Líder do governo, deputado Zé Neto (PT), trabalha para fechar o ano legislativo no próximo dia 26, mas, oposição diz que isso será quase impossível.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Na entrevista almoço de final de ano do ex-ministro Geddel Vieira Lima nesta sexta-feira, 20, o consenso em segmentos do mundo da politica é de que seu nome estaria consolidado como o candidato das oposições (PMDB/DEM/PHS). Geddel diz que está pronto e disposto a encarar a missão, mas, ainda assim, deixa em aberto o assunto de construção da unidade, entendendo que o líder desse processo é o prefeito ACM Neto, e o martelo só será batido após o Carnaval.
2. Nos bastidores do evento, no entanto, as conversas giraram em torno de nomes para ocupar a chapa como candidatos a vice e ao Senado, uma vez que, parece irredutível, pelo menos até agora, a posição de Paulo Souto em não se dispor a ser candidato a governador e/ou ao Senado, em ambos os casos, embora bem situado nas pesquisas.
3. Abriria espaço, assim, para os nomes de ACM Júnior, ex-senador e pai de ACM Neto, e Antonio Imbassahy.
4. Um deputado do PMDB me soprou que a ordem seria: ACM Jr para vice e Antonio Imbassahy ao Senado. Geddel não quis comentar essa especulação. Admite, no entanto, que vai continuar trabalhando para que Paulo Souto aceite ser candidato ao Senado.
5. Quanto a ACM Jr, aí voltando a observação feita pelo deputado, seria uma alternativa "muito boa" dentro do projeto ACM Neto, 2018.
6. ACM Júnior nunca foi testado nas urnas. Herdou do pai ACM a vaga de senador para completar seu mandato quando o "velho" faleceu, em 2007, concluindo-o até 2010 e saindo-se bem em análises e trabalhos voltados para a área econômico-financeira.
7. Chegou-se a falar em seu nome como candidato à re-eleição, porém, o DEM foi às urnas com José Ronaldo de Carvalho e José Carlos Aleluia, eleição vencida por Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB), com César Borges (PR), o terceiro.
8. Imbassahy já foi candidato ao Senado, em 2006, e poderia até ter sido eleito se a aliança do candidato petista, Jaques Wagner, tivesse o apoiado e não João Durval. Daí que, com o ingresso de João Durval na chapa de Wagner ele ficou isolado, sozinho, uma vez que aliança ACM/Souto foi com Rodolfo Tourinho. Agora, no entendimento desse deputado do PMDB, suas chances seriam maiores, pois, a candidatura de Geddel está bem posta.
9. Duvida-se, no entanto, que Imbassahy, eleito para 2014 líder do PSDB na Câmara dos Deputados, venha a topar uma candidatura dessa natureza.
10. Ao BJÁ, em conversa no almoço, Geddel diz que não entrará no mérito quanto a nomes, pois, isso surgirá com o tempo dentro da "construção da unidade". Adverte, ainda assim, que se for o candidato a governador a chapa tem que ser forte, com densidade eleitoral, firmeza de ideias e assim por diante.
**********
11. A Secretaria da Fazenda do Estado informa que o Governo da Bahia já voltou à condição de regularidade no Cauc - Cadastro Único de Convenientes da União, após a resolução de pendências meramente burocráticas relacionadas a divergências de valores de GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Estadual).
12. A Sefaz lembra que o Cauc é um sistema dinâmico, o que exige das unidades da Federação a verificação diária de pendências no cadastro. De acordo com este modelo, basta que qualquer órgão estadual, por exemplo, apresente uma pendência burocrática para que ele seja cientificado e instado a tomar providências. Algumas, como aconteceu agora, requerem a mera comprovação de que o problema já foi sanado.
