Finalizando a segunda fase da Operação Construtoras, o Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, autuou mais cinco empresas
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Não causou surpresa a eleição do secretário do governo Jaques Wagner, Fernando Schmidt, para a presidência do Bahia. Independente das considerações se houve um apoio mais explítico do governo à sua candidatura com ajuda da Leiaute e da Arena Fonte Nova, o fato, em sí, de uma eleição direta para a presidência e nova diretoria de um clube de futebol no Brasil, campeão nacional duas vezes, representa um fato relevante para a democracia esportiva no país.
2. Pela primeira vez, da forma aberta e com voto direto como aconteceu neste sábado, salvo melhor juizo é a primeira vez que isso acontece envolvendo um grande clube e deve ser considerado como um modelo a ser seguido.
3. O futebol assim como o Carnaval, sindicalismo e outros segmento nacionais são tratados como campos privados de determinados grupos, os quais, não gostam de mudança e querem se perpetuar poder "ad-infinitum". É só olhar o que acontece nos grandes clubes nacionais e aqui na Bahia com Bahia, Vitória, Fluminense de Feira de Santana e outros. O Vitória é outro clube que precisa de oxigenação, o que é natural em qualquer processo democrático.
4. O deputado Marcelo Guimarães Filho cometeu uma insanidade ao querer se perpetuar no poder quando poderia ter sido o protagonista desta mudança adotando o princípio democrático da eleição direta. Postergou. Enrrolou. E aí, o Bahia sofreu invtervenção judicial e sai desse buraco com apoio de diversos segmentos da sociedade.
5. Todo mundo sabe que Schmidt é um executivo lento, burocrático, e que vai precisar de gente competente ao seu lado para tocar o Bahia, administrar o clube com desenvoltura. Ninguém questiona a seriedade de Scmidt, nem muito menos sua honradez. A questão é que num clube de futebol cercado de adversário por todos os lados, em campo e fora dele, é preciso agilidade, ousadia e um marketing eficiente.
6. Essa relação do marketing já estaria pondo em conflito, ou pelo menos em atrito, alguns segmentos da nova direção. Mas, paciência, é sempre assim. A disputa do poder segue uma fase subsequente, de acomodações e atritos. O fato, no entanto, só merece elogios e encerra-se uma fase no Bahia do mandonismo.
****************
7. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informa que foram apresentadas algumas medidas a serem tomadas pelo proprietário do casarão composto por duas edificações contíguas que está inserido em área tombada pelo órgão, denominada Conjunto Urbano e Arquitetônico da Cidade Baixa de Salvador destruído por um incêndio ocorrido na última quinta-feira (05/09).
8. As questões foram decididas, após análise dos resultados obtidos na vistoria, realizada pelo Iphan e pela Codesal, no mesmo dia do incêndio.
10. Diante do risco de desabamentos, que podem ser causados pela grande presença de entulhos no interior e existência ainda de pequenos focos de incêndio foi solicitado ao proprietário do casarão, o isolamento da área, a demolição das partes que trazem ameaças e o escoramento da fachada.
11. O Iphan solicitou também que seja apresentado no prazo máximo de cinco dias, um plano para execução de obras emergenciais no casarão. Antes de ser executado esse plano será analisado pelo órgão.
12. O feriado de 7 de setembro, também por cair em um sábado, poderá fazer com que muitas famílias aproveitem os eventos que estão acontecendo no Centro de Convenções, dentre eles o Fest Moda Brasil, a exposição internacional de gatos de raça e um Congresso Nacional Evangélico. É necessário que a Transalvador e a Polícia Militar reforcem o efetivo e a atenção ou teremos graves problemas na região, como aconteceu recentemente na Avenida Paralela.
13. A rede de varejo Leader recebe até 30 de setembro inscrições para seu Programa Trainee 2014. São oferecidas diversas vagas para atuação na área corporativa da empresa. O projeto integra o plano de expansão da rede, controlada pelo BTG Pactual. Jovens de todo o Brasil podem participar da seleção, já que a empresa oferecerá auxílio-moradia durante o programa, que acontece no Rio de Janeiro.
14. Para concorrer, é preciso ter concluído a graduação entre julho de 2011 e julho de 2013, possuir disponibilidade para viagens e mudanças de cidades, além de conhecimento avançado de Inglês. Há oportunidades para formação em Administração de Empresas, Arquitetura, Ciências Contábeis, Comércio Exterior Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia (todas as habilitações), Informática, Marketing, Moda, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e áreas relacionadas.
12. Nesta segunda feira, dia 9, às 18h, o Hospital Evangélico amplia sua capacidade de atendimento.
15. O Centro Médico Dr. Rosalvo Coelho Neto terá seis novos consultórios e uma sala com pequenos procedimentos que oferecerá aos pacientes um atendimento com médicos cirurgiões de diversas áreas.
Com o novo Centro Médico o Hospital amplia a capacidade de atendimento com maior integralidade dos serviços médicos e proporciona um ambiente de aproximação aos pacientes que possam vir a necessitar da realização de cirurgias e exames.
16. O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, visitou nesta sexta-feira (06), em Barrocas, os vereadores petistas Gerinaldo Moreira e Adelson da Saúde, ex-vereadores, membros de associações e moradores, para discutir sobre as demandas do município. Dentre os assuntos abordados estiveram ações na extensão da rede elétrica, fornecimento de água e incentivo às associações.
17. Segundo Zé Neto, reuniões como essa mostram que o diálogo precisa ser constante e que juntos, podem construir uma caminhada. Na oportunidade, o deputado se colocou à disposição dos moradores de Barrocas para intermediar, junto às Secretarias e ao Governo do Estado, ações que possam melhorar a situação do município, como a assistência por parte de programas do governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida Rural e Luz para Todos.
18. Finalizando a segunda fase da Operação Construtoras, o Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, autuou mais cinco empresas.
19. As construtoras autuadas Holtz, Odebrecht, Santa Emília, Ecomundo e Cyrela -, cometeram irregularidades em seus contratos, apresentando clausulas abusivas, que violam dispositivos do Código de Defesa do Consumidor. As empresas sofrerão as medidas administrativas cabíveis, tendo os direitos de ampla defesa e de contraditório assegurados aos fornecedores.
20. Segundo o Superintendente do Procon-BA, Ricardo Maurício Freire Soares, a operação terá continuidade para que as denúncias dos consumidores sejam apuradas, com o objetivo de resguardar os direitos dos cidadãos baianos no tocante ao mercado imobiliário.