Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

WAGNER anuncia Rui, Lídice se lança em dezembro e Geddel tem pressa

Wagner põe fogo na sucessão ao anunciar Rui como seu preferencial, a senadora Lidice da Mata se lança em dezembro, Gabrielli e Pinheiro se posiciona, PDT mantém Nilo e Geddel quer definição logo
28/11/2013 às 21:08
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Só se surpreendeu quem quis com a declaração do governador Wagner dando conta de que o seu candidato a governador é Rui Costa. Isso está sendo delineado há muito tempo e Rui, inúmeras vezes, representou o governador em solenidades relacionadas à onvivência com a seca entregando máquinas e equipamentos a prefeitos e lideranças políticas do interior. Na Assembleia, o que muitos deputados da base dizem é de que Rui, de fato, já é o governador.

   2. Ainda não é de direito porque precisa passar pelo referendum popular. E também não é nenhum menosprezo a Wagner se dizer que Rui atua como governador porque essa missão foi-lhe dado pelo próprio Wagner. No decorrer do pré-processo se dizia, entre muxoxos de gabrielistas que, Rui tinha tudo; e Gabrielli só tinha a ponte, ainda assim virtual. E Pinheiro não tinha nada, só o verbo. Caetano ninguém levava a sério.

   3. Após o anúncio de Wagner, o senador Walter Pinheiro disse numa emissora de rádio que vai manter seu nome como pré-candidato do PT a governador até a reunião do diretório do Partido dos Trabalhadores, prevista para sábado, 30. Natural que assim o faça até para dar um tom "democrático" ao partido.

   4. “Eu saí da lista do governador, mas continuo na lista do partido. E aí, PT? Está na mão de vocês. O nosso nome está lá à disposição e o PT vai dizer se efetivamente me quer como provável candidato ou se o PT também resolve me dar bilhete azul. Eu estou mantendo na mão do partido para que o PT possa responder sobre essas questões”, comentou.

   5. “Na mão do governador tinha uma lista com quatro nomes e na do PT outra também com quatro. Espero que essa não seja a lista de Schindler”, continuou em tom provocativo o petista.

   6. Já o secretário José Sérgio Gabrielli afirmou à rádio Band News FM não ter se omitido e admitiu, pela primeira vez, o risco de o PT não ganhar a eleição. “Não teremos eleição fácil. Temos dois adversários: um mais tradicional e outra de dentro do nosso projeto: a senadora Lídice da Mata (PSB). O mais importante é manter o partido unido. A militância do PT sempre foi um elemento extremamente importante. Se tentarmos apenas com a vontade do governador, sem mobilizar as bases, teremos risco de ser derrotados”, explicou. 

   7. Questionado diretamente sobre a provável escolha do chefe da Casa Civil, depois das declarações de Wagner hoje, foi taxativo. “O governador anunciou o seu candidato preferido, então… O diretório vai se reunir ”, disse, em tom de derrota, acrescentando que não deve sair candidato a deputado estadual ou federal. “Acho que tenho mais perfil para a área executiva do que parlamentar.

   8. O presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, ironizou hoje a declaração do governador Wagner: “Não é novidade nenhuma um anúncio que todo mundo já sabia. A novidade é que o governador mostrou que pouca importância tem esse negócio de reunião do diretório do PT e que o partido não é tão democrático quanto se diz. O tal encontro seria uma moldura para consolidar a escolha unipessoal do governador, isso é fato”, criticou.

   9. “Fui convencido de que não havia necessidade de se fazer o anúncio da candidatura das oposições em dezembro porque com essa antecipação do processo eleitoral você acaba causando problemas para quem está no exercício da administração, no caso específico o prefeito ACM Neto. 

   10. - Eu achei que com esse argumento podíamos deixar lá para adiante, mas em política existe de concreto o fato novo e o fato consumado. Surge um fato novo, um fato relevante: talvez para não perder o controle desse processo interno no partido dos trabalhadores, talvez para ter tempo de tentar avançar com o seu candidato, já que todas as pesquisas de opinião colocam todos os postulantes bem acima do patamar do governo, antecipa-se o nome do governo. 

   11. - Evidente que esse é um fato que nos faz repensar a estratégia e a tese que eu defendo é que nós nos reunamos e antecipemos o lançamento dessa candidatura [de oposição]“, defendeu.

   12. Geddel é o candidato das oposições. O que está pegando é convencer Paulo Souto para ser candidato ao Senado, o que ele tem dito que não quer e prefere ser deputado federal. Há esperança, no entanto, uma vez que Souto está muito bem posicionado nas pesquisas para o Senado, com o dobro de aceitação para o governo.

