Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

UNIDADE é a palavra de ordem no PT para alavancar candidatura de Rui

O Governo da Bahia, através da Saeb, publica no Diário Oficial deste final de semana (30 e 1°) o edital de abertura do concurso público para provimento de vagas no cargo de Professor Indígena
30/11/2013 às 19:51
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O fato do senador Walter Pinheiro (PT) não ter comparecido à solenidade da posse dos novos dirigentes do seu partido na Bahia e em Salvador, com as presenças do governador Jaques Wagner e do candidato a governador 2014 pela base aliada, Rui Costa, para proferir uma palestra na Ademi sobre "economia e comunicação digital", mostra que a dissidência interna provocada com a escolha de Rui, o próprio Pinheiro afirmando em nota que fora preterido duas vezes (por Wagner e pelo PT), ainda poderá render panos para mangas. 

   2. Ninguém acredita que sejam panos de mangas comprimadas, mas, pelo sim; pelo não o melhor é aguardar os próximos passos de Pinheiro para analisarmos melhor. Que há um jaboti em cima do poste, isso há. Agora, se o jaboti vai descer do poste e se agregar à tropa militante são outros quinhentos que só o tempo dirá. 

   3. Pinheiro está ferido, sangrando. Isso deixou bem claro nas notas que sua assessoria distribuiu ontem e hoje, revelando que ele foi à disputa até o fim (portanto não houve a unanimidade que se difundiu) e, neste sábado, não compareceu ao evento petista no Fiesta.

   4. Um evento que aclamou mais uma vez o governador Wagner, o grande líder petista, e seu braço direito, Rui Costa. Everaldo Anunciação, o novo presidente do partido, pouco se incomodou que tivesse ficado em segundo plano. O importante, como disse em discurso, é a unidade. Aliás, essa foi a palavra de ordem de Wagner e Rui, as estrelas maiores do evento. Palavras de Rui Costa: "Viva a nossa diferença; viva a nossa unidade".

   5. O candidato petista derramou-se em elogios à administração Wagner e apontou em tom bastante otimista: "Nós bateremos os números até aqui alcançados por Wagner que já melhoraram a vida dos baianos em todas as áreas". Ou seja, caso Rui seja eleito, pretende dar continuidade ao projeto iniciado por Wagner com um plus a mais: "Wagner pavimentou a estrada e em cima deste pavimento vamos acelerar o desenvolvimento da Bahia", frisou.

   6. Rui já falou com Dilma e Lula sobre a escolha de Wagner e do PT para disputar a eleição e recebeu de sua assessoria de imprensa a informação dos novos números do DataFolha, Dilma com 47%; Aécio Neves 19% e Eduardo Campos 11% o que denota uma recuperação da imagem da presidente e uma vitória no primeiro turno caso às eleições fossem hoje. 

   7. Excelente notícia também para Wagner que passa a dispor de um cenário confortável para negociar a composição da chapa com os partidos da base aliada, com Dilma em alta e ele na perspectiva de ser ministro fortissimo no seu próximo governo se garantida as eleições nas urnas.

   8. Sim, às urnas. Serão elas que vão decidir, na Bahia, noutros estados e no Brasill. O PT, que estava acuado com 4 pré-nomes na disputa e vendo as oposições se movimentarem com desenvoltura e mais a socialista Lídice da Mata, deu um passo à frente no processo.

   9. Wagner manteve a palavra e a decisão de ter um candidato cabeça de chapa dia 30 de novembro e agora está à frente dos demais, os quais precisam se movimentar com mais rapidez. Evidente que, como disse ACM Neto quem sai na frente nem sempre ganha, mas, isso sempre representou um bom indicador. 

   10. O próprio Neto, desde que perdeu a eleição de 2008, já se apresentava como pré-candidato a 2012.E ganhou.

   11. Não se pode dizer que Rui vai ganhar. Mas, que deu um passo à frente isso deu.
                                                      ****************
   12.  O Governo da Bahia, através da Secretaria da Administração (Saeb), publica no Diário Oficial deste final de semana (30 e 1°) o edital de abertura do concurso público para provimento de vagas no cargo de Professor Indígena, do Grupo Ocupacional Educação, Quadro do Magistério Público do Estado da Bahia. 

   13. Este é o primeiro concurso público para a função já realizado em todo o país, atividade que é específica à etnia: o candidato deve ser indígena e, prioritariamente, pertencer à aldeia onde deverá exercer as atividades. O concurso será realizado pela Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos (Consultec).

