O prefeito Ademar Delgado apresentou para vereadores e comerciantes a Lei n° 1.299/2013 que inclui o Festival de Blues e Jazz de Arembepe no calendário oficial de eventos do Município
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. No meio político comenta-se que as principais cidades do interior da Bahia, Feira de Santana à frente, estão fazendo administraçaões politicamente corretas, mas, nada que salte aos olhos neste primeiro ano dos governos. Nenhum prefeito apresentou uma proposta inovadora ou trabalha as novas tecnologias para a formação de mão-de-obra, geração de emprego e renda.
2. Em Feira, José Ronaldo de Carvalho (DEM) diz que o ano de 2013 foi de arrumar a casa e começará 2014 noutro ritmo, com projetos em execução e maior visibilidade da Prefeitura. A fase Tarcízio passou, as finanças estão arrumadas, e agora é levar o município para a frente. Aquela conversa de Zé Ronaldo deixar o governo para ser candidato a governador não existe. Vai concentrar todas suas energias em Feira.
3. Em Itabuna, o prefeito Vane (PRB) está sendo muito criticado e faz uma gestão apenas mediana. Se esperava mais dele até porque a população reprovou a re-eleição do capitão Azevedo (DEM), porém, Vane não está bem junto à população e o município não dá sinais de avanços expressivos.
4. Em Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP) enfrentou uma greve demorada neste 2013, mas, suportou todo tipo de pressão para não desequilibrar mais ainda as finanças municipais, deixadas aos frangalhos pelo ex-gestor. A casa também estaria arrumada e o prefeito anuncia investimentos de R$400 milhões do governo federal na localidade, em 2014, alguns já em curso, como a nova ponte Ilhéus-Pontal.
5. Em Conquista, Guilherme Menezes (PT) administra o município de forma linear, sem inovações, e até se esperava mais dele diante de sua re-eleição e da proximidade com os governos Dilma/Wagner. Quando medidos os indicadores de saúde e educação entre as maiores cidades do interior do país, Conquista decepciona. Guilherme faz um governo equilibrado em alianças e sem algo inovador. Poderia ser melhor: tem larga experiência e o PT administra Conquista há 20 anos.
6. Camaçari vai indo. O prefeito Ademar Delgado (PT) apenas dá seguimento ao que foi organizado por Luiz Caetano (ex-prefeito) sem sinais de que venha propor algo novo. O município é sempre beneficiado por instalação de empresas de porte no Pólo Petroquímico e se tornou um pólo regional de residências no Litoral Norte em condomínios de luxo. O grande projeto de Camaçari continua sendo a reurbanização da área do Rio Camaçari. O município deveria pontuar no Caged como grande empregador na Bahia, mas, isso não acontece.
7. Lauro de Freitas parou, retrocedeu. Havia muitos projetos na época de Moema Gramacho (PT) vinculados ao governo federal, mas, o novo prefeito de Márcio Paiva (PP) não está sabendo dar continuidade e uma UPA está fechada, a cozinha comunitária, idem, e os projetos de saneamento ademais. O prefeito anunciou uma via expressa rodoviária mas o projeto não saiu do papel.
8. Alagoinhas é um dos grandes do interior que está se sobressaindo com a segunda gestão de Paulo César (PDT). O prefeito foi re-eleito com grande margem de votos e trabalha intensamente na captação de novos investimentos em indústrias do segmento bebidas e alimentos. Baneficiou-se, mais recentemente, com a São Miguel (Peruana) e a Itaipava. Alagoinhas está com foco bem definido e a equipe de Paulo César afinada.
9. O mesmo não se pode dizer de Juazeiro, na segunda gestão de Isaac (PCdoB), o qual faz uma gestão apenas mediana. Juazeiro poderia aproveitar para ser um pólo regional de desenvolvimento na região Norte, mas, sofre a concorrência de Petrolina (PE), muito mais eficiente.
10. No Extremo-Sul, idem. A gestão Bosco (PT) ainda não disse para que veio. No Oeste, em Barreiras, uma estagnação com Antonio Henrique (PP). A gestão de Luis Eduardo Magalhães, com Humberto Santa Cruz é mais dinâmica e a de São Desidério idem. São Desidério é a capital do agronegócio da Bahia e foi quem mais cresceu em termos de PIB.
11. Candeias apenas faz uma gestão regular com o sargento Francisco. Esperava-se mais dele. Jequié da mesma forma. Há quem diga que Jequié está andando para trás e sofre bastante com a concorrência de Conquista. A prefeita Telma Britto é apenas mediana e o deputado Euclides Fernandes diz que ela não tem pulso.
