cassados durante a ditadura militar (1964-1985) poderão ser convocados para depor na Comissão Nacional da Verdade
29/12/2013 às 10:22
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Salvador dá sinais de que vai reavivar seu réveillon, iniciado com grande sucesso no Farol da Barra nas gestões do prefeito Imbassahy (1997/2004), con sequência miúda nos governos JH, e agora, retomando com ACMN Neto em nova diâmica. 

   2. Neste 2013/2014, a festa ocupa espaço improvisado na Praça Cayru, local distante da praia, sem infra-estrutura hoteleira e de difícil acesso, ainda assim, valeu. Evidente que, na virada 2014/2015, com as obras da Barra concluidas, a Prefeitura pode embalar o réveillon como produto turistico.

   3. Por ora, nada. O que se viu na Cayru no primeiro dia da festa foi o comparecimento de pequena parcela da população de Salvador adistrita mais as classes C/D sem turistas. Natural e perdoável para a primeira experiência.

   4. Não houve tempo das agências programarem o réveillon em suas pautas de vendas, isso porque há pouca tradição, havia dúvidas do local, e Salvador enfrenta concorrência de outras capitais que já fazem suas "viradas de ano" há mais tempo e são mais organizadas, especialmente a do Rio de Janeiro, no cenário de Copacabana que é um achado da natureza imbatível no Brasil e tem uma rede hoteleira enorme adjacente.

   5. Não dá para a Prefeitura ficar fazendo marola antes do tempo e falando em melhor réveillon do país, nem querer enganar a opinião pública com dados astronômicos de espectadores e assim por diante. Trata-se de um recomeço, do inicio de uma nova caminhada, e cremos que se vendido com antecedente em 2014/2015 na área do Farol da Barra, aí, sim, pode atrair alguns turistas.
                                                    ****************
   6. Advogados do PMDB analisam como entrar na Justiça para brecar a propaganda do governo do estado (A Bahia quer mais) que remete ou tem sentido eleitoreiro e diante do PL da antecipação dos royallties do petróleo. 

   7. O pré-candidato a governador pelo PMDB, Geddel Vieira Lima, disse ao BJÁ que na próxima semana terá uma definição. O PMDB quer arguir na Justiça a Lei dos Royaltties Antecipados antes de sua votação. A primeira sessão para discutir essa matéria na ALBA está prevista para acontecer no próximo dia 2 de janeiro, quinta-feira.

   8. Uma Justiça rigorosa teria mandado prender novamente a médica Kátia Vargas diante de sua defesa via imprensa em video gravado por Assessoria de Imprensa contratada.

   9. Analistas dizem que a correlação de forças do PT/PMDB após às eleicões de 2014 deverá ser mantida no Congresso Nacional.

   10. O Maranhão é a cara dos Sarney. Nem no sistema prisional há mínimo controle do estado governado pela filha de Sarney.

   11. Uma nova versão circulante no meio político sobre a presença de Rui Costa em almoço na casa do deputado federal Marcos Medrado, do Solidariedade, aponta que Medrado teria solicitado a Rui para Wagner nomear um vereador do PT de Salvador na reforma prevista para janeiro/abril, abrindo, assim, a possibilidade de retorno de Alcindo Anunciação na Câmara de Vereadores.

   12. Esse filme de MM é conhecido: ele sempre apoia todas as candidaturas governistas e depois rompe.

   13. À distância, mas com conhecimento do assunto e profundidade de informações. É como Dino Altmann, diretor médico do GP Brasil de Fórmula 1, acompanha a luta de Michael Schumacher contra a morte em Grenoble, na França. Na avaliação dele, o ex-piloto alemão tem riscos grandes de sequelas. E caso elas eventualmente ocorram, são três as principais possibilidades.

   14. "É difícil falar alguma coisa porque não conheço exatamente as consequências do que foi afetado ou não (no cérebro). Pelo traumatismo grave, por todas as declarações que temos escutado e a forma como chegou, (...) acredito que probabilidade é bastante grande (de sequelas). Pela magnitude do acidente, nem o neurologista que operou pode falar, se é que terá (sequelas)", contou Altmann.

   15. Os deputados estaduais baianos que tiveram seus mandatos cassados durante a ditadura militar (1964-1985) poderão ser convocados para depor na Comissão Nacional da Verdade. A informação é do deputado estadual Marcelino Galo (PT), presidente da Comissão Especial da Verdade da Assembleia Legislativa, responsável por conduzir as oitivas com os parlamentares perseguidos por se opor ao regime de exceção no Brasil. 

   16. O colegiado do legislativo baiano, na avaliação do petista, conclui os trabalhos em 2013 com saldo positivo. Em novembro, em ato histórico, a Comissão fez a devolução simbólica do mandato do ex-deputado constituinte Giocondo Dias (PCB), cassado no governo do presidente Eurico Gaspar Dultra, em 1948. 
17. Instalado em maio deste ano para apurar as violações cometidas pelos agentes da ditadura contra a Assembleia Legislativa, a Comissão Especial da Verdade também colheu os depoimentos dos ex-deputados Marcelo Duarte, Sebastião Nery e Luís Leal. 
  
   18. Eles relataram as articulações dos militares, políticos e atores da sociedade civil para o golpe que depôs arbitrariamente do poder o ex-presidente João Goulart, o ex-prefeito de Salvador Virgildásio de Senna e cassou mandatos de deputados e vereadores contrários ao regime de chumbo.

   19. Veja que coisa curiosa: os prefeitos baianos só andam se queixando da falta de recursos, participando de reuniões na UPB, choromingando, mas, ao chegar o Réveillon, dezenas de Prefeituras anunciam queima de fogos de artifício e shows com artistas. 

   20. Alegam esses gestores que, a iniciativa privada, paga esses custos. Tudo bem que assim seja, mas, existem os custos operacionais de montagem de palanque, limpeza, iluminação, segurança, saúde, que são de responsabilidade dos municípios.