   13. Em recente pesquisa para governador que circula em ambiente socialista, ACM Neto é o primeiro (disparado); Souto o segundo; Geddel o terceiro (colado a Souto); a quarta é a senadora Lidice da Mata. Lidice lança seu nome no final de dezembro em solenidade com Eduardo Campos. Os petistas pontuam a partir do quinto lugar. 

   14. O PDT, em nota de sua direção, diz que manterá a candidatura do presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, a governador. Só pode ser pra negociar posições. Caetano, hoje, em Camçari, na solenidade numa fábrica do Pólo esteve com Wagner e Rui e jogou de vez a toalha. Diz que vai apoiar o projeto petista.
                                                 *****************

   15. . O governador Jaques Wagner acompanha desde cedo a situação de Salvador e de municípios do interior atingidos pela forte chuva nesta quinta-feira (28). Wagner ligou para os prefeitos da capital, ACM Neto, e de Valença, Juscélia Nascimento, colocando toda a estrutura do Estado à disposição das prefeituras. 

“   16. Como a chuva deve permanecer intensa na Região Metropolitana de Salvador, no sul, sudeste e centro-oeste do estado, devemos estar atentos para dar toda a assistência necessária aos municípios afetados. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e demais recursos do Estado estão prontos para atender às cidades que precisarem”, disse.

   17.  Vestibular Social amplia para nove o número de faculdades que oferecerão vagas para beneficiários e dependentes do Bolsa Família em Salvador. Além da FTC, Faculdade da Cidade e Faculdade D. Pedro II, que participam do programa desde o primeiro semestre, também passam a integrar a lista as faculdades 2 de Julho, Visconde de Cairu, São Salvador, FAP, São Tomaz de Aquino e Hélio Rocha.

   18. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), visa garantir aos beneficiários do Bolsa Família a possibilidade de ingressar no ensino superior, com financiamento garantido em até 100% pelo Ministério da Educação, através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

   19. TJ suspende lei que proibia cobrança da tarifa de esgoto em Barreiras

   20. Dia de cão em Salvador. O trânsito infernal. Encontar um agente da Transalvador na rua nem de lupa da Nasa era possível encontar. Por mais que se diga que Salvador é cidade verão, o título lhe cabe com distinção. 

   21. O melhor exemplo disso foi o conselho dos próprios técnicos da Prefeitura solicitando a população que não saisse de casa. Lauro de Freitas foi outro caos. De Lauro de Freitas a Salvador, digamos assim de Portão a Barra, para ser mais explícito, o motorista de carro particular demorou 2 horas. De ônibus, sabe Deus.

  22. O governador Jaques Wagner participa, nesta sexta-feira (29), em Teixeira de Freitas, às 10h, e Porto Seguro, às 16h, no Extremo Sul do estado, de cerimônias de instalação dos campi da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) nestas cidades. 

   23. Em Porto Seguro, ele também visita as obras de reforma do estádio municipal, às 15h, candidato a centro de treinamento de seleções na Copa do Mundo FIFA 2014.

   24. O campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, terá um Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS) e um Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC). A solenidade de instalação será na Avenida Profeta Issa, s/n, bairro São José. 

   25. A UFSB assinará convênios com a Prefeitura de Teixeira de Freitas para cessão do imóvel da Secretaria Municipal de Educação como futura sede do IHAC; com a Secretaria de Saúde da Bahia para a implantação do Curso de Medicina; e com a Bahia Sul Celulose para apoio à Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários.

   26. Neste sábado, dia 30, o prefeito ACM Neto visita o Bairro da Paz onde vai entregar mais mil títulos de posse de terra para moradores da região. A solenidade será realizada às 8h, Centro Cultural Renovação. Com esses novos títulos, a Prefeitura totaliza mais de três mil documentos de posse emitidos em 2013. 

   27. A meta é chegar ao final do ano com cerca de quatro mil títulos entregues nas mãos dos proprietários dos imóveis.
28. O trabalho de levantamento, estudo de áreas e emissão de títulos de posse é realizado pelo programa Casa Legal, desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec). Segundo a coordenadora de Regularização Fundiária da Secretaria, Reneé Buzarh, grande parte das áreas contempladas estão na região conhecida como miolo da cidade, a exemplo de Vila Canária, onde 200 documentos de posse de terra foram entregues no último dia 23. 

   29. Nesta sexta-feira, 29, acontece o I Fórum das Indústrias de Feira de Santana, uma realização do Centro Industrial do Subaé – CIS, em parceria com a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) e o Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS). Com o tema 'O Futuro e o Presente em Debate', o evento, evento começa às 8 horas, no auditório do CIS.

   30. O objetivo é debater as demandas e oportunidades que o setor industrial do município alcançará com a região metropolitana. Durante o fórum, que tem como público-alvo empresários que atuam no setor industrial e de serviços, empresas instaladas no CIS farão exposição dos produtos e serviços que produzem e comercializam.