13. Há riscos reais de adiamento do ano legislativo da Assembleia para janeiro de 2014. O líder da Maioria (governo) deputado Zé Neto (PT), em conversa com o BJÁ diz que vai tentar votar um pacote de projetos no próximo dia 26, quinta-feira após o feriado do Natal, e tem trabalhado intensamente nessa direção, inclusive aprovando a PEC de antecipação dos royalties do petróleo para cobrir despesas com a Previdência estadual, algo em torno de R$920 milhões.
14. A oposição duvida que isso aconteça. Hoje, conversamos com o deputado Bruno Reis, do PMDB, e ele disse que, dificilmente o líder governista terá sucesso em sua empreitada. Sem acordo, a oposição deverá exigir o cumprimento de todos os prazos regimentais, e ainda existem em pauta mais duas PECs e 12 porojetos, isso sem contar com a LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
15. Portanto, deve-se assistir na próxima quinta, 26, uma daquelas sessões demoradas. A última durou 17 horas e foi até às 8h (entre quarte a quinta feira últimas). Dia 26, a sessão é pela manhã. Para votar uma PEC são necessários 2/3 dos deputados (37 deputados da base em plenário), o que se torna uma missão bastante árdua. Zé Neto confia. Bruno diz que não passa.
16. Já está batido o martelo no PT: o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, não deixará a Prefeitura para ser candidato a deputado federal. A direção do PT alegou uma série de questões e o nome que Osni apoiará será o de Moema Gramacho, ex-prefeita de Lauro de Freitas.
17. Com o resultado de novembro, quando foram criados 7.962 empregos celetistas, a Bahia acumulou 59.624 postos de trabalho em 2013, líder na geração de empregos no Nordeste - série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. Em relação ao mesmo período de 2012, o acréscimo foi de 3,42%.
18. Ainda na série com ajustes, nos últimos 12 meses (Nov12/Nov13), verificou-se crescimento de 2,54% no nível de emprego, geração de 44.533 postos.
19. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), referentes ao mês de novembro de 2013.
20. Nos onze primeiros meses do ano de 2013, todos os setores registram saldos positivos: Serviços (+20.601 postos), Construção Civil (+18.488 postos), Comércio (+11.148 postos), Indústria da Transformação (+4.564 postos), Agropecuária, Extrativa Vegetal, Caça e Pesca (+3.116 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (+1.269 postos), Administração Publica (+280 postos) e Extrativa Mineral (+158 postos).
21. "A todos vocês, meus sinceros votos de um Natal de muita paz, de muita saúde em família e o desejo que 2014 chegue carregado de boas notícias, de muita prosperidade, de muito crescimento, de muita inclusão social pra cada um de vocês. Vou continuar trabalhando com muita humildade, com muita sinceridade para cada dia promover uma vida melhor para as baianas e os baianos. Feliz Natal, boas festas e um 2014 de muita prosperidade", Jaques Wagner, governador da Bahia.
22. O Curso CETTPS, localizado em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, informa que estará em recesso escolar a partir do dia 21 de dezembro, até o dia 12 de janeiro. Mas a instituição estará aberta para atendimento ao público durante esses dias, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta e das 8h às 12h, aos sábados (exceto dias 24, 25, 31 e 1), para efetivação de matrículas aos interessados pelos cursos técnicos que começam em janeiro. A central de matrículas não funcionará também no dia 7, feriado municipal na cidade.
23. Todas as 49 unidades que compõem a rede SAC, na capital e interior do estado, estarão fechadas na véspera e dia de Natal (24 e 25) e também no Ano Novo e Dia da Confraternização Universal (31 e 1º de janeiro). A medida vale para todos os postos fixos da rede, SAC Servidor, Pontos Cidadão e SAC Móvel.
24. Entretanto, o atendimento ao público ocorrerá normalmente em todo o Estado nos dias 23 e 30 de dezembro, datas com expediente compensado no serviço público estadual, com exceção do SAC Candeias, SAC Servidor e o Ponto Cidadão de Inhambupe e Central.
25. Para mais informações sobre os locais e horários de atendimento da Rede SAC na capital e interior, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o endereço www.sac.ba.gov.br e os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).