Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PEC do voto aberto e PEC da reeleição da Mesa da ALBA só votam dia 17

O governador Jaques Wagner anuncia, nesta quarta-feira (11), às 9h, no Palácio Rio Branco, Praça Municipal, uma série de novas intervenções para a reabilitação do Centro Histórico de Salvador.
10/12/2013 às 10:16
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Ficaram para a próxima terça-feira, 17, as votações dos Projetos de Emendas a Constituação (PEC) do voto aberto em todas as instâncias na Assembleia Legislativa, do fim (ou não) da reeleição para a Mesa Diretora da Casa, e do royallties do petróleo. Não houve consenso, hoje, pois, dois outros projetos sobrestavam a pauta, a lei que institui o Fundo para o Corpo de Bombeiros e a divisão territorial do Parque de Morro do Chapéu.

   2. Nos bastidores, diz-se que a PEC do voto aberto para tudo não passará. Há restrições em dois casos: a eleição da Mesa Diretora e a indicação para mmbros dos tribunais. Precisa de ao menos 38 assinaturas e alguns deputados da base entendem que podem haver pressão do chefe do Poder Executivo, hoje e no futuro. A deputada Luiza Maia (PT) autora da PEC tenta conseguir as assinaturas. Tem 28 até agora.

   3. Quanto às outras duas, o entendimento sobre a reeleição da Mesa é quase consensual que deve acabar, sobretudo depois que Marcelo Nilo elegeu-se 4 vezes consecutivas presidente. A do royallties depende de consenso.

   4. Nesta terça-feira (10), em discurso na Câmara Federal, o deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA) lamentou a tragédia que se abateu sobre o município de Lajedinho, na Chapada Diamantina, quando uma forte chuva destruiu parte da cidade,  causando a morte de 16 pessoas e deixando outras centenas de desabrigados.

   5. Jutahy Júnior informou ainda que  o PSDB Mulher, através da sua Presidente, Geisy Fiedra, fez uma arrecadação para a distribuição de alimentos naquele Município. A ideia inicial era que essa alimentação fosse distribuída entre os carentes de várias entidades. Mas, diante da tragédia, as 10 toneladas já arrecadadas serão distribuídas, até este final de semana, mas, é pouco.

   6. Com relação as fotos de policiais militares deitados no chão, a Polícia Militar informa que todos os PMs empregados durante a Operação “Final Draw” que necessitaram de acomodações, permaneceram alojados dignamente no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e no Batalhão de Polícia de Choque com toda a estrutura necessária para tal, a exemplo de cama, sanitários, água, alimentação e acompanhamento integral da instituição. 

   7. No momento em que as fotos foram tiradas, os referidos policiais aguardavam para serem empregados caso houvesse necessidade de reforço de efetivo, não sendo aquele o local destinado ao descanso da tropa.

   8. A PM irá apurar as razões e circunstâncias pelas quais estes policiais utilizaram esses recursos. 

   9. Nesta segunda-feira (9), Tia Eron – PRB apresentou projeto na Câmara de vereadores.  A ideia é reforçar a identidade que o povo baiano tem com os africanos ao batizar com o nome de Nelson Mandela a passarela que está sendo construída, próximo a Madeireira Brotas e estação rodoviária.

   10. Pela dimensão de Mandela, merece algo mais significativo do que uma passarela.

   11. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) colhe assinaturas de deputados em apoio a nomeação do atual reitor da Universidade Católica de Salvador, José Carlos Almeida, o qual obtebe 82% da votação dos alunos e professores. A decisão cabe, no entanto, ao chanceler arcebispo Dom Murilo Krieger, o qual diz-se que deseja mudanças na UCSAL diante da permanência "quase eterna" de Zé Carlos. 

   12. Muda UCSAL tem sido a proposta para que a universidade possa competir melhor e se modernizar.

   13. O mesmo está precisando acontecer na FIEB. Muda FIEB. Na Fecomércio, idem-idem.

   14. O deputado Carlos Geilson (PTN) afirmou na tribuna da Assembleia que Feira de Santana é a cidade mais despoliciada da Bahia e a mais violência. Segundo Geilson, graças ao governo Wagner.

   15. Já o deputado Adolfo Meneses (PDT), da base do governo, disse que o "Horto Florestal, em Salvador, está se transformando num antro de marginais e a violência se alastra por toda Salvador". Mas, não criticou o governo Wagner.
 
