Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CRISE FINANCEIRA DO ESTADO: Oposição pode se beneficar na eleição 2014

Conversa fiada essa da Prefeitura de que, quem vai pagar o aumento de impostos do IPTU são os ricos como se em Salvador tivesse ricos. Eles não passam de meia dúzia.
20/08/2013 às 15:19
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A crise financeira do Estado da Bahia inevitavelmente será um dos temas da campanha política à sucessão do governador Wagner, em 2014. Em princípio, diria que beneficia a oposição, especialmente se sair unida e com uma proposta bem formulada. O discurso já tem. E tema melhor do que esse impossível porque ninguém vai falar de "crise financeira" na acepção do termo e sim de que Wagner "quebrou o estado", "faliu o estado" e assim por diante. 

   2. Aliás, como já vem sendo feito por alguns deputados na Assembleia Legislativa. Agora, de nada adiante falar, criticar, se não houver uma proposta de solução. Na Casa Legislativa vale porque é restrito a determinado público. Numa campanha é espacial e precisa ser convicente, o eleitor achar que o candidato critica, mas vai resolver. Ou pelo menos passar uma mensagem de convencimento nessa direção.

   3. E aí é que está o X da questão. Saber traduzir essa realidade numa coisa que seja entendida pelo público. ACM Neto fez bem isso na campanha passada com citações ao helicóptero usado pelo governador. Exemplos outros além do helicóptero não faltam a oposição e Geddel Vieira Lima, o provável candidato da unidade, já vem fazendo isso na propaganda eleitoral do PMDB na TV em comparativos da gestão Bahia com outros estados. 

   4. Outros casos de ineficiência do governo são notórios, nem precisa listar aqui. Mas, também, há coisas boas e caberá ao candidato governista fazer esse contra-ponto, propositivo e não ficar na defensiva como o governo fica no plenário da Assembleia, via de regra.

   5. Se a crise se aprofundar, tanto melhor para a oposição. O fato em sí, já existe. Até agora, estamos chegando setembro, não há uma luz no fundo do túnel. O estado é mastodônico, pesado, difícil de ser administrado. E, quando a vaca vai pro brejo ou chega perto disso fica ainda mais complicado colocá-la em terreno firme. Demora. 

   6. A alta do dólar assusta porque atormenta os indicadores da inflação e o estado caminha junto da União, ainda mais a Bahoia, onde 90% das obras são federais. É de se dizer, também, que a presidente Dilma precisa fazer a sua parte e ser mais política com o Congresso Nacional. Lição que vale ademais para Wagner. Há muita insatisfação em sua base parlamentar. Fica todo mundo de muxoxo. Mas, em ano eleitoral, esse pessoal sai do casulo e cobra mais diretamente. Quando não é atendido, muda de lado.
                                                         ************** 
   7. Durante Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), realizada nesta terça-feira (20), o Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, encontrou irregularidades em mais duas casas de show de Salvador. A ação contou com a parceria de outros órgãos, dentre eles o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e o Ministério Público da Bahia.

   8. As empresas notificadas - o Bambara, no Jardim de Alah, e o Língua de Prata, em Itapuã -, apresentaram irregularidades como: ausência da tabela de preço dos alimentos, problemas com acessibilidade e falta de especificação nos cardápios, quanto às quantidades das porções das refeições expostas à venda.

   9. O escândalo das denúncias de desvio de verba do metrô de São Paulo, que envolve o tucanato paulista e repercute nacionalmente, ganhou espaço no debate da sessão plenária da Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde de hoje (20), destacado pelo deputado estadual Zé Raimundo Fontes. 

   10. Repercutia a cerimônia de posse da Comissão Estadual da Verdade, ocorrida pela manhã, na Governadoria, quando enfatizou a importância não somente a revelação dos crimes do período da ditadura como os cometidos no presente, quanto citou o rumoroso caso tucano.  

   11. “Este é um importante momento do Brasil, em que muitas verdades estão vindo à tona, como essa do metrô paulista, onde o alto escalão do PSDB está envolvido  até os tubos nas denúncias do propinoduto do metrô”, atacou. 

   12. Os deputados Marcelino Galo e Yulo Oiticica, ambos do PT, também destacaram na sessão da Assembleia Legislativa a decisão do governo Wagner em instalar a Comissão da Verdade.

   13. A Assembleia Legislativa vai instalar sua sessão itinerante em Porto Seguro, nesta quarta-feira, 22. Depois virão Camaçari, Barreiras e Santo Antonio de Jesus.