   14. Será ofertado o total de 390 vagas, distribuídas por DIREC / Município / Aldeia / Escola, com reserva de 5% delas aos portadores de deficiências físicas. Dezenove escolas de dezenove aldeias, distribuídas entre os municípios de Ilhéus, Buerarema, Pau Brasil, Santa Cruz de Cabrália, Prado, Rodelas, Abaré, Glória, Banzaê, Euclides da Cunha, Ibotirama e Muquém do São Francisco,  serão atendidas pelos novos professores.

   15. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no período de 3 a 12 de dezembro, sendo observado o horário local, no endereço eletrônico da Consultec (www.consultec.com.br. A taxa de inscrição é no valor de R$ 15. Candidatos portadores de deficiências físicas devem observar as orientações presentes no edital.

   16. Nesta semana Salvador conquistou avanços rumo à sustentabilidade. A Secretaria Cidade Sustentável – SECIS, esteve reunida nos dias 27, 28 e 29/11, com a Universidade Federal da Bahia – UFBA e um grupo de pesquisadores da UNESCOSOST. O objetivo do encontro foi a formulação do Termo de Cooperação entre UNESCOSOST, UFBA e Prefeitura de Salvador para a construção do 1º Bairro Sustentável da capital baiana.
 
    17. Durante os três dias de atividades os pesquisadores da UNESCOSOST apresentaram as experiências sustentáveis bem sucedidas realizadas em países vizinhos, e tiveram a oportunidade de conhecer o Planejamento Estratégico 2013-2016 da Prefeitura Municipal de Salvador e todas as metas que possibilitarão maior qualidade de vida para a população.

   18. Alunos de oito escolas da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas, que concluíram o curso do Programa de Resistência às Drogas e à Violência, da Polícia Militar da Bahia (Proerd), receberam o certificado em uma cerimônia de formatura, realizada na Escola Municipal Dois de Julho, em Itinga. 

   19. O programa é desenvolvido pela Polícia Militar da Bahia (no âmbito da 81ª Companhia Independente de Itinga), em parceria com a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF).

   20. Nesta segunda turma de 2013, foram formados 615 estudantes (entre nove e 14 anos), das escolas municipais Jacira Fernandes Mendes, Tio Patinhas, Vida Nova, Jardim Ipitanga, Senhora Valentina Silvina Santos, Loteamento Santa Júlia, Centro de Atenção Integral Criança e do Adolescente (CAIC) e Centro Educacional Marina Calazans.

   21.O deputado estadual Alan Sanches, líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, acompanhou de perto a assinatura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre a prefeitura de Santo Antonio de Jesus e a Santa Casa de Misericórdia, mantenedora do Hospital Maternidade Luís Argolo, cujos funcionários estão há meses sem receber salários por conta do atraso na transferência do repasse por parte do executivo municipal. 

   22. O termo foi firmado na Associação Comercial de SAJ, com a presença do promotor do Ministério Público Estadual, Valdemar Ferraz. Ficou acordado entre as partes que o repasse será efetuado, assim que a prefeitura receber o recurso do governo do Estado. O hospital, por sua vê, se comprometeu a cumprir com as metas contratualizadas.

   23. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) e a Transalvador vão fiscalizar a ampliação do Bilhete Único que começa a vigorar neste domingo, dia 1º de dezembro. 

   24. O secretário José Carlos Aleluia acompanhará a fiscalização a partir das 10h, na Estação de Transbordo do Iguatemi. Na segunda etapa do programa, serão beneficiados os passageiros que pegam dois ônibus no mesmo sentido independentemente de região dentro de um prazo máximo de duas horas. 

   25. Eles pagarão apenas uma passagem pela viagem utilizando o Salvador Card. A segunda etapa deveria ter sido iniciada há um mês, mas foi adiada por solicitação dos empresários do setor de transporte, que pediram, na ocasião, um prazo maior para efetuar os ajustes necessários. 

   26. A propósito das declarações feitas pelos presidentes das subseções da OAB-BA, durante o Colégio de Presidentes, que recomendaram intervenção no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), a Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) vem a público demonstrar sua indignação diante de tão absurda sugestão.
27. A AMAB entende que a situação no Judiciário baiano não é a ideal. A própria Associação, ao longo dos últimos quatro anos, vem lutando em busca de condições melhores de trabalho e prestação jurisdicional mais célere, participando inclusive de mesas de discussão com a OAB e outras Instituições da área jurídica.

   28.  Uma intervenção colocaria à frente dos interesses locais pessoas alheias às nossas necessidades e desgastaria ainda mais a imagem já combalida do nosso Judiciário, cujos integrantes trabalham diuturnamente a fim de resgatar a credibilidade da instituição e fortalecer as decisões judiciais.

   29. (Camaçari): 415 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal receberam o certificado de conclusão de curso do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Esta é 15ª turma formada em Camaçari desde o início do programa, em 2007, e a segunda de 2013.