BASE governista anuncia OTTO ao Senado e especulação é pelo suplenteS
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Os comentários mais animados nesta tarde de terça-feira, 17, durante a premiação aos deputados destaques 2013 na Assembleia e aos jornalistas davam conta de que, com a indicação do vice-governador Otto Alencar na chapa de Rui Costa, resta apenas a escolha do candidato a vice, o que estaria mais para o PP do que para o PDT.
2. Também se dizia entre os parlamentares que, diante da baixa popularidade do governo Wagner (26% de aprovação no último IBOPE) o governador estaria propenso a não esperar mais até o Carnaval, ou pós-Momo, e ter sua chapa à sucessão completa, longo no primeiro mês do ano de 2014.
3. Repetiria, assim, o então PMDB de Waldir Pires, em 1985, que montou a chapa com Nilo Coelho e Ruy Bacelar no final daquele ano, e anunciou à imprensa no alvorescer de 1986, em campanha no palanque em 2 de fevereiro, em Jacobina. Chapa vitoriosa contra Josaphat Marinho.
4. Agora, com a mudança da legislação eleitoral, a campanha eleitoral propriamente dita só pode se iniciar em 7 de julho, após as convenções partidárias, mas, nada impede que se formalize uma chapa e saia pelo interior (e capital) promovendo encontros, reuniões e participando de eventos governamentais.
5 Essa estratégia da base aliada poderia fazer com que, além de mostrar organização política, ajudar e melhorar a performance do governo Wagner.
6. Comentou-se, também, que Otto Alencar teria sido instado pelo governador Wagner a dar logo o apoio formal do PSD a Rui e lançar seu nome ao Senado, evitando-se, assim, especualações que corriam no mundo a política, uma hora dizendo que Otto iria ser candidato a deputado; outra hora comentando-se que Otto não estaria satisfeito com o nome Rui. Especulações de toda ordem, a maioria, sem sentido; ou sem a menor veracidade.
7. Há ainda aqueles que dissessem que Otto não queria dar o apoio a Rui agora e sim em março de 2014 até para poder avaliar melhor o desenrolar dos acontecimentos políticos na Bahia e no Brasil. Deputados do PSD com quem conversamos disseram que, isso não passa de mera especulação, uma vez que teria sido Otto quem convocou a todos para dar logo o apoio a Rui.
8. Outro comentário que circulou com bastante desenvoltura dava conta de que, a escolha do suplente de Otto seria (ou será) da maior valia, uma vez que Alencar tem a chance (eleita Dilma) de ser alçado a ministro da Integração Nacional abrindo-se a vaga para o suplente.
9. Alguém sugeriu a um certo nome que ele deveria olhar essa condição e não a possibilidade de ser candidato a vice, e a resposta foi um pqp. Ou seja: se ser vice a caneta não tem tinta; imagine-se suplente de senador?
10. O certo, no entanto, é que a chapa da base governista deu mais um passo importante à frente e o fez no momento certo, pois, dia 19, a senadora Lidice da Mata lança seu nome a governadora pelo PSB e já terá o nome a senadora, Eliana Calmon.
11. As oposições, diga-se, não têm que apressar o passo, mas, aguardar para depois do Carnaval, os dois grupos adversários (ou não) no embalo da axé e neguinho na marcha lenta de Dodô & Osmar não dá. É correr riscos.
**********
12. Na solenidade de premiação da Assembleia foram contemplados os deputados Marcelo Nilo (PDT), Carlos Gaban (DEM), Luiza Maia (PT) e José de Arimatéria (PRB). O jornalista Levi Vasconcelos (A Tarde) foi reeleito para presidir o Comitê de Imprensa e os jornalistas Luis Augusto Gomes (blog Por Escrito), Lilian Machado (Tribuna da Bahia) e Itamar Ribeiro (Rádio Sociedade de Feira de Santana).
13. Os vereadores da bancada do PCdoB da Câmara Municipal, Aladilce Souza e Everaldo Augusto, entrarão com ação no Ministério Público pedindo anulação do Projeto de Lei (PL) nº 903/13, que viabiliza o Pode Executivo a privatizar a Estação da Lapa.
14. O PL foi aprovado em plenário na última segunda-feira (16). A bancada alega não houve discussão da matéria, como é assegurado pela constituição. O projeto foi entregue aos vereadores apenas na última sexta-feira (13), tendo um prazo menor que uma semana para a devida avaliação.
15. Estão igual à direção do Flu: apostando no tapetão.
16. O presidente Marcelo Nilo mandou preparar jantar para os deputados nesta terça-feira, 17. A proposta é votar todos os projetos pendentes nesta noite de terça para quarta incluindo o Orçamento. A Casa entraria em recesso.
17. Resultado da mobilização dos proprietários de barraca da Praia de Buraquinho, a Secretaria de Planejamento de Lauro de Freitas apresentou nesta terça-feira um projeto preliminar que prevê a construção de 30 barracas na área hoje usada como estacionamento, entre a praia e a praça.
18. Ainda cautelosos, os barraqueiros consideraram a proposta um avanço em relação ao primeiro projeto da Prefeitura, que previa apenas nove barracas para toda a Orla – de Ipitanga a Buraquinho.
19. O cuidado é fundamental para a população durante o período de chuva. Até as 14h desta terça-feira (17), o local que mais choveu na capital baiana foi nas imediações do Centro, onde foram registrados 34 milímetros (mm) no pluviômetro do Museu de Arte Sacra.
20. “Desde o final da semana passada já sabíamos da possibilidade de chuva em Salvador. Por isso, todos os órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil ficaram e permanecem em alerta para atender a demanda com celeridade e minimizar o sofrimento da população”, diz o diretor-geral da Codesal, Álvaro da Silveira Filho.
21. Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Cláudia Valéria Inmet, o que está acontecendo é uma zona de convergência o Atlântico Sul, comum nesta época do ano nas regiões sul, oeste e sudeste da Bahia, chegando à capital quando se intensifica.
22. A previsão para os próximos três dias é de chuva. Conforme o Inmet, o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva e possíveis trovoadas e a temperatura deverá variar entre 24ºC e 30ºC.
23. Deputado Yulo Oiticica participou da inauguração do Centro de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa.
24. A Braskem, maior produtora de polímeros das Américas e líder global de biopolímeros, anunciou hoje a assinatura de um acordo com o grupo Solvay para a compra de 70,59% do capital votante e total da Solvay Indupa S.A.I.C.
25. A aquisição confirma o compromisso da Braskem com o desenvolvimento do setor petroquímico e dos plásticos no Brasil e na América do Sul por meio do fortalecimento da cadeia vinílica e a decisão de seguir investindo para sustentar o crescimento de seus clientes.
26. Além disso, estabelece uma base industrial na Argentina, mercado no qual a Braskem já tem uma presença comercial há mais de 20 anos.
27. Conselho de Esporte e Lazer da Bahia, representativo da comunidade esportiva e que integra a estrutura básica da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realizou, nesta terça-feira,17, a última reunião do ano.
28. No encontro, presidido pelo diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô), em substituição ao presidente titular do colegiado, o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, foi apresentado, pela Setre, o andamento das obras do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), que desde agosto último começou a ser erguido na praia de Ipitanga, no município de Lauro de Freitas.
29. Segundo informações apresentadas na reunião, aproximadamente 80% da estrutura de concreto dos três prédios que formam o complexo já está concluída.