   14. Com a chuva que deu no CAB nesta tarde de terça-feira, 20, a água chegou ao poço do elevador do anexo senador Jutahy Magalhães. 

   15. O BAVI lutam para chegar a Copa Sul Americana. Agora, depois desse acesso, dizem que vão poupar titulares para o Campeonato Brasileiro. Quem entende!

   16. Na Assembleia Legislativa é tida como forte a chapa de Fernando Scmidt a presidente do Bahia. Eleito terá que deixar o governo do estado.

   17. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia anunciou hoje, 20, o adiamento da abertura de inscrições de projetos para os Editais Setoriais e Demanda Espontânea de 2014, previstas para esta mesma data. 

   18. A medida foi tomada diante da necessidade de avaliação de adequação às ações de contenção de despesas anunciadas pelo Governo do Estado nos últimos dias. Alinhada a esse posicionamento, a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado informa que foi adiado o Edital Setorial de Museus, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia. Esqueça!

   19.O assembleismo na cultura baiana foi lembrada por um publicitário, hoje, e diz que vem desde a FACOM. É muita reunião e nada se produz.

   20. Conversa fiada essa da Prefeitura de Salvador e de alguns colunistas dando conta de que, quem vai pagar o aumento do IPTU são os ricos, ficando a classe média e os pobres safos.

   21. A pergunta é a seguinte: que ricos existem em Salvador? Se for contar na palma da mão, de gente que tem iate, jatinho, rico mesmo, não dá meia dúzia. Quem vai arcar com o aumento é a classe média-média e média-alta.

   22. A Prefeitura de Salvador realiza nos próximos dias 22, 24 e 27 audiências públicas para apresentação do Plano Plurianual (PPA), correspondente aos anos de 2014 a 2017, que será enviado à Câmara Municipal até o dia 31 de agosto. 

   23. O PPA é um instrumento de planejamento dos gastos públicos, previsto na Constituição Federal, que estabelece de forma regionalizada as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro exercícios financeiros.

   24. Além do público em geral, as audiências públicas vão contar com a presença de lideranças comunitárias e representantes das Prefeituras-Bairro. A primeira, nesta quinta-feira (22), será às 18h30, na Escola Municipal Baronesa de Sauípe, situada no Largo do Papagaio, no bairro da Ribeira, e contará com a presença de representantes do Subúrbio, Ilhas, Cidade Baixa, Liberdade e São Caetano.

   25. No sábado (24), às 9h, será a vez das regiões do Centro, Brotas, Barra, Pituba, Itapuã e Ipitanga participarem do debate na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus na Rua Fernão de Magalhães, Chame-Chame. A última apresentação do PPA, terça-feira (27), às 18h30, contará com representantes das regiões de Cajazeiras, Valéria, Pau da Lima, Cabula e Tancredo Neves e acontecerá na Escola Municipal Dr. Orlando Imbassahy localizada na Av. São Rafael em São Marcos.

   26. Diante da coragem das mulheres baianas em denunciar cada vez mais a violência doméstica, a deputada Luiza Maia, indicou ao governador Jaques Wagner e ao Tribunal de Justiça, a implantação de medidas protetivas para vítimas, o chamado “Botão de Pânico”. O modelo já existe em outras cidades.

    27. O sistema pretende monitorar os agressores no caso de descumprimento de normas previstas na Lei Maria da Penha que são  executadas pelas DEAMs. De Janeiro a julho deste ano foram 173 mortes de mulheres. Ocorreram ainda 11.312 casos de lesão corporal e 22.166 ameaças.
 28. CAMAÇARI - A Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde), realiza no sábado (24/08) a Campanha de Multivacinação. A iniciativa é destinada às crianças de zero à quatro anos, 11 meses e 29 dias e visa atualizar o calendário básico de imunização.

   29. A campanha de atualização da caderneta infantil de Multivacinação prossegue até o dia 30 de agosto, em todo o Município. A abertura da campanha será realizada na USF (Unidades de Saúde da Família) do Ponto Certo, às 9h.

   30. Entre as doses disponibilizadas estão a Pentavalente e a Inativada de Poliomielite. A primeira, destinada a crianças com 2, 4 e 6 meses, substituirá a vacina tetravalente e protege as crianças contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e, ainda, a Haemophilus influenzae tipo B. A vacina Inativada de Poliomielite é indicada para crianças com 2 meses de idade.