12. Em resumo: nas grandes cidades do interior baiana não há nada inovador e que esteja sendo percebido pela população como algo novo, diferenciado do feijão-com-arroz das gestões.
************
13. (Conquista, da leitora) - Como empresa comprometida com a prestação de assistência a saúde de excelência , vimos por meio deste, exteriorizar nossa indignação e solicitar providencias emergenciais a cerca de situação infortúnio pública onde ocorre à muito tempo.
14. Caracterizada pelo escoamento de água mefítica pelas vias que dão acesso ao HOSPITAL UNIMEC , bem como o empossamento desta água composta por detritos de fezes , odor fétido e granjeadora de vetores , na porta de entrada de nossa instituição de saúde, trazendo transtornos a circulação de pessoas que necessitam utilizar nossos serviços e principalmente aumento o risco de danos graves à saúde bem como aumentando o risco de infecção hospitalar .
15. Torna-se grande problema de saneamento básico e saúde publica. Com tudo, solicitamos providencias em caráter emergencial às autoridades competentes, com objetivo de sanar problemática e contamos com tal resposta. A equipe do HOSPITAL UNIMEC, clientes, pacientes, usuários e população agradecem. Karla Georgia - Enfermeira CCIH unimec
16. A tradicional Ceia de Natal, que aconteceu no dia 24 de dezembro foi realizada de maneira especial nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID): pacientes, moradores, funcionários e voluntários se reuniram para celebrar esse momento na instituição.
17. O encontro festivo aconteceu na sede da entidade (Largo de Roma), no Pátio das Ambulâncias, onde foi instalada uma bela e extensa mesa, com muitos quitutes natalinos.
18. Em ação realizada no último domingo (22), a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) determinou a paralisação imediata de uma obra em logradouro público que estava sendo executada sem licença na Avenida Santa Luzia,no Horto.
19. A construtora OAS SPE-05, responsável pela intervenção, foi autuada e notificada a retirar a tubulação, recompor a pavimentação asfáltica que foi recortada, obter o devido alvará junto à autarquia e observar a legislação referente à segurança dos operários, propriedades vizinhas e do público.
20. Após correção da lista de resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2012, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Pedagógicas (INEP), órgão do Ministério da Educação (MEC), o Colégio Anchieta passa a liderar o ranking das instituições de ensino de Salvador.
21. A nova lista foi divulgada no último dia 18, pela Comissão de Avaliação da Educação Básica (DAEB) do INEP e está disponível no site sistemasenem2.inep.gov.br/enemMediasEscola.
22. Com média global de 666,69 pontos, essa é a sétima vez que o Anchieta fica com o primeiro lugar em Salvador, no ENEM, nos oito anos em que o INEP divulgou esses resultados.
23. “Assim que constatamos a ausência do nome do Colégio Anchieta na lista de resultados do ENEM 2012, divulgada no dia 26/11, tomamos as providências cabíveis junto às instituições federais responsáveis pelo assunto, no sentido de saber o porquê dessa ausência e corrigir o erro”, explica João Augusto Bamberg, Diretor Pedagógico do Colégio.
24. O prefeito Ademar Delgado apresentou para vereadores e comerciantes a Lei n° 1.299/2013 que inclui o Festival de Blues e Jazz de Arembepe no calendário oficial de eventos do Município. O festival acontecerá anualmente, sempre no mês de julho e vai impulsionar a geração de emprego e renda, além de inserir Camaçari no circuito nacional dos festivais. Na Bahia, apenas Cachoeira, Mata de São João e Palmeiras realizam o evento.
25. A lei foi sancionada no último dia 4 de dezembro e, de acordo com o prefeito Ademar Delgado, “o festival é extraordinário. O comércio aquece, é bom para a cidade, para as pessoas, enfim, a sociedade em geral ganha com o evento”, afirmou. A primeira edição do festival aconteceu em 2011.
26. A mobilização social do Projeto “Tece e Acontece” pelo fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos e para a construção do Plano Municipal para a Primeira Infância em Itabuna foi iniciada durante audiência na tarde de quarta-feira, 18, no auditório da FTC.
27. Desenvolvido por meio de parceria do Ministério da Educação com banco Santander, o “Tece e Acontece” visa o fortalecimento da Educação Infantil para crianças de zero a seis anos de idade.
28. Reunindo agentes do Grupo de Trabalho (GTdos três eixos – promoção, defesa e controle – do Sistema de Garantia de Direitos, além de gestores escolares e representantes de outros segmentos da sociedade civil organizada, a audiência pública foi centrada no debate do tema “Infância e Garantia de Direitos: Uma Prática Emancipatória”.
29. Como resultado, o GT definiu uma agenda visando à construção das políticas públicas que nortearão o Plano Municipal para a Primeira Infância.