   16. A presença da secretária Moema Gramacho na festa de aniversário do prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, no último dia 8, revela sinais de que Moema será a candidata de Osni para deputada federal no lugar de Rui Costa, isso se Osni não conseguir ser candidato a deputado federal.

   17. O que se diz, internamente em segmentos do PT, é que para ser deputado federal na base aliada serão necessários, no mínimo, 90 mil votos, e Osni não teria condições de conseguir esse volume de votos, mesmo com a ajuda de Rui. Daí que pode dar Moema em Serrinha.

   18. A convenção da Ademi tem mais cara de um encontro de amigos, uma farra, do que de qualquer outra coisa.

   19. Lajedinho é um daqueles chamados currais eleitorais.

   20.   O Governo da Bahia implantará sistema de esgotamento sanitário na cidade de Caetité, beneficiando cerca de 13 mil moradores. A licitação foi lançada nesta terça-feira (10) e será por meio de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), como publicado no Diário Oficial do Estado.

    21. O sistema terá mais de 3 mil ligações intradomiciliares, uma rede coletora de 37 metros, estação elevatória e de tratamento. Um investimento de R$ 13 milhões, proveniente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da Empresa Baiana de Aguas e Saneamento (Embasa). 

    22. As propostas podem ser encaminhadas à  Embasa até o dia 21 de janeiro, também nesta data os envelopes serão abertos.  

    23. O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, que monitora as obras de saneamento na Bahia, informou que o investimento em saneamento básico é uma das prioridades do governo. “Esta obra é de extrema importância para Caetité. Investir em saneamento é cuidar da saúde das pessoas. E, ainda, evita a proliferação de doenças e a poluição de rios”, falou Rui Costa.

    24. o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, mobilizou os produtores do Agropolo Mucugê/Ibicoara para ajudar a população de Lajedinho, na Chapada Diamantina. Na madrugada de domingo, uma hora e meia de chuva inundou a cidade, destruindo casas, desabrigando moradores e causando 16 mortes. 

   25. Nesta terça-feira (10), Salles esteve no município e comunicou ao prefeito, Antonio Mário Lima Silva, que os produtores de hortaliças do Agropolo decidiram doar inicialmente R$ 20 mil, solidarizando-se com as famílias de Lajedinho. 

   26.  deputado estadual Alan Sanches, líder do PSD na Assembleia Legislativa, agradece ao secretário estadual de Saúde Jorge Solla pela entrega de seis ambulâncias do SAMU para Santo Antonio de Jesus e para os municípios de Cachoeira, Aratuípe, Muritiba e Sapeaçu.  

   27. Os veículos encontram-se na sede da 4ª DIRES, onde três são Unidades de Suporte Básico (USB), e as outras três são Unidades de Suporte Avançado (USA) e serão entregues pelas mãos de Solla, com a presença e do deputado Alan Sanches nesta sexta (13), em aula inaugural do curso de medicina na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). SAJ receberá dois equipamentos. 

   28. hows, atendimento com serviços gratuitos e inaugurações de novos equipamentos públicos marcam o aniversário do município de Uruçuca, no sul da Bahia, desta quinta-feira (12) até domingo (15). A prefeita da cidade, Fernanda Silva (PT), diz que os 61 anos de emancipação política e econômica terá programação diversificada para atender todos os segmentos da sociedade.
 
    29. “Vamos inaugurar a Praça da Bíblia, a Cidade Digital e o Porto de Saúde da Família na quinta-feira. Seguimos os festejos com shows de calouros, na sexta (13) e a feira de ação solidária, no sábado, quando haverá também atendimento e serviços para a população. A intenção é levar essas ações do cotidiano como uma forma de ampliar os serviços”, informa Fernanda.
30. O governador Jaques Wagner anuncia, nesta quarta-feira (11), às 9h, no Palácio Rio Branco, Praça Municipal, uma série de novas intervenções para a reabilitação do Centro Histórico de Salvador. 

   31. Serão apresentados os novos investimentos em infraestrutura e a estruturação de uma operação financeira para viabilizar a recuperação do patrimônio imobiliário daquela área.

   32. O conjunto de intervenções prevê também, através do PAC Cidades Históricas, investimentos para 23 intervenções em monumentos, equipamentos e edificações na capital baiana, que serão executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), entre elas a implantação do Centro de Referência da Cultura da Bahia, restauração do conjunto da rua da Conceição da Praia, restauração e implantação da biblioteca Anísio Teixeira, Igreja São Domingos, além da restauração do Forte São Marcelo.